WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 9 - N° 451 - 7 de Fevereiro de 2016

WELLINGTON BALBO
wellington_balbo@hotmail.com
Salvador, BA (Brasil)   

 

 
André Dias:
 

“Não podemos esquecer que a Casa Espírita é composta
de voluntários”

O presidente da Escola de Doutrina Espírita Caminho da Luz, de Salvador (BA), fala sobre os trabalhos realizados pela instituição
 

André Dias (foto), 56 anos, nasceu em Salvador (BA). Filho de pais espíritas, iniciou-se no movimento espírita quando criança; contudo, na juventude deixou de lado o ideal espírita para retornar ao movimento aos 23 anos.

Dinâmico, já atuou em diversas frentes de trabalho.

Atualmente preside a Escola de Doutrina Espírita Caminho da Luz, localizada no bairro Petromar, em Salvador. Foi para falar da Casa que preside e outros temas que André nos concedeu a entrevista que segue abaixo.

Como conheceu o Espiritismo?

Creio que os meus primeiros contatos com o Espiritismo aconteceram em vidas passadas, onde provavelmente deve ter sido plantada a semente dessa maravilhosa Doutrina. Na vida atual tive o privilégio de ter nascido através de pais espíritas. Lembro-me de que meu pai me levava às tardes para a União Espírita Baiana – Casa de Petitinga, no Terreiro de Jesus, no centro da cidade. Eu tinha sete anos de idade. Tenho até hoje uma foto feita no ambiente. Ele era o responsável pelo ambulatório, atendia nossos irmãos menos favorecidos e cuidava com muito amor e respeito daqueles que procuravam a Instituição. Hoje, como adulto, sinto-me um privilegiado. Essa passagem em minha vida me marcou muito devido ao altruísmo do meu velho pai. Fui evangelizado. A minha mãe, muito tranquila, espírita, uma leoa, cuidava de todos nós, nove irmãos.

Quais trabalhos você já desenvolveu na Casa Espírita?

Cursos, Atendimento Fraterno, Lares e Hospitais, Evangelho no Lar, Palestras, Área Mediúnica.

Como você passou por inúmeras frentes de trabalho, diga-nos a que mais lhe chamou atenção e por que razão?

Todas me chamaram a atenção. Cada uma com a sua peculiaridade. Cada uma tentando nos mostrar uma nova forma de viver a vida.

Cursos: Através dos cursos Doutrinários adquirimos conceitos que a Doutrina Espírita traz proporcionando reflexões profundas, nos sensibilizando, propondo-nos a ver a vida de uma forma diferente.

Atendimento Fraterno: É um verdadeiro aprendizado, creio que todas as pessoas que se propõem a ser cristãs deveriam passar por esse setor.
Lares e Hospitais: Setor que realmente nos sensibiliza devido aos sofrimentos que vivenciamos. Temos que exercitar a Piedade. É um aprendizado que nos proporciona o momento de valorar a vida.

Evangelho no Lar: Momento de colaborar com aqueles que têm o desejo de acrescentar um novo momento na sua vida individual e familiar.

Palestras: Vejo como um momento ímpar em poder contribuir levando o Evangelho aos corações daqueles que estão presentes no ambiente, que estão querendo ouvir algo que responda aos seus anseios.

Área Mediúnica: É um dos momentos que nos proporciona o entendimento sobre a reencarnação. É maravilhoso. É um mundo desconhecido, tênue, entretanto, quando tratado com o devido respeito, obtemos o respaldo do Mundo Maior.

Atualmente você é o presidente da Escola de Doutrina Espírita Caminho da Luz. Quantos anos tem essa Casa?

Em 16 de setembro de 2015 completou cinco anos.

Quais atividades realizadas na Casa?

Âmbito doutrinário:

Departamento Doutrinário: palestras públicas, cursos diversos (ESDE), seminários, atendimento fraterno, implantação do evangelho no lar, evangelização de crianças. Departamento Mediúnico: sessões mediúnicas, passes de energização, meditação, tratamento espiritual, cursos (estudo e prática mediúnica), seminários, passes diários. Âmbito doutrinário/social:
Departamento Social: distribuição de farnel, enxoval para gestantes, confecção e distribuição de sopa.

Âmbito administrativo e financeiro:

Administrativo: serviços gerais, livraria, cantina, brechó, compras, secretaria, recepção, eventos. Financeiro: contas a pagar, a receber, caixa, contabilidade.

Vocês estão na luta para construir a sede própria da Casa Espírita. O que tem feito para angariar fundos?

Eventos e doações.

Se alguém quiser realizar uma contribuição para a construção da nova sede, como deve proceder?

Indico procurar a Diretoria. Quanto à questão financeira, o contribuinte pode depositar sua contribuição na conta corrente da própria Instituição: CEF, agência 3871, oper. 003, conta 188-0.

Qual o tipo de trabalho que Irmã Arminda (Espírito) realiza no centro? Fale-nos um pouco sobre esse Espírito e seu trabalho.

Acredito que todos os trabalhos realizados na Instituição tenham a participação da Irmã Arminda, como dos outros Espíritos que compõem a Direção Espiritual, orientando-nos por meio da intuição ou de comunicações mediúnicas. Não temos ainda um histórico da Mentora.

Como você avalia o movimento espírita de Salvador?

Apesar da luta da FEEB (Federação Espírita do Estado da Bahia), avalio-o fragmentado, cada um dando o que é possível. Temos muitos confrades comprometidos com a verdade, muitos estudiosos dedicados com a implantação da Boa Nova nos corações. Porém, não podemos esquecer que a Casa Espírita é composta de voluntários. É um esforço hercúleo. É uma Doutrina nova, que trata, que cuida do Espírito, que traz consigo uma bagagem (atavismo) com conceitos altamente contaminados e contaminadores. Não nos esqueçamos de que somos egressos de religiões dogmáticas – ferramentas dominadoras e não esclarecedoras como a Doutrina Espírita, que segue o que o Cristo nos legou: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

Suas palavras finais.

O lema da nossa missão e visão:

Missão: exercer o que preconiza a doutrina espírita visando auxiliar na mudança individual do ser, como também do coletivo.

Visão: ser uma instituição voltada à excelência dos estudos da doutrina espírita.

"Amai-vos e Instruí-vos." "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita