WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 441 - 22 de Novembro de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: S. A. (Buenos Aires, Argentina)
Segunda-feira, 16 de novembro de 2015 às 20:09:03
Boa tarde, eu quiero saber de meu filho morto; ele se suicido. Seu nome é M. (naceu em .../1986; morreu em .../2004).
Gracias.
S. A. 

Resposta do Editor: 

Em questões como a citada na carta acima, é importante que os pais se lembrem de que a oração é fundamental para o filho que partiu e para os familiares que aqui permanecem. Orando por ele, a família o ajudará muito, especialmente quando a causa da morte corpórea for o suicídio.

Sugerimos também que a leitora busque apoio numa instituição espírita de sua cidade, na qual poderá até ser possível, um dia, o contato com o filho amado.

Eis, para esse fim, o endereço da Confederación Espiritista Argentina [Confederação Espírita Argentina]: Sánchez de Bustamante 463 Buenos Aires; e-mail: ceaespiritista@gmail.com /; tel. (54) 11 4 8626314.

 


De: Domingos Antero da Silva (Limeira, SP)
Quinta-feira, 12 de novembro de 2015 às 11:00:01
Prezados Srs.
Tenho algumas questões que me intrigam nos estudos da Doutrina. Vou colocá-las aqui para que possam me ajudar à medida do possível:
1 - Temos visto, principalmente nos Estados Unidos, casos de crianças que pegam armas dos pais e assassinam outras crianças. Como foi um caso recente onde um menino atirou na amiguinha porque ela não o deixou brincar com ela. Qual o grau de responsabilidade desta criança em nível espiritual?
2 - Com o passar dos anos vemos que homens e mulheres assumem aproximadamente as mesmas responsabilidades na sociedade, disputam os mesmos trabalhos, muitos criam os filhos sozinhos etc. Livros espíritas nos informam que renascer como homem em algumas encarnações e como mulher em outras é para que o espírito passe pela experiência nos dois sexos. Tirando a questão da gestação, e com a modernidade colocando ambos os sexos em igualdade, que experiências seriam estas a serem adquiridas em um e em outro sexo?
3 - Na literatura espírita encontramos informações de que, dentre os exilados de Capela, os egípcios foi um dos povos que retornaram a Capela. Como pode isto ter ocorrido se os relatos bíblicos colocam os egípcios como o povo que escravizou e explorou os hebreus (povo escolhido para receber o Cristo) e era um povo de muitos deuses? Será que a escravização do povo hebreu foi uma estória e não história? O que propiciou a volta dos egípcios ao planeta Capela? Há literatura espírita sobre isto?
Desculpem-me esta "chuva" de dúvidas.
Atenciosamente,
Domingos Antero 

Resposta do Editor: 

Quanto às três questões formuladas pelo leitor, eis nossa resposta:

1 - Entendemos que uma criança não tem a maturidade e a consciência plenamente desenvolvida para responder por ações como a mencionada. Seus pais e os responsáveis pela criança, sim. Eles responderão com toda a certeza pela ação ou pela omissão que deu azo a tais fatos.

2 - O fato de homens e mulheres exercerem as mesmas funções no mundo em que vivemos não retira da condição feminina e da condição masculina as nuanças próprias a cada gênero, cuja experiência e aquisição, ao longo do processo evolutivo, são essenciais aos Espíritos. Eis um exemplo por todos sabido e por demais expressivo: só a mulher pode gestar e amamentar um filho, e dessa condição não escapam nem plebeias nem rainhas.

3 - A questão relacionada com os exilados de Capela é o tema da seção O Espiritismo responde da presente edição. Eis o link que permite acessar a matéria: http://www.oconsolador.com.br/ano9/441/oespiritismoresponde.html

 


De: Izabel Ferreira Figueiredo (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 12 de novembro de 2015 às 10:02:33
Se duas pessoas se amam, quando desencarnam pode haver reencontro espiritual?
Izabel 

Resposta do Editor: 

Sim. Ensina o Espiritismo que duas espécies há de afeição: a do corpo e a da alma, acontecendo com frequência tomar-se uma pela outra. “Quando pura e simpática, a afeição da alma é duradoura; efêmera a do corpo.” (O Livro dos Espíritos, questão 939.)

Na literatura espírita há muitos relatos acerca de casais que permanecem unidos pelos laços de amor, vivendo embora no chamado plano espiritual. O caso Ismália-Alfredo, narrado no cap. 17 do livro Os Mensageiros, de André Luiz, é um desses exemplos.

 


De: Airton Azevedo (Blumenau, SC)
Sexta-feira, 13 de novembro de 2015 às 11:48:35
Meu querido amigo, venho pedir-te ajuda. Trabalhei por mais de 20 anos em reuniões de desobsessão e passes. Durante este tempo, surgia, na palma da minha mão, manchas vermelhas como se fossem chagas. Hoje, depois de mais de um ano, não trabalho em casa alguma. Hoje lendo a mensagem do Chico, senti um arrepio enorme no corpo inteiro, e para minha surpresa, as chagas apareceram e, para minha surpresa, dela emanava um ar gostoso e de tranquilidade... Não sei se podes me ajudar a esclarecer o que é isto. Sei que tinha alguém ao meu lado que me dava a calma que eu sentia.
Um abraço.
Airton 

Resposta do Editor: 

Certamente o fato é de natureza psíquica, mas não conhecemos nenhuma obra ou relato que trate do assunto. Se algum leitor puder ajudar-nos, isso será bem-vindo.

 


De: Vera Albieri (Jandaia do Sul, PR)
Terça-feira, 10 de novembro de 2015 às 13:34:52
Assunto: Comunicado de mudança de endereço.
Sou assinante e mudei de endereço para uma reforma, por isso não estou recebendo.
Favor enviar para meu trabalho: Av. Getúlio Vargas, 363 Hotel Jandaia, em Jandaia do Sul PR CEP 86900-000.
Agradeço,
Vera 

Resposta do Editor: 

A comunicação acima já foi transmitida à direção do jornal “O Imortal”, do qual a leitora é assinante.

 


De: Luiz Guilherme Bionde (Regente Feijó, SP)
Terça-feira, 10 de novembro de 2015 às 20:04:00
Gostaria de informação onde posso adquirir AGENDA ESPIRITA 2016.
Luiz Guilherme 

Resposta do Editor: 

Várias editoras já estão divulgando a agenda espírita para 2016. Eis o link que remete a uma delas: http://www.editoraeme.com.br/agendas-2016.html

 


 

 
AVISO AO LEITOR

Dificuldades intransponíveis no tocante à utilização de e-mails para divulgação dos destaques semanais desta revista obrigaram-nos a modificar o esquema que até semanas atrás funcionou com regularidade.
    Em face disso, comunicamos a todos que os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, dia 21/11/2015, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

 

Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita