WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 396 - 11 de Janeiro de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: R. P. (Jundiaí, SP)
Sábado, 3 de janeiro de 2015 às 21:20:07
Como lidar com uma pessoa que não aceita, em nenhuma hipótese, dialogar em bons termos, para que se resolvam problemas de relacionamento. Trata-se de uma pessoa muito inteligente, mas agressiva no tratamento verbal.
R. P.
 

Resposta do Editor: 

A convivência ideal entre todos nós que nos dizemos cristãos deve pautar-se sempre nas lições do Evangelho e nos exemplos de Jesus, a que Emmanuel se refere na mensagem intitulada “O olhar de Jesus”, publicada na semana passada nesta revista. Eis o link que permite acessá-la: http://www.oconsolador.com.br/ano8/395/emmanuel.html

Ao ler a mensagem de Emmanuel, lembramo-nos de um conselho dado por Joanna de Ângelis no cap. 31 do seu livro Leis Morais da Vida, obra psicografada por Divaldo Franco:

“Atesta a tua confiança no Senhor e a excelência da tua fé mediante a convivência com os irmãos mais inditosos que tu mesmo.

Sê-lhes a lâmpada acesa a clarificar-lhes a marcha.

Nada esperes dos outros.

Sê tu quem ajuda, desculpa, compreende.

Se eles te enganam ou te traem, se te censuram ou te exigem o que te não dão, ama-os mais, sofre-os mais, porquanto são mais carecentes de socorro e amor do que supões.

Se conseguires conviver pacificamente com os amigos difíceis e fazê-los companheiros, terás logrado êxito, porquanto Jesus em teu coração estará sempre refletido no trato, no intercâmbio social com os que te buscam e com os quais ascendes na direção de Deus.”

O que podemos, enfim, dizer à prezada leitora é que paciência, tolerância, compreensão e oração, em casos como o descrito, são capazes de resultados surpreendentes. E como diz Joanna: "nada esperes dos outros". "Sê tu quem ajuda, desculpa, compreende."

 

De: Claudia Regina Lopes (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 às 16:07
Assunto: Casa de Oração Vista Alegre
Boa tarde, amigos!
Contamos com vocês para divulgação de uma obra que está sendo edificada no Jardim Vista Alegre, aqui na capital paulista. Eis algumas informações necessárias a respeito dessa obra:
1) Um amigo nosso, José Ricardo, comprou um terreno no Jardim Vista Alegre e nele há somente 1 cômodo, três paredes e uma porta.
2) O prédio, além de pequeno, está todo trincado, com telhado de telha eternit. Como o terreno é grande, ele vai levantar, em janeiro, mais um cômodo.
3) Para isso, ele e seus companheiros precisam de material de construção – blocos, cimento, areia, ferro –, além de portas, janelas e tudo o mais que é necessário para construir mais um cômodo.
4) Para o trabalho que vem sendo realizado ali, a Casa precisa também de material para evangelização infantojuvenil e o concurso de voluntários, porque são atendidas semanalmente mais ou menos 80 Crianças, de diversas idades. O trabalho com as famílias é realizado no sábado, das 10 às 12 horas.
5) A Casa pretende também implantar um trabalho com mães e gestantes. Para isso, necessita de alimentos (cestas básicas) e roupas para as crianças e jovens, de 0 a 16 anos.
O endereço da Casa de Oração Vista Alegre é Rua 1, número 10 - Jardim Vista Alegre, São Paulo (SP). A comunidade assistida está localizada no final da Rua Utaro Kanay – Cohab Juscelino Kubitschek. Chegando ali e perguntando pelo tio Ricardo, todos sabem informar.
Contatos:
Celular - Oi  9 8090 1871  e TIM 9 8147 8596
E-mail -
josericardo.jrds@yahoo.com.br
Quem preferir pode entrar em contato comigo:
Centro Espírita Apóstolo Estêvão
Rua Vênus, 358 - Vila Formosa – São Paulo (SP)

centroespiritaapostoloestevao@gmail.com
Telefones: 2785-4750 - Oi 98256-9590 e Vivo 97152-0989
Abraço fraterno!
Claudia Regina Lopes
Presidenta 

Resposta do Editor: 

A todos que nos leem, especialmente aos que residem na Capital de São Paulo, rogamos que deem a máxima atenção à solicitação contida na carta acima, prestando aos companheiros paulistas toda a ajuda que for possível, para que a Casa de Oração Vista Alegre prospere e seus planos se concretizem.

 

De: Ana Carolina (Araras, SP)
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 às 14:20:03
Boa tarde.
Sonho com certa frequência que estou exorcizando pessoas com aparência assustadora. Além do aspecto ameaçador desses seres, fico impressionada com a força que possuo nos sonhos. Após esses episódios, acordo bastante cansada e fico assim ao longo do dia. Da última vez, após ter este sonho, acordei sem uma dor muito forte (no ombro esquerdo) que já durava dias. Tenho três perguntas: 1) O que estes sonhos querem me dizer? 2) É possível que haja alguma relação entre o sonho e o cessar da dor? 3) Como posso cuidar destes sonhos (leituras, preces)?
Muito obrigada!
Um abraço cordial a todos.
Ana Carolina 

Resposta do Editor: 

Já dissemos mais de uma vez nesta revista como é difícil interpretar os sonhos. Por isso, antes de tudo, é bom que a pessoa interessada informe-se primeiro sobre o assunto, para poder, enfim, ter condições de compreendê-los.

Indicamos para isso três matérias publicadas nesta revista:

1) O estudo intitulado “Sono e sonhos”, publicado na edição 119. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/119/esde.html

2) A entrevista que nos foi concedida por Ademar Faria Junior, autor do livro Sonhos – Perguntas e Respostas, publicada na edição 251. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/251/entrevista.html

3) O texto publicado em O Espiritismo responde na edição 153. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/153/oespiritismoresponde.html

Esperamos que após a leitura dos textos indicados a leitora tenha condições de responder, ela mesma, às perguntas formuladas.

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Domingo, 4 de janeiro de 2015 às 08:54:58
Assunto: Especial 395 - A produção de carne e o meio ambiente
Bom dia, prezado Senhor Cláudio Bueno da Silva, parabenizo pelo assunto esclarecedor e preventivo. Quem previne demonstra respeito e amor ao próximo. Nunca havia lido matéria falando desse assunto tão importante.
Outro assunto:
Bom dia, prezado amigo Astolfo Olegário, fico agradecido pela resposta dada na seção O Espiritismo responde à minha dúvida. Como foi dito, resposta claríssima.
Abraços fraternais.
Reinaldo

 

De: Adão Albino da Silva (Americana, SP)
Sábado, 3 de janeiro de 2015 às 11:46:33
Assunto: Especial 394 - Com Jesus teve início uma nova era
Sabemos que Jesus veio trazer a maior emoção que o ser humano pode ter, que é o AMOR. Reencarnamos centenas de vezes e ainda não aprendemos amar como Jesus nos ensinou, mas um dia chegaremos lá.
Adão Albino

 

De: Luis Alexandre (Mogi das Cruzes, SP)
Sábado, 3 de janeiro de 2015 às 22:36:23
Assunto: Especial 373 - Roustaing e Ubaldi: uma estranha união de forças cismáticas
Leonardo, parabéns pela matéria; é preciso mesmo esclarecer e alertar sobre os perigos que rondam o Espiritismo não só no Brasil, mas também no mundo. Senti falta de citações à poderosa "Casa Mater do Espiritismo" ou FEB para os mais íntimos, mas foi muito completo seu artigo. Parabéns pela coragem.
Luis Alexandre

 

De: Jubery Rodrigues dos Santos (Americana, SP)
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 às 18:23:00
Boa noite.
Tenho interesse em escrever artigos sobre parábolas do NT com comentários espíritas. Escrevo em um jornal da região de Americana. Se vocês tiverem algum interesse, estou à disposição.
Jubery 

Resposta do Editor: 

Toda colaboração é sempre bem-vinda. O leitor pode enviar seu primeiro artigo diretamente à Redação desta revista. Se ele estiver enquadrado na proposta do periódico, certamente será publicado. A partir da publicação, enviará o segundo artigo e assim fará daí por diante. Eis o e-mail para o envio da matéria: aoofilho@gmail.com

 

De: Giovanna Bianchi (Uberaba, MG)
Sábado, 3 de janeiro de 2015 às 12:38:38
Sou de Uberaba e estou em Araguaína (TO). Gostaria de um telefone ou endereço de uma livraria espírita aqui.
Obrigada.
Giovanna 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada pela leitora, que pode, no entanto, obtê-la junto à Federação Espírita do Estado do Tocantins. Eis o site: http://www.feetins.org.br/  Há em Araguaína diversos Centros Espíritas, cujos endereços são divulgados no site mencionado.

 

De: Ronildo G. (João Pessoa, PB)
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 às 23:06:49
Por que Kardec não falou sobre os centros vitais ou centros de força nem deu explicações minuciosas sobre o duplo etéreo?
Ronildo 

Resposta do Editor: 

Não temos, evidentemente, o embasamento necessário para responder à pergunta do leitor. Lembramos, contudo, que Allan Kardec não tratou também de outros temas importantes e conhecidos em sua época, como, por exemplo, a cremação. Quanto à estrutura do perispírito, é provável que não houvesse condições de tal assunto ser tratado naquela oportunidade.

 

De: Fabio Guimarães Gomes (São Paulo, SP)
Domingo, 4 de janeiro de 2015 às 12:07:38
Boa tarde!
Eu gostaria de saber como publicar e editar um livro espírita, pois tenho já em mãos este livro pronto psicografado. Obrigado. Fico no aguardo da resposta.
Fabio

Resposta do Editor:

Não temos ligação com nenhuma editora espírita, salvo a EVOC – Editora Virtual O Consolador, cuja proposta é a edição de livros virtuais, colocados gratuitamente à disposição do leitor. Para saber mais sobre a EVOC, basta acessar a página da editora na internet - http://www.oconsolador.com.br/editora/saiba_mais.htm

Se o interesse do leitor é publicar seu livro no formato impresso, deve procurar contato com alguma das editoras que atuam nesse mercado, cujos endereços podem ser facilmente localizados por meio da internet.

 

De: Simone Anacleto (Santa Luzia, MG)
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2015 às 13:37:20
Anjo da guarda e o mentor espiritual são a mesma coisa? Se existe diferença, qual seria?
Obrigada.
Simone 

Resposta do Editor:

A pergunta contida na carta acima foi tratada na seção O Espiritismo responde da edição 337. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano7/337/oespiritismoresponde.html

 

De: José Carlos Tanque (Santos, SP)
Domingo, 4 de janeiro de 2015 às 00:13:19
Quero voltar a receber "O CONSOLADOR".
José Carlos

 

De: Salustiano Francisco de Oliveira (Curitiba, PR)
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2015 às 15:44:56
Qual é a diferença entre Alma e Espírito?
Obrigado.
Viva Jesus!
Salustiano 

Resposta do Editor: 

A pergunta formulada pelo leitor é o tema da seção O Espiritismo responde desta mesma edição. Eis o link que permite ao leitor acessá-la: http://www.oconsolador.com.br/ano8/396/oespiritismoresponde.html

 

De: Noé Ferreira Lopes (Natal, RN)
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 às 15:39:26
Assunto: Especial 395 - A produção de carne e o meio ambiente
Como veterinário opino no caso concreto, para concordar em parte com o relator, visto que Divaldo mesmo já foi consultado sobre o consumo de carnes e disse que ''a carne alimenta a carne'' e não há problema maior em se comer um bife bem passado; eu inclusive sou de opinião um pouco diferente dos que querem salvar as baleias, jacarés, mico leão etc., mas que não têm o mesmo cuidado pra salvar as pessoas da fome. Vejo os biólogos com filhotes de macaco no colo a dar leite, a medicar, a banhar etc. e vejo milhares de pessoas morrerem de fome, de sede, de HIV, de ebola etc. Antes de salvar os macacos vamos salvar o homem, já que é a única espécie na qual habita o espírito da forma humana; já nos animais há apenas um rudimento de espírito que ainda vai passar milhares de anos até ser humanizado.
Sobre salvar o meio ambiente aceito o argumento, mas sabemos que a mesma será transformada em um mundo melhor, e que Deus sabe de tudo e assim não adianta querer mudar o curso normal. Ela será usada até a exaustão e daí será usada por Espíritos, que não precisam de carne pra viver.
Cordialmente,
Noé

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita