WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 358 - 13 de Abril de 2014

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Neide Moura (Goiânia, GO)
Quarta-feira, 2 de abril de 2014 às 14:56:48
É verdade que o homem, hoje um ser pensante, já passou por experiência como vegetal e animal?
Neide
 

Resposta do Editor:  

Segundo o que lemos na questão 607 de O Livro dos Espíritos, o princípio inteligente se elabora e se individualiza numa série de existências que precedem o período a que chamamos humanidade. Nesses seres é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida: “É, de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra então no período da humanização, começando a ter consciência do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos.”

No cap. VI do livro A Gênese, Galileu (Espírito) confirma o que acabamos de ler afirmando que o Espírito não chega a receber a iluminação divina, que lhe dá, simultaneamente com o livre-arbítrio e a consciência, a noção de seus altos destinos, sem haver passado pela série divinamente fatal dos seres inferiores, entre os quais se elabora lentamente a obra da sua individualização. Apenas a contar do dia em que o Senhor lhe imprime na fronte o seu tipo augusto, o Espírito toma lugar no seio das humanidades.

Gabriel Delanne e outros autores, como André Luiz, ratificaram tal entendimento, o que nos permite concluir que é passando pelos diversos graus da animalidade que a alma se ensaia para a vida e desenvolve, pelo exercício, suas primeiras faculdades. Chegada, então, ao grau de desenvolvimento que esse estado comporta, ela recebe as faculdades especiais que constituem a alma humana, fato que elucida, segundo nosso entendimento, a pergunta formulada pela leitora.

Sugerimos à leitora que leia também os textos abaixo citados, publicados nesta revista:

http://www.oconsolador.com.br/ano3/111/oespiritismoresponde.html

http://www.oconsolador.com.br/ano3/124/oespiritismoresponde.html 

 

De: Leandro S. (Corumbá, MS)
Terça-feira, 8 de abril de 2014 às 16:52:18
Boa tarde. Gostaria de saber sobre alguma matéria ou tema em relação à comemoração do dia 19 de abril, dia do Exército Brasileiro, que poderíamos ler em um culto ecumênico.
Grato pela atenção.
Leandro
 

Resposta do Editor: 

Não temos nenhuma informação relativa ao assunto contido na carta acima. 

 

De: Cezar Alionco (Curitiba, PR)
Terça-feira, 8 de abril de 2014 às 09:52:45
Assunto: Especial 357 - Só por equívoco Chico Xavier foi Kardec
Somos todos irmãos. Ser ou não ser amigo é pouco. Pra que saber se éramos ou não amigos em encarnações anteriores? Isso é o de menos. Deixemos estas coisas pra lá. Vamos nos ater em praticar a caridade e estudar sempre.
Cezar
 

 

De: Regina Cabral (Halle Saale - Achen Anhalt, Alemanha)
Terça-feira, 8 de abril de 2014 às 04:54:20
Estou procurando livros espíritas escritos em alemão. Se vocês souberem de algum, além dos de Kardec, por favor, poderiam me informar onde posso adquirir?
Muito obrigada.
Regina Cabral        
 

Resposta do Editor: 

Há, sim, inúmeros livros espíritas publicados no idioma alemão. Basta acessar no site do Conselho Espírita Internacional a página da Edicei - http://www.edicei.com/ - e nela acessar o link que remete às obras em alemão. Ei-lo: http://www.edicei.com/br/category/alemao/ 

 

De: Ivomar Costa (Pelotas, RS)
Domingo, 6 de abril de 2014 às 16:39:44
Assunto: Especial 357 - Só por equívoco Chico Xavier foi Kardec
Muito interessante a exposição do Paulo Neto acerca das supostas encarnações de Chico Xavier. É muito esclarecedora, sobretudo no que diz relativamente às afirmações sem comprovações lógicas de que Chico e Kardec seriam a mesma personalidade. Muita informação infundada circula pelo movimento espírita, assim, tais esclarecimentos se fazem necessários. No entanto, fiquei em dúvida a respeito de Chico ter sido uma das médiuns que contribuíram com a codificação e também uma moça espanhola, no mesmo século XIX. Evidentemente, um espírito pode reencarnar várias vezes em um único século, mas neste caso esta situação não foi bem esclarecida pelo culto articulista. Para que Chico tivesse encarnado como a espanhola e como a francesa, a primeira encarnação deveria ter ocorrido no final do século XVIII e início do século XIX, para dar tempo que reencarnasse pelo menos nos anos quarenta do século XIX. Sabe-se que várias meninas contribuíram com Kardec na recepção das mensagens do Livro dos Espíritos, entre elas Celine Japhet, as meninas Baudin e Ermance Duphaux, assim como outros médiuns de que se desconhece a identidade. As meninas tinham em torno de quatorze anos; como Kardec começou este trabalho aproximadamente em 1854, então a menina referida como tendo sido uma das encarnações do Chico deveria ter nascido em 1840. Isso nos leva a crer que, caso Chico tenha sido a espanhola, isso deve se ter dado, entre os dois séculos passados, senão a possibilidade de se confirmar estas encarnações ficaria muito reduzida.
Ivomar

 

De: Leonardo Cassanho Forster (Londrina, PR)
Domingo, 6 de abril de 2014 às 16:01:28
Assunto: Especial 357 - Só por equívoco Chico Xavier foi Kardec
Caro Paulo,
Gostaria de parabenizá-lo pela ótima pesquisa a respeito de um assunto que, infelizmente, divide a opinião de muitos espíritas, inclusive em tribunas de palestrantes.
Sua pesquisa, sem dúvida, contribui para elucidar o caso e destacar a importância de a afirmação convicta ter por finalidade extrapolar o universo das opiniões individuais e reforçar a relevância de se investigarem verdadeiramente os fatos; ainda que seja sobre assunto ao qual o próprio Chico não desse tanta importância.
Caso não seja de seu conhecimento, convido-o a tomar contato com duas declarações sucintas de Divaldo Franco sobre o assunto, cujo conteúdo pode ser encontrado nos links:
http://m.youtube.com/watch?v=vTEstBFFHY8
http://m.youtube.com/watch?v=ROedB7ME35U
Atenciosamente,
Leonardo
 

 

De: Marilene S. Saenz (Westport – Connecticut, Estados Unidos)
Sábado, 5 de abril de 2014 às 13:43:52
Assunto: Especial 357 - Só por equívoco Chico Xavier foi Kardec
Dear, com muitíssimo respeito eu não sei por que muitos querem saber de reencarnações passadas? Se o Chico foi fulano, sicrano, isto não faz a mínima diferença, pois eu penso que ele não quer nem que a gente pense nele com aquela peruca, pois ele não gostava de ser careca. Para que a gente ficar nesta idolatria, e passar a idolatrá-lo através de seus exemplos materializando-os em nossas biografias em vida? A mim não me interessa quem ele foi, pois o momento que ele vivenciou (reencarnado) com muitas pessoas, em sua família e em Uberaba, só diz respeito a eles, e restou-nos a sua simplicidade, honestidade, etc. Ele foi realmente um médium desprendido, isto é, conscientemente livre, pois nunca se glorificou dos livros que se materializaram através de suas mãos, dizendo que eram dele, coisas que poucos fazem, pois costumamos dizer que fizemos, como alguns escritores que escrevem, sem conhecer a fonte dos fluxos dos ensinamentos.
Se Chico foi Kardec, se Joanna d'Arc foi Judas Iscariotes, nada disso faz parte de suas últimas reencarnações atuais, isto é, as últimas... Ao invés de ficarmos assim idolatrando, separando os seres, por que não abandonamos a admiração que causa tantas separatividades entre nós? Há uma imensidade de médiuns maravilhosos por aí e que ainda permanecem conosco.
Respeitosamente.
Marilene

 

De: Ana Knispel (Florianópolis, SC)
Domingo, 6 de abril de 2014 às 23:01:13
Gostaria que Rogério Coelho explicasse com maior clareza o conceito "imaturidade de senso moral" no Espiritismo. O que seria "senso moral" para os espíritas? Seria Organizações espíritas subdivididas por grupos e associações acadêmicas? Seria transformar a tribuna espírita em polo comercial literário, político e turístico, beneficiando apenas uma minoria executiva destas Organizações? Seria implantar núcleos de Estudo do Evangelho como pretexto para conseguir adesão de "patrocinadores" de projetos arquitetônicos a fim de promover cargos e títulos para oportunistas que buscam fama e status usando as pessoas e uma fachada religiosa? Seria humilhar o semelhante, considerando-o como "menos evoluído" pelo fato de não ser simpatizante espírita? É estudar o Evangelho com a intenção de comercializar esses conhecimentos por meio de seminários incluindo venda casada de livros, pacotes turístico-doutrinários (inscrições prévias com valores exorbitantes, diferenciando os "patrocinadores" com cores de acordo com o valor do "pacote", palestras em hotéis luxuosos apenas para público elitizado, etc.)? Seria copiar um modelo retrógrado da época medieval, o qual conhecemos, com grupos de estudo fechados elitizados, onde sua característica principal é fomentar a segregação social, discriminação e subjugação da população desfavorecida? Penso que para melhor compreender o Espiritismo, não basta sensibilidade. É imprescindível a honestidade e a principalmente a HUMILDADE.
Obrigada.
Ana
 

 

De: Henderson Marques Lopes (Juiz de Fora, MG)
Domingo, 6 de abril de 2014 às 13:18:01
Parabéns pelo sétimo aniversário. Que Jesus continue amparando a todos pelo excelente trabalho de divulgação de nossa querida Doutrina.
Abraços fraternos do
Henderson
 

 

De: Maria Cristina Bartikoski (Novo Hamburgo, RS)
Quarta-feira, 2 de abril de 2014 às 17:53:57
Em que difere a caridade da solidariedade? Já busquei textos para ver se satisfazia essa dúvida e nada encontrei, porque há uma frase de Eduardo Galeano que me perturba: - Prefiro a solidariedade à caridade; a primeira seria horizontal e a segunda de baixo pra cima. Essa frase andou nas redes sociais na época das passeatas no Brasil, mas, por mais que eu pense, não consigo ver esta diferença que ele fala. Pra mim caridade é amor em ação, e quando tu te importas comigo, tu estás sendo solidário.
Abraços fraternos.
Maria Cristina 

Resposta do Editor: 

A leitora tem razão e, em atenção a ela, o assunto contido em sua carta é o tema da seção O Espiritismo responde desta mesma edição, que pode ser lido clicando neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano8/358/oespiritismoresponde.html 

 

De: Marilene S. Saenz (Westport – Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 6 de abril de 2014 às 13:17:00
Happy Birthday to You dear O Consolador, I wish You the best and I love You! Parabéns pela excelente ideia! Desejo-lhe paz, muito amor, harmonia, pois a sensibilidade deste grupo que inteligentemente nos responde e nos trata com uma consideração muito de alto nível, a revista é o símbolo do ensinamento da Espiritualidade Superior, pois consegue manter-se dentro de um equilíbrio moral extraordinário. Thanks a todos que dedicadamente se reúnem para editar O Consolador!
Vocês dão uma atenção especial ao leitor com a seção Cartas dos leitores. Um site morre, quero dizer, deixa simplesmente de se comunicar, quando não dá atenção ao leitor; então ele fica esquecido, porque a interligação é importante suporte pra se continuar existindo. Vemos tantos exemplos de muitas revistas famosas, até de poderio econômico, desaparecerem porque só querem se expor e não propriamente se comunicar com o público, enquanto vocês se interessam até por uma pergunta infantil que às vezes a gente  expõe, e vocês a levam a sério e com responsabilidade e total atenção; então o leitor, o público, se sente importante, porque o respeito faz a gente abrir o coração e depositar confiança em vocês, o que nos incentiva a ler mais e mais O Consolador, como sendo até nosso também... E o título já atrai o povo carente de consolo, isto é, carente de entendimento.
Marilene
 

 

De: Maria de Lourdes Dantas (Natal, RN)
Domingo, 6 de abril de 2014 às 11:19:17
Gostaria de saber como acessar o início dos estudos do livro "Loucura e Obsessão", de Manoel Philomeno de Miranda, pois não consegui encontrar a parte I.
Obrigada.
Maria de Lourdes
 

Resposta do Editor: 

Eis o link que permite acessar a 1ª parte do estudo publicado:
http://www.oconsolador.com.br/ano7/354/estudandomanoelphilomeno.html Essa e as demais edições permanecem on-line e podem, portanto, ser acessadas a qualquer tempo.

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Sábado, 5 de abril de 2014 às 18:48:11
Assunto: Especial 357 - Só por equívoco Chico Xavier foi Kardec
Boa noite, prezado Senhor Astolfo Olegário de Oliveira Filho, em nome do qual parabenizo aos demais dirigentes da Revista o Consolador pela passagem do seu aniversário.
Reinaldo
 

 

De: Francisco Tarcísio de Siqueira (Fortaleza, CE)
Quarta-feira, 2 de abril de 2014 às 19:54:06
Nos últimos quinze anos foi feito algum trabalho de aperfeiçoamento nas obras básicas da doutrina?
Francisco
 

Resposta do Editor: 

As obras básicas do Espiritismo permanecem atuais e sem nenhuma modificação. Foram, contudo, publicados nos últimos quinze anos livros importantes que complementam os ensinos espíritas ou nos ajudam a entendê-los. Dentre esses livros podemos citar os escritos por Joanna de Ângelis e Manoel Philomeno de Miranda. 

 

De: Mafalda Muzzolon Yanagawa (Guarapuava, PR)
Sexta-feira, 4 de abril de 2014 às 16:11:05
Gostaria de saber se algum médium como o Sr. Divaldo Pereira Franco sabe se o Espírito do Hitler já reencarnou e se a pessoa que recebeu seu espírito é alguém influente.
Obrigada.
Mafalda
 

Resposta do Editor: 

Segundo informações atribuídas a Chico Xavier, que não autenticamos nem rejeitamos, aquele que se chamou Hitler estaria confinado em um dos orbes do sistema solar, no qual deverá permanecer por longo tempo, por motivos óbvios, visto que o número de pessoas por ele prejudicadas na última encarnação é excessivamente alto, inviabilizando por enquanto seu retorno a um corpo carnal.

 

De: Carlos M. (Belo Horizonte, MG)
Quarta-feira, 2 de abril de 2014 às 18:56:50
Gosto deste Centro e tenho muita vontade de conhecer a Doutrina Espírita, desde o início. Como faço?
Carlos
 

Resposta do Editor: 

Ler as obras espíritas e participar dos grupos de estudo, eis a melhor forma de adquirir conhecimentos. Nossa revista também favorece esse objetivo com os estudos que oferta a cada edição, a Biblioteca virtual e os livros de sua editora virtual, a EVOC, os quais podem ser baixados gratuitamente.

 

De: Miralva Galvão (Salvador, BA)
Sexta-feira, 4 de abril de 2014 às 21:39:27
A lista de filmes é só a título de informação, ou pode-se vê-los?
Miralva
 

Resposta do Editor: 

A lista de filmes publicada em nossa revista é meramente informativa. Para assistir aos filmes é preciso ter em mãos o DVD ou acessar um site que os ofereça pela internet. Um grande número de filmes espíritas ou espiritualistas divulgados na revista pode ser encontrado nos sites abaixo, quase todos sem ônus nenhum:

Saudade e Adeus - http://www.saudadeeadeus.com.br/filmes.htm

Netflix - http://movies.netflix.com/WiGenre?agid=26835

Filmes em HD gratuitos - http://www.filmeshd1080.com.br/

Curtas e vídeos espíritas - http://videosespiritas.net/categories/Filmes-Esp%C3%ADritas/15/page1.html

Filmes on-line grátis - http://www.filmesonlinegratis.net/comedia-romantica

Filmes espíritas ou espiritualistas - http://bvespirita.com/Filmes.html

Mundos Filmes HD -  http://www.mundodosfilmeshd.com/

EC Filmes -  http://ecfilmes.com/

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita