WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 4 - N° 202 - 27 de Março de 2011

WELLINGTON BALBO
wellington_balbo@hotmail.com
Bauru, São Paulo (Brasil)
 

Sugestão para o
Evangelho no Lar


Inegável o valor das lições evangélicas no desenvolvimento moral da criatura humana. Quanto mais cedo se der o encontro do indivíduo com a mensagem cristalina de Jesus, que exalta o amor, o perdão, a benevolência, a compreensão, maiores serão as chances de sucesso existencial. O evangelho é, portanto, sublime roteiro de vida.

Partindo dessa premissa, não obstante as minhas limitações, busco inserir Jesus no cotidiano de meus filhos. Foi pensando nisto que instituí o Evangelho no Lar em minha casa e realizamo-lo aos domingos, há algum tempo. Porém, eu não tinha a pedagogia necessária para entretê-los nos estudos. Ficava aquela coisa chata, maçante, e percebia que os resultados não eram animadores. Para eles, aqueles minutos constituíam-se em aborrecimentos. Até que, por um desses “acasos”, certo domingo sentamo-nos em frente ao micro que estava ligado. Lemos um trecho evangélico e preparava-me para a explicação, quando o garoto pediu-me para procurar na internet sobre Jesus e suas parábolas. Relutei um pouco, talvez condicionado a considerar que aqueles momentos eram incompatíveis com internet. Todavia, ante seu olhar faceiro, quebrei as algemas de meu modelo mental obsoleto e busquei as parábolas do mestre na rede mundial de computadores.

Bingo!

Encontrei vasto material para crianças e jovens,  com desenhos animados narrando a epopeia de Jesus na Terra e mensagens belíssimas que transmitem as lições do Nazareno de forma lúdica e didática para os pequenos.

A partir de então nossas reuniões tornaram-se agradabilíssimas.

Os dois aguardam com ansiedade o domingo à noite e não raro emocionam-se com os feitos de Jesus.  Querem saber mais sobre Pedro e sua reabilitação após negar o mestre. Entristecem-se ao saber que Judas sucumbiu. Enfim, após inserir os vídeos como material de apoio em nossas reuniões, verifiquei que os benefícios foram inúmeros.

Eles, agora, prestam atenção na leitura e nos ensinamentos. Dia desses até espantei-me com o menino pedindo desculpas à irmã, coisa que antes não fazia. Questionei-o sobre seu comportamento humilde, e ele, lembrando-se do vídeo em que Jesus ensina o perdão, explicou na simplicidade própria das crianças:

 - Aprendi com o desenho do menino Jesus!

Se você tem acesso à internet e filhos pequenos, experimente realizar o Evangelho no lar apoiado pela tecnologia dos equipamentos ao seu dispor. As crianças e jovens irão apreciar e, indubitavelmente, os resultados serão positivos.

Abençoada tecnologia que nos proporciona ferramentas magníficas para fazer com que se prolifere a mensagem evangélica.

E pensar que muita gente a considera coisa do... Perdoai-os, Senhor, eles não sabem o que dizem!


 

Nota da Redação:

Os links abaixo são alguns exemplos de desenhos animados disponíveis na internet que poderão atender à sugestão do autor deste artigo, facilitando sobremaneira a realização do Evangelho em casa quando estão presentes crianças:
 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita