WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 447 - 10 de Janeiro de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Johnys Cavalcante (Goiânia, GO)
Quinta-feira, 31 de dezembro de 2015 às 00:12:27
Boa noite, me chamo Johnys e estou pretendendo estudar em Dublin. Mas gostaria de continuar praticando e estudando o Espiritismo. Vou conseguir isso em Dublin?
Johnys
 

Resposta do Editor:

Sim. Funciona em Dublin Spiritist Society of Ireland [Sociedade Espírita da Irlanda]. Endereço: Lantern Centre, 17 Synge Street, Dublin 8, Dublin, Ireland. E-mail: spiritismireland@gmail.com/. Website www.spiritismireland.com

Para saber mais sobre o movimento espírita na Irlanda, sugerimos ao leitor que leia a reportagem publicada na edição 421 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano9/421/especial2.html

 


De: C. A. (Lima Duarte, MG)
Terça-feira, 29 de dezembro de 2015 às 12:00:22
Dia 28 de dezembro de 2015 fui à Casa Nina Ramos assistir a uma palestra sobre como é feito o passe com as mãos. Me senti muito bem, senti uma grande paz interior, pois de dois meses para cá estou com começo de depressão. Estou fazendo tratamento com um médico e passei a ir à Nina Ramos, pois penso eu que meu problema é mais espiritual. Sou uma pessoa calma e vejo tanta coisa errada e isso me machuca muito. Há tanta gente falsa que são verdadeiros lobos em pele de cordeiro que vivem rindo pra você, mas por trás querem te comer vivo. É isso que me magoa muito, pois não sei lidar com isso e então costumo me isolar em meu mundo íntimo, mas agora isso está me prejudicando bastante. Vocês podem me ajudar de alguma forma?
Muito obrigada pela atenção.
Fiquem com Deus e abraço de luz.
C. A.

Resposta do Editor:

Continuar o tratamento médico e participar da Casa Espírita, onde a prece, os passes e a orientação lhe farão imenso bem – eis o que sugerimos à leitora. Quando a alma se equilibra, tudo o mais se resolve. Seria também importante implantar em casa o chamado culto cristão no lar, cujos benefícios são por demais conhecidos. Caso a leitora não saiba como realizá-lo, alguém na Casa Espírita com certeza a orientará.

 


De: Ronaldo Silva Lopes (Laguna, SC)
Sábado, 2 de janeiro de 2016 às 22:00:47
Ouvi um comentário, na casa espirita, que ao se levar para casa a água fluidificada (numa garrafa, por ex.), quando a mesma estiver no final, que em casa se complete novamente tendo a mesma energia fluídica. Pergunto: Isso é correto, ao completar a garrafa não diluímos as concentração fluídica, ou melhor, em uma garrafa de 1 litro de água fluidificada, seu conteúdo colocada em uma de 5 litros esses mesmos 5 litros terão a mesma energia fluídica ou estará diluída?
Quais livros para pesquisas?
Obrigado e muita paz e que Deus abençoe pelo belíssimo trabalho de divulgação da Doutrina Espírita.
Ronaldo
 

Resposta do Editor

A informação citada pelo leitor circula realmente no meio espírita, mas não sabemos qual a sua fundamentação. O que sabemos, e certamente resolve a questão, é que as pessoas, diante de uma jarra d´água, podem, à noite, em sua própria casa, fazer uma prece e pedir ao protetores espirituais que magnetizem a água que será consumida no dia seguinte, renovando-se, portanto, a cada dia, o precioso líquido.

Sobre o tema água fluidificada sugerimos ao leitor que leia o texto que publicamos na seção O Espiritismo responde da edição 174. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/174/oespiritismoresponde.html 

 


De: Carlos Talma (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 31 de dezembro de 2015 às 17:23:06
Assunto: Especial 445 - A propósito do Natal
Caro confrade Felinto...
Jesus, nosso mestre maior sempre foi simples em seus ensinamentos.
Como um aprendiz do seu Evangelho redentor, devemos nos esforçar para praticar Seus ensinamentos, no dia a dia, de nossas vidas, por onde ainda tenhamos que passar, e através dessa grandiosa obra, levarmos o "amor" como meta maior do Seu Legado.
Somos vasos de barro, onde o Criador depositou uma fagulha do Seu divino e imenso amor por todos nós, suas criaturas, em busca da perfeição.
Jesus trouxe-nos os ensinamentos, a nós compete compartilharmos.
Muitas luzes abraçam-nos e nos iluminam.
Fraternalmente.
Talma

 


De: Maria de Abreu Cassemiro (Curitiba, PR)
Quarta-feira, 30 de dezembro de 2015 às 15:39:39
Queremos agradecer a toda a equipe desta revista que, além de trazer temas tão importantes, nos coloca em contato com o Espiritismo no mundo. Podemos saber o que acontece em outros países, isto é maravilhoso!
Um novo ano abençoado para toda a equipe e colaboradores! Tenho certeza que a espiritualidade que trabalha para Jesus na melhoria dos homens envolve a todos em muita paz!
Marina de Abreu

 


De: Vera Farto Castanho (Águas de São Pedro, SP)
Domingo, 3 de janeiro de 2016 às 15:23:27
Olá amigos, estou sendo questionada sobre Allan Kardec e gostaria de ter sua opinião sobre o que responder a este ataque ao codificador. Devo dizer que sou espírita há mais de 30 anos mas nunca tive que enfrentar opositores desse naipe. Podem me dizer como explicar isto? A matéria se encontra neste link: http://ocatequista.com.br/archives/9978
Agradeço pelo retorno.
Abraços fraternos.
Vera
 

Resposta do Editor

O assunto contido na mensagem acima é o tema da seção O Espiritismo responde publicado nesta mesma edição. Eis o link que remete diretamente à matéria: http://www.oconsolador.com.br/ano9/447/oespiritismoresponde.html

 


De: Gisela Alves Natal (São José dos Campos, SP)
Terça-feira, 5 de janeiro de 2016 às 15:24:35
Assunto: Especial 446 - Análise do livro Reencarnação no Mundo Espiritual
Li o artigo, mas voltarei a ler com mais calma. Concordo com o autor. Li alguns livros do "Dr. Inácio" e eles me causaram um certo mal-estar, mas como não sou uma estudiosa da Doutrina Espírita não conseguia enxergar os equívocos dessas publicações. Só sabia que não me traziam uma boa sensação. Isso para mim bastou para não ler mais. Considero necessário que esses esclarecimentos sejam divulgados mais fortemente junto ao meio espírita. Será útil para todos os movimentos espíritas. Sugiro ao autor também dar uma olhada na literatura do sr. Robson, que escreve sobre trevas e mais trevas.
Obrigada.
Gisela

 


De: Celso Vieira (Curitiba, PR)
Terça-feira, 5 de janeiro de 2016 às 11:40:07
Assunto: Especial 446 - Análise do livro Reencarnação no Mundo Espiritual
Indiscutível a irracionalidade deste que se diz espírito; realmente nos põe à prova que papel aceita tudo. Tenhamos dó deste que se diz emérito conhecedor da doutrina. Nem na terra nem no plano espiritual. É uma falta de critério que uma editora se preste a editar este contexto desconexo.
Celso

 


De: Jorge Leite de Oliveira (Brasília, DF)
Domingo, 3 de janeiro de 2016 às 21:50:08
Assunto: Especial 446 - Análise do livro Reencarnação no Mundo Espiritual
Excelente texto. Está na hora de os espíritas sérios e bem informados, como o douto articulista, desmascararem obras oportunistas de pseudoespíritos serem lançadas a público com tamanhos disparates. Ressalvo apenas o conceito de "tese absurda de que Chico foi a reencarnação de Kardec".
Recomendo a leitura da obra de conceituado magistrado espírita, que exerceu diversas vezes o cargo de presid. da Fed. Espírita Goiana e o considerável número de espíritas sérios que conviveram com o Chico e confirmaram a tese. O título da obra, que recomendo ler e meditar seriamente, é "A volta de Allan Kardec". Muitos discordam do que ali é afirmado, com base na diferença de personalidades, esquecidos de que quem reencarna é a individualidade e que personalidade vem de "persona", máscara, que o espírito adota temporariamente. De qualquer modo, o que é mais importante é que a obra de Chico preenche plenamente os requisitos de complemento do monumental trabalho de Kardec, conforme previsão constante em "Obras póstumas".
Quanto ao meu irmão Carlos Baccelli e todos aqueles que se aproveitam da ignorância alheia para ganhar fama e dinheiro com o Espiritismo, só posso lamentá-lo e recomendar aos espíritas que atentem para a recomendação do Espírito Erasto, contida n'O livro dos médiuns: "É preferível rejeitar dez verdades do que aceitar uma só mentira ou teoria errada", mas também há um alerta, se não me engano, do próprio Allan Kardec: "Na dúvida, abstém-te”.
Jorge Leite de Oliveira

 


De: José Casado (São Paulo, SP)
Domingo, 3 de janeiro de 2016 às 19:39:51
Assunto: Especial 446 - Análise do livro Reencarnação no Mundo Espiritual
Esclarecedores comentários! Que deixam de sobreaviso espíritas ainda em formação. Devemos estudar com afinco as obras da Codificação para não nos enganar.
Obrigado.
José Casado

 


De: Monika Fessl (São Paulo, SP)
Domingo, 3 de janeiro de 2016 às 15:48:11
Assunto: Especial 446 - Análise do livro Reencarnação no Mundo Espiritual
Temos que vibrar por estas pessoas ainda tão doentes da alma. Um dia esse orgulho cairá por terra. O Plantio é livre mas a colheita é obrigatória. Que Deus tenha misericórdia de todos.
Monika

 


De: Paulo Oliveira (Santos, SP)
Domingo, 3 de janeiro de 2016 às 09:39:56
Assunto: Especial 446 - Análise do livro Reencarnação no Mundo Espiritual
Parabéns pelo texto claro e direto.
É preciso que tomemos muito cuidado com as publicações ditas espíritas, trazidas por médiuns vaidosos e fascinados que não conseguem enxergar o ridículo e as loucuras que tentam trazer por via mediúnica.
Lembremos a advertência de João em sua epístola: "Não acrediteis em todos os Espíritos; mas provai que os Espíritos são de Deus".
Obrigado.
Paulo

 


De: Alexandre Fontes da Fonseca (Campinas, SP)
Sábado, 2 de janeiro de 2016 às 19:57:02
Assunto: Especial 446 - Análise do livro Reencarnação no Mundo Espiritual
Olá, todos,
Gostaria de parabenizar o Autor do primeiro artigo Especial de 2016!
Muitos de nós não dispõem de tempo e oportunidade suficientes para ler e avaliar todo o tipo de obra espírita que é lançada no mercado. Uma análise como a de Passini é do nosso maior interesse como espíritas sérios e conscientes de que o Espiritismo é, antes de tudo, uma Doutrina de fé raciocinada. Aquilo que foge da razão e do bom senso pode e deve ser repelido.
Jesus nos disse "Conhecereis a verdade e ela vos libertará" (Jo 8:32). Não é possível conhecer a verdade sem estudo, e estudar não é simplesmente ler o que é publicado por uma Editora espírita. Estudar é ler, interpretar o que lê, fazer comparações do que interpretou com o conhecimento humano da Ciência ou da Filosofia, e fazer comparações do que interpretou com o conhecimento fornecido pela Doutrina Espírita. Se nessas comparações perceber-se algum erro, alguma dúvida, algum conceito estranho, repelir sem receio. Se o que ler satisfizer essas comparações, e for algo bom para si e para o próximo, daí passar ao último passo do estudo: analisar como empregar aquilo que leu e é bom em sua vida.
Agradecemos mais uma vez pela análise de Passini. Ela nos mostra de modo simples que a obra analisada pode e deve ser repelida. Note que bons Espíritos jamais se magoam conosco ou nos amaldiçoam quando não entendemos e repelimos suas orientações. Mas Espíritos descompromissados com o bem fazem questão de amaldiçoar aqueles que não aceitam suas ideias. Só há perigo em aceitar teses e afirmações sem respaldo científico e doutrinário.
Bom estudo a todos!
Um abraço fraterno,
Alexandre

 


 

 


Envie sua mensagem diretamente ao nosso editor
no endereço:

aoofilho@oconsolador.com.br
 

 
 

Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita