WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Livros - Lançamentos

Ano 9 - N° 430 - 6 de Setembro de 2015

JOSÉ CARLOS MUNHOZ PINTO
josecarlos@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
 
Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor,
os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.
As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.
Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.

A reencarnação tá na Bíblia
De Paulo Neto
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Esta obra, ora publicada no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria do estudioso espírita e escritor Paulo da Silva Neto Sobrinho, natural de Guanhães (MG), radicado atualmente em Belo Horizonte.

Formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Católica (PUC-MG), Paulo Neto ingressou no movimento espírita em julho de 1987, sendo autor dos livros A Bíblia à Moda da Casa; Alma dos animais: estágio anterior da alma humana?; Espiritismo, princípios, práticas e provas; Os Espíritos comunicam-se na Igreja Católica, e Racismo em Kardec?

A frase que dá título ao presente livro pode causar estranheza a alguns leitores, mas o autor, com base nos próprios textos bíblicos, nele nos demonstra que, de fato, a ideia da reencarnação se encontra nas Escrituras e basta afastar-nos um pouco da teologia tradicional para vê-la.

É algo inquestionável que a palavra reencarnação não é uma só vez citada na Bíblia, até mesmo porque ela surgiu em dicionário no ano de 1858 (dicionário inglês Shorter Oxford), cerca de um ano após Allan Kardec publicar a 1ª edição de O Livro dos Espíritos. Como se sabe, foi entre os séculos XVI e XVIII que surgiu, no Latim tardio, o termo erudito e acadêmico reincarnatio, reincarnationis, que, em seguida, passou para as línguas românicas e para o inglês. Em francês é "réincarnation".

Outra coisa, bem diferente, é dizer que a ideia da reencarnação não se encontra na Bíblia, pois é exatamente isso que é muito fácil encontrar, como o autor nos mostra com clareza na presente obra.

Por outro lado, ao longo dos tempos, ouve-se dizer que os judeus não acreditavam na reencarnação, o que não condiz com a verdade, pois o historiador Flávio Josefo (37 a 103 d.C.) a apresenta como crença dos fariseus. Tudo bem, pode-se até questionar que o conceito deles não é o que hoje se defende no Espiritismo, mas, no presente caso, o que mais importa é a ideia de voltar a uma nova vida aqui na Terra, uma crença generalizada entre os judeus, razão pela qual muitas pessoas acreditavam que Jesus era um dos antigos profetas ressuscitado, utilizando-se de um termo bíblico que, no contexto em que foi utilizado, tem o significado não de ressuscitado, mas de reencarnado, visto que Jesus fora visto criança e seus pais eram pessoas conhecidas de todos.


 


Inteiramente sobre a vida - 52 crônicas - Uma para cada semana do ano
De Cínthia Cortegoso
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Este livro, ora publicado pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Cínthia Cortegoso, de Londrina (PR), professora de Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês e Italiano. Colaboradora cultural da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, integra a equipe de redação da revista O Consolador.

A obra compõe-se de 52 crônicas, que são, como sabemos, textos breves que podem ser lidos a qualquer hora, sem dispensar a reflexão, a sensibilidade, a capacidade e o reconhecimento dos detalhes decisivos do dia a dia.

Reportando-se ao conteúdo da obra ora lançada, a autora escreveu: “Em Inteiramente sobre a vida, as observações são feitas respeitando o estágio de cada alma, no entanto, alertando-a sempre para as melhores possibilidades a serem vividas. O leitor poderá se identificar com muitas situações e personagens, em razão de que tudo já existe antes na vida e depois nas artes. Quando se observa algo no silêncio do coração, a análise é aprofundada levando a um possível aprendizado mais definitivo. E como a vida é contínua, há um infinito a se observar.” 

Quanto à finalidade dos textos que redigiu e incluiu em seu livro, ela esclarece: “Estas crônicas, com simplicidade, só desejam relembrar que somos muito além da materialidade e das paixões viciosas rodando em espaços apertados, estas crônicas só desejam relembrar que somos centelhas divinas e que a vida, criada por Deus, é a esplendorosa e mais linda dádiva, a nós, concedida.”

A capa desta obra foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, a quem agradecemos.


 


Meu marido é um alcoólatra
De Damião Borges Marins
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

De autoria de Damião Borges Marins, de Tupã (SP), a obra que ora publicamos é a segunda de uma série sobre alcoolismo do mesmo autor, da qual fazem parte o primeiro livro, Alcoolismo, “Cura”, através da conscientização, e Alcoolismo: as histórias que eles contam, que será, igualmente, oportunamente publicado pela EVOC – Editora Virtual O Consolador.

Na presente obra, seu autor traz-nos uma história fictícia, mas fundamentada em dados reais observados no cotidiano, em que narra a saga de uma jovem (Regina) desde seus quinze anos, seu namoro, seu casamento e toda a sua trajetória com um marido alcoólatra. O livro mostra ainda a redenção dessa jovem senhora com a sua libertação, diante dos ensinamentos da Doutrina Espírita.

No prefácio, escrito pela médica Elaine O. C. Aldrovandi, esta assim se manifesta:

“Não concordo com o nome alcoólatra porque ele pressupõe que aquele que usa o álcool o idolatra, pois alcoólatra significa idólatra do álcool. Não é o que se vê na prática. Melhor seria ‘álcool – adicto’, pois adicto quer dizer, em grego, escravo. O alcoolista é um escravo do álcool. Muitos tentam se livrar do vício, mas sucumbem a todas as tentativas. Um homem, ou uma mulher, que troca uma garrafa por uma família inteira, só pode ser um escravo, um servo subjugado ao seu senhor”.

A capa do livro foi gentilmente concebida e elaborada pelo artista plástico Giovani de Toledo Viecili, de Londrina (PR), a quem agradecemos.


 


A Senhora do Solar
De Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho / Espírito: Antônio
Editora - LÚMEN

Noeli teve uma existência de privações, em que enfrentou muitas dificuldades. Morava numa casa que se deteriorava, mas que antigamente fora uma bela residência, um solar. Por que nascera naquele lugar? Ela tinha visões do passado, recordava-se da época em que ali vivera como senhora, a senhora do solar. Mas, hoje, era pobre e vivia dos produtos de sua horta. Até que começou a fazer remédios e pomadas com ervas, curando muitas pessoas. Mesmo depois de sua morte, os pedidos de bênçãos e curas nãopararam, como se ela fosse uma santa. E como são feitos esses atendimentos na espiritualidade? O leitor saberá, ao ler este livro, do dedicado trabalho de tarefeiros que atendem em nome de Deus, Jesus, Maria ou santos, em diversos lugares distintos.Vamos compreender que, para atender um simples pedido nosso, o trabalho dos socorristas espirituais é imenso e, às vezes, mobiliza toda uma equipe em benefício do encarnado.


Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade - Vol. 3
De Carlos Eduardo A. Durgante e Paulo Rogério Aguiar
Editora -
FERGS

Esse livro é o fruto do anseio que todos temos em ampliar ainda mais a compreensão a respeito dos mistérios do transcendente, das leis Divinas, da pluralidade das existências da alma, da lei biológica da reencarnação, das enfermidades ou das deficiências transitórias, enfim, de muitas outras questões que acompanham o Homem desde a sua origem. Nessa “viagem” pelo conhecimento, o leitor já de inicio ficará sabendo um pouco mais sobre a relação da ciência com a religião ao longo dos tempos, e compreenderá que os saberes científicos e espirituais nunca deixaram de ser complemento um do outro, mesmo em tempos de entraves e contendas.


Dia a Dia com Chico e Emmanuel
De Francisco cândido Xavier / Espírito: Emmanuel
Editora -
GEEM

Neste livro bálsamos de esperança envolvem-nos o coração, com oportunas ponderações de Emmanuel. Apenas algusn minutos de leitura dessas ponderações serão suficientes para ligarmo-nos aos nossos Benfeitores Espirituais, que nos proporcionarão momentos de paz diárias.


Sementes do Evangelho, caridade
De Francisco cândido Xavier / Coordenador: Larissa Meirelles B. Silva
Editora -
FEB

Os comentários de Emmanuel sobre os versículos do Novo Testamento são como frutos amadurecidos da grande Árvore do Evangelho.Desses frutos, recolhemos algumas sementes como frases enfeixadas nesta obra singela, organizada em 5 volumes.O valor de cada uma está em seu potencial de despertar o Amor, a Caridade, a Fé, a Paz e o Trabalho.Recolhê-las no solo do coração será o primeiro passo para o crescimento dessas sementes, não importa o quão pequenas sejam.


Verdade e Amor
De Francisco cândido Xavier / Espírito: Diversos
Editora -
FEB

Verdade e amor é a segunda obra inédita, psicografada por Chico Xavier, fruto da parceria entre as editoras FEB e CEU. Esta obra apresenta 35 mensagens – entre poemas e prosas -, que nos trazem reflexões sobre perdão, preces aos desencarnados, mensagens de humildade e paciência, palavras de otimismo, entrevistas e textos poéticos, além de preciosas súplicas que levam a auxiliar‐nos uns aos outros, exercendo bondade e compreensão. Uma publicação na qual os Espíritos Emmanuel, Maria Dolores, Cornélio Pires, Júlio Monteiro, Luiz Mendes, Plínio Pereira, Epiphanio Leite, Irmão X, entre outros, levam‐nos ao genuíno significado da 
“VERDADE e do AMOR.A Verdade é Luz. Entretanto, o Amor é a própria vida.”


Redenção
De Zilda Gama / Espírito: Victor Hugo
Editora - FEB

O autor espiritual narra o intenso drama ocorrido no século XIX, vivido por Heloísa e Gastão Dusmenil, que se amam intensamente e sofrem a perseguição implacável do vingativo Ariel Hamed Concluindo que o Espírito imortal sobrevive à morte biológica e reencarna diversas vezes em busca da ascensão espiritual, esta grandiosa novela mostra ao leitor que a redenção é a conquista da felicidade por meio da reparação dos erros e crimes cometidos em existências passadas. Esta obra desenvolve ensinamentos sobre: Justiça divina; dogmas religiosos; expiações purificadoras; lei de causa e efeito; remorso; perdão; sonhos reveladores; proteção dos guias espirituais e a soberania do amor.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita