WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 418 - 14 de Junho de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Ronildo G. (João Pessoa, PB)
Quarta-feira, 3 de junho de 2015 às 23:03:16
A Bíblia foi realmente divinamente inspirada, conforme alegam a maior parte dos religiosos, e que dizem que ela é isenta de erros?
Ronildo
 

Resposta do Editor: 

O que pensamos acerca da Bíblia está sintetizado no editorial “Será a Bíblia perigosa?” publicado na edição 48 desta revista, que o leitor pode ler clicando neste link: http://www.oconsolador.com.br/48/editorial.html - e no texto constante da seção “O Espiritismo responde” da edição 277, que pode ser acessado a partir deste link: http://www.oconsolador.com.br/ano6/277/oespiritismoresponde.html

Eis dois outros textos importantes que publicamos sobre o assunto:  

1) Teria a Bíblia inspiração divina?
http://www.oconsolador.com.br/ano3/112/especial2.html

2) Pode o cristão fazer reparo à Bíblia?
http://www.oconsolador.com.br/ano5/251/editorial.html

 


De: Antonio S. Barros (Macaé, RJ)
Quinta-feira, 4 de junho de 2015 às 10:40:45
Tenho assistido a vários programas pela rede Mundo Maior e gostaria de me aprofundar mais nos conhecimentos da Doutrina Espírita.
Antonio
 

Resposta do Editor: 

Quando uma pessoa, neófita em matéria de Espiritismo, deseja aprofundar-se no conhecimento da doutrina, dois são os caminhos sugeridos. Primeiro: ler as obras básicas de autoria de Allan Kardec, começando pelo livro “O que é o Espiritismo”. Segundo: integrar-se em um grupo de estudos na casa espírita, algo que em Macaé é bem fácil, dado o número de instituições espíritas existentes na cidade.

 


De: G. M. (Faria Lemos, MG)
Segunda-feira, 8 de junho de 2015 às 23:58:08
É um pedido ou melhor, preciso de ajuda. Tento sempre me conter e não ficar nervosa, mas quando percebo já estou a discutir, defendendo pessoas que mais tarde usam destes argumentos, dizendo inclusive que eu as fiz fazer ou falar aquilo, mas que na realidade o que eles querem é se dar bem em todas as situações... Pelo amor de Deus me ajude. Meus filhos já não querem mais saber de mim por causas dessas ajudas que dou...
G. M.
 

Resposta do Editor: 

Ocultamos, por motivos óbvios, o nome da leitora que nos enviou a mensagem acima. Esclarecemos, no entanto, que esta revista não é vinculada a nenhum centro espírita e, portanto, não presta atendimentos como o solicitado. Em casos assim, o interessado deve procurar uma instituição espírita, onde as preces, as vibrações, os passes e os estudos podem ajudar de forma efetiva os que passam por situações como a mencionada pela leitora.

 


De: Airton Azevedo (Blumenau, SC)
Domingo, 7 de junho de 2015 às 03:09:55
Assunto: Edição 417 – Quem é Joanna de Ângelis?
Só um esclarecimento. A Joana de Cusa, lá em Cafarnaum, quando foi procurar Jesus, Ele, ao recomendar que ela continuasse com o marido, já estava se preparando para transmitir o ensinamento que foi incluído na parte inicial do capítulo 22 do Evangelho segundo o Espiritismo?
Um abraço.
Airton
 

Resposta do Editor: 

Para que os leitores entendam a pergunta contida na mensagem acima, o ensinamento referido pelo leitor diz respeito à indissolubilidade do casamento, no qual Kardec transcreveu esta frase atribuída a Jesus: “Não separe, pois, o homem o que Deus juntou” (Mateus, cap. XIX, vv. 3 a 9).

Entendemos que sim, que Jesus recomendou a Joana que fizesse o que todas as pessoas deveriam, em igual situação, fazer. O Mestre foi apenas coerente com o que disse ou diria ao público em geral, consoante as anotações feitas por Mateus.

 


De: E. C. (Saquarema, RJ)
Segunda-feira, 8 de junho de 2015 às 21:42:22
Peço oração de desobsessão para... Ambos estão com depressão. Peço oração para..., desencarnada há um ano.
E. C.
 

Resposta do Editor: 

Ocultamos, por motivos óbvios, o nome do leitor e das pessoas citadas na mensagem acima. Esclarecemos, no entanto, que esta revista não é vinculada a nenhum centro espírita e, portanto, não faz atendimentos como o solicitado pelo leitor. Em casos assim, o interessado deve procurar uma instituição espírita, onde as preces, as vibrações, os passes e os estudos podem ajudar de forma efetiva os que passam por processos semelhantes.

 


De: Marta Bitencourt (Porto Alegre, RS)
Sexta-feira, 5 de junho de 2015 às 16:39:43
Assunto: Edição 416 - O que o Espiritismo tem a ver com as crianças índigo?
Boa tarde!
Quem se interessar poderá ler A NOVA GERAÇÃO: A VISÃO ESPÍRITA SOBRE CRIANÇAS ÍNDIGO E CRISTAL, autores Divaldo Franco e Vanessa Anseloni, Livraria Espírita Alvorada Editora, ed. 2007.
Marta

 


De: Carmen Lucia do Nascimento (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 7 de junho de 2015 às 16:13:23
Estive em Santiago do Chile e não encontrei um centro que falasse nossa doutrina. Vamos divulgar, amigos.
Carmen

 


De: Ana Knispel (Florianópolis, SC)
Domingo, 7 de junho de 2015 às 05:50:17
Assunto: Resposta ao Artigo "Humildade".
Jesus é o referencial incomparável que sabia distinguir entre HUMILDADE E FARISAÍSMO JUDAICO. Infelizmente, no meio religioso impera a "humildade farisaica", e a vemos claramente de uma forma acentuada no Espiritismo. A falta de humildade no ME é reflexo do comportamento réprobo de lideranças, que se ufanam com seus títulos e cargos de Autoridade, promovendo a segregação social através de grupos fechados ou divididos por associações acadêmicas. Temos um exemplo recente, de um "pesquisador e Tradutor dos Novo Testamento" espírita, que ao se promover e alcançar o cargo de "palestrante internacional", comercializa seus seminários e demais "obras doutrinárias" apenas para sócios que possuem assinatura no Canal Virtual da Organização, por meio de pagamento via Cartão Internacional. Vemos claramente a intenção de fomentar a segregação social ao lermos os comentários de seus seguidores, uns reclamando que não conseguem acesso por não possuir cartão internacional e outros, por sua vez, se exibem por "serem aceitos" como sócios... Sem contar que alguns destes "idolatrados salve salve egocêntricos" prometem disponibilizar "estudos" ou seminários on-line para o público não associado e não cumprem, deixando claro que seu "conhecimento doutrinário espírita" custa caro... rs.
Para que o Espiritismo possa se considerar o Cristianismo Redivivo, primeiramente, começando pelas lideranças, devem praticar a HUMILDADE na sua essência e não uma humildade hipócrita, pra inglês ver. Com certeza, Jesus e nem os apóstolos discursavam em palanques sobre humildade (pelo contrário, Jesus chamava na cara dura os fariseus de raça de víboras, hipócritas, sepulcros caiados) e nem faziam "encontros fraternos" em hotéis de luxo, locais turísticos elitizados e nem vendiam o Evangelho para custear passeios turísticos... Paz!
Ana

 


De: Jefferson Almeida (Paulista, PE)
Domingo, 7 de junho de 2015 às 14:56:17
Bom dia! Primeiramente.
Eu estava procurando saber minha vida passada, e pesquisei na internet um monte de coisas e tal. E fui dormir. Nunca mais tive sonhos, mas esses pareceram reais. Foram três sonhos. O primeiro foi em uma guerra onde eu era um soldado ou capitão onde tentava escapar e matar alguns combatentes e eu parecia estar na segunda guerra mundial. Segundo sonho: eu entrava em uma porta e tinha um caminho luminoso, e o terceiro eu indo para praia. Sonhos totalmente loucos e sem nexos kkk, mas se alguém souber interpretar me informem, por favor.
Obrigado.
Jefferson

 


De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Domingo, 7 de junho de 2015 às 17:32:40
Assunto: Especial 417 - Alguém tem um tempo aí?
Boa tarde, prezado Senhor escritor Paulo Oliveira. Li teus escritos em voz alta e venho dizer da satisfação que tive toda vez que encontro escritos com sabor de poesia. Sinto-me no dever de agradecer pela oportunidade que me proporcionaste pelo conteúdo e pela precisão, inclusive no marítimo!
Prezado Astolfo Olegário de Oliveira Filho. A impressão que tenho é de ter assistido a entrevista da Senhora Maria José Bergamo e lamento pelo seu desencarne, razão pela qual encaminho para seus familiares meus pêsames.
Abraços fraternais
Reinaldo

 


De: Roberto Dornellas (Sales Oliveira, SP)
Sexta-feira, 5 de junho de 2015 às 22:48:41
Assunto: Especial - Edição 290 - Raul Teixeira, um homem no mundo
Rezamos pela total recuperação do Raul Teixeira. Que Deus o abençoe.
Roberto

 


De: Altemir Brehm (Caxias do Sul, RS)
Sexta-feira, 5 de junho de 2015 às 21:09
Assunto: Edição 366 – O Espiritismo responde
Boa noite, Sr. Editor.
Estou entrando em contato para agradecer seu oportuno esclarecimento a respeito da posição do mestre querido prof. HERCULANO PIRES sobre a questão exposta:
- É comum vermos aqui no Brasil o nome de J. Herculano Pires associado a eventos promovidos por confrades que divulgam o pensamento laico, segundo o qual o Espiritismo não seria uma religião. Afinal, Herculano Pires também tinha esse pensamento? Que é que ele escreveu sobre o assunto? http://www.oconsolador.com.br/ano8/366/oespiritismoresponde.html
Sou espírita apenas há 10 anos e com muito esforço e dedicação estou junto com poucos familiares à frente do GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS HERCULANO PIRES.
O grupo está em fase de organização e aguardando reforma de sala para as atividades e sem dúvida até início de 2016 iniciaremos os estudos.
Neste tempo venho colhendo com dedicação e muito empenho material amadurecido para a estruturação dos moldes de estudos e trabalhos que vamos implantar.
Com muita alegria e carinho temos o prof. HERCULANO PIRES (nosso homenageado) como foco principal nos estudos e trabalhos. Seguir seus passos é a nossa meta.
Devo muita gratidão ao prof. HERCULANO PIRES por sua lucidez, maturidade, responsabilidade e coragem à frente dos estudos aprofundados da DOUTRINA ESPÍRITA por ele ensinados. Seus livros sem dúvida me libertaram e por isso tenho muito respeito e fidelidade ao mestre HERCULANO PIRES.
Aqui perto de minha cidade, a 200 km, temos (instituição) confrades espíritas laicos, que realmente denominam-se arreligiosos, ou seja, negam ou não valorizam o aspecto religioso do Espiritismo.
Fui a um fórum do livre pensar espírita ano passado e achei muito bacana, pessoas bem cultas e dedicadas, porém quase todos sofrendo com um tipo de alergia ao aspecto do Espiritismo como religião. Isso penso ser um exagero e meio novidadeiros, como esclarece o professor Herculano Pires.
Entendo perfeitamente que todos nos trazem uma visão bem bacana no estilo alerta para com o lado ruim das religiões, mas a visão do Espiritismo sem religião proposta por eles é realmente muito drástica.
Por outro lado temos uma legião de espíritas (igrejeiros, com todo respeito às igrejas, mas de conceito errôneo roustanguista) que fazem do Espiritismo a nível nacional "ajustes" quase que litúrgicos ao Espiritismo erradamente.
Assim sendo, consigo ver o lado bom e o lado ruim de ambas as propostas (laico e religioso tradicional estático), mas vejo também que ambas as propostas estão confusas e complicadas.
Graças a DEUS, sou aluno do prof. HERCULANO PIRES que, para mim, é sem dúvida bom senso, coragem amor e trabalho no bem. Tenho certeza de sua visão da doutrina equilibrada igual a Kardec (aspectos científico, filosófico e religioso).
O problema é que gostaria de usar este slogan para o GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS HERCULANO PIRES: CIÊNCIA - FILOSOFIA E RELIGIÃO. Peço sua opinião se posso usar assim o termo sem causar constrangimentos maiores à população, haja vista a confusão que gera a palavra religião em seu aspecto, primeiro como forma estática, à qual todo mundo está acostumado a entender.
Em suma, de primeiro momento vai parecer muito simplório, irão me questionar... Mais um grupo de estudos, mais uma religião e fatalmente irão se opor à tese da doutrina espírita dizendo que Espiritismo não é religião.
Para quem conhece o prof. HERCULANO PIRES, sabe realmente o que seja o correto aspecto da religião espírita, mas para os mais neófitos ou mais cientificistas "laicos" ira parecer uma contradição.
O que o amigo pensa? Uso os termos CIÊNCIA - FILOSOFIA E RELIGIÃO no slogan do grupo ou não?
Antes de tudo muito obrigado por estimada contribuição.
Saúde e alegrias.
Atenciosamente,
Altemir Brehm
 

Resposta do Editor: 

O que José Herculano Pires escreveu sobre a natureza religiosa do Espiritismo é bastante claro e bem conhecido, tal como foi explicado no texto mencionado pelo leitor. Em face disso, consideramos perfeito o slogan pretendido. Ele se ajusta muito bem à visão que o saudoso professor tinha acerca da doutrina codificada por Allan Kardec.

 


De: Claudia S. (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 3 de junho de 2015 às 21:42:49
Hoje na reunião mediúnica aconteceu um fato com uma das médiuns que surpreendeu a todos. Enquanto fazia um desenho guiada por um Espírito, recebia a mensagem psicofônica de outro. Só na terceira mensagem psicofônica este se identificou com o desenho que era feito durante as outras comunicações. Como se explica esse fato? Onde posso encontrar maiores esclarecimentos para o grupo?
Grata de antemão.
Claudia
 

Resposta do Editor: 

O assunto contido na mensagem acima será tratado oportunamente em nossa revista, quando então a leitora será devidamente cientificada.

 


De: Mário Sergio Tanus (São Paulo, SP)
Terça-feira, 2 de junho de 2015 às 11:30:43
Assunto: A data mencionada: 20/07/2019.
Vendo, novamente, o vídeo da maior audiência da TV brasileira, o Programa Pinga Fogo, da extinta TV Tupi, com a participação do nosso querido Chico Xavier, observei a citação a data referida, sobre a qual faço algumas considerações.
Quando o homem esteve na Lua, com os astronautas Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins, pisando pela primeira vez no solo lunar em 20/07/1969, consta que houve uma reunião interplanetária guiada por Cristo, sobre a definição da preparação da Terra para conviver em um Mundo de Regeneração, todavia constatou-se também que ainda não havia chegado a época, e foi dado mais 50 anos de tolerância para o Homem encontrar a paz e evitar a terceira guerra mundial.
Estamos próximos dessa data, menos de 5 anos, e o mundo, apesar das vicissitudes de seus habitantes, tem evitado o mal pior, a terceira guerra; caso ocorresse não haveria vencedores, pois o arsenal mundial com as ogivas declaradas no mundo daria para acabar com a Terra 80 vezes.
A esperança de vivermos - a partir desta data - em mundo de Regeneração é grande e factível, podendo sermos ajudados por outras civilizações mais velhas e adiantadas, estreitando o contato, em uma troca de necessidades entre os povos interplanetários.
Com a nossa mudança do padrão vibratório buscando melhorar como ser humano, também, e, por conseguinte, mudando o padrão vibratório do nosso planeta, as crianças que estão nascendo nestas décadas por aqui serão os condutores do Planeta Terra para o mundo de Regeneração.
Vamos neutralizar a nossa capacidade hostil com os semelhantes, buscando nossa reforma íntima e nos colocarmos preparados para mundo de uma Nova Era que se aproxima, com mais Amor e Caridade em nossas ações.
Chico chamou de Família Universal quando previu o contato, ao interpretar a mensagem de Jesus "Há muitas moradas na casa de meu Pai", imaginando a Terra integrante da Comunidade Planetária.
Assim, decorridos esta moratória de 50 anos, estejamos preparados, para nossa transformação e a transformação da humanidade, com a convivência do Amor.
Muita paz e até breve,
Mário Sergio Tanus

 


Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita