PÁGINA INICIAL

SAIBA MAIS FALE CONOSCO REVISTA O CONSOLADOR

 
 

 
   

A reencarnação tá na Bíblia

Paulo Neto


Esta obra, ora publicada no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria do estudioso espírita e escritor Paulo da Silva Neto Sobrinho, natural de Guanhães (MG), radicado atualmente em Belo Horizonte.

Formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Católica (PUC-MG), Paulo Neto ingressou no movimento espírita em julho de 1987, sendo autor dos livros A Bíblia à Moda da Casa; Alma dos animais: estágio anterior da alma humana?; Espiritismo, princípios, práticas e provas; Os Espíritos comunicam-se na Igreja Católica, e Racismo em Kardec?

A frase que dá título ao presente livro pode causar estranheza a alguns leitores, mas o autor, com base nos próprios textos bíblicos, nele nos demonstra que, de fato, a ideia da reencarnação se encontra nas Escrituras e basta afastar-nos um pouco da teologia tradicional para vê-la.

É algo inquestionável que a palavra reencarnação não é uma só vez citada na Bíblia, até mesmo porque ela surgiu em dicionário no ano de 1858 (dicionário inglês Shorter Oxford), cerca de um ano após Allan Kardec publicar a 1ª edição de O Livro dos Espíritos. Como se sabe, foi entre os séculos XVI e XVIII que surgiu, no Latim tardio, o termo erudito e acadêmico reincarnatio, reincarnationis, que, em seguida, passou para as línguas românicas e para o inglês. Em francês é "réincarnation".

Outra coisa, bem diferente, é dizer que a ideia da reencarnação não se encontra na Bíblia, pois é exatamente isso que é muito fácil encontrar, como o autor nos mostra com clareza na presente obra.

Por outro lado, ao longo dos tempos, ouve-se dizer que os judeus não acreditavam na reencarnação, o que não condiz com a verdade, pois o historiador Flávio Josefo (37 a 103 d.C.) a apresenta como crença dos fariseus. Tudo bem, pode-se até questionar que o conceito deles não é o que hoje se defende no Espiritismo, mas, no presente caso, o que mais importa é a ideia de voltar a uma nova vida aqui na Terra, uma crença generalizada entre os judeus, razão pela qual muitas pessoas acreditavam que Jesus era um dos antigos profetas ressuscitado, utilizando-se de um termo bíblico que, no contexto em que foi utilizado, tem o significado não de ressuscitado, mas de reencarnado, visto que Jesus fora visto criança e seus pais eram pessoas conhecidas de todos.

 

 

 

Faça o download gratuito
 

 
 

 
 

 

 
Sugerimos o formato PDF para leitura ou impressão total da obra.
 
Para impressão ou recorte parcial da obra o formato Word é mais indicado. Conforme a versão do Word utilizada pelo leitor, podem, contudo, ocorrer problemas que alterem a configuração original do livro.

Clique aqui e saiba como salvar este livro para leitura em outros aplicativos

 
 


Voltar à página anterior
 


EVOC - Editora Virtual
O Consolador