Obras Publicadas

Saiba
M
ais
Fale
Conosco
Revista
O Consolador

Nosso último lançamento


Personalidades Enfermas
Um modelo espírita dos transtornos mentais
De Chrystian Barroso Chaves, Ely Edison da Silva Matos e Ricardo Baesso de Oliveira
Editora Virtual O Consolador
Publicado em 25 de maio de 2022 pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, esta obra é de autoria de três estudiosos espíritas vinculados ao movimento espírita da cidade de Juiz de Fora, na zona da mata mineira.
Chrystian Barroso Chaves, psicólogo, é colaborador da comunidade virtual espirita.info e do Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora.
Ely Matos, profissional na área de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Juiz de Fora, é fundador do website http://espirita.info e coautor do livro Jesus segundo o Espiritismo.
Ricardo Baesso de Oliveira, médico, membro do Conselho Editorial da revista O Consolador, é autor do e-book O sentido da reencarnação, publicado pela EVOC e coautor dos livros Breve história de todos nós, Que somos nós e Jesus segundo o Espiritismo.
As últimas décadas têm-se caracterizado por grande movimento de ideias referentes ao estudo dos transtornos mentais. Muitos conceitos estão sendo revistos, considerando as recentes descobertas das neurociências. Os estudos de imagem do sistema nervoso central, a genética comportamental, a psicologia evolucionária e a psicofarmacologia renovaram paradigmas e mudaram profundamente o entendimento sobre as enfermidades da mente.

O estudo apresentado neste livro tem por objetivo oferecer um texto que entrelace as ideias já consagradas pela Doutrina Espírita aos modernos conceitos de psicopatologia, buscando uma síntese que satisfaça o nosso desejo de melhor compreensão desse tema.

Os autores examinam particularmente elementos que não são ainda reconhecidos pela ciência oficial, mas se valem dela, para dar ao estudo dos transtornos mentais um caráter ampliado, esclarecedor e consolador.

A mensagem principal deste estudo é esta: os transtornos mentais devem ser entendidos como o resultado da interação complexa de um Espírito com tendências instintivas disfuncionais, corporificado em um dado contexto físico, ambiental e espiritual.

Na conclusão, os autores discutem as possíveis críticas feitas ao Modelo biopsicossocioespiritual e buscam mostrar como uma proposta de vida ética, sadia, justa e generosa pode contribuir na prevenção e na resolução desses transtornos, tanto quanto a amorosidade, a perseverança e a fé podem auxiliar aqueles que assumiram a difícil tarefa de cuidar das personalidades enfermas.
 

 

Faça o download gratuito
 

 

 
 

Clique aqui e saiba como salvar este livro para leitura em outros aplicativos

   


 

     
     


EVOC - Editora Virtual
O Consolador