WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Livros - Lançamentos

Ano 9 - N° 429 - 30 de Agosto de 2015

JOSÉ CARLOS MUNHOZ PINTO
josecarlos@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
 
Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor,
os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.
As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.
Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.

A reencarnação tá na Bíblia
De Paulo Neto
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Esta obra, ora publicada no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria do estudioso espírita e escritor Paulo da Silva Neto Sobrinho, natural de Guanhães (MG), radicado atualmente em Belo Horizonte.

Formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Católica (PUC-MG), Paulo Neto ingressou no movimento espírita em julho de 1987, sendo autor dos livros A Bíblia à Moda da Casa; Alma dos animais: estágio anterior da alma humana?; Espiritismo, princípios, práticas e provas; Os Espíritos comunicam-se na Igreja Católica, e Racismo em Kardec?

A frase que dá título ao presente livro pode causar estranheza a alguns leitores, mas o autor, com base nos próprios textos bíblicos, nele nos demonstra que, de fato, a ideia da reencarnação se encontra nas Escrituras e basta afastar-nos um pouco da teologia tradicional para vê-la.

É algo inquestionável que a palavra reencarnação não é uma só vez citada na Bíblia, até mesmo porque ela surgiu em dicionário no ano de 1858 (dicionário inglês Shorter Oxford), cerca de um ano após Allan Kardec publicar a 1ª edição de O Livro dos Espíritos. Como se sabe, foi entre os séculos XVI e XVIII que surgiu, no Latim tardio, o termo erudito e acadêmico reincarnatio, reincarnationis, que, em seguida, passou para as línguas românicas e para o inglês. Em francês é "réincarnation".

Outra coisa, bem diferente, é dizer que a ideia da reencarnação não se encontra na Bíblia, pois é exatamente isso que é muito fácil encontrar, como o autor nos mostra com clareza na presente obra.

Por outro lado, ao longo dos tempos, ouve-se dizer que os judeus não acreditavam na reencarnação, o que não condiz com a verdade, pois o historiador Flávio Josefo (37 a 103 d.C.) a apresenta como crença dos fariseus. Tudo bem, pode-se até questionar que o conceito deles não é o que hoje se defende no Espiritismo, mas, no presente caso, o que mais importa é a ideia de voltar a uma nova vida aqui na Terra, uma crença generalizada entre os judeus, razão pela qual muitas pessoas acreditavam que Jesus era um dos antigos profetas ressuscitado, utilizando-se de um termo bíblico que, no contexto em que foi utilizado, tem o significado não de ressuscitado, mas de reencarnado, visto que Jesus fora visto criança e seus pais eram pessoas conhecidas de todos.


 


Inteiramente sobre a vida - 52 crônicas - Uma para cada semana do ano
De Cínthia Cortegoso
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Este livro, ora publicado pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Cínthia Cortegoso, de Londrina (PR), professora de Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês e Italiano. Colaboradora cultural da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, integra a equipe de redação da revista O Consolador.

A obra compõe-se de 52 crônicas, que são, como sabemos, textos breves que podem ser lidos a qualquer hora, sem dispensar a reflexão, a sensibilidade, a capacidade e o reconhecimento dos detalhes decisivos do dia a dia.

Reportando-se ao conteúdo da obra ora lançada, a autora escreveu: “Em Inteiramente sobre a vida, as observações são feitas respeitando o estágio de cada alma, no entanto, alertando-a sempre para as melhores possibilidades a serem vividas. O leitor poderá se identificar com muitas situações e personagens, em razão de que tudo já existe antes na vida e depois nas artes. Quando se observa algo no silêncio do coração, a análise é aprofundada levando a um possível aprendizado mais definitivo. E como a vida é contínua, há um infinito a se observar.” 

Quanto à finalidade dos textos que redigiu e incluiu em seu livro, ela esclarece: “Estas crônicas, com simplicidade, só desejam relembrar que somos muito além da materialidade e das paixões viciosas rodando em espaços apertados, estas crônicas só desejam relembrar que somos centelhas divinas e que a vida, criada por Deus, é a esplendorosa e mais linda dádiva, a nós, concedida.”

A capa desta obra foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, a quem agradecemos.


 


Meu marido é um alcoólatra
De Damião Borges Marins
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

De autoria de Damião Borges Marins, de Tupã (SP), a obra que ora publicamos é a segunda de uma série sobre alcoolismo do mesmo autor, da qual fazem parte o primeiro livro, Alcoolismo, “Cura”, através da conscientização, e Alcoolismo: as histórias que eles contam, que será, igualmente, oportunamente publicado pela EVOC – Editora Virtual O Consolador.

Na presente obra, seu autor traz-nos uma história fictícia, mas fundamentada em dados reais observados no cotidiano, em que narra a saga de uma jovem (Regina) desde seus quinze anos, seu namoro, seu casamento e toda a sua trajetória com um marido alcoólatra. O livro mostra ainda a redenção dessa jovem senhora com a sua libertação, diante dos ensinamentos da Doutrina Espírita.

No prefácio, escrito pela médica Elaine O. C. Aldrovandi, esta assim se manifesta:

“Não concordo com o nome alcoólatra porque ele pressupõe que aquele que usa o álcool o idolatra, pois alcoólatra significa idólatra do álcool. Não é o que se vê na prática. Melhor seria ‘álcool – adicto’, pois adicto quer dizer, em grego, escravo. O alcoolista é um escravo do álcool. Muitos tentam se livrar do vício, mas sucumbem a todas as tentativas. Um homem, ou uma mulher, que troca uma garrafa por uma família inteira, só pode ser um escravo, um servo subjugado ao seu senhor”.

A capa do livro foi gentilmente concebida e elaborada pelo artista plástico Giovani de Toledo Viecili, de Londrina (PR), a quem agradecemos.


 


As Colônias Espirituais e a Codificação
De Paulo Neto
Editora - ETHOS

Na busca de material sobre “A vida no mundo espiritual” visando apresentá-lo num dos módulos de estudos doutrinários no Grupo Scheilla – Centro Espírita Oriente, uma das tradicionais casas espíritas de Belo Horizonte, o autor percebeu que o tema é polêmico no meio Espírita. Em razão disso resolveu aprofundar um pouco mais, daí surgindo um texto, que agora é publicado o livro “As colônias espirituais e a codificação”. Solidificando sua certeza da existência delas, apresenta várias fontes, inclusive algumas anteriores à literatura André Luiz, diga-se de passagem. Cita, por exemplo, os pesquisadores e/ou estudiosos espíritas Léon Denis, Ernesto Bozzano, Sir Oliver Lodge, Athur Conan Doyle, Cairbar Schutel, Herculano Pires e Richard Simonetti. Aponta autores não espírita, que também, as citam em suas obras, entre eles, Pe. François Brune, Raymund A. Moody, Bill e Jude Guggenheim, Dr. Jeffrey Long e Dr. Eber Alexander III. Menciona oito médiuns que, em suas experiências particulares no estado de emancipação da alma, trazem notícias delas, e, finalmente, lista treze Espíritos que as citam, tendo considerado só um por médium. Tudo isso perfaz, ao todo, 34 fontes diferentes, das quais a metade é de fora do Brasil, acredita o autor que essa quantidade é significativa considerando que Kardec, na primeira edição de O Livro dos Espíritos, confessa que havia utilizado apenas dez médiuns. Lembra que Kardec disse: “O Livro dos Espíritos não é um tratado completo do Espiritismo; não faz senão colocar-lhe as bases e os pontos fundamentais, que devem se desenvolver sucessivamente pelo estudo e pela observação” (Revista Espírita 1866, IDE, 1993, p. 223), portanto, o fato de alguma coisa não estar citada na Codificação, não implica necessariamente dizer que ela não exista. Kardec foi mais longe afirmando que se a ciência provar que estamos errado em algum ponto, que o abandonemos e abraçamos a ciência. Estamos, diz o autor, infelizmente, tratando as obras da codificação como os crentes, de uma forma geral, tratam a Bíblia: um livro totalmente fechado e que contém TODA a revelação divina a humanidade.


Aos Que Amam - Mensagens e Contos de Amor Para Uma Vida de Paz
De Nelli Célia e Guaraci de Lima Silveira
Editora -
MYTHOS

Compostos de poemas inspirados por Auta de Souza, acompanhados de comentários de Neli Célia, e por contos psicografados por Guaraci, oferecendo ao leitor uma obra suave e repleta de reflexões.


Aprendendo a Viver no Presente
De Rossano Sobrinho Ferreira
Editora -
MYTHOS

Uma obra rica de detalhes e dicas para o despertar da potencialidade interior, especialmente no domínio das emoções e dos pensamentos buscando recursos na fonte inesgotável as saúde - inclusive com dicas específicas - e da alegria, essências humanaspresentes em todos nós.


Floresta Encantada
De Johanna Basford
Editora -
SEXTANTE

Enquanto colore os desenhos de flores, casas na árvore, animais e objetos mágicos, seu desafio é encontrar os nove símbolos especiais ocultos ao longo destas páginas. Eles destravam o portão do castelo, revelando seus mistérios. O que será que ele guarda? Traga à tona o artista que existe em você e divirta-se em uma jornada através desse universo deslumbrante.


Jardim Secreto
De Johanna Basford
Editora -
SEXTANTE

Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. Jardim secreto é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.


Jesus, o Intérprete de Deus - Vol. 5
De Adenáuer Novaes
Editora -
FUNDAÇÃO LAR HARMONIA

“Jesus está para a Humanidade assim como um farol significa para os barcos que navegam próximos da costa, apontando caminhos seguros para que prossigam suas viagens.”. Este quinto volume da série Jesus, o Intérprete de Deus, traz novas reflexões sobre as ?palavras contidas no Evangelho de Mateus segundo a interpretação do autor, levando o leitor a buscar e aprender mais sobre os ensinamentos daquele que continua vivo em nossos ?corações.?"?


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita