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Ano 7 - N° 315 - 9 de Junho de 2013

JORGE HESSEN
jorgehessen@gmail.com
Brasília, Distrito Federal (Brasil)

 
 

Jorge Hessen

Espírito e matéria ante a lei de evolução

A Doutrina Espírita preceitua que existem dois elementos gerais no Universo: “matéria e Espírito e, acima de tudo Deus”. (1) Emmanuel elucida que “pela vontade divina, condensou-se a matéria cósmica no Universo sem-fim. A matéria produziu a força, a força gerou o movimento, o movimento fez surgir o equilíbrio da atração e a atração se transformou em amor”. (2) Dessa maneira, identificam-se todas as dimensões da vida em face da lei de unidade estabelecida pelo Criador, considerando-se que na Terra “todos os movimentos de evolução material e espiritual se processaram, como até hoje se processam, sob o patrocínio de Jesus”. (3)

A fonte de energia para todos os núcleos da vida planetária é o Sol, isso é fato! e “todos os seres recebem a renovação constante de suas radiações através da chuva incessante dos átomos solares”. (4) Destarte, “as primitivas agregações moleculares obedeceram ao pensamento divino dos prepostos do Cristo, quando nas manifestações iniciais da vida sobre a Terra” (5) e, nos “primórdios da organização planetária, encontraram no protoplasma (6) o ponto de início para a sua atividade realizadora, tomando-o como base essencial de todas as células vivas do organismo terrestre”. (7)

Alguns concebem que nos seres inorgânicos tudo é “cego”, passivo, fatal; jamais se verifica “evolução”; não há mais que mudanças de estados na natureza intrínseca da substância. Argumentam que os minerais não têm forma própria, ao passo que os “seres vivos” possuem forma específica. Os seres brutos apresentam composição química simples, ao passo que a “substância viva” é complexa. Os minerais não apresentam um ciclo vital (não nascem e nem morrem) – sua duração é ilimitada. Mas acredito que nas atrações moleculares, ainda que não identifiquemos manifestações de espiritualidade, como princípio de inteligência, estou convencido de que “os fenômenos rudimentares da vida em suas demonstrações de energia potencial estão presentes em face da evolução da matéria em seus infinitos aspectos dimensionais”. Desse modo, a matéria “bruta” não é estanque e evolui.

Albert Einstein, a partir da Teoria da Relatividade, afirmou que matéria e energia são as duas faces de uma mesma moeda. A matéria é energia condensada e a energia uma forma de apresentação da matéria. Endossando essa tese, o Espírito Emmanuel, considerando o processo radioativo,  identifica a “evolução” da matéria, pois “é nesse contínuo desgaste que se observam os processos de transformação das individualizações químicas, convertidas em energia, movimento, eletricidade, luz, na ascensão para novas modalidades evolutivas, em obediência às leis que regem o Universo”. (8) A rigor, as individualizações químicas possuem a sua rota para obtenção das primeiras expressões anímicas, lembrando que na constituição das vidas, no reino vegetal e animal, encontramos os elementos minerais.

Há obviamente algumas controvérsias teóricas a respeito de quando o Princípio Inteligente se individualizaria; se tal ocorreria já a partir do reino mineral, ou somente a partir do reino vegetal. Uns defendem a primeira hipótese, outros sustentam a segunda tese. Junto-me à primeira corrente, respaldado em  Kardec  que explana: “se se observa a série dos seres, descobre-se que eles formam uma cadeia sem solução de continuidade, desde a matéria bruta até o homem mais inteligente”. (9)

Sobre a questão da individualização, essa situação não se confunde com a criação “individual” do Princípio Inteligente, apenas diz respeito ao seu estado de particularização. O termo empregado na Codificação significa aquilo que o Ser (princípio) agregou de experiências para que ele pudesse literalmente ser identificado, quanto a outros seres da criação, como um indivíduo. Porém, quanto à “consciência do eu” (que é um estágio avançado, mais elaborado e aperfeiçoado da individualização), somente se dá no estágio do “reino hominal”, pois que, anteriormente, a inteligência permanecia em estado latente, nos reinos imediatamente anteriores. A propósito disso, Kardec diz que “a alma dos animais (...) conserva sua individualidade; quanto à consciência do eu, não. A vida inteligente lhe permanece em estado latente”. (10)

No universo da vida organizada (ser orgânico) sabe-se haver um princípio especial, ainda inapreensível e que ainda não é bem definido pelos estudiosos: o Princípio Vital. Presente no ser vivente, inexiste nos minerais. “É um estado especial, uma das modificações do Fluido Cósmico Universal, pela qual este se torna princípio de vida.” (11) O Princípio Vital é um só para todos os seres orgânicos, mas modificado segundo as espécies. É força motriz da estrutura orgânica e “ao mesmo tempo em que o agente vital estimula os órgãos, a ação deles [dos órgãos] mantém e desenvolve a atividade do agente vital, quase do mesmo modo como o atrito produz o calor". (12) É importante considerar que, apesar de ser matéria diferenciada, distinta dos níveis, digamos, materiais, tal origem não invalida a matriz celular do fluido vital, principalmente por seu papel diferenciado e intermediário. 

O princípio vital forma um terceiro elemento constituinte do universo? 

Como dissemos, Espírito e matéria são dois elementos constituintes do Universo. O Princípio Vital formaria um terceiro? Não! Pois trata-se de um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas ele mesmo tem sua fonte na matéria primordial modificada. “É um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio que, entretanto, não são elementos primitivos, embora tudo isso proceda de um mesmo princípio.” (13)  Será que realmente a vitalidade é um atributo permanente do agente vital ou apenas se desenvolve pelo funcionamento dos órgãos? A rigor, esse agente sem a matéria não é a vida: “é preciso a união das duas coisas para produzir a vida. Infere-se disso que a “vitalidade está em estado latente, quando o agente vital não está unido ao organismo”. (14)

Para haver vida orgânica é preciso existir o protoplasma, componente das células, formado principalmente por proteínas. Na Terra, só pôde surgir a vida orgânica no momento em que, na atmosfera, por meio das descargas elétricas, uniram-se metano, amônia, água e hidrogênio, formando-se os primeiros aminoácidos. (15) Eles se combinaram, formando proteínas, as quais se aglomeraram nos coacervados (16) e destes originaram as células. Todas as células têm cromossomos e ADN, que não existem nos minerais. O fluido universal, combinado com a ação do elemento inteligente, é responsável pela coesão e as qualidades gravitacionais da matéria. Lembremos aqui que a inteligência é um atributo essencial do espírito (17), que por sua vez é o elemento inteligente do universo, individualizado, com moralidade própria, embora reconheça que “a natureza íntima do elemento inteligente, fonte do pensamento, escape completamente às [atuais] investigações”. (18) 

A mônada 

Há os que se dedicam ao estudo da mônada (19). Segundo alguns, vertida do plano espiritual sobre o plano físico, a mônada atravessou os mais rudes crivos da adaptação e seleção, assimilando os valores múltiplos da organização, da reprodução, da memória, do instinto, da sensibilidade, da percepção e da preservação própria, penetrando, assim, pelas vias da inteligência mais completa e laboriosamente adquirida, nas faixas inaugurais da razão. (20)

O ponto principal do pensamento de Leibniz é a teoria das mônadas. É um conceito neoplatônico, que foi retomado por Giordano Bruno e que Leibniz desenvolveu. As mônadas (unidade em grego) são pontos últimos se deslocando no vazio. Leibniz chama de enteléquia e mônada a substância tomada como coisa em si, tendo em si sua determinação e finalidade. Para Leibniz, a mônada significa substância simples, ativa, indivisível, de que todos os entes são formados. Segundo o filósofo, todos os seres são constituídos por substâncias simples entre as quais reina uma harmonia preestabelecida.

O Espírito André Luiz explica melhor dizendo que a mônada é “o Princípio Inteligente em suas primeiras manifestações”, isto é, na primeira fase de evolução do ser vivo “germes sagrados dos primeiros homens”. (21) Trabalhadas “no transcurso de milênios, pelos operários espirituais que lhes magnetizam os valores permutando-os entre si, sob a ação do calor interno e do frio exterior, as mônadas exprimem-se no mundo através da rede filamentosa do protoplasma”. (22) 

O éter 

Evoco de passagem, na discussão dos princípios (material e espiritual) aqui expostos,  o éter, termo que significa a substância que os cientistas acreditavam que existia em todo o universo, mas sem massa, sem volume e indetectável, pois não provocaria atrito. Os físicos do séc. XIX sabiam que a luz tinha natureza ondulatória, e imaginavam portanto que essa deveria precisar de um meio para propagar-se (daí o éter). Para o Espírito Emmanuel o éter é quase uma abstração, um fluido sagrado da vida, que se encontra em todo o cosmo; fluido essencial do Universo que, em todas as direções, é o veículo do pensamento divino. 

Agente  vital:  causa ou efeito? 

Não há consenso entre alguns pontos próprios como tampouco há um entendimento por parte da maioria dos espíritas sobre o fluido vital. Seria uma propriedade da matéria, um efeito que se produz quando a matéria se encontra em determinadas circunstâncias? Lembremos que os seres orgânicos têm em si uma força íntima que produz o fenômeno da vida, enquanto essa força dure. Para Kardec o fluido vital “é criado pelo metabolismo corporal”. (23) Segundo essa maneira de ver, o Princípio Vital não seria mais do que uma espécie particular de eletricidade, denominada eletricidade animal, que durante a vida se desprende pela ação dos órgãos e cuja produção cessa, quando da morte, por se extinguir tal ação. No entanto, como  vimos acima,  os Espíritos discutem o assunto e apontam que o Princípio Vital é uma transformação da matéria primordial do Universo – o Fluido Cósmico Universal. 

Princípio inteligente e evolução 

Em face da escala evolutiva da inteligência, Léon Denis afirma que “na planta, a inteligência dormita; no animal, sonha; só no homem acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente; a partir daí, o progresso, de alguma sorte fatal nas formas inferiores da Natureza, só se pode realizar pelo acordo da vontade humana com as leis Eternas”. (24) Por outro lado, a Doutrina Espírita explica que as diferentes espécies de animais não procedem intelectualmente umas das outras, mediante progressão. Nesse tópico nem todos pensam a mesma coisa a respeito das relações que existem entre o homem e os animais. Segundo alguns, o Espírito só alcança o período de humanidade após ter sido elaborado e individualizado nos diferentes graus dos seres inferiores da Criação; segundo outros, o Espírito do homem teria sempre pertencido à raça humana, sem passar pela experiência animal. O primeiro desses sistemas tem a vantagem de dar um objetivo ao futuro dos animais, que formariam assim os primeiros anéis da cadeia dos seres pensantes; o segundo está mais de acordo com a dignidade do homem. (25)

“Assim, o espírito da ostra não se torna sucessivamente o do peixe, do pássaro, do quadrúpede e do quadrúmano.” (26) Cada espécie constitui, física e moralmente, um tipo absoluto, cada um de cujos indivíduos haure na fonte universal a quantidade do Princípio Inteligente que lhe seja necessário, de acordo com a perfeição de seus órgãos e com o trabalho que tenha de executar nos fenômenos da Natureza, quantidade que ele, por sua morte, restitui ao reservatório donde a tirou.

O Princípio Inteligente gastou, desde os vírus e as bactérias das primeiras horas do protoplasma na Terra, “milhões de séculos, a fim de que pudesse, como ser pensante, embora em fase embrionária da razão, lançar as suas primeiras emissões de pensamento contínuo para os Espaços Cósmicos”. (27) Emanam do mesmo Princípio Inteligente a alma dos animais e do homem, com a diferença que a do homem passou por uma elaboração que a coloca acima da que existe no animal, elaboração essa feita numa série de existências que precedem o período de Humanidade. (28)

“Uma tese que os Espíritos rejeitam de maneira mais absoluta é a da transmigração da alma do homem para os animais e vice-versa.” (29) Entre os Espíritos há divergência quanto às origens da alma do homem e dos animais, acreditando alguns que o Espírito do homem teria pertencido sempre à raça humana, sem passar pela fieira animal. Segundo essa linha de pensamento, cada espécie constituiria, física e moralmente, um tipo absoluto, cada um haurindo da fonte universal a quantidade do Princípio Inteligente que lhe seja necessário. (30)

Identificamos, porém, alguns pontos doutrinários apontando para a tese da elaboração progressiva do Princípio Inteligente a partir do reino mineral, passando pelo reino vegetal, animal, até finalmente individualizar-se como Espírito, quando passa a encarnar somente no reino hominal, continuando sua ascensão na escala do progresso intelectual e moral, através de encarnações sucessivas, com a finalidade de atingir o máximo grau de perfeição relativa (somente Deus detém a perfeição absoluta).

Entre as espécies orgânicas dotadas de inteligência e de pensamento, há uma que é dotada de um senso moral especial que lhe dá uma incontestável superioridade sobre as outras: é a espécie humana. Aí o fluido vital funciona como um sistema energético que age como um intermediário entre o perispírito e o corpo físico durante a reencarnação, e é o que dá vitalidade à matéria.

Quando o Espírito tem de encarnar num corpo humano em vias de formação, um laço fluídico, que mais não é do que uma expansão do seu perispírito, o liga ao gérmen que o atrai por uma força irresistível, desde o momento da concepção. À medida que o gérmen se desenvolve, o laço se encurta. Sob a influência do princípio vito-material do gérmen, o perispírito, que possui certas propriedades da matéria, se une, molécula a molécula, ao corpo em formação, donde o poder dizer-se que o Espírito, por intermédio do seu perispírito, se enraíza, de certa maneira, nesse gérmen, como uma planta na terra. Quando o gérmen chega ao seu pleno desenvolvimento, completa é a união; nasce então o ser para a vida exterior. “Por um efeito contrário, a união do perispírito e da matéria carnal, que se efetuara sob a influência do Princípio Vital do gérmen, cessa, desde que esse princípio deixa de atuar, em consequência da desorganização do corpo. Mantida que era por uma força atuante, tal união se desfaz, logo que essa força deixa de atuar. Então, o perispírito se desprende, molécula a molécula, conforme se unira, e ao Espírito é restituída a liberdade. Assim, não é a partida do Espírito que causa a morte do corpo; esta é que determina a partida do Espírito.” (31) 

Conclusão 

O Princípio Espiritual estagiou por todos os reinos desde a sua criação, tanto que é um dos elementos fundamentais e constitutivos dela; porém, se individualizou após o conhecimento das leis da mesma criação, de como elas atuam, inclusive as de atração, coesão e outras que vigoram nos primários reinos, incluindo o mineral.

Em tese não há que se falar qual dos dois (Princípio Inteligente ou Princípio Material) foi criado primeiro. Filosoficamente falando, para alguns,  “se o  Princípio Inteligente foi criado perfectível, e, para isso, tem de atuar na Matéria, deduz-se que ele foi criado como uma individualidade para atuar (imediatamente) no primeiro reino da natureza [matéria por excelência], e, a partir dali, ganhar experiências que o tornariam identificável no futuro”. (32)

O progresso é a lei da natureza. A essa lei todos os seres da criação, animados e inanimados, foram submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo se engrandeça e prospere. Segundo Allan Kardec “tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia, de que o vosso espírito limitado ainda não pode abranger o conjunto”. (33)

Constata-se assim a aceitação geral – “tanto por autores encarnados como também pelos Espíritos de escol que nos transmitem seus ensinamentos por via mediúnica –  da teoria da dualidade: Elemento Espiritual/Elemento material criados simultaneamente por Deus, sendo que o Elemento Espiritual, desde suas primeiras manifestações, acumula sempre as experiências adquiridas em seu trajeto até o estado de Espírito, sem jamais retrogradar, enquanto que a matéria – criada para a manifestação do Elemento Espiritual que a dirige –  pela sua própria natureza está sujeita às transformações, que incluem, nos três reinos, o nascimento, crescimento, decrepitude e morte com a consequente destruição (assim entendida como retorno aos elementos constitutivos), para dar origem a novas formas manifestadas pelo Espírito em sua trajetória rumo à Perfeição”. (34)

 

Referências bibliográficas: 

(1) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000, Questão 27

(2) Xavier, Francisco Cândido. O consolador, ditado pelo Espírito Emmanuel , Rio de Janeiro: Ed. FEB, questão 21

(3) Idem questão 265

(4) Idem questão 10

(5) Idem questão 12

(6) Toda a substância ou mistura de substâncias em que se manifesta a vida nas suas características de metabolismo, reprodução e irritabilidade

(7) Xavier, Francisco Cândido. O consolador, ditado pelo Espírito Emmanuel , Rio de Janeiro: Ed. FEB, questão 6

(8) Idem questão   9

(9) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000, Introdução, item XVII

(10) Idem questão 607

(11) Idem questão 598

(12) Kardec, Allan. A Gênese, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2001

(13) Idem

(14) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000, Questão  64

(15) Aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre si de maneira característica. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre.

(16) Coacervado é um aglomerado de moléculas proteicas envolvidas por moléculas de água, em sua forma mais complexa. Essas moléculas foram envolvidas pela água devido ao potencial de ionização presente em alguma de suas partes. Acredita-se, portanto, que a origem dos coarcevados (e consequentemente da vida) tenha se dado no mar.

(17) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000, Questão  24

(18) Allan Kardec, Revista Espírita, ano: 1866 páginas 78 e 79. Editora EDICEL

(19) Ser formado pela união do princípio inteligente e seu corpo mental, imperecíveis, integrantes e inseparáveis um do outro, qualquer que seja o mundo em que viva e o grau evolutivo em que se encontre

(20) Xavier, Francisco Cândido e Vieira Waldo.  Evolução em Dois Mundos, ditado pelo Espírito André Luiz, capítulo III , Rio de Janeiro: Editora FEB, 1977

(21) Idem

(22) Xavier, Francisco Cândido. O consolador, ditado pelo Espírito Emmanuel , Rio de Janeiro: Ed. FEB, questão 20

(23) Kardec, Allan. A Gênese, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2001

(24) DENIS, Léon. O problema do ser, do destino e da dor, Rio de Janeiro: 21ª ed. Ed.  FEB, 1999, às pág. 122/123

(25) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000, Questão 613

(26) Idem questão  613

(27) Xavier, Francisco Cândido e Vieira Waldo.  Evolução em Dois Mundos, ditado pelo Espírito André Luiz, capítulo III , Rio de Janeiro: Editora FEB, 1977.

(28) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000, Questões 606/607

(29) Idem questão 613, Comentários

(30) Idem questão 222

(31) Kardec, Allan. A Gênese, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2001

(32) Kardec, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000, Cap. III, item 19, Progressão dos Mundos, Santo Agostinho-Espírito - 1864

(33) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000, Nota de Kardec à questão 540, e RE, 1860, julho, pg. 226, p. 2º, item 8.

(34) Cf. Joel Matias, artigo “Considerações a Respeito do Princípio Material e Princípio Inteligente” Publicado no Boletim GEAE Número 440 de 02 de julho de 2002.


 


 
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