WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 398 - 25 de Janeiro de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Alfredo Zavatte Filho (Botucatu, SP)
Sábado, 17 de janeiro de 2015 às 13:23:02
Caros amigos, boa tarde.
Paz e bênçãos a vocês e todos os seus.
Sou trabalhador de uma Casa Espírita, onde trabalho com grupo de desobsessão há mais de 30 anos e atuo também no auxílio fraterno àqueles que buscam a casa para o conforto de que necessitam. Tenho duas questões que nunca vi mencionadas na literatura espírita, pelo menos dentro de minhas limitações, de tudo o que já li e sei sobre a doutrina.
Essas questões são:
1 - Tenho conhecimento que alguns Centros Espíritas fazem trabalhos de desobsessão, porém sem manter nenhum contato com o obsidiado, ou seja, não há nenhuma conversa prévia com o obsidiado ou familiares sobre qual o problema a ser tratado, e não há o trabalho de Auxílio Fraterno, onde este seja orientado à modificação a outras atitudes salutares, que irão beneficiá-lo para seu reequilíbrio. Melhor explicando: Na minha opinião só há motivo para haver trabalho de desobsessão, para ajudar o espírito se esclarecer e o obsidiado trabalhar para sua modificação. Se não houver modificação do obsidiado, dificilmente o obsessor deixará de atuar. Para que haja um trabalho dentro dos moldes da codificação, há a necessidade da modificação do obsidiado, fazendo a sessão de desobsessão. Sem orientar o obsidiado a modificar-se através da prece, bons pensamentos, ouvir palestras, beneficiar-se através dos passes, fica um trabalho sem um foco principal que é a melhora do obsidiado. De que vale fazer um trabalho de desobsessão, sem a devida orientação ao obsidiado à modificação, tão importantes para ambos (obsessor e obsidiado)?  Com a orientação, numa conversa prévia, alertando o "devedor" (obsidiado) à modificação e este em se modificando, o "cobrador" (obsessor) não tem mais motivos para a perseguição. O obsessor, ao constatar a mudança de comportamento do obsidiado, é levado à conscientização de que não há mais motivo para prosseguir no assédio.
2 - A segunda pergunta é: Pode/deve um orientador (doutrinador) de trabalhos de desobsessão que trabalha no Centro "A" ir trabalhar como orientador no Centro "B" no mesmo dia? Por exemplo: o orientador trabalha numa terça-feira até às 18h na Casa Espírita "A" e nesse mesmo dia (terça-feira) ele vai, às 20h, trabalhar também como orientador na casa "B". E se for em dias diferentes? Queremos deixar claro que não somos contra um orientador (doutrinador) ir ajudar um grupo recém-formado num Centro que está iniciando seus trabalhos de desobsessão, mas sim de Centros que já desenvolvem esse trabalho há muitos anos.
Aguardo a orientação que muito me ajudará para meu aprendizado.
Abraço fraterno.
Alfredo
 

Resposta do Editor:

O leitor tem razão com relação aos dois assuntos. Para o êxito do trabalho de desobsessão é indispensável a modificação moral do paciente. Em vista disso, é importante que haja na instituição espaço para que o paciente possa receber a orientação necessária quanto à parte que lhe compete no tratamento desobsessivo.

Quanto à segunda pergunta, parece-nos claro que o dirigente ou orientador de um Grupo Mediúnico não deve participar de outro grupo mediúnico, salvo se for por algum tempo e a título de cooperação a uma equipe recém-formada.

Como o tema é importante, será ele tratado oportunamente na seção O Espiritismo responde de nossa revista, quando então o leitor será devidamente cientificado.

 

De: Elisama Tomásia Alves (Poços de Caldas, MG)
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 às 20:04:47
Gostaria de saber a opinião, baseada pela doutrina, em casos onde somos roubados? mesmo sendo honestos, como se portar diante de tal situação se perder a paz de espírito?
Obrigada pela atenção!
Deus te abençoe!
Elisama
 

Resposta do Editor: 

Ante situações como a citada pela leitora e quaisquer outras ainda mais difíceis ou perturbadoras, lembramo-nos de uma frase escrita por André Luiz, na qual ele diz que na vida o mais importante não é aquilo que nos acontece e sim o modo como reagimos. A frase se encontra no texto intitulado “O mais importante”, constante do cap. 22 do livro Na Era do Espírito, de autoria de Francisco Cândido Xavier, J. Herculano Pires e Espíritos diversos.

Eis um trecho do texto a que nos referimos:

“Provavelmente você estará atravessando longa faixa de provações em que o ânimo quase que se lhe abate.

Crises e problemas apareceram.

Entretanto, paz e libertação, esperança e alegria dependem de sua própria atitude.

(...)

Evite as complicações de rebeldia e inconformidade, ódio e inveja, egoísmo e desespero que apenas engrossarão o seu somatório de angústia.

Mudanças, aflições, anseios, lutas, desilusões e conflitos sempre existiram no caminho da evolução. Por isso mesmo, o mais importante não é aquilo que aconteça e sim o seu modo de reagir.”

Comentando o assunto, Herculano Pires escreveu:

“(...) André Luiz considera como o mais importante o modo de reagir da criatura diante das vicissitudes da vida. Essas dificuldades agem sobre o homem como consequências do passado, mas é através da sua maneira de reagir que o homem vai superar o passado e abrir novas perspectivas para a sua vida no presente e no futuro. Se reagir mal continuará enleado no seu carma. Se reagir bem libertar-se-á dele. Nosso comportamento, portanto, diante das questões mais graves que o mundo nos propõe é o que vai decidir o nosso destino. Poderíamos querer mais ampla liberdade do que essa, a de construir por nós mesmos o nosso futuro?”

 

De: R. G. (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 13 de janeiro de 2015 às 17:37:25
Gostaria de saber qual o meu anjo da guarda.
Nasci em 18/01/1958 às 18h.
R. G.
 

Resposta do Editor: 

Omitimos o nome da leitora, por motivos óbvios, procedimento que adotamos toda vez que o assunto é de natureza pessoal.

Quanto à solicitação feita, eis uma informação que ela mesma pode obter, se isso for possível, nos encontros que habitualmente ocorrem entre nós e os Espíritos durante nosso sono corporal. Nos centros espíritas sérios esse tipo de indagação não tem nenhum cabimento, e toda resposta a respeito de semelhante assunto deve ser recebida com cautela e reserva, porque isso não faz parte das atividades realizadas por uma instituição espírita.

 

De: Noé Ferreira Lopes
Domingo, 18 de janeiro de 2015 às 09:58:05
Assunto: O Espiritismo Responde
Peço indicar obras que tratem dos fluidos universais, sua aplicação para as curas espirituais via aplicação de passes etc. e magnetismo humano e sonambulismo, e obras sobre as origens do moderno Espiritismo.
Cordialmente,
Noé
 

Resposta do Editor: 

Sobre as origens do moderno Espiritismo sugerimos ao leitor que leia “História do Espiritismo”, de Arthur Conan Doyle, tradução de Júlio Abreu Filho, e os livros “O que é o Espiritismo” e “O Espiritismo em sua mais simples expressão”, ambos de Allan Kardec.

A parte inicial de sua solicitação, relativa aos fluidos e aos passes, está sendo tratada nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde, que o leitor pode acessar clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano8/398/oespiritismoresponde.html

 

De: Ivomar Schuler da Costa (Pelotas, RS)
Domingo, 18 de janeiro de 2015 às 18:53:50
Assunto: Especial 397 - A Nova Economia
Muito interessante. Na medida em que os problemas se agravam as propostas surgem. Muitos pesquisadores, embora se declarando ateus ou agnósticos, elaboram propostas que se aproximam muito da visão espírita, como é o caso do economista indiano, prêmio Nobel de economia, e ex-economista do Banco Mundial, Amartya Sen. A teoria dele sobre o "desenvolvimento como liberdade" tem um quê de espiritualista, já que ele parte do pressuposto de que o ser humano tem uma razão evolutiva e que o desenvolvimento somente acontece na presença da liberdade de expressão. Mas a sua ideia de liberdade é muito ampla e profunda, pois reconhece que não pode existir desenvolvimento se os indivíduos não podem ser o que desejam ser e se lhes são negadas as condições mínimas para isso, como saúde, educação, liberdade econômica e política. Porém, o mais importante é que ele coloca os aspectos materiais do desenvolvimento como secundários, num claro posicionamento antiutilitarista. Ele tem uma clara preocupação com a fome no mundo e aponta os caminhos para acabar com esta situação inaceitável. De uma maneira abrangente ele traz a ética para o debate econômico. Observando os fundamentos da sua teoria identificamos nela alguns princípios espíritas, embora, evidentemente, não estejam ali plenamente declarados, até porque Sen talvez desconheça a existência da Doutrina Espírita. A presença destes princípios é muito sutil, mas são perceptíveis.
Ivomar

 

De: Roberto R. (Ourinhos, SP)
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 às 12:42:57
Assunto: Especial 396 - Um pouco da história do Espiritismo
Gostei muito. Seu comentário é cristalino. Divulgar a Doutrina é progresso moral, evolução espiritual, transformação do "homem velho" que ainda habita em nós.
Obrigado.
Roberto

 

De: Marta Frommelt (Balzers, Liechtenstein)
Terça-feira, 13 de janeiro de 2015 às 10:27
Prezados confrades:
Gostaríamos de informar o registro oficial do GEEM (Grupo de Estudos Espíritas Miramez), em alemão: Spiritistische Studiengruppe Miramez.
Nossos estudos e palestras são feitos na língua alemã ou traduzidas para esta.
Nossa programação:
Segunda e última sexta-feira do mês: estudo do ESDE das 19.00 às 20.15 hs, alternado com o estudo do Livro dos Espíritos neste mesmo horário.
A partir de 14 de fevereiro a cada 2° e último sábado do mês: aulas de evangelização infantil espírita, para crianças de 7 a 10 anos. Horário: 9.00 às 10.30hs.
Palestras: no 1° e 3° sábados do mês a partir de fevereiro de 2015. Horário: 8.50 às 10.00hs.
Mais informações: http://ssmiramez.jimdo.com/
Nosso e-mail: miramezgruppe@adon.li
Praer 7 - 9496 Balzers – Fürstentum, Liechtenstein.
Fone +423 384 1882
Fone móvel +41 78 798 9994
Balzers é uma cidade localizada no sul de Liechtenstein.
Fraternal abraço,
Marta Frommelt
Coordenadora do GEEM

 

De: Andréa Kauark Santana (Itabuna, BA)
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 às 18:16:00
Depois da morte de Chico Xavier, o espírito Maria Dolores deixou de escrever seus versos? Caso contrário, qual o autor que continua psicografando suas mensagens?
Muito grata.
Andréa
 

Resposta do Editor: 

Também não temos conhecimento de que Maria Dolores continue enviando seus lindos versos. Se algum colaborador ou leitor de nossa revista tiver ciência de alguma notícia a respeito, pedimos que nos informe.

 

De: Evanilde Rossi Sandrão (Mongaguá, SP)
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 às 01:45:13
Favor divulgarem o seguinte:
Visite "Allan Kardec de A a Z - Temário da Obra Kardequiana".
Útil a estudiosos do Espiritismo e interessados em geral, é ferramenta indispensável a escritores e expositores espíritas no desenvolvimento de temas fidedignos à Codificação.
As fontes, abreviadas, citam desde o título da obra até o parágrafo, proporcionando rápida localização do tema.
BLOG: com tradução do conteúdo, inclusive para o Esperanto, e chave de busca para pesquisa.
SÍTIO: também com chave de busca para pesquisa, o sítio inclui versão do Temário em PDF para leitura e impressão, com inserção de temas correlacionados, finalizada por detalhado Índice Geral.

Eis os links:
via blog - http://temariokardec.blogspot.com.br/
via site - https://sites.google.com/site/temarioallankardec/

Evanilde

Resposta do Editor:

As pessoas que se interessam pela doutrina espírita colherão grande proveito consultando a ferramenta ora mencionada, que merece ampla divulgação e os parabéns de todos nós que batalhamos na divulgação do Espiritismo.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita