WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 252 - 18 de Março de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Marcelo F. (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 7 de março de 2012 às 15:10:39
Assunto: Edição 250 - 2012: O ano do Dragão
Oi Angélica, gostei muito do artigo, foi esclarecedor e motivante para realizarmos a reforma íntima que tanto precisamos fazer, eliminando as mágoas, os ressentimentos, os medos e a forma de pensar antiquadamente.
Abraços.
Marcelo

 

De: F. C. (Juiz de Fora, MG)
Quinta-feira, 8 de março de 2012 às 02:48:07
Boa noite. Venho até vocês na esperança de que possam me auxiliar da melhor forma possível. No dia 23 de fevereiro de 2012 às 21:40 faleceu no hospital das clínicas de São Paulo um rapaz cujo nome era A.N.S. Ele estava em tratamento de câncer, mas faleceu devido a uma bactéria adquirida no hospital.
Moro com sua ex-noiva, em Juiz de Fora. Devido a obstáculos ela não conseguiu revê-lo e nem ao menos se despedir dele. Ele foi seu noivo e muito mais do que isto: seu melhor amigo. Vendo todo o desespero dela, a angústia e a falta de ouvir suas últimas palavras, é que venho até vocês na esperança de que vocês possam nos ajudar. Sinto que devo isto a eles.
Sempre tento me resguardar de acordo com os estudos de Chico, Kardec dentre outros, porém na minha busca por este tão esperado encontro entre os dois não obtive muito sucesso.
Seria possível que ele se comunicasse com ela através de uma carta, uma mensagem que seja dizendo apenas que está bem e em paz?
Por favor, não sei mais a quem recorrer, não sei mais a quem pedir ajuda e sei também que os nossos mestres espirituais veem todo o nosso sofrimento, pois desejamos apenas uma linha nos dizendo que aqueles que amamos e que se foram estão bem.
Aguardo uma ajuda o mais rápido possível.
Fiquem em paz e que a paz de Deus nos acompanhe hoje e sempre.
Carinhosamente.
F. C.

Resposta do Editor:

Duas observações podem ser feitas sobre a carta acima: 1ª. Chico Xavier com frequência dizia que o contato com o plano espiritual se inicia pelos Espíritos e sua frase, a propósito disso, é bem conhecida: “O telefone toca do lado de lá”. 2ª. O falecimento de A.N.S., citado pela leitora, é muito recente, o que dificulta sobremaneira contatos dessa natureza. De qualquer forma, quando o assunto são comunicações de nossos entes queridos por meio da psicografia, sugerimos à leitora recorra aos médiuns Rogério H. Leite e Marli Mansini, de Lorena-SP, que mantêm na internet o site www.cartaconsoladora.com.br. Não custa, portanto, entrar em contato com eles.

 

De: Ana Paula (Santana do Capivari, MG)
Quinta-feira, 8 de março de 2012 às 10:48:34
Escrevo para perguntar a vocês o seguinte:
1. O que o Espiritismo diz sobre o divórcio e casamentos posteriores a este? Com qual dos cônjuges há o resgate, uma vez que o cônjuge separado no decorrer de sua vida contrai vários matrimônios?
2. Em uma sessão mediúnica, o Espírito comunicante afirmou que não se recomendam os trabalhos práticos em dias de chuvas com relâmpagos e trovões, vez que pode acontecer dos médiuns ficarem vulneráveis à ações da natureza, por exemplo: uma descarga elétrica. Essa informação procede?
3. Nos dias de sessão mediúnica, não raras vezes, tenho muito sono e cansaço, e uma das vezes apoiei minha cabeça sobre os braços e os braços sobre a mesa, o qual foi motivo de uma entidade chamar minha atenção, alegando que eu estava quebrando a corrente fluídica entre os médiuns. O que vocês dizem sobre esse fato?
4. Tenho vontade de elaborar uma palestra sobre o livro Vida e Sexo, de Emmanuel. Gostaria de uma opinião ou outra sugestão.
Ana Paula

Resposta do Editor:

Dada a exiguidade deste espaço, as perguntas acima serão oportunamente respondidas na seção O Espiritismo responde, quando então a leitora será devidamente informada.

 

De: Rejane B. (Ceilândia Sul, DF)
Quinta-feira, 8 de março de 2012 às 20:07:43
Olá... Sofro com a síndrome do pânico... minhas crises são horríveis, tenho a sensação de morte, taquicardia, tremores, mãos e pés frios, mal-estar, enjôo... É horrível! Às vezes penso que estou enlouquecendo. Tudo começou um ano depois do desencarne da minha mãe.
Obrigada, irmãos, pela atenção.
Rejane B. 

Resposta do Editor: 

Além do tratamento médico indicado, a leitora deve buscar ajuda numa Casa Espírita, onde os passes, as preces e o atendimento fraterno lhe farão imenso bem. Orar pela mãe que partiu e colocar o nome dela nas vibrações da Casa Espírita, eis providências úteis para ambas.

 

De: Bianca Furtado (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 9 de março de 2012 às 10:44:18
Olá, gostaria de saber se no Espiritismo existe algum tipo de celebração quando se completa 1 ano da morte de um ente querido.
Obrigada!
Bianca 

Resposta do Editor: 

Não há, nas obras espíritas, recomendação alguma nesse sentido. O que podemos e devemos fazer sempre, em benefício dos entes que partiram, é orar por eles e envolvê-los em pensamentos edificantes que possam levar-lhes paz e conforto espiritual, mas isso pode ser feito em qualquer época.

 

De: José Estênio Gomes Negreiros (Fortaleza, CE)
Sexta-feira, 9 de março de 2012 às 11:41
Prezados amigos.
Na edição nº 250, de 4-3-2012, de O Consolador, o leitor Paulo Henrique Rodrigues, de Astolfo Dutra-MG, numa mensagem enviada a essa Revista em 26-2-2012, roga ajuda para respostas a perguntas que lhe foram feitas por um amigo acerca de alguns questionamentos sobre ensinamentos contidos nas obras básicas da Codificação.
Com a intenção de colaborar na resposta que a Editoria de O Consolador certamente enviará ao Sr. Paulo Henrique Rodrigues, registro, abaixo, o que o meu amigo, Dr. José Matos - médium e palestrante espírita radicado em Brasília-DF -  me respondeu, em linguagem afetiva  a respeito do assunto em tela:
Caro Estênio,
Não acho que mereça resposta quem faz perguntas com exigências e também porque estas estão cheias de equívocos. Ele diz perguntar, mas faz afirmações de quem não aceita réplica. Parece aquele crente que leu um trecho isolado da Bíblia e sai fazendo afirmações.
A obra de Kardec é básica. Não responde a tudo e  O Livro dos Espíritos atinge uma média e não todos os casos. Vou comentar algumas coisas pra você, somente: 1 - Quando ele afirma que os "espíritos de faixas distintas não se percebem", pegou uma afirmação isolada. Se o superior quiser poderá se fazer visível. 2 - "Loucura é causa orgânica". Errado. Assim como existe o cérebro físico, existe o cérebro astral e este adoece do mesmo jeito; isso está muito bem explicado no livro "No Mundo Maior", de André Luiz, e essa afirmação é dele e não da obra. 3 - Existem Colônias na fronteira do Umbral, como 'Nosso Lar', e por isso podem receber a aproximação de espíritos ignorantes. 4 - "Não existe Umbral". Parece que ele está com medo de ir pra lá, então (para ele) é melhor que não exista Umbral.( rsrs) 5 - "Suntuosidades dos palácios". A beleza é Deus e de Deus. Quanto mais evolui um espírito maior o bom gosto. Ele queria que os espíritos superiores morassem em taperas? Nem nos Pereiros (1).(rsrs) 6 - "Os inferiores deviam morar em casebres". Inferior não significa não ter bom gosto. Veja que no livro "Libertação", de André Luiz, o juiz Gregório senta-se num trono dourado. 7 - "Os espíritos são todos dotados de capacidade fluídica". Isso é afirmação dele. Capacidade fluídica requer muito treinamento mental. Como ensina Luis Sérgio, 'do outro lado existe curso pra tudo'. Quando alguém me questiona com arrogância, eu pergunto-lhe se está satisfeito com o que pensa. Se a resposta for sim, falo-lhe: "Então, não temos o que conversar."  (a) Zé Matos
(Nota: Pereiros diz respeito à fazenda no Interior do Ceará onde nasceu o remetente desta mensagem.)
Finalizando, e aludindo ao que o questionador afirma sobre "palácios, mansões" e "suntuosidade dos templos", reproduzo, a seguir, um breve trecho de uma comunicação mediúnica recebida pelo médium Sra. Malet, em 4 de fevereiro de 1869, a respeito de um artigo da lavra de Carlos Richard, referido por Kardec no livro Obras Póstumas, capítulo 'Teoria da Beleza':
“Ponderastes com acerto que a fonte primária de toda bondade e de toda inteligência é também a fonte de toda beleza. O amor gera a beleza de todas as coisas, sendo, ele próprio, a perfeição. O Espírito tem por dever adquirir essa perfeição, que é a sua essência e o seu destino. Ele tem que se aproximar, por seu trabalho, da inteligência soberana e da bondade infinita; tem, pois, também que revestir a forma cada vez mais perfeita, que caracteriza os seres perfeitos." (...)
Cordialmente.
José Estênio Gomes Negreiros

Resposta do Editor:

Agradecemos os subsídios enviados pelo leitor, os quais complementam as respostas dadas por esta revista na seção O Espiritismo responde desta edição e da edição passada. Eis os links:
edição 251 - http://www.oconsolador.com.br/ano5/251/oespiritismoresponde.html
edição 252 - http://www.oconsolador.com.br/ano5/252/oespiritismoresponde.html

 

De: Fátima Rocha Castelo Branco (Belém, PA)
Sexta-feira, 9 de março de 2012 às 18:38:14
Gostaria de ser assinante da revista O Consolador, só que não tenho cartão de crédito. Por favor, se possível, entre em contato.
Desde já obrigada.
Muita luz e paz para todos.
Fátima 

Resposta do Editor: 

Nossa revista não adota o sistema de assinatura, porque o acesso a ela é livre e gratuito. Para ler a revista basta acessar nosso site, sem necessidade de inscrição nem de senha. 

 

De: Alcidio Michel (São Francisco de Paula, RS)
Domingo, 11 de março de 2012 às 09:29:01
Caros amigos, sobre o Umbral não tenho dúvidas da sua existência, pois Kardec fala em trevas. Mas quanto às coisas que existem nas colônias há contradições diretas e não podemos negar, pois, se for assim, os livros de Kardec perdem sua validade. Quero citar três pontos, mas existem mais:
- A Doutrina Espírita ensina que não há Espíritos de animais errantes, mas apenas de humanos (O Livro dos Médiuns), nas colônias há animais, e muitos.
- A Doutrina Espírita diz que não existem alimentos no plano espiritual, isso seria impossível (Revista Espírita 1868-A Fome Entre os Espíritos), mas nas colônias, como cita André Luiz, há muitos alimentos, até mesmo os espíritos mais evoluídos (os Ministros) se alimentam e muito.
- A Doutrina espírita ensina que os espíritos podem fazer seus objetos mas como são criados pelo pensamento sua existência é temporária e fugidia, como o pensamento, mas a colônia tipo Nosso Lar existe há pelo menos 500 anos.
Essas questões estão em discussão há anos no meio espírita, não podemos fechar nossos olhos para isso, pois como espírita devemos seguir um controle universal que é o CUEE, que Kardec tanto falou e nunca mais foi seguido.
Também sabemos que Swedenborg voltou como espírito e disse (a Kardec) ter sido enganado por um espírito que dizia ser Deus e sua doutrina era estava cheia de erros (Revista Espírita 1859).
A Doutrina espírita também ensina que quando uma nova informação é dada pelos espíritos, ela vem de forma universal e não por apenas um espírito por vez.
Abraços,
Alcidio

Resposta do Editor:

A resposta dada por esta revista na questão do Umbral e das colônias espirituais - http://www.oconsolador.com.br/ano5/251/oespiritismoresponde.html - procurou mostrar dois fatos importantes que o leitor parece ignorar:

1º. A doutrina espírita não se resume ao que Kardec escreveu e nesse sentido, pelo menos aqui no Brasil, poucos espíritas ignoram a importância da obra de Emmanuel e André Luiz como complementação da obra kardequiana.

2º. Não foi apenas Chico Xavier a receber informações acerca do mundo espiritual. Divaldo Franco, Yvonne A. Pereira, Célia Xavier de Camargo, além dos inúmeros médiuns e autores citados por Cairbar Schutel e Ernesto Bozzano, também as receberam.

Sobre a existência de animais no plano espiritual, sugerimos ao leitor que leia o artigo Os animais têm alma e são também seres em evolução, de autoria da professora Irvênia Prada, publicado na edição n. 9 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/9/especial.html

Quanto aos erros de Swedenborg, isso em nada prejudica as informações pertinentes ao tema ora tratado, visto que não é nele que se baseiam as revelações a que nos reportamos.

 

De: Nilson Furtado dos Santos (Brasília, DF)
Domingo, 11 de março de 2012 às 11:02:50
Gostaria de saber se existe alguma referência sobre a reencarnação de Eurípedes Barsanulfo?
Nilson 

Resposta do Editor: 

Não temos nenhuma informação confiável relativa ao assunto tratado pelo leitor. 

 

De: Edaci Giacomin Gonçalves (Porto Alegre, RS)
Domingo, 11 de março de 2012 às 12:11:33
O máximo que o espírito pode regredir é até o formato de ovoide? Se for, ele um dia obrigatoriamente voltará a ser um Espírito com suas características normais ou ele pode se retrair tanto a ponto de se destruir totalmente? Se isso for possível o que acontece?
Obrigada
Edaci  

Resposta do Editor: 

Sim. Perder a forma natural e chegar à condição de ovoide é, pelo que sabemos, o máximo de degradação que pode acontecer a um Espírito, que, todavia, um dia poderá readquirir a forma habitual, sendo-lhe, para isso, indispensável o processo reencarnatório. Não existe, como sabemos, possibilidade de destruição de um Espírito, que é, segundo aprendemos no Espiritismo, um ser imortal.

 

De: Luciane P. Maciel (Canoas, RS)
Domingo, 11 de março de 2012 às 16:28:32
Como posso afastar um obsessor de meu lar, tanto vivo como morto, principalmente os vivos? E como identificá-los, dentro e fora da família?
Desde já agradeço.
Obrigada.
Luciane 

Resposta do Editor: 

A pergunta feita pela leitora é interessante e oportuna, porque, de fato, a obsessão pode ocorrer entre um Espírito e um encarnado, como também entre indivíduos encarnados, que podem até mesmo morar debaixo de um mesmo teto. Para se inteirar do assunto e tirar suas próprias conclusões, recomendamos à leitora que leia os textos seguintes:

Obsessão e suas variedades:
http://www.oconsolador.com.br/ano3/123/esde.html

Fatores predisponentes da obsessão:
http://www.oconsolador.com.br/ano3/124/esde.html

Obsessão: profilaxia e terapêutica –
http://www.oconsolador.com.br/ano3/127/esde.html

Tudo é obsessão? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/181/especial.html 

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Domingo, 11 de março de 2012 às 16:51:30
Assunto: Edição 251 - As vidas de "El Pilarico"
Boa tarde, senhor redator de O Consolador. Eu tenho buscado informações em escritos da Doutrina Espírita, em razão de sonhos que eu tive na minha infância e tenho constantemente. Sonho com uma Casa grande que eu iniciei a construir e não terminei. Sonho chegando a um lugar em que antes eu sonhava passear por ali. Sobre estas inquietações eu quero encontrar explicações. Sobre os escritos da Doutrina Espírita, tenho encontrado explicações quase convencíveis. Eu gostaria de receber por meio de e-mail indicação de publicações que me leve a uma boa compreensão.
Abraços.
Reinaldo Cantanhêde Lima  

Resposta do Editor: 

Sugerimos ao leitor que leia a entrevista publicada na edição do dia 11 de março, em que o tema são o sono e os sonhos. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/251/entrevista.html

Ainda sobre o assunto, sugerimos a leitura do texto intitulado Sono e sonhos publicado na edição 119 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/119/esde.html 

 

De: Alex Gouw (São Paulo, SP)
Domingo, 11 de março de 2012 às 21:13:49
Estou desenvolvendo a psicografia tecnicamente sozinho, por isto achei bastante importante a explanação que vocês deram sobre a psicografia. Por enquanto vou continuar praticando e aguardando instruções do plano espiritual para a utilização desta ferramenta.
Alex 

Resposta do Editor: 

Não somos dos que recomendam a prática da mediunidade de forma isolada. Aconselhamos, portanto, que o leitor procure uma Casa Espírita, onde poderá receber orientações precisas sobre os cuidados necessários à prática da mediunidade e sua aplicação em benefício da coletividade, em conjunto com outros confrades adeptos do Espiritismo. 

 

De: Meri de Paula (Canguçu, RS)
Segunda-feira, 12 de março de 2012 às 07:48:46
Acreditando fielmente que nada é por acaso e que tudo tem uma razão, gostaria de saber sobre obesidade mórbida à luz do Espiritismo.
Meri 

Resposta do Editor: 

O tema citado na carta acima é objeto de dois artigos publicados nesta revista, cuja leitura recomendamos:

1. Cuidar do corpo e do espírito -
http://www.oconsolador.com.br/ano5/245/especial.html;

2. Carne: comer ou não comer? -
http://www.oconsolador.com.br/ano2/75/especial.html

 

De: Vinicius Macedo (São Gonçalo, RJ)
Segunda-feira, 12 de março de 2012 às 14:42:58
Olá! Me chamo Vinicius e sou do 37º CEU do RJ - CEUSG (São Gonçalo)
Como jovem e um dos representantes do CEU, assim como outros jovens daqui, gostaríamos de saber da possibilidade de obter contato com os responsáveis pelo CONJEB de 2012 ou XXIV CONJEB - correto?
Motivo: gostaríamos de estreitar os laços das mocidades espíritas do estado construindo, aos poucos, a tão sonhada Unificação! Ou seja gostaríamos de saber da possibilidade de participar de algum jeito!
Podendo obter os contatos deste e de outros eventos como o EMESC, EMEGRAN, Encontro de Vila Isabel, agradecemos!
Contatos:
(21)9629 - 2147 (VIVO)
8027 - 2993 (TIM)
Vinicius

Resposta do Editor:

Encaminhamos a mensagem do leitor aos confrades responsáveis pelo CONJEB 2012.

 

De: Simoni Goidanich (Montevidéu, Uruguai)
Terça-feira, 13 de março de 2012 às 17:51
Transmitimos la información que recibimos de que los videos de las conferencias dictadas con ocasión del Primer Encuentro Espírita Internacional de Quito, Ecuador, organizado por el Centro de Estudios Espíritas Allan Kardec de Quito, se encuentran en el canal EspiritismoQuito de Youtube: http://www.youtube.com/user/EspiritismoQuito
En ese mismo canal, está disponible el audio del mensaje psicofónico de Amalia Domingo Soler transmitido por intermedio de Jorge Berrío, en el CEEAK-Quito.
Muchas felicidades a todos.
Simoni

 

De: Antonio N. (Campinas, SP)
Quarta-feira, 14 de março de 2012 às 09:11:27
Assunto: Especial 116 Invasão de Espíritos do Umbral
Parabéns pelo excelente artigo.
Antonio

 

De: Juliana Thaís de Moraes (Cuiabá, MT)
Quarta-feira, 14 de março de 2012 às 11:58:31
O destaque desta edição, "A psicografia como prova judicial", me deixou extremamente feliz. O estudo realizado pela Michele, além de profundo, acredito ser pioneiro no Direito.
Muito me agrada saber que, em breve, se transformará em livro.
Meus parabéns Michele, por sua colaboração na elucidação e divulgação da Doutrina Espírita.
Juliana

 

 

De: D.A. (Bertioga, SP)
Quarta-feira, 14 de março de 2012 às 08:58:57
Preciso urgente de seu endereço para ir a uma reunião. Estou muito mal. Tudo  dá errado e não vejo mais saída para nada. Só penso em morrer e me sinto a pessoa mais infeliz da face da Terra.
Obrigada.
D.A. 

Resposta do Editor: 

Já respondemos à leitora, a quem dissemos que a oração e a leitura do Evangelho far-lhe-ão imenso bem. Não devemos nunca deixar que as dificuldades nos abatam. Aprendemos com o Espiritismo que as provas da vida não nos chegam para nos esmagar, mas para serem assimiladas e vencidas.

Em casos assim, é importante buscar ajuda numa Casa Espírita, em que os passes, as preces e uma boa orientação ajudam sempre os que a buscam.

Nos links abaixo é possível obter o endereço de uma delas:

http://www.enderecocasaespirita.org.br/

http://www.usesp.org.br/site/use/

 

De: Norma Rodriguez (Uruguaiana, RS)
Quarta-feira, 7 de março de 2012 às 02:32:37
Gostaria de saber qual a diferença de ser médium consciente do inconsciente. Como saber que não são pensamentos próprios que vêm à mente do médium consciente?
Obrigado e que Deus os abençoe.
Norma
   
Resposta do Editor:
   
Com relação à dúvida da leitora, sugerimos que leia a parte final do texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 188. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/188/oespiritismoresponde.html

André Luiz se refere também ao assunto no livro Nos Domínios da Mediunidade, objeto de estudo na edição 172 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/172/estudandoaserieandreluiz.html

 

De: Eliana Silvério (Juiz de Fora, MG)
Segunda-feira, 12 de março de 2012 às 17:48:23
Gostaria de saber se um filho pode ser uma alma gêmea de outras encarnações.
Eliana 

Resposta do Editor: 

Sim, essa possibilidade existe. Depende tão-somente do programa a ser realizado pela família em que o fato ocorra.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita