WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 331 - 29 de Setembro de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Nirleide Nunes Oliveira (Palhoça, SC)
Domingo, 22 de setembro de 2013 às 21:55:09
Amigos, peço-lhes a indicação de uma obra literária espírita, disponível neste blog, para auxiliar na leitura do Evangelho no lar com crianças por volta de 5 anos de idade. Agradeço antecipadamente a atenção e ajuda.
Nirleide 

Resposta do Editor: 

A leitora encontrará excelente material didático com vistas à evangelização de crianças e ao culto evangélico no lar no site:
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/, mantido pelo Grupo Espírita Seara do Mestre, de Santo Ângelo-RS. Recomendamos-lhe também a leitura do artigo de Wellington Balbo intitulado “Sugestão para o Evangelho no Lar”, publicado na edição 202 desta revista, no qual o confrade narra uma interessante experiência pertinente à participação de crianças no culto evangélico no seu lar. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano4/202/wellington_balbo.html

 

De: Rafaela H. (Duque de Caxias, RJ)
Terça-feira, 24 de setembro de 2013 às 17:34:24
Olá, na ferramenta de buscar no site, tem a opção web e busca no site, só que mesmo quando eu seleciono busca no site, ele vai diretamente na web e eu não consigo achar o que eu procuro, só algumas coisas. Queria saber se é assim mesmo? ou tem alguma coisa errada? 
Obrigada.
Rafaela 

Resposta do Editor: 

Se na ferramenta “Buscar” é marcado o pequeno círculo que aparece ao lado do tópico BUSCA NO SITE, a pesquisa far-se-á automaticamente nos textos publicados pela revista “O Consolador”, inclusive na parte fixa do site. A outra opção é WEB, mas é preciso que o círculo que aparece ao lado esteja marcado. Não existe problema algum com essa ferramenta.

 

De: R. C. (Joinville, SC)
Terça-feira, 24 de setembro de 2013 às 14:58:21
Boa tarde, gostaria de saber se vocês fazem cirurgia a distância. Moro em Joinville, Santa Catarina. Preciso fazer cirurgia de bexiga caída e glândulas salivares entupidas. Aguardo retorno. Se vocês não fizerem, poderiam me indicar outro?
R. C. 

Resposta do Editor: 

Não somos vinculados a nenhuma instituição espírita e, portanto, não fazemos cirurgias. Uma instituição que é conhecida nacionalmente nesse setor de atendimento é o Templo Espírita Tupyara, do Rio de Janeiro.
Eis seu endereço:
Rua Luiz Bezerra, 116 - Lins de Vasconcelos
Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 20710-160
Tel: (21) 2581-3399 / 2581-3499
Site:
http://www.temploespiritatupyara.org.br/ 

 

De: Carmen Aparecida da Silva (Mirassol, SP)
Terça-feira, 24 de setembro de 2013 às 21:17:42
Gostaria de saber o dia que é realizado psicografia, horário e o endereço do Centro.
Carmen 

Resposta do Editor: 

Já dissemos inúmeras vezes, e aqui repetimos, que esta revista não é vinculada a nenhuma instituição espírita; portanto, não realizamos sessões espíritas de espécie alguma.

 

De: Adelpho Barros (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 21 de setembro de 2013 às 09:06:51
Pergunta de um amigo: - Somos 7 bilhões. Sabemos que a população cresce em progressão geométrica. De onde vêm e virão tantos espíritos, se todos já foram criados?
Adelpho 

Resposta do Editor: 

O assunto contido na carta acima já foi examinado nesta revista no texto intitulado “Uma crítica infantil à reencarnação”, publicado na edição 149, de 14 de março de 2010. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/149/editorial.html
 

De: Sergio Henrique Ribas de Oliveira (Joinville, SC)
Segunda-feira, 23 de setembro de 2013 às 13:07:19
Irmãos, venho através desta fazer uma pergunta que sempre me inquieta, baseada na extraordinária coleção Nosso Lar, onde os processos de acolhimento após a vida se mostram muito interessantes. Como leitor dessa coleção posso considerar que uma pessoa, quando vai para o outro lado, é assistida exatamente como se dá nesses livros, ou seja, esses escritos são sistemáticos, é exatamente assim que ocorre?
Desde já, muito obrigado.
Sergio Henrique 

Resposta do Editor: 

Sim. As informações obtidas por meio das reuniões mediúnicas confirmam a veracidade dos relatos feitos na série Nosso Lar.

 

De: Maristela Saldanha do Nascimento (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 24 de setembro de 2013 às 14:09:19
Assunto: Filmes espíritas e espiritualistas
Agradeço desde já a atenção prestada. Gostaria de ter alguns destes filmes, estamos começando um trabalho espiritual e gostaria de possuir estes filmes. Onde encontro?
Obrigado.
Maristela 

Resposta do Editor: 

Um grande número de filmes espíritas ou espiritualistas divulgados nesta revista pode ser encontrado nos sites abaixo:
Saudade e Adeus -
http://www.saudadeeadeus.com.br/filmes.htm
Netflix -
http://movies.netflix.com/WiGenre?agid=26835

 

De: Nivaldo Ziani (Araras, SP)
Terça-feira, 24 de setembro de 2013 às 09:54:24
Prezados irmãos. Há vários anos milito na doutrina espírita e tenho muito cuidado aos proferir informações solicitadas. Sempre estou à procura de conhecimentos, consultando livros básicos e obras de Emmanuel e André Luiz, etc. Nos últimos tempos têm surgido muitas publicações e as divulgações em sites especializados nos indicam obras esclarecedoras. No entanto, ao consultá-las nos deparamos com informações duvidosas e sem bases doutrinárias. Ficamos no impasse, como conhecer obras confiáveis? As editoras para vender nos oferecem "qualquer coisa". A internet, livrarias, feirões de livros facilitam nos preços, no entanto está ficando difícil encontrar credibilidade. E como fica a doutrina?
Obrigado e aquele abraço.
Nivaldo Ziani  

Resposta do Editor: 

Sobre o assunto tratado pelo leitor é sempre bom relembrar o texto assinado pelo professor Raul Teixeira que publicamos na edição 147 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/147/raulteixeiraresponde.html

 

De: Renato Rimoli Capparelli (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 23 de setembro de 2013 às 22:18:01
Querido amigo. Na revista Super Interessante (super grandes mistérios ed. 02) fala-se sobre os Evangelhos Proibidos, o lado oculto do Cristianismo. Gostaria de saber se existem livros espíritas sobre o mesmo assunto.
Abraço fraternal.
Renato 

Resposta do Editor: 

Desconhecemos a existência de livros recentes que tratem do assunto citado. Caso algum leitor saiba de algo a respeito, pedimos, por favor, que se manifeste, para que possamos aqui divulgar.

 

De: Roselene Duarte (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 23 de setembro de 2013 às 21:54:14
Mandem-me telefone pra contato. Desde já agradeço pela atenção.
Roselene 

Resposta do Editor: 

O contato com nossa revista se faz por meio da internet, na forma indicada em nosso site, acessando a ferramenta “Fale conosco”.

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 18 de setembro de 2013 às 09:28:21
Sou médium e faço uma corrente de preces espíritas especialmente para os doentes, colocando garrafas de água com os nomes dos familiares para serem fluidificadas e também dou passes. Gostaria de saber se há diferença quanto à fluidificação feita em casa e no Centro, onde os médiuns incorporam e vibram as garrafas. Muito obrigada pela ajuda. Saúde e paz.
Ester 

Resposta do Editor: 

Do ponto de vista teórico, desde que o ambiente familiar seja saudável, não existe diferença entre a fluidificação da água feita em casa e a fluidificação realizada no Centro Espírita. O que se deve evitar nas residências é a realização de sessões mediúnicas regulares, porque nesse caso o melhor local é a instituição espírita para isso preparada.

 

De: Francisca Santana (São Paulo, SP)
Domingo, 22 de setembro de 2013 às 18:25:08
A pessoa que trabalha no centro espírita fazendo caridade conta com a proteção do plano espiritual para defendê-la em caso de ataque de obsessores? Caso negativo, por que ela sofre o ataque, uma vez que a pessoa procura fazer o bem?
Obrigado.
Francisca 

Resposta do Editor: 

É evidente que os benfeitores espirituais assistem aqueles que enfrentam um processo obsessivo, sobretudo quando se trata de trabalhadores dedicados ao bem, como mencionado pela leitora. Quanto às causas da obsessão, sugerimos-lhe que leia o texto Fatores predisponentes do processo obsessivo, publicado na edição 124 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/124/esde.html

 

De: Luiz Cordeiro Florentino (São Paulo, SP)
Domingo, 22 de setembro de 2013 às 12:28:03
Bom dia, gostaria de uma explicação sua sobre Espíritos puros, esclarecidos e imperfeitos. Gostaria de saber mais sobre a diferença dos três.
Luiz 

Resposta do Editor: 

A informação solicitada pelo leitor é encontrada nas questões 96 a 113 d´O Livro dos Espíritos, em que é apresentada a chamada Escala Espírita. Depois de ler as questões mencionadas, caso o leitor tenha alguma dúvida, teremos satisfação em procurar esclarecê-la.

 

De: Cirlei Aparecida (Cambé, PR)
Domingo, 22 de setembro de 2013 às 08:54:50
Bom dia. Gostaria muito de participar das reuniões. Não sei como posso fazer isto. Peço que me falem como posso.
Desde já agradeço.
Cirlei 

Resposta do Editor: 

Não existe nenhuma pré-condição para que alguém assista às reuniões públicas num Centro Espírita. Basta chegar e se apresentar. Coisa diferente diz respeito à participação em sessões mediúnicas, que geralmente, nas instituições espíritas sérias, são vedadas à participação dos neófitos e curiosos.

 

De: Aline Aparecida Miguel (Uberlândia, MG)
Quarta-feira, 18 de setembro de 2013 às 10:19:35
Olá realizamos um curta-metragem sobre um dos casos da vida de Eurípedes Barsanulfo. Se gostarem do vídeo, queria pedir ajuda para divulgar. O link é http://www.youtube.com/watch?v=oLT9WN8ZxuE
Aline

 

De: Vanda Lúcia Maria de Lima (João Pessoa, PB)
Quarta-feira, 18 de setembro de 2013 às 18:38:36
Estudo a doutrina há algum tempo. Quase toda noite vou para o plano espiritual em estudo;  é possível?
Vanda 

Resposta do Editor: 

Sim. Muitos espíritas participam regularmente de estudos durante o período do sono corpóreo, aproveitando assim as horas em que o corpo físico repousa.

 

De: Emmanuelle de Souza Batista (Juiz de Fora, MG)
Quinta-feira, 19 de setembro de 2013 às 09:58:49
Bom dia. Sou da equipe de Jornalismo do CARE da FEAK Juiz de Fora e gostaria que me incluísse na lista para receber semanalmente a revista O CONSOLADOR.
Obrigada.
Emmanuelle

 

De: Rudini E. (Brasília, DF)
Domingo, 22 de setembro de 2013 às 21:53:33
É uma pena ver O Consolador falando mal do Roustaing, chega ser um absurdo! Vocês deveriam fazer pesquisas sensatas antes de publicarem algo. Diante disso, quero ressaltar o que Bezerra de Menezes menciona sobre os 4 Evangelhos, no livro publicado pela FEB - Elucidações Evangélicas e poderia colocar mais conteúdo de Bittencourt Sampaio e dentre outros, mas vou ficar só com Bezerra mesmo:

ESPIRITISMO - ESTUDOS FILOSÓFICOS

Na "Gazeta de Notícias" de 22 do corrente mês lemos o seguinte (*):

"Meu caro Max. - A nossa incipiência tem encontrado sempre conforto na Vossa palavra inspirada e respeitada mesmo pelos ortodoxos da fé; desde, pois, que assumistes uma tal autoridade, a vossa opinião, sem que a embarace a vossa reconhecida modéstia, é segura orientação para os que entretém Grupos Espíritas; e, nestas circunstâncias, relevareis que vos peçamos um conselho: podemos tomar os dois livros publicados pelo Dr. Sayão como normas a seguir no nosso Grupo? - Um discípulo. Bem se vê que o consultante é realmente um incipiente, pois que eleva nossa individualidade a umas alturas que estamos muito longe de atingir; entretanto, por corresponder à sua confiança, dir-lhe-emos, com toda a lealdade e sinceridade, o que pensamos sobre os livros do Dr. Sayão.
O Espiritismo não é, como julgam os padres ser, a revelação messiânica, a última palavra sobre as verdades que Deus, em seu amor pela Humanidade, fez baixar do céu à Terra. Enquanto o homem não chegar ao último grau da perfeição Intelectual, de penetrar todas as leis da criação, a revelação não chegará a seu termo, pois que ela é progressivamente mais ampla, na medida do desenvolvimento da faculdade compreensiva do homem. O Espiritismo, pois, tendo dado mais do que as anteriores revelações, muito terá ainda que dar, porque muito terá ainda que progredir a Humanidade terrestre. Allan Kardec, Espírito preposto por Jesus para reunir, em um corpo de doutrinas, ensinos confiados, pelo mesmo Jesus, ao Espírito da Verdade, constituído por uma legião de Altíssimos Espíritos, só apanhou o que estes deram - e estes só deram o que era compatível com a compreensão atual do homem terreal.
Mas o homem, como já foi dito, não cessa de desenvolver a sua faculdade compreensiva e, pois, os principais fundamentos da revelação espírita, compreendidos nas obras fundamentais de Allan Kardec, tendem constantemente a se alargar em extensão e compreensão, como ele mesmo veio alargar os princípios fundamentais do ensino ou revelação messiânica - e como este veio alargar os da revelação mosaica.
A Allan Kardec sobrevivem outros missionários da verdade eterna, que, sem destruir a obra feita, porque esta é firmada na lei e a lei é imutável, darão mais luz, para mais largo conhecimento das faces mais obscuras daquela verdade. Eis aí que já apareceu Roustaing, o mais moderno missionário da lei, que em muitos pontos vai além de Allan Kardec, porque é inspirado como este, mas teve por missão dizer o que este não podia, em razão do atraso da Humanidade.
Não divergem no que é essencial, mas sim nos modos de compreender a verdade, porque esta, sendo absoluta, aparece-nos sob mil fases relativas - relativas ao nosso grau de adiantamento intelectual e moral, que um não pode dispensar o outro, como as asas de um pássaro não se podem dispensar, para o fim de se elevar às alturas.
Roustaing confirma o que ensina Allan Kardec, porém adianta mais que este, pela razão que já foi exposta acima.
É, pois, um livro precioso e sagrado o de Roustaing; mas o autor, não possuindo, como homem, a vantagem que faz sobressair o trabalho de Kardec, de clareza e concisão, torna-o bem pouco acessível às Inteligências de certo grau para baixo.
Seria obra de meritório valor dar à sua exposição de princípios relevantíssimos a concisão e a clareza que sobram no mestre e que lhe faltam bem sensivelmente. Foi esta, no fundo, a obra de Sayão.
Em ligeiros traços resumiu, sem lesar, longas exposições - e em linguagem didática clareou e pôs ao alcance de todas as inteligências o que era obscuro à maior parte.
O livro de Sayão é um resumo de Roustaing, com as vantagens de Allan Kardec. É, portanto, correto e adiantado, sob o ponto de vista doutrinário - e é claro e conciso sob o ponto de vista do método. Por outra: contém as idéias de Roustaing e o método incomparável de Allan Kardec.
Quem compreende a progressividade da revelação não pode recusar preito a Roustaing - e quem quiser colher, em Roustaing, os frutos preciosos de sua inspiração, muito lucrará estudando o livro (os livros) de Sayão.
É chave de ouro, que ninguém deve desprezar - e que, além de ser tal, encerra observações e práticas que, por si só, recomendariam o hercúleo esforço do Anteu do Espiritismo no Brasil.
Ao caro Irmão em crenças, a quem agradecemos, mais uma vez, à honra que nos dispensou, com tanta gentileza, diremos, em conclusão: podeis tomar os dois livros publicados pelo Dr. Sayão como normas a seguir em vosso Grupo.
Neles encontrareis o que há de mais adiantado em Espiritismo, colhido na seara bendita, com a alma cheia de amor, humildade e fé, as virtudes que mostram a coroa do discípulo de Jesus, votado à obra do Mestre Divino, com o coração cheio de energias e de caridade evangélica.
Descansai a mente sobre esta obra preciosa, em que transluzem os clarões da verdade, como repousou a cabeça, no seio de Jesus, o discípulo amado. E damos graças a Deus por nos ter permitido encontrar, por entre as névoas de nossa peregrinação terrestre, o raio de luz - o farol - o santelmo que nos encaminha ao porto da salvação.
MAX."
(*) Esta carta só foi realmente estampada, no referido jornal carioca, na data de 23 de março de 1897, à pág. 2, quinta coluna da esquerda para a direita. (Nota da FEB à 9ª edição.)
Rudini

Resposta do Editor: 

Qualquer pessoa que queira refutar as críticas feitas nesta revista à obra de J.-B.Roustaing terá espaço nesta revista. A única coisa que jamais aceitaremos é a agressão a pessoas, mas acataremos sempre a polêmica sadia, honesta, saudável sobre esse ou qualquer outro tema pertinente à doutrina espírita. No caso da obra “Os Quatro Evangelhos”, o que menos preocupa é a tese por ele defendida do corpo fluídico de Jesus, assunto que nenhuma importância real tem na vida de todos nós. É preocupante, porém, a veiculação de ideias como a queda do Espírito, a metempsicose e a não necessidade da encarnação, o que deveria ser seriamente reavaliado pelos que se dizem, ao mesmo tempo, espíritas e rustenistas, visto que essas ideias não se coadunam com a doutrina exposta nas obras de Kardec, Denis, Delanne, Emmanuel e André Luiz.

Nesta revista, a respeito do assunto, já foram publicados os seguintes textos:

O Espiritismo responde – texto publicado na edição 51, de 13/4/2008  - http://www.oconsolador.com.br/51/oespiritismoresponde.html

Os Quatro Evangelhos – artigo de José Passini - http://www.oconsolador.com.br/ano2/58/especial.html

Os erros metodológicos de Roustaing – artigo de Leonardo Marmo Moreira - http://www.oconsolador.com.br/6/especial.html

A fascinação rustenista  - artigo de Americo Domingos Nunes Filho - http://www.oconsolador.com.br/ano2/91/americo_nunes.html

Entrevista concedida pelo confrade João Xavier de Almeida, de Portugal - http://www.oconsolador.com.br/24/entrevista.html

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita