Obras Publicadas

Saiba
M
ais
Fale
Conosco
Revista
O Consolador

Nosso último lançamento


Praeiro, peregrino da Terra do Pantanal
De Jorge Hessen
Editora Virtual O Consolador

Publicada no dia 30/11/2020 no formato de e-book, pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, esta obra é de autoria do estudioso espírita Jorge Hessen, membro do Conselho Editorial da revista O Consolador.

O livro ilustra a biografia do tenente Aristotelino Alves Praeiro e registra os primórdios do movimento espírita no estado de Mato Grosso, fornecendo ao nobre leitor nomes de notáveis pessoas, legítimos trabalhadores espíritas da primeira hora.

O personagem principal, carinhosamente chamado pelo autor “Peregrino do Pantanal”, criou diversas instituições espíritas no estado, sendo inclusive o fundador e presidente da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, cargo que ocupou até a sua desencarnação.

Praeiro foi um homem idealista, circunspecto e de irrepreensível conduta evangélica. Pessoa de índole dócil e um arcabouço moral incomum, viveu com fecunda dignidade cristã a magna mensagem kardequiana.

Dentre outras narrativas agradáveis, o livro apresenta a tese de que a Doutrina codificada por Allan Kardec chegou ao Brasil por meio dos militares, basicamente através da Marinha do Brasil e do Exército brasileiro. Considerando que o ideário republicano absorveu as ideologias francesas do positivismo criado por Augusto Comte, em face disso, diversos militares foram participar de cursos na terra de Kardec, onde, não por acaso, tiveram acesso às publicações da Codificação Espírita.

Nesse contexto, destaca-se o nome do médico Joaquim Carlos Travassos, cujo pseudônimo era Fortúnio, primeiro tradutor das Obras de Kardec para o português. Ressalte-se que tanto o tenente Travassos quanto o tenente Bezerra de Menezes eram grandes amigos e pertenciam às fileiras do Exército brasileiro.

Na obra são evocadas as façanhas doutrinárias do incomparável líder espírita Manuel Vianna de Carvalho, engenheiro militar do Exército, que foi um dos fundadores do Centro Espírita de Cuiabá, considerado o segundo centro espírita mais antigo do estado de Mato Grosso.

 
 
 
 

Faça o download gratuito
 

 

 
Sugerimos o formato PDF para leitura ou impressão total da obra.
Para impressão ou recorte parcial da obra o formato Word é mais indicado. Conforme a versão do Word utilizada pelo leitor, podem, contudo, ocorrer problemas que alterem a configuração original do livro.
 

Clique aqui e saiba como salvar este livro para leitura em outros aplicativos

   


 

     
     


EVOC - Editora Virtual
O Consolador