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Editorial Inglês Espanhol    
Ano 9 - N° 444 - 13 de Dezembro de 2015
 
 

 
 

Por que é imperioso divulgar os ensinos de Jesus? 


Em face das críticas que vez por outra lemos ou ouvimos em nosso próprio meio, é bom lembrar os motivos pelos quais autores e instituições espíritas dão especial ênfase, em suas obras e programas, à divulgação dos ensinos trazidos por Jesus.

Antes de citá-los, é importante recordar o que Allan Kardec escreveu a propósito do advento do Consolador prometido por Jesus, consoante anotações feitas pelo evangelista João nos capítulos 14, 15 e 16 do Evangelho que leva seu nome.

Escreveu Kardec:


Dizendo: «Pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador», Jesus claramente indica que esse Consolador não seria ele, pois, do contrário, diria: «Voltarei a completar o que vos tenho ensinado». Não só tal não disse, como acrescentou: A fim de que fique eternamente convosco e ele estará em vós. Esta proposição não poderia referir- se a uma individualidade encarnada, visto que não poderia ficar eternamente conosco, nem, ainda menos, estar em nós; compreendemo-la, porém, muito bem com referência a uma doutrina, a qual, com efeito, quando a tenhamos assimilado, poderá estar eternamente em nós. O Consolador é, pois, segundo o pensamento de Jesus, a personificação de uma doutrina soberanamente consoladora, cujo inspirador há de ser o Espírito do Verdade.
 

O Espiritismo, como ficou demonstrado (cap. 1, nº 30), realiza todas as condições do Consolador que Jesus prometeu. Não é uma doutrina individual, nem de concepção humana; ninguém pode dizer-se seu criador. É fruto do ensino coletivo dos Espíritos, ensino a que preside o Espírito de Verdade. Nada suprime do Evangelho: antes o completa e elucida. Com o auxílio das novas leis que revela, conjugadas essas leis às que a Ciência já descobrira, faz se compreenda o que era ininteligível e se admita a possibilidade daquilo que a incredulidade considerava inadmissível. (A Gênese, cap. XVII, n. 39 e 40.) (O negrito é nosso.) 

Sabemos, obviamente, que a Igreja e as demais denominações cristãs não admitem o paralelo que Kardec estabeleceu entre a doutrina espírita e o Consolador prometido. Isso, porém, não nos importa. Não agimos, nem jamais agiremos, conforme desejam nossos detratores.

Com efeito, ainda que o advento do Espiritismo não fosse o cumprimento da promessa feita por Jesus, é inegável que ele preenche todas as condições registradas no Evangelho de João – e é exatamente daí que vêm determinadas características, assim como as razões pelas quais o Evangelho não poderia, como querem alguns, ficar à margem das cogitações espiritistas.

Ei-las, didaticamente expostas:

1º) O Consolador ficará eternamente convosco.

“Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece...” (João 14:15-17.)

2º) Ele vos ensinará todas as coisas e vos lembrará de tudo que vos tenho dito.

“Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito de Verdade, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:24-26.)

3º) O Consolador testificará de mim.

“Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas, agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai. Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” (João 15:24-26.)

4º) Eles vos guiará em toda a verdade.

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” (João 16:5-16.) (O negrito é nosso.)

À vista do exposto, não é difícil compreender por que os ensinos evangélicos e os grupos de estudo da doutrina espírita são elementos comuns nas atividades dos centros espíritas que se prezam e procuram agir segundo as diretrizes estabelecidas nas obras de Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita.



 
 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita