WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 355 - 23 de Março de 2014
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: José Casado (São Paulo, SP)
Domingo, 16 de março de 2014 às 19:35:37
Assunto: Especial 354 - O homem e a religião (Parte 1)
Segundo Anete Guimarães em palestra, respondendo se Espiritismo é Religião, o define como "Filosofia de base científica e consequência Ético Moral." Eu entendo então que não é Religião. E segundo as colocações de Kardec na matéria está de acordo.
José
 

Resposta do Editor: 

Com respeito ao assunto contido na carta acima, reiteramos aqui o que já foi dito nesta revista em inúmeras oportunidades, ou seja, nosso pensamento acerca da natureza religiosa do Espiritismo é idêntico ao de Chico Xavier, Divaldo Franco, Emmanuel, André Luiz, Carlos Imbassahy e J. Herculano Pires, para ficarmos apenas em algumas referências conhecidas no meio espírita brasileiro.

Segundo Herculano Pires, o Espiritismo é a Religião em espírito e verdade de que Jesus falou à mulher samaritana. Há, no entanto, espíritas que não compreendem isso e negam a religião espírita. Todo o problema – diz Herculano – se resume na falta de compreensão do que seja religião. Os confrades antirreligiosos gastam tinta e papel em quantidade por quererem provar  um absurdo.  “Alegam que Kardec se recusou a chamar o Espiritismo de religião. Mas o próprio Kardec explicou por que o evitou – não se recusou, mas apenas evitou – chamar o Espiritismo de religião: não queria confundir uma doutrina de luz e liberdade com as organizações dogmáticas e fanáticas do mundo religioso.” (Cf. O Tesouro dos Espíritas, pp. 174 e 175, tradução de J. Herculano Pires publicada pela EDICEL.)

Sobre o assunto sugerimos aos interessados que leiam os textos seguintes publicados nesta revista:

 

De: W. S. (Cataguases, MG)
Data: Terça-feira, 18 de março de 2014 às 09:41:51
Assunto: O Espiritismo Responde
Por que a cura dos drogados usuários de drogas como o crack e outras vão e voltam sempre, se muitos deles têm Deus na mente e não conseguem a luz interior?
Temos um caso aqui: ele muda de religião pra se curar do vício e sempre tem recaída. Eu e a mãe dele vamos ao Centro Espírita e lá falamos sobre o caso; ele fica bom alguns meses e volta tudo de novo.
W.
 

Resposta do Editor: 

O tratamento do alcoolismo e das drogas em geral é algo muito complexo que requer um esforço que muitos não conseguem manter, mesmo porque, estando aí presente o fator obsessivo, há comparsas do passado que atuam negativamente e dificultam ainda mais a pretendida cura.

Não existe dependência alcoólica ou química sem a presença da obsessão. Devido a isso o tratamento não pode limitar-se ao uso de remédios, como é explicado, no tocante ao alcoolismo, no artigo intitulado “Alcoolismo e obsessão”, publicado na edição n. 38 desta revista, que sugerimos seja lido com atenção pela leitora. Eis o link que permite acessá-lo: http://www.oconsolador.com.br/38/especial.html

A prece, a vigilância dos pensamentos, os passes magnéticos, o cultivo do Evangelho no Lar, a laborterapia, a mudança de hábitos, eis alguns dos fatores que – ao lado dos medicamentos – podem conduzir à cura.

 

De: C. V. (Criciúma, SC)
Quarta-feira, 12 de março de 2014 às 08:14:29
Estou aqui para pedir ajuda; estou sofrendo muito com algum tipo de assédio espiritual que me tormenta. Preciso de ajuda e auxílio dos espíritos de luz antes que seja tarde demais. Estou cansado e não sei por quanto tempo vou suportar tanto sofrimento.
C. V.
 

Resposta do Editor: 

Ocultamos, por motivos óbvios, o nome do leitor, a quem sugerimos que procure ajuda num Centro Espírita de sua cidade, onde os passes, as preces e o diálogo fraterno lhe serão muito úteis. Em situações assim, além do auxílio recebido na Casa Espírita, é importante o cultivo da oração diária, bem como a leitura de obras que elevem a alma, como, por exemplo, O Evangelho segundo o Espiritismo. É necessário também implantar em casa o chamado Evangelho no Lar.

Quanto ao aspecto doutrinário que focaliza conjunturas de igual natureza, recordemos aqui o que nos diz a questão n. 469 d´O Livro dos Espíritos:

469. Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos? “Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejem ter sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração dominical, vos ensinou a dizer: Senhor! não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”

 

De: Rubem Robson Nunes (São João Del Rei, MG)
Terça-feira, 18 de março de 2014 às 08:30:38
Sofri um AVC há 6 meses e me recupero fazendo fisioterapia da hemiplegia no lado esquerdo, porém trabalho numa casa espírita da minha cidade e pergunto: será que já posso exercer meus trabalhos mediúnicos?
Rubem
 

Resposta do Editor: 

Não dispomos das informações necessárias para opinar, visto que o assunto foge à questão puramente doutrinária, sendo de bom alvitre a consulta a um especialista da área de saúde e ao mentor espiritual da Casa Espírita de que o leitor faz parte.

 

De: Sergio Torres de Farias (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 12 de março de 2014 às 09:05:59
Caros amigos, estou elaborando um site para a Casa Espírita que frequento e gostaria de saber se vocês me autorizam colocar um link direcionando para a busca aleatória do Evangelho de "O Consolador".
Pergunto também se posso colocar um link para a biblioteca virtual do "O Consolador".
Abraço!
 

Resposta do Editor: 

Sim. O leitor pode proceder como deseja, visto que a proposta desta revista é divulgar a doutrina espírita por todos os meios possíveis.

 

De: Eliane C. (Juazeiro, BA)
Quarta-feira, 12 de março de 2014 às 08:30:59
Escrevo somente para dizer bom dia a todos.
Eliane

 

De: Carlos Ronaldo (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 12 de março de 2014 às 17:00:02
Sugiro que criem um local onde se possa encontrar sugestões de regulamentos, estatutos, regimentos, pois nem sempre os que encontramos nos são de fácil compreensão.
Carlos
 

Resposta do Editor: 

Anotamos a sugestão do leitor, a quem, porém, lembramos que as federativas estaduais fornecem aos interessados os modelos de estatutos e regimentos a que ele se refere. 

 

De: Noé Ferreira Lopes (Natal, RN)
Quinta-feira, 13 de março de 2014 às 17:03:45
Sempre tive dúvidas sobre onde se encontra o corpo material de Jesus. Agora vem a obra Os Quatro Evangelhos dizer que Jesus era só perispírito. Acho que está na hora de a FEB fazer um trabalho rigoroso e mostrar onde está a verdade, pois são chegados os tempos de separar o joio do trigo e passar esse tema a limpo.
Outro assunto:
Gostaria de comprar material de divulgação do tipo CD, pendrive etc. sobre as obras de Kardec, Divaldo e Chico Xavier. Para tal, peço me orientar qual equipamento devo comprar, para um salão do tipo aberto com 100 pessoas, ou fechado, como num centro com 80 pessoas etc., pois pretendo fazer há muito tempo e me faltam os meios. Tenho a grana mas não sei o que comprar; por favor me ajudem.
Fiquem com Deus.
Noé
 

Resposta do Editor: 

No tocante à solicitação do leitor, esclarecemos que a aquisição de obras espíritas no formato de DVD pode ser feita em livrarias espíritas comuns, ou mesmo nos sites da FEB e/ou da federativa espírita do Estado. Quanto aos equipamentos, os Centros Espíritas utilizam normalmente, além do sistema de som necessário para grandes ambientes, um notebook e um projetor multimídia, equipamentos conhecidos e facilmente encontrados no mercado. Para a projeção das imagens, muitos Centros utilizam, em vez de uma tela especial, a própria parede pintada na cor gelo.

 

De: Christian T. (Barcelona, Espanha)
Segunda-feira, 17 de março de 2014 às 05:56:18
Hola estoy buscando el evangelo según el espiritismo y el libro de los espíritus traducido en polaco tengo un amigo potencial espirita querría que empezara por el evangelo.
Christian
 

Resposta do Editor: 

Os livros citados na carta acima existem sim em polonês. Por nossa solicitação, Elsa Rossi, membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional (CEI), manterá contato diretamente com o leitor para fornecer-lhe as informações solicitadas.

 

De: Darisio Galvão de Andrade (João Pessoa, PB)
Sexta-feira, 14 de março de 2014 às 22:52:04
Assunto: Fale conosco - EVOC
Prezado amigo, gostaria de saber como faço para adquirir o livro "Luz na Mente", do estimado Jorge Hessen.
Aguardo resposta, sou grato.
Darisio
 

Resposta do Editor: 

O livro Luz na Mente, de Jorge Hessen, é oferecido gratuitamente pela EVOC – Editora Virtual O Consolador. Basta acessar esta página - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm - e fazer o download da obra, sem necessidade de pagamento, inscrição ou senha. Não há, com relação ao formato impresso, nenhum exemplar em estoque.

 

De: Maria de Lourdes Mendes (Ribeirão das Neves, MG)
Sábado, 15 de março de 2014 às 21:09:46
Minha irmã sofre do mal de Parkinson e vai fazer uma cirurgia espiritual a distância. Estou confiante, mas gostaria de saber a opinião de vocês: o êxito é o mesmo que se fosse presente?
Obrigada sempre pela atenção de vocês ao responderem meus questionamentos!
Grande abraço.
Maria de Lourdes
 

Resposta do Editor: 

Se a cirurgia espiritual é realizada por equipe idônea, vinculada a uma instituição espírita séria, tanto faz se o paciente estiver próximo ou distante. Para os benfeitores espirituais não há, como sabemos, limitações de ordem geográfica.

 

De: Neusa Leite (Londrina, PR)
Domingo, 16 de março de 2014 às 23:30:04
Assunto: Especial 354 - O homem e a religião (Parte 1)
Para obter maiores informações, pode-se assistir o vídeo documentário dublado: A MAIOR MENTIRA DA HUMANIDADE. Ter mais olhos para ver ajuda a ter mais discernimento. O bom mesmo é a pessoa ter as suas próprias experiências. O raciocínio quer luz e substância. Estudiosos como Kardec foram mais fundo na autopesquisa; precisamos seguir seus passos. A consciência evolui através da própria autopesquisa. Pegar carona nos estudos dos outros apenas é sinal de preguiça mental. Ficar repetindo as experiências dos outros apenas nos compara a papagaios inconscientes.
Não acha bom este comentário? É bom destoar, é o contraste que mostra muitas vezes coisas que antes não podíamos ver. Esclarece, instiga a investigação cosmoética.
Neusa

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Terça-feira, 18 de março de 2014 às 10:40:27
Tenho uma pequenina noção de que os desligamentos dos Espíritos junto aos corpos podem ocorrer de diversas formas, proporcionais às suas formas de pensar na ocasião, bem como ao seu estado mental, mas pode ocorrer de alguém desejar não aceitar o auxílio da equipe e ser sepultado juntamente com seu corpo físico?
No aguardo, desde já agradeço.
Léo
 

Resposta do Editor: 

Em face da hipótese suscitada pelo leitor – o Espírito não aceitar auxílio para se desligar do cadáver – informamos que jamais vimos algo semelhante nas obras espíritas conhecidas, mas entendemos que o fato dificilmente se dá, visto que o período pós-morte é seguido sempre de perturbação, que pode ser maior ou menor, mais demorada ou menos demorada, conforme o nível evolutivo do Espírito. Ora, em condições assim, é difícil imaginar que o Espírito manifeste semelhante desejo.

 

De: Henderson Marques Lopes (Juiz de Fora, MG)
Sexta-feira, 14 de março de 2014 às 22:56:58
Agradecemos a gentileza do envio da revista O Consolador, sempre útil, bem informativa e com artigos de interesse para todos.
Abraços fraternos do
Henderson M. Lopes

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut – Estados Unidos)
Domingo, 16 de março de 2014 às 18:56:44
Assunto: Como os Espíritos veem o sexo - Davilson Silva
Dear, ele expôs muito bem, mas abriu os horizontes de minha mente (talvez eu esteja falando o mesmo só em outros termos). Com muitíssimo respeito, há duas significações importantíssimas a esse respeitoso assunto, tão incompreendido: há o ato sexual e há a energia sexual, dois pontos distintos. No primeiro, nos sapiens, às vezes é instintivo, sem controle, como nos animais(+ ou -), em que a pessoa só quer satisfazer a vontade sem nenhuma razão, às vezes por motivos mil ou só porque está sentindo a sua força de ação, mas não consegue controlá-la. Na segunda, é mais analítico, ato e vontade se cruzam, há um questionamento atuante, então interrogam-se entre si, não é mais algo tão instintivo, porém, em variadas opções, muito diferente do primeiro, porque abrange um campo muitíssimo mais expressivo em discernimento e quando esta energia atua mais no campo da criatividade, da descoberta, mais artística, e cientifica, etc. Quando atua mais nos aprisionamentos dos órgãos físicos é um, mas quando se manifesta independente dos aprisionamentos dos órgãos da procriação, é outro. O assunto é vasto, tenho que parar. Respeitosamente,
Marilene

 

De: Ronaldo Fernandes (Ibitinga, SP)
Quinta-feira, 13 de março de 2014 às 12:28:04
Assunto: Congresso Espírita organizado pela FEESP
Prezados senhores, a nossa omissão, o nosso silêncio favorece o abuso. Façamos alguma coisa. Abram as portas dos Congressos para os espíritas de baixa renda. Intercedam junto à FEESP. E não esqueçamos jamais de que ESPIRITISMO NÃO É NICHO DE MERCADO.
Que JESUS nos abençoe.
Boa noite a todos.
Ronaldo
 

Nota do Editor: 

Com a mensagem acima veio o seguinte texto enviado pelo leitor à FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo:

“Gostaria de pedir aos Organizadores do Congresso Espírita da Feesp que pensem na possibilidade de transmitir o Evento na íntegra, ao vivo, para que todos, sem exceção possam ter acesso ao conteúdo do Congresso.

É preciso que tenhamos consciência de que na era da regeneração eventos dessa magnitude não podem mais ser fechados, restritos a uma pequena parcela da população espírita que tem condições financeiras para pagar. Isso não combina com a proposta do Espiritismo.

Sabemos perfeitamente que recursos materiais são necessários para custear as despesas, etc. Estamos cansados de saber disso. Agora façam as contas comigo: uma família espírita com 5 pessoas resolve se inscrever para o evento. O valor total da inscrição será de R$ 1.200,00 + passagens+ despesas com hospedagem.

No final, com certeza essa conta vai passar de R$ 2.000,00. Essa é uma pequena demonstração do valor que teremos que desembolsar hoje se quisermos seguir o preceito de Allan Kardec: Espíritas amai-vos, Espíritas instruí-vos.

Agora me respondam com toda franqueza: esse Espiritismo é mesmo para todos? Não. Ele definitivamente não é. Então temos a impressão de que o Espiritismo na verdade é uma religião que nos classifica, sem intenção, em duas categorias: os espíritas pobres que frequentam as casas espíritas do seu bairro, tomam o seu passe e vão para casa, e a classe espírita elitista que pode pagar e tem acesso aos palestrantes famosos, aos grandes eventos.

Queridos, 2014 será o ano das reivindicações. Em todas as áreas. Eu estou reivindicando agora o meu direito como Espírita de ter acesso aos Congressos. Eu não peço só para mim. Eu peço por todos os espíritas resignados, mansos de coração. Peço por todos aqueles que estão conformados, que acham tudo isso normal. Peço por todos aqueles que gostariam de gritar bem alto no meio da rua, mas que ainda não têm coragem.

Acendam com ações as chamas do Espiritismo. Não deixem que esse Espiritismo comercial se torne uma religião morta, sem sentido, onde a palavra vender se sobrepõe à palavra fé. Pensem com carinho e transmitam o Evento ao vivo. Peçam ajuda à TV CEI, peçam ajuda à FEB.

Vamos parar com exclusividades dentro da Doutrina. Obrigado. – Ronaldo.”

 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita