Obras Publicadas

Saiba
M
ais
Fale
Conosco
Revista
O Consolador

Nosso último lançamento


A Testemunha
(Os Bastidores do Julgamento de Joana d'Arc)
De Mário Cuervo
Editora Virtual O Consolador

Este livro, ora publicado pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Mário Cuervo, pseudônimo adotado pelo confrade Julio Costa Netto, médico homeopata, oficial do Exército e escritor, que residia em Resende (RJ).

Autor do e-book Dissidências Espíritas e Doutrinas Correlatas, publicado pela EVOC em 19 de outubro de 2018, Julio Costa Netto desencarnou no dia 16 de janeiro de 2019, em decorrência de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A obra ora publicada, com a feição de romance histórico, tem por objetivo apresentar os fatos, as entrelinhas e os bastidores do processo de condenação de Joana d’Arc pelos olhos de seus Juízes, de modo a permitir ao leitor do século XXI a compreensão do modo de ver, sentir e pensar do século XV, sem o que, como bem disse Anatole France, torna-se impossível entender um tempo que não é mais o nosso.

Na introdução do livro, o autor admite que, por mais que se tenha esforçado por seguir o mais perto possível a realidade, tentando conciliá-la com a inspiração artística, em determinadas partes pediu licença à História para tomar liberdades e fazer retoques literários. E o fez não sem íntima apreensão, ciente de que historiadores competentes e sérios, caso se deem ao trabalho, poderão facilmente apontar a dedo onde a narrativa se desviou da fria verdade dos fatos.

Diz Mário Cuervo: “Em minha defesa, invoco o argumento shakespeariano de que sou (ou antes, tenho a pretensão de ser) um romancista, não um biógrafo, menos ainda um historiador. E, se é verdade que a História é sempre escrita pelos vencedores, então retomo a tese de Vera Moll: ...a nós, escritores, cabe contar a história do vencido”.

O e-book, como ocorre com todos os lançamentos da EVOC, pode ser lido ou baixado sem custo algum para o leitor, a quem agradecemos pela atenção e divulgação que der ao presente trabalho.


 

Faça o download gratuito
 

 

 
Sugerimos o formato PDF para leitura ou impressão total da obra.
Para impressão ou recorte parcial da obra o formato Word é mais indicado. Conforme a versão do Word utilizada pelo leitor, podem, contudo, ocorrer problemas que alterem a configuração original do livro.
 

Clique aqui e saiba como salvar este livro para leitura em outros aplicativos

   


 

     
     


EVOC - Editora Virtual
O Consolador