WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 368 - 22 de Junho de 2014

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Maria Nadir Donis (Erechim, RS)
Quinta-feira, 12 de junho de 2014 às 17:32:55
Nascer, morrer, renascer, progredir sem cessar, tal é a lei. A respeito da autoria desta frase, encontrei num livro de Chico Xavier/Emmanuel que, como não há certezas sobre a autoria, Emmanuel a considera de autoria dos espíritas. O problema é que não anotei onde li esta afirmação e gostaria de saber em qual livro que isto se encontra. Agradecida pela atenção.
Maria Nadir 

Resposta do Editor: 

Na edição de junho de 1869 da Revista Espírita, além do artigo intitulado “O caminho da vida”, escrito por Kardec, mais tarde incluído no livro Obras Póstumas (11a. edição da editora da FEB, págs. 170 a 175), a Revue transcreve outra comunicação recebida do Espírito de Allan Kardec e duas notas relacionadas com o Codificador. A primeira trata do dólmen que vários integrantes da Sociedade Espírita de Paris e outros confrades decidiram erguer no túmulo de Kardec, para que ficasse consagrado por um monumento imperecível o lugar onde repousariam os seus restos mortais. O monumento, por alusão aos antigos druidas, se comporia de duas pedras de granito bruto, erectas, encimadas por uma terceira posta sobre as duas primeiras. Na face inferior da pedra superior seria gravado o nome Allan Kardec, com esta epígrafe: “Todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente; a potência da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito”. 

O dólmen foi afinal erguido e tem sido visitado por muita gente no cemitério Père-Lachaise, em Paris; contudo, além da frase citada, posta na parte central do monumento, figura na pedra superior uma frase bem conhecida: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”, cuja autoria é atribuída por alguns aos espíritas do interior da França.

 

De: Joelma A. (Salvador, BA)
Domingo, 15 de junho de 2014 às 12:19:23
Oi pessoal, moro em Londres e gostaria de saber se vocês têm serviço de delivery. Gostaria de comprar alguns livros sobre Camilo Cândido Botelho, o meu mentor espiritual, além de Memórias de um suicida, que já li. Gostaria também de ler Gabriel, esperança além da vida. Por favor me deixem saber. Fiquem com nosso amigo Jesus.
Joelma 

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora acessar o site do Conselho Espírita Internacional, que tem editado e distribuído obras espíritas em vários idiomas e atende aos pedidos dos interessados via internet. Eis o link - http://cei.spirite.org/

 

De: Célia Regina Ribeiro (Campinas, SP)
Segunda-feira, 16 de junho de 2014 às 23:48:40
Numa manhã eu estava só em casa nos afazeres domésticos, quando vi no corredor uma luz amarela e ao mesmo tempo uma voz que falava dentro de mim: "uma coisa maravilhosa vai acontecer..." Fiquei ali parada sentindo aquela sensação; isso faz 20 anos que aconteceu e até hoje penso nesse fato. Vocês podem me explicar o que foi isso?
Célia 

Resposta do Editor: 

O fato pode ser atribuído, entre outros, a uma percepção mediúnica, que pode ocorrer com qualquer pessoa em determinadas situações, visto que, como aprendemos no Espiritismo, todos nós somos médiuns, com capacidade de sentir ou perceber os Espíritos, uns em maior grau, outros em grau menor.

 

De: Vitor Santos (S. João do Estoril, Lisboa, Portugal)
Domingo, 15 de junho de 2014 às 10:31:43
Assunto: Especial 367 - Fenômenos psicofísicos de natureza espiritual - Parte 1
Olá Caro Dr. Nubor Orlando Facure.
Com todo o respeito, gostaria que me indicasse evidências confiáveis sobre a função da glândula pineal no que se refere aos fenómenos espirituais.
Esse pressuposto parece implicar que a comunicação cérebro-alma e a mediunidade é um processo que envolve campos electromagnéticos. A experiência ganzfeld, e outras, que nos dão evidências da PES, excluem a possibilidade da comunicação electromagnética, através da blindagem electromagnética das salas. O fenómeno da telepatia, por exemplo, ocorre com uma das pessoas que tentam comunicar numa sala blindada. Cientistas investigadores como Dean Radin (Phd) conseguem excluir a transmissão electromagnética na telepatia.
Então André Luiz é mais fiável do que Dean Radin (Phd) e outros da mesma craveira?
Essa ideia da Pineal é do tempo de Descartes e talvez deva ser "descartada", não acha?
Sendo eu eng. electrotécnico, sei que Dean Radin (Phd) é mais fiável, neste assunto, em concreto.
Na área médica e neurológica não me atreveria a intervir, mas, numa perspectiva multidisciplinar e no que se refere a campos electromagnéticos, penso que vale a pena confirmar bem aquilo que se diz no movimento espirita. Um erro evidente encontrado pelos adversários do Espiritismo retira a credibilidade à doutrina, ainda por cima num assunto que não faz parte do âmbito da mesma. Isto era desnecessário...
Obrigado pela atenção,
Vitor Santos

Resposta do Editor:

O professor Nubor Orlando Facure, em atenção à carta acima, escreveu o seguinte:

“Por mais interessante que sejam as anotações de André Luiz sobre a glândula pineal, a Ciência atual não demonstrou qualquer participação da pineal em fenômenos espirituais, mediúnicos ou telepáticos que, diga-se de passagem, ela, Ciência, mal reconhece existir. Por outro lado, são diversas as funções dessa pineal que André Luiz citava na década de 1940 em diante que, pouco a pouco, tem sido confirmado pela medicina – já existem textos de publicações recentes catalogando esses apontamentos de André Luiz.

No meu entender, a doutrina espírita se enriqueceu com os livros de toda a série de André Luiz sobre vários aspectos de suas lições. No estudo da pineal, entre nós, o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira tem-se aprofundado em seus estudos trazendo afirmações cada vez mais coerentes com os textos de André Luiz

Recomendo a leitura do texto de minha autoria, editado pela EVOC – Editora Virtual O Consolador - Mediunidade, um ensaio clínico - (especialmente o capítulo Metaneurologia) - Nubor Facure.”

A obra Mediunidade, um ensaio clínico pode ser baixada gratuitamente clicando-se neste link - http://www.oconsolador.com.br/editora/1a50/Mediunidade_um_ensaio_clinico.htm

 

De: Rosa Maria Ribeiro de Souza (Fortaleza, CE)
Quinta-feira, 12 de junho de 2014 às 09:50:19
Assunto: Especial - Edição 296 - Sobre o Passe Virtual
Acessei o site com o passe virtual, para buscar bem-estar, mas, embora esteja bem feito, com palavras reconfortadoras, explicativas no início, embora tenha boa vontade,contudo acho que a voz deveria ter uma interpretação emocional, pois a pessoa esse senhor tem a voz bonita, mas ele pronuncia as palavras sem uma entonação das emoções, como se tivesse apenas passando rápido por uma notícia. Por isso não consegui ouvir nem até metade. Gostaria que outra voz gravasse.
Rosa Maria 

Resposta do Editor: 

A matéria publicada nesta revista sobre o passe virtual pode ser lida a partir deste link - http://www.oconsolador.com.br/ano6/296/especial.html

Nossa revista apenas publicou a matéria, mas não tem nenhuma vinculação com o Instituto André Luiz, que mantém o site que oferece ao público o chamado passe virtual.

 

De: Antônio Carlos Cropalato di Tullio (Salvador, BA)
Domingo, 15 de junho de 2014 às 07:01:10
Assunto: Especial 367 - Fenômenos psicofísicos de natureza espiritual - Parte 1
Maravilhoso, meu amigo, obrigado pelas informações. Paz e Alegria.
Antônio Carlos

 

De: Ricardo D. (Uberaba, MG)
Sexta-feira, 13 de junho de 2014 às 16:02:07
O espiritismo não tem nada a ver com o cristianismo, toda fé cristã se baseia na crença de que Jesus é o único Filho de Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. o cristianismo prega também a ressurreição da carne sendo que o espiritismo não acredita nem que Jesus seja filho de Deus muito menos que ressuscitou.
A palavra CRISTO significa O Ungido. Os seguidores de Jesus são chamados de cristãos porque acreditam que Jesus é o Cristo, ou Messias, sobre quem falam as profecias da Tanakh (que os cristãos conhecem como Antigo Testamento),sendo assim qualquer crença que não reconhece a divindade de Jesus não pode ser considerado cristã.
Ricardo

Resposta do Editor: 

O assunto contido na carta acima é o tema da seção O Espiritismo responde da presente edição, que o leitor, caso queira, pode acessar clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano8/368/oespiritismoresponde.html

 

De: Ivomar Costa (Pelotas, RS)
Sábado, 14 de junho de 2014 às 18:15:09
Assunto: Especial 366 - O Evangelho: um século e meio
Muito bom o artigo. Só penso que o Espiritismo seja uma síntese lógica do Cristianismo, o de Jesus, e não o dos padres e protestantes, e não uma síntese histórica, já que o movimento espírita não tem ligação com o cristianismo histórico.
Ivomar

 

De: Valci Francisco Rosa (Jaraguá do Sul, SC)
Segunda-feira, 16 de junho de 2014 às 14:16:35
Assunto: Especial - Edição 290 - Raul Teixeira, um homem no mundo
Raul Teixeira! Chego a me arrepiar quando penso neste "Homem no mundo" como ele mesmo diz. Porém, um Homem lúcido e consciente como poucos... Sonhei com este Grande Irmão de Ideal Espírita, duas vezes, de forma bastante significativa, para o momento de vida que estava levando. Primeiro devo falar um pouco de mim para que possais entender. Sou Policial Militar em Santa Catarina, sou lotado no 14º Batalhão, em Jaraguá do Sul, e trabalho na atividade do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), onde são desenvolvidas atividades pedagógicas junto às crianças e adolescentes, nas escolas da região. E além de trabalhar com este público infantojuvenil, também trabalho eventualmente com PROERD Pais, e realizo um Projeto "pessoal" intitulado "conversa interativa", junto ao público jovem dos 8º e 9º Anos do ensino fundamental, e 1º, 2º e 3º Anos do ensino médio, no qual as conversas são desenvolvidas por meio de atividades pedagógicas voltadas à prevenção ao uso de drogas, onde as atividades são voltadas para a questão familiar, de cidadania, e das coisas boas e positivas que os fortifiquem e os afastem naturalmente ao uso de algum psicoativo.
E num dado momento, na qual estava realizando este trabalho, sonhei com Raul Teixeira, sendo que estávamos debaixo de uma lona de circo, dividido internamente em quatro partes, e sentados nos bancos vários jovens, e, à frente deles, uma mesa onde se encontrava o irmão Raul, que fazia a introdução do trabalho, e logo me chamou para continuar o colóquio.
Quando acordei, fiquei desconfiado e me perguntei "Eu com Raul Teixeira? Acho que estou viajando!" Porém, pedi aos Bons Amigos espirituais que, se fosse mesmo o Raul Teixeira, que me fosse confirmado. Brinquei com coisa séria: sonhei novamente com Raul, desta vez estávamos subindo um Rio, onde ele estava direcionando um barco, era um "Barco de porte médio", onde vi mais umas duas pessoas jovens também. Percebi que naquele Barco cabia muito mais Gente, mas éramos poucos. Me lembro que chegamos ao final do rio e do lado direito de quem subia o rio, vi uma linda Cachoeira. Estes foram os meus Sonhos com este que se intitula apenas como um "Homem no Mundo", mas que para mim é um Grande Guia de Almas, que precisam de orientação como Eu, para poder realizar uma gota que seja de benefício aos irmãos Jovens que vivem conosco neste mundo escola.
Obrigado, irmão Raul Teixeira, e me perdoe por ter duvidado no primeiro sonho!
Valci Francisco Rosa

 

De: Carmen Schaedler (Sinop, MT)
Domingo, 15 de junho de 2014 às 19:12:34
Qual a explicação que pode se dar de um ser encarnado ligado por dois cordões de luz, um no centro da cabeça e outro na fronte, pois se diz que é comum somente um, e que são raros os encarnados que a possuem?
Carmen 

Resposta do Editor: 

Desconhecemos por completo o significado do fato citado pela leitora e gostaríamos de saber em que livro ou palestra foi ele relatado.

 

De: Leonardo Paixão (Campos dos Goytacazes, RJ)
Domingo, 15 de junho de 2014 às 12:19:46
Assunto: Edição 367 – Editorial
Em relação ao pedido de orações e à proteção dos Espíritos nestes momentos de nossa Pátria, sobre o qual se manifestou o Espírito José do Patrocínio na FEB, há mais duas mensagens de Juscelino Kubitschek por dois médiuns em Estados diferentes, onde ele pede orações pelo Brasil. Eis as mensagens:

ORAÇÕES PELO BRASIL
O pessimismo nunca foi capaz de solver quaisquer dificuldades no campo prático da vida, porque sua adoção representa o sepultamento da criatividade e da força moral na intimidade dos seres.
Portanto, à frente dos panoramas sombrios e incertos, o Gênio denominado Boa Vontade, na contramão do pessimismo, é que responderá sempre pelo soerguimento da obra em pauta.
Amando sempre mais o País dadivoso que nos tem ensejado progredir e tanto aprender sobre a Vida e a Vontade de Deus, observamos do Além as guerras sem trincheiras entre facções de interesses pessoais que nos lembram os rasos soldados do Império Romano disputando o manto de Jesus, ali crucificado pela crueldade e insensatez dos homens daquele tempo.
Jogos de pura vaidade sob o domínio exclusivo do interesse pessoal prevalecendo, ainda hoje, sobre temas tão sagrados de vida coletiva, de rumos redentores a interessarem à alma brasileira!
O poder máximo na República é uma espécie de exílio de curta duração, desde que distanciado das realizações que visam ao fomento da educação, ao progresso múltiplo da vida social organizada, entre o binômio justiça e liberdade relativos ao grau de evolução já alcançado pela comunidade.
Se no plano dos que se vestem de carne a confusão e os conflitos de menor monta se intensificam, colocando à prova todas as conquistas já formalizadas da Pátria, tanto quanto os modelos de gestão erigidos por ideais, de nosso lado - na Vida Espiritual - a atenção dos mais evolvidos e responsáveis planifica, com a sabedoria dos mestres e com a devoção dos santos, a renovação visceral dos modelos saturados que vêm substituindo egos e sistemas viciantes quanto viciados de política mundial.
Essas benditas terras beijadas pelo Sol dos Trópicos e banhadas permanentemente pelo Atlântico ao longo de quase oito mil e quinhentos quilômetros de costa, há de viver novos dias e fecundas esperanças, sob a bênção de uma consciência iluminada pelo Cristo e ao calor de um sentimento vivo, convertido em fraternidade!
Se o ápice das ambições humanas pode estar representado pela conquista do poder temporal que faz gerir a máquina das riquezas perecíveis e mutantes, a meta dos que estamos fora do corpo, tendo os olhos da alma purificados pelas águas regenerativas do Evangelho do Senhor, encontra-se exatamente na transformação dos sistemas e das ações centradas no "eu", para que a regeneração dos costumes se torne a Regeneração dos povos, no rumo efetivo de Deus!
Nunca o Brasil - abençoado e convocado por Jesus a ser um Celeiro para o mundo - necessitou tanto de nossas orações caridosas e apartidárias, pois esse torrão de nossas esperanças tem sido o palco de lutas inglórias, de rebeliões injustas e de exploração vil!
Somente o amor iluminado pela fé em Deus e em nós mesmos poderá fazer de nossa Pátria a nova Estrela de Belém, anunciando a chegada de Novos Tempos para toda a Terra! - JUSCELINO KUBITSCHEK (Mensagem psicografada pelo médium Wagner Gomes da Paixão em reunião pública do dia 24 de março de 2014 no Grupo Espírita da Bênção, em Mário Campos, MG.)

DESTINOS DO BRASIL
Brasil - país de mil venturas, onde encontramos um posto de socorro às almas de consciência enegrecida.
Desde a fundação de sua capital, temos o coração cada vez mais voltado para esta Pátria, para este povo que, mesmo em meio à dores, sabe sorrir e amparar aos irmãos mais necessitados, ainda que se esteja também precisado de algo.
O Brasil, em sua destinação de Pátria do evangelho e Coração do Mundo, irradia em seu Mundo Invisível os pensamentos de irmãos nossos que manejaram a arte política, buscando dar o melhor de si e favorecer ao povo que, ardentemente, sempre buscou a liberdade.
Hoje, em que o recém-nascido país já tem mais de quinhentos anos de existência, manifestações diversas se fazem clamando por Justiça e Verdade. Nunca - especialmente nos atuais trâmites -, o Brasil necessitou tanto de orações. Convocamos aos irmãos espiritistas, sabedores das sábias Leis que regem os destinos do Ser, a orarem nem que seja por breve minuto, todos os dias, por esta nossa Pátria, onde brilha o ouro da Fraternidade e se tem o suave verdor da Esperança.
Confiando em Jesus e nos Embaixadores do Anjo Ismael que governa os destinos do povo brasileiro, vos abraçamos contentes, JK (Juscelino KubitscheK) (Página recebida em reunião íntima do GE Semeadores da Paz no dia 03/06/2014 pelo médium Leonardo Paixão, Campos, RJ.)

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita