WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 369 - 29 de Junho de 2014

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Zilma Dias Keown (Jacksonville – Flórida, Estados Unidos)
Sexta-feira, 20 de junho de 2014 às 14:27:33
Boa tarde! Gostaria muito de saber se Maria mãe de Jesus teve outros filhos além de Jesus. Li a respeito no livro A Gênese, mas, burrinha como sou, não entendi muito bem. Desde já agradeço-lhe pela atenção.
Zilma 

Resposta do Editor: 

A questão proposta pela leitora não foi jamais examinada por Kardec nem, ao que sabemos, por nenhum autor espírita. Sempre que esse assunto vem à baila, dizemos o que está escrito em nota de rodapé constante da pág. 11 da edição do Novo Testamento publicada em 1980 por LEB – Edições Loyola, a saber: o Novo Testamento não conhece outros filhos de Maria, nem de José; nunca, em nenhuma passagem do NT, ninguém é chamado filho de Maria, a não ser Jesus, e nunca, em nenhum texto, de ninguém Maria é chamada mãe, a não ser de Jesus.

 

De: Associação Espírita Allan Kardec (Copenhague, Dinamarca)
Domingo, 22 de junho de 2014 às 04:25:42
Eu gostaria de saber como eu poderia registrar o Centro Espírita que eu coordeno aqui na Dinamarca. Aguardo resposta.
Grata.
Roseli Biker

Resposta do Editor: 

Consultamos vários dirigentes espíritas radicados na Europa e, assim que obtivermos resposta, repassaremos à leitora, a quem sugerimos também recorrer ao Conselho Espírita Internacional, que mantém na internet o seguinte site: http://cei.spirite.org/

 

De: Marcio Garcia Menezes (Quaraí, RS)
Quarta-feira, 18 de junho de 2014 às 22:15:03
Olá, caros amigos estudiosos e trabalhadores do Espiritismo, obrigado pela sua generosa atenção. Gostaria de fazer algumas perguntas sobre temas difíceis mas importantes.
Aqui vão alguns questionamentos que abordam sexualidade e comportamento; depois mandarei outros:
1 - qual seria o "raio x" do espiritismo acerca do uso da camisinha: seria positivo ou seria um estímulo ao sexo descartável?
2 - como o espiritismo encara o drama da aids: as pessoas deveriam se abster do sexo para evitar uma trágica e mortal infecção ou na visão de vocês elas só poderiam realizar o ato sexual somente depois de submeter o parceiro ao teste de HIV, evitando assim o sexo de risco já que hoje qualquer pessoa pode ter a doença?
3 - qual seria a visão espírita acerca do dogma cristão que prega a proibição do sexo antes do casamento? o que pensa a doutrina sobre esse dogma?
4 - como a doutrina enxerga o dogma cristão que prega a proibição do consumo de álcool (mesmo moderado), do consumo de pornografia e da masturbação?
5 - ainda dentro do tema sexualidade como vocês enxergam o ficar, apenas pelo prazer do momento sem compromisso sério?
6 - na opinião de vocês todo o ato sexual precisa ter amor para ser moralmente correto, ou na realidade não haveria nada de imoral no sexo sem amor, apenas um ato vazio?
Marcio

Resposta do Editor:

Não existe na doutrina espírita codificada por Allan Kardec nenhum posicionamento relativamente às questões contidas na carta acima, muitas das quais pertinentes a problemas e situações desconhecidos na época da codificação do Espiritismo, como é o caso da aids e da modernidade identificada pelo verbo “ficar”.

Que a prática sexual deve ser exercitada com responsabilidade, eis um fato que ninguém ignora, ao qual Emmanuel se refere no livro Vida e Sexo, psicografado por Chico Xavier, a única obra por nós conhecida que trata especificamente de algumas das questões suscitadas pelo leitor.

Em outras obras, sobretudo nos romances mediúnicos, é possível ver as consequências danosas da prática sexual realizada sem compromisso e pela simples satisfação do prazer. Sexo e Destino, de André Luiz, psicografada por Chico Xavier, e Sexo e Obsessão, de Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Franco, focalizam o tema e são de leitura obrigatória para quem deseja realmente aprofundar-se na compreensão do assunto.

 

De: Fernando Rosemberg Patrocínio (Uberaba, MG)
Terça-feira, 17 de junho de 2014 às 10:00:32
Sr. Diretor:
Pergunto-lhe: Se o "O Livro dos Espíritos" passou pelo critério da CUEE, qual a razão de alguns espiritistas não acatarem na íntegra a sabedoria contida em sua questão 540 esclarecendo ao seu final que: "É assim que tudo serve, que tudo se coordena na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois que ele mesmo começou por ser átomo". (?)
E, com relação à obra de Xavier, os Espíritos parecem estar de acordo com tal ideia, como, por exemplo: Emmanuel, em "O Consolador" e André Luiz em "Ação e Reação", quando, no capítulo dezenove (19), preconiza que: "O ferro sob o malho, a semente na cova, o animal em sacrifício, tanto quanto a criança chorando, irresponsável ou semiconsciente, para desenvolver os próprios órgãos, sofrem a dor-evolução, que atua de fora para dentro, aprimorando o Ser, sem a qual não existiria progresso".
Ora, o ferro sob o malho não é formado por átomos (seres minerais) em processo de evolução, tal como o preconizado em "O Livro dos Espíritos"?
A obra de Xavier, com tais preceituações de Emmanuel e André Luiz não estão confirmando "O Livros dos Espíritos"?
Desde já mui agradecido, o confrade e amigo de sempre.
Fernando Rosemberg Patrocínio

Resposta do Editor: 

O leitor e também colaborador desta revista volta ao assunto a que nos referimos no editorial da edição 365 desta revista, que o leitor pode reler clicando neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano8/365/editorial.html

No tocante ao tema não há consenso entre os estudiosos espíritas e, como sabemos, não existe da parte de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, uma posição clara nem mesmo com relação à passagem do princípio inteligente pelos outros dois reinos da Natureza, o vegetal e o animal. Que se dirá então com relação ao reino mineral, formado por corpos brutos desprovidos de vida orgânica?!

A essa suposta clareza da questão 540 d´O Livro dos Espíritos pode-se opor este outro ensinamento, muito mais claro e evidentemente muito mais lógico:

71. A inteligência é atributo do princípio vital? “Não, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, porquanto um corpo pode viver sem a inteligência. Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se. Necessário é que o Espírito se una à matéria animalizada para intelectualizá-la.”

Nota de Kardec: “A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a algumas classes de seres orgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade de atuar, a consciência de que existem e de que constituem uma individualidade cada um, assim como os meios de estabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem às suas necessidades. Podem distinguir-se assim: 1º, os seres inanimados, constituídos só de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos; 2º, os seres animados que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, porém, destituídos de inteligência; 3º, os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes outorga a faculdade de pensar.” (Grifamos)

 

De: Maria Imaculada da Silva (Juiz de Fora, MG)
Terça-feira, 17 de junho de 2014 às 17:02:37
Como posso ajudar uma pessoa em crise de depressão forte que só pensa em suicidar?
Maria Imaculada 

Resposta do Editor: 

Além de orar por essa pessoa e solicitar preces e vibrações em favor dela, uma medida importante é levá-la a consultar um especialista da área de saúde. Depressão é doença e como tal deve ser tratada. Aliados à terapêutica médica e psicológica, os recursos espíritas – prece, passes, Evangelho no lar – poderão também ser valiosos no tratamento de todos os que enfrentam processos depressivos.

 

De: Adeilde Almeida de Castro Silva (Salvador, BA)
Domingo, 22 de junho de 2014 às 10:24:54
Assunto: Especial 368 - Fenômenos psicofísicos de natureza espiritual - Parte 2 e final
Dr. Nubor Orlando Facure: Muito esclarecedor este texto. Agradecida e que Deus o abençoe.
Adeilde 

 

De: Luzia Dias Roos (São José dos Campos, SP)
Sexta-feira, 20 de junho de 2014 às 09:46:43
Assunto: Especial 367 - Fenômenos psicofísicos de natureza espiritual - Parte 1
Gostei muito dessa matéria, foi muito esclarecedora.
Um abraço fraterno.
Luzia

 

De: Gutemberg Moreira da Silva (Fortaleza, CE)
Quinta-feira, 19 de junho de 2014 às 17:02:14
Sempre estou lendo os artigos do o Consolador.
Gutemberg

 

De: Gilson Villa (Iguape, SP)
Segunda-feira, 23 de junho de 2014 às 16:14:38
Boa tarde, meus amigos. Gostaria de tirar uma grande dúvida sobre a reencarnação. Há uns quarenta anos atrás, eu conheci um pessoa que, ao conversarmos, notou em mim interesse pelos meus sonhos que ele afirmou ser desdobramentos. Ele começou a iniciar-me na doutrina espírita, do qual fiquei maravilhado com os ensinamentos. Ele me emprestava muitos livros de Léon Denis e tudo que ali encontrava era-me familiar; porém, ao ler um desses livros de Léon Denis, notei uma curiosidade que até hoje meus amigos espíritas acreditam fielmente que eu me equivoquei no sentido do comentário. Eu li o seguinte: que houve uma encarnação em que o espírito reencarnou num menino já encarnado com sete ou nove anos. Sabemos que a reencarnação se dá no momento da concepção, então como explicar o que eu li sobre o livro de Léon Denis? Não lembro o nome do livro, só sei que era de Léon Denis.
Tem como vocês me responderem se realmente eu li corretamente isso ou estou equivocado?
Um abraço, fiquem com Deus.
Gilson                                                                                                   

Resposta do Editor:

A resposta à carta acima é o tema da seção O Espiritismo responde desta mesma edição, que o leitor pode ler clicando em: http://www.oconsolador.com.br/ano8/369/oespiritismoresponde.html

 

De: Andréa Kauark (Itabuna, BA)
Terça-feira, 17 de junho de 2014 às 12:41:21
Existe possibilidade de encontrar o livro “Ciranda da Vida” publicado por Dolores ainda encarnada?
Atenciosamente.
Andréa.  

Resposta do Editor: 

Pelo que sabemos, não existe no mercado nenhum exemplar do único livro – “Ciranda da Vida” – que Maria Dolores publicou enquanto encarnada.

 

De: Ivomar Costa (Pelotas, RS)
Domingo, 22 de junho de 2014 às 16:08:37
Assunto: Edição 368 – O Espiritismo responde
Como complemento aos livros citados na seção O Espiritismo responde da edição 368 - http://www.oconsolador.com.br - recomendaria também ao missivista que leia “Cristianismo: a mensagem esquecida”, de Hermínio Miranda.
Ivomar

 

De: Emerson Brotto (Passo Fundo, RS)
Terça-feira, 17 de junho de 2014 às 07:05:17
Assunto: Especial 367 - Fenômenos psicofísicos de natureza espiritual - Parte 1
Escrito elucidativo, em que pese sua profundidade! Esforço recompensado pelos acessos e leituras que propiciará, certamente! Aguardamos a segunda parte!
Emerson

 

De: Carlos de Jesus Oliveira Araújo (São Luís, MA)
Segunda-feira, 23 de junho de 2014 às 10:34:08
Prezados companheiros, gostaria que me ajudassem na divulgação desta doutrina de amor que Jesus nos deixou. Sou trabalhador de uma casa espírita em São Luís-MA, CEAB -  Centro Espírita Amigos do Bem). Fazemos vários trabalhos fraternos e estudos, mas nos encontramos na necessidade de livros, jornais e folhetos explicativos para o complemento de nossa divulgação e estudo. Gostaria de solicitar alguns livros da doutrina básica, livros de romance e alguns materiais para ajudar na divulgação da doutrina.
Se puderem ajudar ficaríamos felizes. Peço que deem uma olhada no nosso site: https://www.facebook.com/centroespiritaamigosdobem?fref=ts
Endereço: rua 21 de abril, n 56, bairro: Vila Passos
CEP: 65025-830 São Luís, MA
presidente: Sérgio Leite Fernandes.
Carlos 

Resposta do Editor: 

Aos leitores que puderem ajudar, isso será ótimo. Quanto a nós, não somos ligados a nenhuma editora convencional ou a distribuidora de livros espíritas. A revista O Consolador e os livros da EVOC – Editora Virtual O Consolador não têm formato impresso.

 

De: M. (Lages, SC)
Sábado, 21 de junho de 2014 às 22:52:51
Há algum tempo venho me dedicando a descobrir o que aconteceu comigo há umas noites atrás. Eu não tenho depressão nem nada do tipo, mas eu coloquei na minha cabeça que eu iria me matar e iria me matar de qualquer jeito. E isso realmente teria acontecido se não fossem as orações dos meus colegas de grupo de jovens (sou católica). Espero que vocês me ajudem a entender o que aconteceu comigo e como faço para que não volte a acontecer.
Obrigada.
M. 

Resposta do Editor: 

Por motivos óbvios, ocultamos o nome da leitora, a quem lembramos que os Espíritos podem influenciar os nossos atos e pensamentos muito mais do que supomos. A ideia estranha que a acometeu pode ter sido, assim, o produto de uma influência oculta que muitas vezes temos dificuldade de perceber.

O assunto é tratado nas questões 459 e 460 d´O Livro dos Espíritos, que adiante reproduzimos:

459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos? “Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.”

460. De par com os pensamentos que nos são próprios, outros haverá que nos sejam sugeridos? “Vossa alma é um Espírito que pensa. Não ignorais que, frequentemente, muitos pensamentos vos acodem a um tempo sobre o mesmo assunto e, não raro, contrários uns aos outros. Pois bem! No conjunto deles, estão sempre de mistura os vossos com os nossos. Daí a incerteza em que vos vedes. É que tendes em vós duas ideias a se combaterem.”

Como neutralizar influências dessa natureza, quando partem de Espíritos que nos desejam prejudicar? O assunto é tratado na questão 469 da obra citada:

469. Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos? “Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejem ter sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração dominical, vos ensinou a dizer: Senhor! não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita