WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 357 - 6 de Abril de 2014
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Mônica Letícia T. M. Pessôa (Roterdã, Holanda)
Quarta-feira, 26 de março de 2014 às 08:18:38
1. O grupo espírita do qual eu participo está estudando a apostila de Mediunidade da FEB. Lá consta que houve a formação de proteínas e que depois surgiram os vírus. Gostaria de saber qual a fonte dessa informação (espiritual ou não)? Entre os cientistas há muita controvérsia a respeito disso. Sou bióloga e me lembro da existência de três teorias principais: 1 - O vírus, como parasita obrigatório que só tem como se replicar utilizando o maquinário celular, teria vindo depois das primeiras células (bactérias). 2 - Os ácidos nucleicos formaram as proteínas, estas formaram invólucros capsulando o próprio ácido nucleico. Ainda assim eles não tinham condições de se replicar. 3 - Origem alienígena (essa não é muito levada a sério). Por que estou intrigada? Essa resposta resolve muitas questões da biologia. Outra coisa: Na apostila diz que os vírus foram os primeiros seres com vitalidade. Vitalidade é vida e na ciência consideramos vivo tudo o que tem metabolismo. Todas as formas celulares têm metabolismo, mesmo bactérias cristalizadas. Vírus não metabolizam, de forma que não são considerados seres vivos. Isso, pela ciência e de acordo com os conhecimentos que temos até agora. Enfim, de onde surgiram estas informações?
2. Outra pergunta a respeito da apostila sobre mediunidade da FEB. Esta é sobre o fluido universal. Na apostila fala-se sobre fluidos ponderáveis e imponderáveis, sendo o primeiro pesável e o segundo não. Também é explicado que os fluidos ponderáveis pertencem ao mundo material e os imponderáveis ao mundo invisível. No entanto o peso é uma força exercida pela gravidade, necessariamente. Portanto mesmo os Espíritos, invisíveis, devem possuir algum peso, já que possuem massa (afinal estes não são Espíritos puros, correto?). Por isso não seria correto afirmar que o fluido universal imponderável é aquele que não está sob a ação da gravidade (deste planeta ou de qualquer outro) e o fluido ponderável é o que está sob a ação da gravidade (de qualquer planeta)?
Obrigada.
Mônica
 

Resposta do Editor: 

São duas as questões levantadas pela leitora, ambas muito importantes, as quais deveriam, porém, ser encaminhadas à instituição que elaborou a apostila sobre mediunidade, ou seja, a FEB, com a finalidade de que as dúvidas sejam dirimidas ou, em caso de erro, seja este corrigido.

No tocante ao primeiro assunto, sugerimos à leitora que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 338 desta revista, a respeito das primeiras formas de vida surgidas na Terra, embora o texto não trate especificamente da questão por ela levantada. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano7/338/oespiritismoresponde.html

Com respeito ao segundo assunto, devemos considerar, antes de tudo, a pobreza da linguagem humana. Os dicionários mais abalizados do nosso idioma definem assim o vocábulo imponderável, em sua função adjetiva: que não se pode pesar; que não tem peso apreciável; (fig.) que não se pode avaliar.

Observemos este conceito: que não tem peso apreciável, frase que significa: tem peso, mas não o percebemos, ou esse peso não pode ser percebido. Parece-nos que esse é o sentido da resposta dada pelos Espíritos à questão n. 29 d´O Livro dos Espíritos:

29. A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria? “Da matéria como a entendeis, sim; não, porém, da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que constitui esse fluido vos é imponderável. Nem por isso, entretanto, deixa de ser o princípio da vossa matéria pesada.” (Nota de Kardec: A gravidade é uma propriedade relativa. Fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, do mesmo modo que não há alto nem baixo.)

Sobre esse assunto, sugerimos também à leitora que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 341. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano7/341/oespiritismoresponde.html

 

De: M. S. (Tampa, Flórida, Estados Unidos)
Segunda-feira, 31 de março de 2014 às 09:13
Assunto: Especial 356 - Câncer: um fator de metanoia
At. de Eugênia Pickina:
A sua linha de raciocínio está correta mas até onde posso ver, com apenas uma exceção que é, para mim pelo menos, a assistência da oração. Quando eu fui diagnosticado e soube que deveria passar por cirurgia, rezei por orientação e força. Assim, antes, durante e depois de minha cirurgia eu tive o poder da oração para me assistir pois que duas congregações diferentes rezaram por mim todos os dias.
Eu sinto que a única forma de vencer o câncer é aceitá-lo, combatê-lo e seguir adiante como se você já o tivesse vencido. No meu caso, o bom Deus ainda tem algo para eu realizar e está me mantendo aqui por essa razão. Ainda não encontrei, mas eu continuo procurando e, quando tiver encontrado e completado e Ele decidir que minha hora chegou e eu devo ir, vou aceitar e seguir para meu novo desafio com a mesma energia com que vivi nesta caminhada pela vida.
M. S.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Sábado, 29 de março de 2014 à 01:45:54
Assunto: Edição 355 – Questões vernáculas
Dear O Consolador, o texto em anonimato, a respeito do trema, é por demais inteligentíssimo. Eu o adorei!. Muito agradecida pela publicação deste, sinceramente...
Marilene

 

De: Diego C. Soares (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 26 de março de 2014 às 21:10:03
Meu irmão faleceu de cirrose devido ao alcoolismo. Por que ele não é amparado pelos Espíritos de luz, já que ele sofreu nessa vida?
Diego
 

Resposta do Editor: 

O leitor está equivocado. Todos os Espíritos, quando necessitam de amparo e ajuda, recebem dos benfeitores espirituais a assistência devida, que não é negada nem mesmo aos suicidas e aos criminosos. A literatura espírita mostra-nos como essa assistência é feita e confirma a informação de que nem ninguém se encontra ao desamparo, seja aqui, seja na chamada erraticidade.

 

De: Francisco Roxo (Cotia, SP)
Sexta-feira, 28 de março de 2014 às 14:51:40
Boa tarde! Gostaria de saber algo sobre REENCARNAÇÃO: Um Espírito quanto tempo leva para Reencarnar? 30 a 40 anos após o desencarne é que ocorre o fato? Ou esse fato pode ocorrer com 10 anos, ou de acordo com a evolução? Onde encontrar Matéria Escrita sobre encarnação/reencarnação... O encarnado pode se comunicar através da psicografia com seus familiares da encarnação anterior?
Obrigado!
Francisco

Resposta do Editor:  

Sobre o tema reencarnação esta revista publicou inúmeros textos, inclusive o estudo metódico e sequencial de um dos clássicos sobre o assunto: A Reencarnação, de Gabriel Delanne, estudado nas edições 21 a 30 da revista, as quais podem ser acessadas a qualquer momento.

Quanto ao tempo que leva um Espírito para reencarnar, sugerimos ao leitor que leia o Especial da edição 353, que trata especificamente do assunto. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano7/353/especial.html

 

De: Joaquim Pereira de Brito (Remanso, BA)
Terça-feira, 1º de abril de 2014 às 21:48:48
Sou espírita, quero mais conhecimentos.
Joaquim
 

Resposta do Editor: 

Ler as obras espíritas e participar dos grupos de estudo, eis a melhor forma de adquirir conhecimentos. Nossa revista também favorece esse objetivo com os estudos que oferta a cada edição, a Biblioteca virtual e os livros de sua editora virtual, a EVOC, os quais podem ser baixados gratuitamente.

 

De: Nilza Ap. Ribeiro da Costa (Assis, SP)
Quarta-feira, 26 de março de 2014 às 21:02:57
Assunto: Especial 355 - O homem e a religião (Parte 2 e final)
Estou estudando, fazendo curso para aprender a mediunidade, estou adorando, e me esforçando muito.Tudo que lermos ajuda no conhecimento.
Obrigada.
Nilza

 

De: Zoraide D. (Joinville, SC)
Segunda-feira, 31 de março de 2014 às 20:42:14
Olá, boa noite.
Gostaria de ter um esclarecimento ou orientação. Meu pai já é falecido há 27 anos e seu corpo está no cemitério municipal, porém eu gostaria de mudá-lo para o cemitério do bairro Fátima, que é mais próximo para a família visitar. Há algum problema nisso, ou poderia haver sendo que depois de tanto tempo seus ossos mudariam de endereço? Ele não era espírita. Quais as instruções ou precauções a tomar no caso de fazer essa mudança?
Agradeço a atenção.
Zoraide
 

Resposta do Editor: 

Não existe problema nenhum na providência mencionada. Os Espíritos, sejam ateus ou adeptos dessa ou daquela religião, não se importam com seus restos mortais. O que lhes interessa, e muito, é a lembrança carinhosa que deles têm seus entes queridos.

 

De: Édo Mariani (Matão, SP)
Segunda-feira, 31 de março de 2014 às 16:08:17
Como se coloca a revista O CONSOLADOR sobre a obra de Pietro Ubaldi?
Édo
 

Resposta do Editor: 

As obras de Pietro Ubaldi, que fizeram muito sucesso quando publicadas no Brasil, não têm atualmente um número grande de apreciadores. Há quem as considere importantes, mas há quem não pense assim. Quanto a nós, embora não apreciemos o estilo de Ubaldi, nada temos a opor-lhe, salvo em alguns temas específicos, como, por exemplo, sua exposição relativa à queda espiritual.

A diferença abissal que existe entre a obra de Allan Kardec e a obra de Ubaldi diz respeito ao método utilizado pelo codificador do Espiritismo, no qual o critério da concordância universal dos ensinos é fator preponderante. Declarou o codificador: “Uma garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares”. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, item II.)

 

De: Aroldo R. (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 31 de março de 2014 às 08:15:26
Bom dia. Estou começando a estudar o livro Loucura e Obsessão, de Manoel P. Miranda, e gostaria de acompanhar no site. Como faço?
Aroldo
 

Resposta do Editor: 

Para fazer o que o leitor deseja, basta acompanhar nossas edições semanais. O estudo citado teve início na edição 354.

Eis o link que permite acessar a 1ª parte do estudo publicado:
http://www.oconsolador.com.br/ano7/354/estudandomanoelphilomeno.html

Essa e as demais edições permanecem on-line e podem, portanto, ser acessadas a qualquer tempo.

 

De: Ronaldo Fernandes (Ibitinga, SP)
Terça-feira, 1º de abril de 2014 às 22:48
Assunto: Congresso Espírita de Goiás
Gostaria de agradecer e elogiar a iniciativa da FEEGO (FEDERAÇÃO ESPÍRITA DE GOIÁS) por parcelar o próximo Congresso Espírita de 2015 em 10 vezes no cartão, sem juros. O valor máximo cobrado será de R$ 165,00 até o dia do Congresso. Com essa atitude, muitos espíritas de baixa renda poderão se programar e participar do evento. Os valores já estão disponíveis no site da Federativa. Parabéns à Diretoria e aos  organizadores do Evento.
Gostaria de agradecer e elogiar também a iniciativa da FEP (FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ) que nos dias 14 a 16/3/2014 realizou naquele Estado a Conferência Estadual Espírita com entrada franca. Isso mesmo: custo zero para todos, sem exceção. O mais legal é que essa Federativa criou em seu site o link (CLUBE AMIGOS DA CONFERÊNCIA), utilizado para angariar recursos materiais de forma espontânea, relacionando as necessidades para a realização do evento. Parabéns pela bela iniciativa. Os espíritas de baixa renda agradecem.
Esses dois exemplos provam que é possível popularizar os Eventos Espíritas realizados em nosso País. Os bons exemplos devem ser analisados e seguidos por todos, para que num futuro próximo possamos erradicar de uma vez por todas os privilégios, sejam eles intencionais ou não.
Abraço a todos e que Jesus ilumine os nossos propósitos.
Ronaldo

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Sábado, 29 de março de 2014 às 15:33:59
Assunto: Especial 356 - Câncer: um fator de metanoia
Boa tarde prezada Eugênia: eu a parabenizo pela sua excelente exposição neste texto. Abraços fraternos.
Reinaldo

 

De: Sergio Henrique Ribas de Oliveira (Joinville, SC)
Sábado, 29 de março de 2014 às 16:39:18
Assunto: A polêmica posição de Waldo Vieira sobre Jesus Cristo.
Irmãos, venho através desta fazer uma séria pergunta sobre uma polêmica levantada pelo ex-espírita Waldo Vieira sobre a missão de Jesus Cristo. Waldo Vieira afirma que Jesus não chegou nem a desenvolver a sua mediunidade, ou seja, Jesus foi uma invenção dos judeus. Agora, este leitor da revista pergunta qual é a verdade sobre este tema, ou seja, quem foi Jesus e o que ele significa para os espíritas.
Desde já, muito obrigado.
Sergio Henrique
 

Resposta do Editor: 

O texto intitulado Como o Espiritismo vê Jesus e a moral cristã, publicado na edição 36 desta revista, expõe o que pensamos a respeito de Jesus, a quem Kardec considerava guia e modelo da Humanidade. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/36/especial.html

 

De: Arlene Maia Ramalheiro (Santarém, PA)
Segunda-feira, 31 de março de 2014 às 00:30:14
Sou espírita e vou apresentar um trabalho com o tema ensaio teórico das sensações e percepções dos espíritos. Gostaria se possível de receber algum material que possa ajudar na minha apresentação. Obrigado.
Arlene
 

Resposta do Editor: 

O que temos a respeito do assunto é o texto publicado na edição 70 desta revista, o qual pode ser acessado clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/70/esde.html A forma como o texto é apresentado, tanto quanto as questões sugeridas para debate, permitem que se faça uma exposição doutrinária objetiva que certamente a todos agradará.

 

De: Fábio Borges Maciel (Pirapora, MG)
Domingo, 30 de março de 2014 às 11:10:24
Bom dia a todos vocês. Venho por meio deste e-mail pedir como posso fazer pra descobrir algo sobrenatural que aconteceu e acontece com minha pessoa, onde comecei a ver algo estranho ou sobrenatural, e visões? Era como se eu saísse do meu corpo; eu via várias cenas e busquei várias ajudas por aqui, na igreja e em centro espirita. Descobri que posso ser um médium. Até aí tudo bem. Só que o que eu queria descobrir não descobri; eu sei que tem espíritos que querem se comunicar comigo, mas eu tenho medo de comunicar com ele, ou eles, ou ela; não sei bem dizer quem pode ser. Como faço pra descobrir isso? Me ajudem, por favor.
Fábio
 

Resposta do Editor: 

As questões contidas na carta acima constituem o tema da seção O Espiritismo responde desta mesma edição.

Eis o link que permite acessar o texto publicado, cuja leitura recomendamos ao leitor: http://www.oconsolador.com.br/ano7/357/oespiritismoresponde.html

 

De: Wilson do Nascimento Paes (Cabo de Santo Agostinho, PE)
Domingo, 30 de março de 2014 às 20:41:15
Assunto: Especial 356 - Câncer: um fator de metanoia
Sra. Eugênia Pickina:
Sem querer polemizar, porém levando em conta a questão religiosa, como aceitar tudo isto explicitado de uma maneira magnífica e clara? Onde fica a onisciência? Na nossa fé raciocinada, nascer ignorante (ingênuo, puro) submeter-se a provas, missões, resgates, umbrais, encarnações sucessivas, pra alcançar a LUZ? Mistérios a cada pergunta. Será que estamos entendendo de verdade a vontade de DEUS ou colocando em sua boca as nossas falácias, medos? Continuamos na caverna (em todos os sentidos) ouvindo os urros inolvidáveis do exterior, advindo ainda do DESCONHECIDO?
Wilson

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita