WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 419 - 21 de Junho de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Neusa de Fátima Filomeno (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 15 de junho de 2015 às 14:01:57
Como devo falar com a pessoa com mal de Alzheimer?
Neusa 

Resposta do Editor: 

Entendemos que devemos proceder de modo natural com as pessoas que enfrentam o mal de Alzheimer, como se depreende dos vários textos já publicados em nossa revista, como, por exemplo, o constante da seção O Espiritismo responde da edição 270 – http://www.oconsolador.com.br/ano6/270/oespiritismoresponde.html

Eis outros textos sobre o tema que sugerimos sejam lidos pela leitora:

O Espiritismo responde n. 143
http://www.oconsolador.com.br/ano3/143/oespiritismoresponde.html

Alzheimer e o Espiritismo: algumas considerações
http://www.oconsolador.com.br/ano7/322/especial.html

Sobre o tema sugerimos também a leitura dos seguintes livros:

1) O Silêncio dos Domingos - de Lygia Barbiere Amaral, publicado pela Editora Correio Fraterno;

2) Lembranças Adormecidas - O Paciente com Mal de Alzheimer - de Kátia Ortega, publicado pela Editora Conhecimento.

 


De: P. M. (Panambi, RS)
Terça-feira, 9 de junho de 2015 às 09:08:15
Olá, gostaria de saber se eu tivesse levado meu marido ao médico, ter desconfiado que estaria tendo um infarto, se ele estaria vivo ainda. Ele faleceu dormindo, um dia após estar sentindo-se com mal-estar, sem dor, que desconfiamos ser dengue. Não consigo me conformar, imaginando que, se eu o tivesse levado ao médico, poderia estar entre nós ainda.
Obrigada.
P. M. 

Resposta do Editor: 

Por razões óbvias, ocultamos o nome da leitora, a quem só podemos dizer que nenhuma pessoa tem condições de responder à sua dúvida. O que sabemos, porque assim nos ensina o Espiritismo, é que chegada a hora da morte corpórea de uma pessoa, de um modo ou de outro, ela ocorrerá. Ao invés de cultivar remorso por uma suposta falha, a leitora deve cultivar esperança de que um dia reencontrará o ente amado, com a certeza de que a morte significa tão somente mudança de endereço daquele que partiu, sem prejudicar de forma alguma o sentimento de amor, de afeto e de carinho que o unia aos familiares que por aqui ficaram. Oração e otimismo, em casos assim, só farão bem a todos, principalmente ao marido que se encontra na pátria verdadeira, onde um dia todos nós nos reuniremos.

 


De: Dorivan Nascimento dos Santos (São José do Rio Preto, SP)
Quinta-feira, 11 de junho de 2015 às 11:21:32
Gostaria de saber se aí no Centro tem psicografia. Se tiver, em que dias e como agendar. Pela atenção, obrigada.
Dorivan 

Resposta do Editor: 

Esta revista não é vinculada a centro espírita nenhum e, portanto, não realiza atendimentos do tipo mencionado na mensagem acima.

 


De: Roberto Taborda (Faxinal, PR)
Sexta-feira, 12 de junho de 2015 às 10:08:03
Parabéns pelo Site! muito bom mesmo.
Que o Mestre Jesus ilumine todos os integrantes desse trabalho maravilhoso.
Abraço. Muita paz.
Roberto

 


De: José Ribamar Santos Pastor (São Luís, MA)
Quarta-feira, 10 de junho de 2015 às 19:16:04
Qual a diferença entre: Espírito com E maiúsculo e espírito com é minúsculo?
José Ribamar 

Resposta do Editor: 

A pobreza da linguagem é que levou Allan Kardec a grafar com inicial maiúscula a palavra que identifica os seres inteligentes da Criação, ou seja, os Espíritos. Se a referência for a um dos elementos gerais do Universo, escreve-se: espírito, com inicial minúscula. Na prática, esse procedimento nem sempre é observado pelos escritores, médiuns e articulistas.

 


De: Cosme Rabelo (Poço Verde, SE)
Domingo, 14 de junho de 2015 às 19:09:51
Site muito bom.
Parabéns.
Cosme

 


De: G. I. (Taubaté, SP)
Quinta-feira, 11 de junho de 2015 às 16:15:17
Tenho amizades que não são amizades verdadeiras; estas pessoas frequentam mesa branca e centros espíritas por aí, e outros lugares, e já fizeram muitos trabalhos e oferendas pra me atrapalhar. Quero colocar os nome delas pra mediação urgente. (seguem vários nomes). Gostaria que fossem desfeitos estes trabalhos pra me prejudicar e que estas pessoas parassem de me olhar com desdém, ódio e inveja.
Grato
G. I. 

Resposta do Editor: 

Esta revista não é vinculada a centro espírita nenhum e, portanto, não realiza atendimentos do tipo mencionado pelo leitor. Ademais, é bom que se esclareça: nos centros espíritas não se fazem trabalhos, despachos, oferendas ou algo semelhante com objetivo de prejudicar pessoas. Quem conhece centro espírita comprometido com a orientação de Allan Kardec ou com as obras psicografadas por Chico Xavier sabe bem a respeito disso.

 


De: Eduardo Gonzales (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 9 de junho de 2015 às 09:05
Bom dia.
Escrevo para perguntar-lhe o seguinte: Será mesmo que a vida em Marte pertence a uma outra dimensão? Você pode citar o trecho de algum livro psicografado, que diga isso?
Você acredita na NASA? Eu não, porque se ela estivesse dizendo a verdade, Maria João de Deus e Humberto de Campos estariam mentindo, e Chico Xavier e seu Guia Espiritual Emmanuel estariam mistificando.
Os espíritas não acreditam que haja vida inteligente em Marte como dizem, os livros de Chico Xavier -- da mesma maneira que a Terra é habitada --, por causa do que a NASA e a ESA (agências espaciais) publicam sobre esse planeta? Você acredita nos robôs, nos laboratórios, que a NASA disse ter colocado na superfície de Marte ou acredita na narrativa de Maria João de Deus e de Humberto de Campos?
Se a vida física de Marte não fosse conforme a conhecemos, isto nos seria avisado por Maria João de Deus e Humberto de Campos. Você não acha?
Se não existisse realmente nada nos outros planetas do Sistema Solar, que não pudéssemos constatar, -- depois de muitos anos passados -- os Espíritos já nos teriam dito: Não há nada neles que vocês possam ver. Para vocês eles parecerão desérticos, sem nenhuma vida.
O Espiritismo afirma, através da psicografia de Chico Xavier, que existe vida física em Marte, conforme a conhecemos. O que a NASA divulga sobre os outros planetas do nosso sistema solar, não diz respeito ao que os Espíritos devam ou não ensinar. O Espiritismo não está sujeito aos poderes deste mundo. Veio com o compromisso de restaurar o Evangelho, revelando a verdade: "Na casa de meu Pai, há muitas moradas."
Para que o Espírito apresentasse uma visão distorcida da vida em Marte, Emmanuel, que supervisionava todas as comunicações apresentadas pelas mãos de Chico Xavier, teria que ter se deixado enganar. Neste caso, não só Emmanuel como, também, Chico Xavier, Humberto de Campos e o mentor espiritual, que o acompanha na viagem a Marte. Isto poderia ter acontecido? Para mim, nenhuma chance, mas há quem acha que não.
Vai ser impossível provar que Emmanuel e Chico Xavier foram mistificadores ou comparticiparam direta ou indiretamente de uma mistificação ou, ainda, que Chico psicografou, assessorado por Emmanuel, seu Guia Espiritual, um conto de ficção científica.
Segundo a DE, os Espíritos encarnados, em Marte, são inferiores evolutivamente aos encarnados na Terra.
Nesse caso, a DE está contra o que a Ciência ensina: o planeta Marte é desértico. Nele, não existe vida. É isso? Se não podemos percebê-los, é porque são feitos de diferente matéria, segundo a mesma DE! Com isso, o Espiritismo justifica o desmentido, feito ao que as agências espaciais dizem. E essa justificativa está de acordo com o que a Ciência ensina. É isso?
Você pode me explicar essa questão?
Os espíritas aceitam teses --  na verdade ainda não passam de lucubrações de alguns cientistas em relação à existência de mundos paralelos --, que são apenas ficção científica, porque não foram provadas cientificamente para serem aceitas como verdadeiras nos meios acadêmicos. Os espíritas não aceitam que a vida material, em Marte, é como a conhecemos, só porque as agências espaciais dizem que, nesse planeta, não existe vida, mesmo sabendo que há fortes evidências de que esses centros de pesquisa espacial estejam omitindo informações e encobrindo a verdade.
Acesse este link:  http://www.forumespirita.net/fe/pluralidade-dos-mundos-habitados/frei-beto-e-a-pluralidade-dos-mundos-habitados/30/  No "Responder #30 e #31 deste tópico, é provado, através do que está escrito nos livros "Cartas de Uma Morta" e "Novas Mensagens", que a NASA mente, encobrindo a verdade do público. Participe do debate neste link   http://www.forumespirita.net/fe/pluralidade-dos-mundos-habitados/vida-em-outros-mundos/165/ e nos brinde com os seus conhecimentos a respeito desse assunto. Observação: leia o "Responder #186" da página 13.
Um grande abraço,
Eduardo (Equipe Espírita Regenera) 

Resposta do Editor:

Sobre o tema vida em Marte, o que podemos dizer é que não só Emmanuel, Humberto de Campos e Maria João de Deus falaram sobre o assunto. Allan Kardec também. A informação quanto ao nível evolutivo da civilização marciana é a única divergência entre o que Kardec transmitiu e o que os outros autores disseram. No tocante, porém, à afirmação de que a NASA fraudou fotos e informações por ela divulgadas, eis um tema delicado que necessitaria de provas contundentes que é preciso sejam mostradas com clareza pelas pessoas que fazem tal acusação à Agência Espacial Americana.

Sobre o tema sugerimos ao leitor que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 54 de nossa revista. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano2/54/oespiritismoresponde.html

 


Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita