WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 452 - 14 de Fevereiro de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Cláudio Bueno da Silva (Osasco, SP)
Domingo, 7 de fevereiro de 2016 às 16:11:47
Assunto: Especial 451 - Análise do livro "A Vida Viaja na Luz"
Avaliação correta. Não há o que discutir.
Os dois últimos períodos do artigo do Sr. Passini expressam o desafio que se apresenta ao movimento espírita. Esse estado de coisas perdura já há pelo menos dez anos. Até quando?
Cláudio
 

Resposta do Editor: 

Tudo começou em seguida à desencarnação de Chico Xavier, no final de 2002. A culpa por isso haver chegado ao ponto a que chegou é exclusivamente das federativas espíritas, a começar pela FEB, que tinha o dever de orientar os espíritas com relação aos absurdos que foram sendo a pouco e pouco disseminados no meio espírita, sem que os órgãos federativos nada fizessem. E note-se que a FEB, a FEESP e a USE dispõem de periódicos e tinham, portanto, meios à sua disposição para cumprir o papel que cabe a uma federativa: o de orientar, esclarecer, mostrar os equívocos, como alguns poucos, como José Passini, fizeram sem apoio de ninguém.

Não estamos aqui propondo ou defendendo a criação de um Índex. Quem gosta disso tem outro nome – e não é o Espiritismo.

Falamos sobre a ausência de orientação, de esclarecimento, de alerta, como Allan Kardec sempre fez na Revista Espírita, apesar das dificuldades de sua época, em que as comunicações, como ninguém ignora, eram extremamente precárias.

De 2002 até agora diversos congressos de âmbito estadual, nacional e internacional foram realizados, mas em nenhum deles essa questão foi tratada, porque nos chamados congressos espíritas costuma-se falar de tudo, menos daquilo que é essencial no dia a dia das casas espíritas.

 


De: José Casado (São Paulo, SP)
Domingo, 7 de fevereiro de 2016 às 20:54:12
Assunto: Especial 451 - Análise do livro "A Vida Viaja na Luz"
Vamos orar para o nosso confrade Carlos Baccelli porque a liberdade de expressão pertence-nos a todos, mas existe uma responsabilidade sobre o que é publicado em nome da Doutrina.
Com a palavra os responsáveis, como diz Passini.
José Casado

 


De: Anelisi Borges (Canoas, RS)
Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016 às 09:25:49
Olá amigos, tenho uma grande dúvida: sabe-se da psicologia e psiquiatria que o pedófilo é uma pessoa com transtornos de personalidade que não chega a ser uma doença mental, ou seja, ele tem noção que os atos são ilícitos e imorais, porém mesmo assim pode cometê-los. Esse tipo de pessoa nunca tem uma recuperação definitiva, pode ser "acalmado" somente, se procurar tratamento e medicações. O que diz o Espiritismo sobre tal questão, que é um dos crimes mais repugnantes que temos em nossa sociedade?
Anelisi 

Resposta do Editor: 

A pedofilia é catalogada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os transtornos da preferência sexual. Pedófilos são pessoas adultas (homens e mulheres) que têm preferência sexual por crianças – meninas ou meninos – do mesmo sexo ou de sexo diferente, geralmente pré-púberes, ou seja, que ainda não atingiram a puberdade, ou no início da puberdade.

Pode o pedófilo tratar-se e voltar a um estado de normalidade? Cremos que sim, pois não acreditamos que existam doenças incuráveis, ainda que a Organização Mundial de Saúde assim classifique o alcoolismo.

No tocante aos transtornos pertinentes à área da sexualidade há diversas obras espíritas que os leitores poderão consultar com proveito. Sexo e Obsessão e Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos, ambas de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografadas por Divaldo Franco, são algumas delas.

 


De: Antonio Nazareno Favarin (São José dos Campos, SP)
Domingo, 7 de fevereiro de 2016 às 10:13:27
Caro Editor. Muito obrigado pela resposta ao "meu equívoco" (que não é meu) com respeito à citação do texto "Sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo" que, na edição da "Ave Maria" (1961), com tradução dos originais hebraico, aramaico e grego, mediante versão francesa dos Monges Beneditinos de Maredsous (Bélgica), pelo Centro Bíblico Católico de São Paulo, dita citação consta, realmente, no Salmo 81, v 6, conforme havia, inicialmente, apresentado. "Eu disse: "Sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo..." e não no Salmo 82, v 6, segundo consta na edição por vós demonstrada. Achei estranho isto. De qualquer forma, fiquemos com o axioma: "a ordem dos fatores não altera o produto".
Um abraço e que Deus continue iluminando a todos de sua excelente equipe redacional pela esplêndida e instrutiva revista.
Antonio Nazareno Favarin
 

Resposta do Editor:

Quem gosta de consultar o Antigo Testamento é bom ter em conta que existe uma notável discrepância entre as edições católicas da Bíblia e as chamadas Bíblias protestantes.

O Catolicismo acha válidos e canônicos 46 livros do Antigo Testamento. Os protestantes, apenas 39. Há, pois, uma diferença de 7 livros completos  (Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico) e alguns acréscimos ao texto dos livros de Ester (10:4 a 11:1 ou a 16:24) e Daniel (3:24-90; caps. 13 e 14) que os católicos aceitam, mas os protestantes não, por considerá-los apócrifos.

O Concílio de Trento decretou em sessão realizada em 8 de abril de 1546 que aqueles que não reconhecessem os apócrifos da Vulgata Latina como genuinamente “sagrados e canônicos” deveriam ser anatematizados. Consequentemente, todas as versões católicas da Bíblia preservam até hoje esses escritos.

 


De: Domingos Antero da Silva (Limeira, SP)
Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016 às 15:22:55
No livro O Gênio Celta e o Mundo Invisível (Léon Denis) há 12 cartas atribuídas ao espírito Kardec.
Na carta de 29 de outubro de 1926, segundo Léon Denis, Kardec escreve (ou dita), página 192, Conhecimento Editora, 1ª edição, tradução Mariléa de Castro:
"O homem moderno evoluído buscará sua orientação nas forças superiores e se tornará semelhante à antena de vossos telégrafos sem fio. Não está longe o dia em que tereis certeza de que o infinito é o próprio Deus e que a vida universal se encontra em toda a parte, sendo os espaços campos vibratórios radiantes"...
Este texto atribuído a Kardec pode trazer dúvidas com relação à pergunta de número 3 de O Livro dos Espíritos:
3 - Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?
- Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, que é insuficiente para definir as coisas que estão acima de sua inteligência.
Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo pela própria coisa, e definir uma coisa que não é conhecida, por uma coisa que também não o é.
Ou Léon Denis não conseguiu definir claramente se o espírito é ou não Kardec (mas há uma apresentação do espírito no livro) ou no segundo momento houve mudança de conceito. Será que é isto mesmo? Vocês podem comentar estas afirmações?
Domingos
 

Resposta do Editor: 

É preciso cuidado com o uso da palavra infinito. O motivo do cuidado se deve, como em outros casos, à pobreza da linguagem humana, que se vale da mesma palavra para designar coisas diferentes. O infinito significa, por exemplo, “o que não tem começo nem fim”, como lemos no próprio Livro dos Espíritos, questão n. 2. Deus, por definição, não teve começo nem terá fim. Já nos reportamos a isso na edição 377 desta revista, na seção O Espiritismo responde. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano8/377/oespiritismoresponde.html

Não vemos, pois, com preocupação a imperfeição da mensagem atribuída ao Espírito de Allan Kardec. Os Espíritos, conforme sabemos, não dão às nuanças pertinentes à linguagem a importância que geralmente damos. Além disso, temos de considerar a influência do médium na mensagem que transmite e, por fim, a qualidade da tradução do francês para o português.

 


De: João Francisco Machado (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 7 de fevereiro de 2016 às 14:18:32
Faz várias semanas que não recebo as mensagens enviadas pela direção da revista O Consolador, com os destaques da semana. Gostaria muito de continuar a recebê-las, porque isso nos ajuda muito na leitura da revista.
Grato pela atenção.
João Francisco 

Resposta do Editor: 

Temos explicado aos leitores que dificuldades com relação à utilização de e-mails para divulgação dos destaques semanais da revista O Consolador obrigaram-nos a modificar o esquema que funcionou com regularidade até final de 2015. Por causa disso, deixamos de comunicar aos leitores, por e-mail, os destaques semanais da revista, que vêm sendo, desde a edição 440, de 15/11/2015, postados no blog Espiritismo Século XXI, aos sábados, sempre às 17 horas. O link que remete ao blog é este: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br

A primeira informação que divulgamos a respeito deste assunto foi publicada na Carta ao leitor da edição 440 - http://www.oconsolador.com.br/ano9/440/cartaaoleitor.html - e repetida nas edições seguintes.

 


De: Airton Schmidt de Azevedo (Blumenau, SC)
Domingo, 7 de fevereiro de 2016 às 19:21:02
Minha pergunta inclui uma colocação. A pergunta refere-se ao conhecimento dos trabalhadores em casas espíritas.
Primeiramente, pergunto-lhe por quê? Os Espíritas trocaram o inferno pelo Umbral?
Explico: Estava eu participando de uma reunião de estudos, quando o coordenador dissertou a respeito do Umbral, onde há só dores e sofrimento. Foi acompanhado pelos demais estudiosos da casa. Pedi permissão para falar e discordei. Pois, conforme está escrito no livro Cidade no Além e mais as colocações de vocês numa página da revista de setembro do ano passado, comentando que há diversos umbrais. Fui execrado por fazer um comentário de que o Nosso Lar está dentro do Umbral e que este é a diversidade de colônias, havendo o Umbral Grosso, Médio e Superior. Fui obrigado a copiar a página da revista Consolador para provar o que estava dizendo. Caí em desgraça na casa, tanto é que tive que sair, pois eles não acreditaram nas cópias que entreguei. A unanimidade é de que o Umbral é dor e sofrimento só.
Então, meu amigo, acho que não estou errado e, se estiver, vamos abolir a palavra umbral e utilizar inferno.
O que me chama a atenção é que vários trabalhadores espíritas pensam assim. Também acho que deveríamos fazer uma campanha instruindo as pessoas que participam de casas espíritas.
Um forte abraço e desculpe, pois é a você que recorro, pois sei, que terei retorno.
Até mais.
Airton
 

Resposta do Editor:

O assunto contido na carta acima é o tema da seção O Espiritismo responde desta edição. Eis o link que remete diretamente à matéria: http://www.oconsolador.com.br/ano9/452/oespiritismoresponde.html

 


De: Antonio Nazareno Favarin (São José dos Campos, SP)
Domingo, 7 de fevereiro de 2016 às 12:25:46
Assunto: Edição 451 - Entrevista
Parabenizo a excelente entrevista feita por Wellington Balbo: "Não podemos esquecer que a Casa Espírita é Composta de Voluntários", falando com o entrevistado André Dias, presidente da Escola de Doutrina Espírita Caminho da Luz, de Salvador (BA).
Que Deus e a Espiritualidade Amiga continuem iluminando este exemplar doutrinador. Está, de fato, exercendo a verdadeira caridade, tal como no-la entendia nosso Sublime Mestre - nosso Modelo e Guia:
- Benevolência para com todos, sem distinção  (bondade que não elege pessoas);
- Indulgência para com as imperfeições dos outros;
- Perdão das ofensas.
Continue assim, firme, caríssimo irmão André, e, tenha certeza, sua colheita será farta.
Um abraço e fique com Deus.
Antonio Nazareno Favarin

 


 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, dia 13/02/2016, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita