WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 421 - 5 de Julho de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Aparecido Paulo (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 24 de junho de 2015 às 09:19:19
Gostaria de saber e também obter alguns artigos publicados nesta revista sobre a nossa passagem pelo estágio ou vivência nos reinos mineral e vegetal. É possível isso? Abraços e obrigado pela atenção.
Aparecido Paulo 

Resposta do Editor: 

O tema citado pelo leitor já foi objeto nesta revista de inúmeros artigos e comentários, nem sempre concordantes. Eis alguns deles:

A alma dorme no mineral? (Paulo Neto)
-
http://www.oconsolador.com.br/ano5/233/especial.html

Do átomo ao anjo: a evolução do princípio inteligente (Ricardo Baesso de Oliveira)
-
http://www.oconsolador.com.br/ano6/259/especial.html

A evolução do Espírito no reino mineral (Alessandro Viana Vieira de Paula)
-
http://www.oconsolador.com.br/ano5/236/alessandro_vieira.html

Espírito e matéria ante a lei de evolução (Jorge Hessen)
-
http://www.oconsolador.com.br/ano7/315/especial.html

 


De: Luiz Domingues (Dourados, MS)
Segunda-feira, 29 de junho de 2015 às 08:52:57
Olá! Prezados amigos. Sou Luiz Domingues, coordenador da Web Rádio Portal da Luz. Temos um livro recebido pela psicografia, por minha esposa, para público infantil e gostaríamos de publicar na EVOC. Como fazemos?
Luiz Domingues 

Resposta do Editor: 

A primeira providência é enviar o original do livro, no formato Word, diretamente à Direção da EVOC. Eis o e-mail: aoofilho@gmail.com / Depois de examinar o texto, a EVOC manterá contato com a autora da obra.

 


De: N. C. (Cachoeirinha, RS)
Terça-feira, 23 de junho de 2015 às 15:18:57
Tenho um cachorro poodle preto há 7 anos. De uns tempos pra cá, não suporto mais este cachorro, ele me irrita tanto que às vezes acabo batendo nele, contra a minha vontade. Já rezei, pedi pra eu mesmo parar com isso. Por favor me ajudem, ele grita por qualquer coisa, é um inferno.
N. C. 

Resposta do Editor: 

Ocultamos o nome do leitor, a quem nos ocorre sugerir apenas duas coisas: 1.) levar o animal a um veterinário para poder entender o que o leva a gritar por qualquer coisa; 2.) procurar manter o controle e, ao invés de bater, orar a Deus pedindo ajuda para manter a calma e a paciência. Se houver alguma influência espiritual negativa que ocasione tais fatos, a oração será de inestimável valor.

 


De: Ricardo Baesso de Oliveira (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 27 de junho de 2015 às 16:00:54

Assunto: Edição 420 - Editorial  - Há vida em outros mundos?

Oportuno e lúcido o editorial da edição 420 sobre a vida no planeta Marte. Faltando-nos material doutrinário suficiente sobre o assunto, melhor deixarmos o tema a cargo dos pesquisadores que estudam a questão.
Ricardo Baesso

 


De: Manuel de Oliveira (Amora/Seixal, Portugal)
Segunda-feira, 29 de junho de 2015 às 07:02:14
Assunto: Especial 345 - Há mesmo vida fora da Terra?
Já há tempos vos escrevi sobre este tema versando sobre a pluralidade dos mundos habitados e é com imenso prazer que pela 1ª vez leio um artigo lúcido sobre este pilar do Espiritismo.
Sempre comunguei da firme convicção de que não podemos, não devemos, aceitar de mão beijada tudo o que nos é exposto sem que a nossa sensatez não filtre, sobre qualquer assunto, o que existe de racional ou não sobre o mesmo.
Há muitos anos passados, era eu um principiante das coisas do espírito, ao ler o delirante livro "A vida no planeta Marte e os discos voadores" (creio que era esse o nome do livro, de um médium que, se não me engano, dava pelo nome de Hercílio Maes) me deixou confuso entre o sim e o não, já que nessa altura (década de sessenta) a ciência não dispunha ainda do avanço dos nossos dias.
Muitos anos mais tarde, ao ler a Revista Espírita, na questão dos mundos habitados, constatei que o próprio Kardec revelava profusamente as formas de vida sobre os planetas que compõem o nosso sistema planetário. Nesse momento quase abandonei a doutrina pois já conheço, infelizmente e com abundância, as "verdades irrefutáveis" que tantos "profetas" do mercado vão espalhando sobre os crentes viciados nisso mesmo, as crendices.
Acontece que não ponho em questão a vida fora da esfera terráquea; pelo contrário, acredito piamente que só poderá ser assim e não o seu contrário. Posso até afirmar com convicção que acredito racionalmente que existe vida inteligente no universo muito embora a ciência ainda não tenha lá chegado.
Agora o que eu não admito é que qualquer médium me venha "dizer" delirantemente que Marte, Saturno, ou outro qualquer planeta deste sistema, tenha uma civilização uns mais adiantada que a nossa, outros precisamente o seu contrário.
Como dizia Kardec, teremos de ter sempre o máximo cuidado em separar a parte anímica do médium daquilo que vem do "outro" lado. Sem nunca ter assistido a nenhum trabalho espírita, não me é assim muito difícil perceber que isso se torna bastante difícil.
Porque me considero um espírito bastante lúcido e de mente aberta, não condenei Kardec a priori, pois compreendo que o mestre espírita, apesar do seu extremo cuidado em separar o trigo do joio, não tinha naquela altura as bases científicas de que hoje dispomos para compreender que o animismo foi na altura o mensageiro quiçá dos delírios mediúnicos que ele tinha ao seu dispor.
Sendo espírita convicto, nos meus setenta anos de vida neste planeta, o que de mais difícil se me tem deparado é precisamente separar o que realmente é "Divino" da fantasia anímica que o médium debita, não por maldade, mas sim por consequência natural do aparelho de que se serve, que é o seu organismo material.
Se nos meios espíritas verdadeiramente interessados na Verdade isso não for sempre posto em primeiro plano, então a prazo isso será o descrédito total e a doutrina será igual a tantas outras que por aí campeiam na nossa praça.
Sem mais, os meus fraternos cumprimentos a todos os seres de Bem.
Manuel de Oliveira

 


De: José Fernando da Silva (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 29 de junho de 2015 às 18:48:23
Olá. Recomendaram este site, e achei muito interessante. Por gentileza, sendo possível gostaria de receber em meus e-mails mais informações a respeito do site e das edições das revistas, ou mesmo receber a própria revista.
Muito obrigado pela gentileza e atenção.
José Fernando

 


De: Regilda Medeiros (Roterdã, Holanda)
Sexta-feira, 26 de junho de 2015 às 06:10:10
Desejo saber por que uma pessoa toma um gole de bebida e logo a seguir muda a personalidade, as feições e fica agressivo com os amigos. Dentro da visão espírita seria o quê? Grata. Aguardo orientação.
Fraternalmente,
Regilda Medeiros 

Resposta do Editor: 

A resposta à pergunta da leitora está sendo dada nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde.

Eis o link:  http://www.oconsolador.com.br/ano9/421/oespiritismoresponde.html

 


De: Carlos Alberto Pacheco Dias (Brasília, DF)
Segunda-feira, 29 de junho de 2015 às 12:16:46
Assunto: Especial 372 - Emmanuel e Abel Gomes falam de humanidades em Marte e Saturno
Nesta encarnação tive o privilégio de conhecer a Doutrina Espírita em 1962, num casebre de um velho pescador à margem esquerda do Rio Oiapoque - AP. Estudo essa bendita doutrina que me dá o sentimento que não sou o dono da verdade. Outras informações tenho consultado. Me sinto espírita cristão e, por isso, consulto também outros pensadores espiritualistas. Lembro-me aqui do livro de Ramatis, cujo título é “A Vida no Planeta Marte”, elaborado sob a forma de perguntas e respostas. Fora muitos artigos expondo opiniões de estudiosos do assunto, lembro dos "Exilados da constelação de Capela", que possibilitaram os fundamentos das origens dos povos que vieram habitar este planeta.
Um grande abraço fraternal ao brilhantismo dessa reportagem sobre outros mundos.
Carlos Alberto

 


De: Claiton de Freitas (Brasília, DF)
Quinta-feira, 25 de junho de 2015 às 15:00:54
Foi criado um canal no YouTube para falar sobre a arte espírita. O canal tem o objetivo de falar sempre de forma didática, buscando responder a perguntas como, quando, onde e por que fazer e divulgar e estudar a arte com Espiritismo, como manifestação do sentimento humano e veículo de educação do espírito.
O site que contém os episódios é: ArtEspirita.com.br / com T mudo e apenas um E.
Você encontra também os episódios também no site da TV Da FeB na parte de vídeos sugeridos - febtv.com.br
No site você encontra os roteiros usados nos programas e um material de apoio.
Curta, compartilhe, comente!!! Vamos divulgar a Arte Espírita.
Claiton

 


De: Eugênia Pickina (Indaiatuba, SP)
Domingo, 28 de junho de 2015 às 19:31:25
Assunto: Especial 420 - O Evangelho no Lar
Prezado Abel, parabéns pelo excelente texto. Muito didático e assertivo! Por favor, contribua sempre com sua rica escrita.
Abraços.
Eugênia

 


De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)
Quinta-feira, 25 de junho de 2015 às 07:42:49
Bom dia. Antes de mais nada quero parabenizá-lo pelo site “O Consolador”. Diante disso, queria saber do senhor a possibilidade de registrar nesse site meus comentários que desenvolvo das obras de André Luiz. São comentários simples mas acredito são escritos de coração. Caso esteja interessado, peço que entre em contato pelo e-mail aqui registrado. Tenha um bom dia juntamente com toda a sua equipe. Atenciosamente,
Aécio 

Resposta do Editor: 

Pedimos ao leitor que nos envie, por e-mail, alguns textos de sua autoria acerca das obras de André Luiz, a fim de que possamos conhecer seu trabalho. Eis o e-mail para contato: aoofilho@gmail.com

 


 

Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita