WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 470 - 19 de Junho de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Quarta-feira, 8 de junho de 2016 às 15:17:50
Assunto: Especial 468 - Análise do livro "Mensagens do Astral"
Prezado Senhor Astolfo Olegário de Oliveira Filho. Eu agradeço por ter atendido a minha solicitação. Já li mais de uma vez e não encontrei a trajetória da morte. Justificativa: Quando uma pessoa desencarna, para onde vai esse espírito? Qual o seu habitat? Desde já fico-lhe muito agradecido.
Abraços fraternais.
Reinaldo 

Resposta do Editor: 

Após a desencarnação, os Espíritos reúnem-se aos seus afins, em obediência à lei de afinidade, como afirma Ernesto Bozzano em suas conclusões por ele publicadas no livro A Crise da Morte. Sobre o assunto, sugerimos ao leitor que leia o texto publicado na edição 468, na seção O Espiritismo responde. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano10/468/oespiritismoresponde.html

No tocante à região em que os desencarnados passam a habitar, alguns entendem que eles voltam para o mesmo local onde viviam antes da última existência corpórea, porque existe uma continuidade da vida nos dois planos da existência.

Supõe-se que os entes afins e as pessoas de sua relação familiar também convivam nesse mesmo local, onde farão os planos e se prepararão para novos trabalhos em uma futura reencarnação.
 

 

De: Ricardo Augusto Andrade (Itaúna, MG)
Terça-feira, 14 de junho de 2016 às 16:16:36
Boa tarde!
Primeiramente quero agradecer a toda a equipe pelo ótimo trabalho que a rádio Boa Nova realiza esclarecendo e divulgando a doutrina espírita.
Estamos no início de um projeto de uma rádio espírita on-line. Atualmente temos um programa aos domingos de 8:00 às 9:00 da manhã na Rádio Santana FM de nossa cidade (Itaúna - MG) com o nome Repostas de Luz. A Rádio Santana não é espírita, mas nos cede o espaço.
Gostaríamos de saber como é o funcionamento, se seremos fiscalizados pelo ECAD, se há isenção de impostos, como e onde devemos registrar, que tipos e forma de parceria podemos realizar. A rádio será sem fins lucrativos, com uma equipe bastante reduzida e com o fim de divulgar a doutrina espírita.
Sua orientação é muito preciosa!
Desde já agradeço a atenção e colaboração.
Muita paz.
Ricardo

Resposta do Editor:  

O leitor certamente se equivocou no envio da carta acima, visto que não militamos no setor de Web Rádio. Sugerimos que ele se dirija aos colegas que atuam nessa área. Em nossa revista há indicações e endereços de várias Web Rádios nas quais poderá obter a orientação de que necessita. Eis o link que remete aos sites de várias delas - http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/radio/principal.html
 

 

De: Marcio Xavier (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 12 de junho de 2016 às 11:51:52
Olá amigos.
Gostaria de saber em que ano foi publicada a 1ª edição do livro ALMAS CRUCIFICADAS, de Zilda Gama.
Abraços e obrigado.
Marcio 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada, que o leitor pode, porém, obter com facilidade dirigindo-se à Federação Espírita Brasileira, que publicou o citado romance e o tem divulgado na Web. Eis o link:  http://www.febeditora.com.br/departamentos/almas-crucificadas/#.V2Hc2NIrI2w
 

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)
Quinta-feira, 9 de junho de 2016 às 8:25:03
Caros amigos.
No link abaixo, um interessante artigo, transcrito de um jornal católico pelo O ARAUTO, de S. J. Del Rey, em 27 de maio de 1882, fala da veracidade dos fenômenos espíritas:

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=715131&pesq=ESPIRITISMO
Abraços.
Guimarães
 

 

De: USE Intermunicipal de Franca (Franca, SP)
Segunda-feira, 13 de junho de 2016 às 21:09:32
Noticiamos o passamento de José Emílio da Silva, assessor administrativo da USE Intermunicipal de Franca há mais de 30 anos. O corpo está sendo velado no velório São Vicente e o enterro é amanhã, dia 14 de junho, às 13h.
"Sempre alegre, José é um dos maiores representantes de nossa USE, nunca vi ele triste. Um homem sempre disposto a ajudar. Um exemplo de pai, avô, marido, trabalhador e militante espírita. Hoje tem festa no Plano Espiritual. Até breve meu grande amigo". (Adolfo de Mendonça Junior).
USE Intermunicipal de Franca
 

 

De: Jorge Leite de Oliveira (Brasília, DF)
Domingo, 12 de junho de 2016 às 15:24:43
Assunto: Especial 469 - O lado cinzento da mediunidade no Espiritismo contemporâneo
"Taí" um artigo que eu assino embaixo. Já pensei em escrever algo parecido, pois até eu mesmo, com base em obra intitulada "A volta de Kardec", respaldada por espíritas bem conceituados, afirmava esse disparate. Se Chico houvesse reencarnado como Kardec, nas primeiras décadas do século passado, não haveria mensagens de médiuns e pesquisadores de altíssimo nível e idoneidade moral, como Zilda Gama e Léon Denis, publicando as mensagens de Kardec. Nessa época, Chico Xavier já estava reencarnado entre nós e até mesmo iniciava seus trabalhos mediúnicos. Tenho certeza de que as pessoas de boa fé, como eu, que chegaram a crer nesse disparate, já se retrataram. Parabéns ao articulista.
Jorge Leite de Oliveira
 

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Domingo, 12 de junho de 2016 às 15:46:31
Assunto: Especial 469 - O lado cinzento da mediunidade no Espiritismo contemporâneo
Boa tarde prezado Senhor Wilson Garcia, eu lhe agradeço pelo excelente escrito. Comunico que estou reproduzindo os destaques do Consolador e, de vez em quando, os salvo em Word.
Abraços fraternais.
Reinaldo
 

 

De: Deisy Nacif (São Fidélis, RJ)
Terça-feira, 14 de junho de 2016 às 12:08:45
Assunto: Especial 469 - O lado cinzento da mediunidade no Espiritismo contemporâneo
Caro Senhor.
Causou-me estranheza o "furor" com que esse texto foi escrito. Até compreendo que em algumas ocasiões precisamos ser enérgicos, mas rudes, jamais!
Desculpe-me a sinceridade, Deus te abençoe.
Deisy Nacif
 

 

De: João Luiz Baitelo (São Paulo, SP)
Terça-feira, 14 de junho de 2016 às 12:22:55
Assunto: Especial 469 - O lado cinzento da mediunidade no Espiritismo contemporâneo
Pelo pouco que sei, acabo de aprender algo importante para que eu possa um dia me aprofundar mais na doutrina espírita.
Prezado Wilson, parabéns pela mensagem, isso é pouco, mas é do fundo do meu coração se posso chamar de amigo, que Jesus te abençoe.
João Luiz
 

 

De: Paulo A. Fernandes (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 13 de junho de 2016 às 07:50:22
No nosso grupo de estudos discutia-se esta questão: - Ao reencarnar, o Espírito pode vir como homem ou como mulher? A conclusão, depois de examinado o assunto, foi que sim, mas outra dúvida então foi proposta por um dos participantes: - Se o Espírito decidir reencarnar em sexo diferente do que lhe tem sido habitual, conserva ele as inclinações anteriores?
Obrigado pela atenção.
Paulo 

Resposta do Editor: 

A pergunta feita pelo leitor foi respondida na seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Eis o link que remete ao texto publicado: http://www.oconsolador.com.br/ano10/470/oespiritismoresponde.html
 

 

De: Alda Irene Fernandes Nunes (Capão da Canoa, RS)
Terça-feira, 14 de junho de 2016 às 21:22:41
Gostaria muito de ser ASSINANTE de O CONSOLADOR.
Obrigada.
Alda Irene 

Resposta do Editor: 

Já explicamos em várias oportunidades que esta revista não adota o sistema de assinatura. Para ler a revista basta acessar nosso site – www.oconsolador.com – sem custo algum e sem necessidade de senha e cadastro.
 

 

De: Pedro Geraldo de Abreu (Divino, MG)
Domingo, 12 de junho de 2016 às 15:31:31
Por que, quando acordado, tenho combatido as más tendências, procurado fazer a caridade moral e espiritual, e quando estou dormindo, desconheço minhas ações desordeiras? Será que tenho dupla personalidade ou são lembranças de vidas passadas?
Pedro 

Resposta do Editor: 

Já respondemos a pergunta semelhante do mesmo leitor na seção de Cartas da edição 469. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano10/469/cartas.html
 

 

De: Mauricio Gonçalves de Moura (Bauru, SP)
Terça-feira, 14 de junho de 2016 às 12:21:42
A União das Sociedades Espíritas de Bauru comemorou 70 anos no último 8 de junho. É anterior à USE Estadual, que completou 69 anos. Seria interessante uma entrevista do Orson Carrara com a Nely Del Nery Prado, dessa entidade.
Mauricio
 

 

De: Jacqueline Santos Gois (Itabaiana, SE)
Terça-feira, 14 de junho de 2016 às 11:34:50
Gostaria de pedir para se possível colocar o nome de meu irmão ..., que desencarnou no dia ..., no livro dos desencarnados para assim receber orações e preces para que assim os espíritos de luz possam ir o mais breve possível lhe prestar o auxílio necessário.
Obrigada de coração.
Jacqueline

Resposta do Editor:

Nossa revista não é vinculada a nenhum Centro Espírita e, portanto, não realiza a atividade solicitada pela leitora, a quem sugerimos que se dirija a uma instituição espírita situada em sua cidade. Eis a página que informa, na internet, os endereços das casas espíritas de Itabaiana: http://fees.digamaisagenciadigital.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Caderno-de-Atividade-2016-2.pdf
 

 

De: Leonardo Braga Queiroz (Juazeiro do Norte, CE)
Segunda-feira, 13 de junho de 2016 às 16:46:39
Boa tarde.
Poderia nos informar o local horário de realizações de cirurgias espíritas aí no RJ ou como podemos conseguir informações mais concretas? Pois minha mãe está com nódulos na mama e por ser espírita deseja tentar realizar a cirurgia espírita e nós não temos nenhum contato aí no RJ.
Aguardo retorno.
Grato desde já.
Leonardo 

Resposta do Editor: 

Alguns leitores desta revista têm buscado, com sucesso, ajuda espiritual no Templo Espírita Tupyara, do Rio de Janeiro. A instituição presta auxílio a distância. Caso o leitor se interesse, eis os endereços:

Rua Luiz Bezerra, 116 - Lins de Vasconcelos

Rio de Janeiro - Brasil - CEP: 20710-160

Tel.: (21) 2581-3399 / 2581-3499

Site: http://www.temploespiritatupyara.org.br/
 


 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, sábado, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita