WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 344 - 5 de Janeiro de 2014
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: S. R. (Santos, SP)
Sábado, 21 de dezembro de 2013 às 02:45:30
Auxílio Urgente!
É com muita fé em meu coração que peço ajuda. Sou professora e não me dou bem com a Diretora da escola em que trabalho, desde 2010 tento amenizar a situação seguindo os ensinamentos de Jesus, porém, neste final de ano os atritos foram tão fortes que desenvolvi doenças que assolam meu corpo. Ela usa sua posição de chefia e humilha professores e funcionários, barra nossas tentativas de realizar Projetos de melhorias na Educação, deixando um clima horrível no trabalho. Não quero sair dessa escola, pois sinto que tenho um compromisso com a comunidade escolar que é carente e mal acolhida pela escola. Sou médium e trabalho como passista, tenho conhecimento da Doutrina, mas fiquei tão debilitada que quase cheguei ao óbito ontem por um edema de glote. Minha irmã e companheira na Seara estava presente no momento e me aplicou um passe, durante a aplicação ela teve a vidência de pontos negros em minha garganta. Infelizmente, tenho certeza que estou sendo obsidiada por essa pessoa, ela é má e odiada por muitos!
Eu não a odeio, não desejo mal nenhum, mas não consigo ajudar! Ela repele minhas orações. Já não sei o que fazer. Várias pessoas no meu trabalho ficaram doentes, pediram transferência de escola, entraram com processo de danos físicos e morais, e a situação só piora! Preciso de conselhos e orações, conto com vocês! Deus abençoe o trabalho maravilhoso dessa revista! Agradeço desde já!
S. R.
 

Resposta do Editor: 

Ocultamos, por motivos óbvios, o nome da leitora e até mesmo o nome de sua cidade, porque o que importa é o conteúdo da carta acima, e não seus personagens. A questão apresentada é dessas que exigem de todos muita paciência, uma enorme capacidade de tolerância e muitas preces.

Na reportagem especial desta edição, que focaliza o Movimento Você e a Paz realizado no final de 2013 em Salvador, problemas dessa natureza vieram à baila. O entendimento ali apresentado é que atitudes de amor ao próximo, de respeito ao indivíduo, de perdão e de tolerância são promotoras da paz. E, ao que nos parece, é exatamente paz que tem faltado na escola citada pela leitora, um fato que acaba concorrendo para que algumas pessoas se desequilibrem e advenham daí as doenças.

Agir mais, reagir menos, procurando elevar mentalmente o clima dos relacionamentos, pode ser a solução para os problemas apontados. Os resultados poderão demorar? Sim, é provável que sim. Gandhi e Martin Luther King, os campeões da paz no mundo em que vivemos, também não tinham perspectivas otimistas quanto à obtenção rápida de resultados, mas isso não impediu que prosseguissem.

 

De: José Antonio (Uberlândia, MG)
Domingo, 29 de dezembro de 2013 às 19:35:16
Meu cachorro está com câncer e está sofrendo muito, os remédios não está fazendo mais efeito. Ele está com incontinência urinária e não tem controle sobre as fezes, enfim, está numa fase crítica. Então pergunto: temos o direito de sacrificá-lo?
José Antonio
 

Resposta do Editor: 

Questão semelhante foi proposta por uma leitora e, em face disso, examinada na edição 208, de  8/5/2011, de nossa revista. Eis o link que permite ao leitor acessar o texto publicado: http://www.oconsolador.com.br/ano5/208/oespiritismoresponde.html

Procure, se possível, conhecer o trabalho da ASSEAMA - Associação Espírita Amigos dos Animais, que fica em São Paulo, no bairro do Tucuruvi. Ali, os animais recebem passe. E existe ainda a assistência a distância, por meio de vibrações em favor dos animais enfermos. O site da ASSEAMA é www.asseama.org.br Para saber mais sobre esse trabalho, veja o vídeo seguinte: http://www.youtube.com/watch?v=oF_FF3llbyE

 

De: Gustavo Oliveira de Castro (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 22 de dezembro de 2013 às 14:01:09
Caríssimos senhores,
Bem que tentei, mas confesso que minha ignorância é qual pedra gigantesca que me impede de, na maioria das vezes, compreender determinados assuntos relacionados às obras básicas. Por conta disso, tive de recorrer aos senhores a fim de entender a seguinte citação: "É bem verdade que existe um acordo secreto entre a imortalidade de um nome puro, ligado à Terra, e a imortalidade realmente conservada pelos Espíritos nas suas sucessivas provações." (O Céu e o Inferno, P. 2, cap. VII, sobre o Espírito Lapommeray) O que pergunto, caro senhor, é sobre este acordo secreto, o que quer dizer esse acordo? Sem mais dúvida (por hoje!), paz e um forte abraço.
Atenciosamente,
Gustavo Oliveira
 

Resposta do Editor: 

O trecho a que se refere o leitor, de autoria de Lamennais, diz o seguinte:     

“O infinito moral existe! E miserável e mesquinho é quem, a pretexto de continuar as lutas e imposturas abjetas da Terra, não vê mais longe no outro mundo, do que neste. Para esse a cegueira, o desprezo alheio, o egoístico sentimento da personalidade, são empecilhos ao seu progresso. Homem! é bem verdade que existe um acordo secreto entre a imortalidade de um nome puro, legado à Terra, e a imortalidade realmente conservada pelos Espíritos nas suas sucessivas provações.”

No original em francês, está escrito assim:

“Il y a l'infini moral ! Misérable, infime est celui qui, sous prétexte de continuer les luttes et les forfanteries abjectes de la terre, n'y voit pas plus loin dans l'autre monde qu'ici-bas ! A celui-là l'aveuglement, le mépris des autres, l'égoïste et mesquine personnalité et l'arrêt du progrès ! Il n'est que trop vrai, ô hommes, qu'il y a un accord secret entre l'immortalité d'un nom pur laissé sur la terre, et l'immortalité que gardent réellement les Esprits dans leurs épreuves successives.”

(O negrito foi posto por nós.)

A palavra “acordo” tem, entre outros, o significado de harmonia, conformidade, consonância. E “secreto” significa não apenas o que está oculto, mas também o que é íntimo.

No texto transcrito, Lamennais traça um paralelo entre a imortalidade de um nome e a imortalidade real dos Espíritos. Ele diz ali que existe uma relação, uma harmonia íntima, uma consonância entre os dois fatos, ou seja, tanto é imortal o nome de um grande homem que tenha marcado de forma indelével sua passagem pela Terra, quanto são imortais os Espíritos.

A primeira é uma imortalidade moral; a segunda é uma imortalidade concreta, e ambas têm em comum o fato de serem perenes, algo que o tempo jamais apagará.

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 às 08:26:44
Oração da Cura - Psicografada pela médium Nilceia de Fátima Barbosa, pelo Espírito Dr. Manoel Dantas. Só consegui encontrar a oração... Onde posso encontrar mais informações sobre o espírito do Dr. Manoel Dantas?
Obrigada. Feliz Natal!
Ester
 

Resposta do Editor: 

Informações sobre o Dr. Manoel Dantas podem ser encontradas na internet, no site Mensagem Espírita. Eis o link - http://www.mensagemespirita.com.br/autor/dr-manoel-dantas/biografia

 

De: Arthur Bernardes de Oliveira (Guarani, MG)
Domingo, 22 de dezembro de 2013 às 9:45
A respeito da pergunta do Marco Antonio, de Goiânia, sobre a utilização da técnica do Reiki em tratamento no Centro que ele frequenta, penso que a gente deveria ser mais incisivo. Estão criando em vários centros do país, sobretudo nas cidades menores, essas coisas estranhas à prática e estudo do Espiritismo. É por isso que estamos cada dia que passa mais distantes da tarefa de defender a pureza da doutrina. Temos que ser claros: centro espírita não é casa de curas ou de tratamento de doenças materiais. Espiritismo é escola de elevação; casa de oração, mas sobretudo de estudo. Essas práticas aparentemente inocentes é que vão distorcendo nosso trabalho.
Arthur Bernardes de Oliveira

 

De: Lucia Borges (Balneário Camboriú, SC)
Sábado, 21 de dezembro de 2013 às 23:43:52
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Excelente matéria! Adorei. Parabéns, meu irmão Gerson!
Lucia

 

De: Adeilde Almeida de Castro Silva (Salvador, BA)
Domingo, 22 de dezembro de 2013 às 01:12:25
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Mensagem para todos nós refletirmos o verdadeiro sentido do natal. Muito agradecida.
Adeilde

 

De: Eugênia Pickina (Campinas, SP)
Domingo, 22 de dezembro de 2013 às 09:04:17
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Sr. Gerson, parabéns pelo belo e educativo texto e que nos toca o coração de forma profunda, porque nos conta fragmentos da Natividade e nos lança um convite amoroso para que sejamos, de fato, seguidores de Jesus. E é acolhedor saber que o Cristo volta à Terra sofrida na Noite Sublime do Natal. Gracias!
Eugênia

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 22 de dezembro de 2013 às 17:39:51
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Dear, é triste o que esse Espírito, cujo corpo recebeu o nome de Mariazinha (nesta reencarnação), teve que passar, numa tão penosa experiência de vida, mas sabemos que nada acontece em nossas vidas por acaso. Deveremos ajudar uns aos outros por ser esta uma obrigação que nos advém da própria vida. Uma das coisas que muitos de nós esquecemos é que, quando passa o espírito natalino, abandonamos os irmãos psiquicamente fracos, isto é, os mais necessitados.
Jesus veio para amparar e ajudar as pessoas. Aí vem uma interrogação a respeito de como Jesus se alimentava, se vestia, dava alimento e roupas para os homens que o acompanhavam, pois todos precisavam de roupas, alimentos, transporte etc. Ninguém pode viver sem tais necessidades. Creio que Jesus foi um ser muitíssimo responsável, quantos dias Ele trabalhava para ajudar a sua própria família, pois tinha pai (assunto este para outra ocasião), mãe e irmãos, isto é, outras obrigações financeiras. Esta é a parte que permanece sem noticias, e, pela lógica, não poderemos ignorá-las, porque o nosso planeta requer de nós tais trabalhos.
Respeitosamente,
Marilene

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Domingo, 22 de dezembro de 2013 às 19:24:46
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Boa noite, prezado Gerson Simões, desejo possa escrever ainda por muitos anos histórias belíssimas como a que terminei de ler.
Abraços fraternos.
Reinaldo

 

De: Emerson Lopes Brotto (Passo Fundo, RS)
Quarta-feira, 25 de dezembro de 2013 às 10:59:16
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Uma reflexão que nos revela o verdadeiro "Espírito" do Natal, resgatando um JESUS PRESENTE, olhando e amparando, sem distinção, a todas as ovelhas de SEU/NOSSO PAI SUPREMO!
Emerson

 

De: Sidney Lima Bernardo (Beberibe, CE)
Domingo, 29 de dezembro de 2013 às 10:45:23
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Excelente mensagem, tem-nos tocado a alma em fundo. Não a conhecia ainda. Muito agradecido pelas bênçãos iluminativas da divulgação. Li-a no culto ao Evangelho no Lar, domingo próximo passado. Parabéns a toda a equipe que faz a revista O Consolador.
Feliz Ano Novo para todos!
Sidney e Cinderela

 

De: Luís Antônio Pereira Leite (Porto Alegre, RS)
Domingo, 29 de dezembro de 2013 às 12:34:25
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Pois gostei do seu artigo, Gerson Simões Monteiro, postado na edição 343 d'O Consolador, não só pelo cuidado com que coletou e formatou histórias de fatos relativos ao Natal, como fez desabrochar, aos que o leram, a grandeza dos que parecem sem ela, mas que na verdade a têm e não a revelam, quem sabe, para não desfazer na de outros, possivelmente menor, mas alardeada para os povos, visando o seu crescer ainda infante, como o fez José, o da mãe de Jesus.
Sua sensibilidade é poética, similar ao da citada poetisa cearense Francisca Clotilde, e sua aceitação tácita aos ensinamentos que lhe deram se equipara à mansuetude do citado médium Chico Xavier, que a tudo de bom aceitava, sem nada questionar.
Pela sua imagem, já é um homem maduro, mas com coração de menino, enquanto eu já sou velho, de bom coração, mas um tanto quanto empedernido pelo que me obriga a razão, questionando até mesmo qualquer grande lição que me fuja à compreensão.
Como não há bônus sem ônus, seu texto me instiga a não poupar o conhecimento de quem o tem para dar, e então vou utilizá-lo para inquirir o diretor editor da nossa revista espírita, O Consolador.
Parabéns então pelo que expressou ser no seu escrever.
Forte abraço,
Luís Antônio
 

 

De: Carlos de Oliveira (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 30 de dezembro de 2013 às 11:02:05
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Mariazinha sem nome,
tantas morrendo de fome,
nesse imenso caminhar
precisam da caridade,
alguém que a ouça de verdade,
algo que a faça sonhar.
Mariazinhas sofridas,
relegadas pelas lidas,
nos dias de solidão...
O Pai lhe concede a sorte,
de seu encontro com a morte,
isso a faz repousar.
Mestre meigo nazareno nunca nos desamparou; onde quer que estejamos, Ele está nesse lugar. Agradecendo ao Criador, que nos proporcionou a luz, eivada de sentimentos, de serenidade, paz e calor, harmonizando a alma, nos faz felizes e acalma, dentro trazemos o amor.
Inspirado neste artigo, senti calar em minh'alma, lembrando o mestre tranquilo, zelando por todos nós, agradeci ao Criador, que nos proporcionou a vida, onde quer que estejamos, a serviço do bem maior.
Obrigado Pai amado, por ter-nos proporcionado mais essa oportunidade, o Natal abençoado, junto de nossa família, bafejados pela sorte de ter um teto que acolhe, a mesa posta em alegria, pensando na virgem Maria, que nos trouxe a companhia de seu filho, nosso irmão.
Que em todo lar cristão
reine a paz e a compreensão,
e o Evangelho ilumine,
com a força do coração,
a cada ser desta Terra,
e à humanidade inteira,
saúde e consolação.
Permaneçamos na fé,
cercados de intensa luz,
todo dia é natal,
toda hora tem Jesus.
Talma

 

De: Leandro F. (Brumado, BA)
Terça-feira, 31 de dezembro de 2013 às 00:52:35
Oi, gostaria de aprender sobre Espiritismo.
Leandro 

Resposta do Editor: 

No site de nossa revista apresentamos uma série de estudos relativos à doutrina espírita que podem ser baixados gratuitamente. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html

Além disso, o leitor encontra as principais obras espíritas em nossa Biblioteca virtual, podendo baixá-las sem custo algum, para fins de leitura e estudo. Eis o link – http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/principal.html

No tocante às edições semanais da revista, o leitor poderá acompanhar 4 estudos metódicos e sequenciais que são nela publicados semanalmente. Basta verificar o índice da edição na página inicial do site. É preciso, porém, ter em mente que os estudos espíritas devem começar pelas obras de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo.

 

De: Aline Machado (Salvador, BA)
Segunda-feira, 30 de dezembro de 2013 às 00:47:12
Olá! Gostaria que, se possível, alguém pudesse me esclarecer uma dúvida que tenho sobre o sumo sacerdote Caifás, que planejou a morte do nosso amado mestre Jesus. O que aconteceu com ele depois da morte de Jesus e no plano espiritual como ele se encontra? Obrigada e que Jesus os abençoe!
Aline 

Resposta do Editor: 

No livro de sua autoria ...Até o fim dos Tempos, psicografado pelo médium Divaldo Franco, Amélia Rodrigues relembra a histórica figura de José Caifás, sumo sacerdote em Jerusalém que conduziu o processo criminal contra Jesus.

Essa informação nos é dada pelo confrade Adilton Pugliese no artigo intitulado “Pedro, Malco e a espada invisível”, publicado na edição 148 desta revista. Eis o link que permite acessar o texto publicado:
http://www.oconsolador.com.br/ano3/148/adilton_pugliese.html

Fora isso, nada mais sabemos a respeito de Caifás.

 

De: Teresa Moura (Embu das Artes, SP)
Domingo, 29 de dezembro de 2013 às 09:45:13
Parabéns!
Teresa

 

De: Roberto Sebastião Ferreira de Almeida (Juiz de Fora, MG)
Segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 às 10:30:43
Como se dá o processo de reencarnação no mundo espiritual? A preparação é lenta e sequencial? É através do encontro com o esperma e o óvulo? E antes desse encontro tem uma preparação?
Obrigado.
Roberto
 

Resposta do Editor: 

André Luiz refere-se ao assunto contido na carta acima em dois livros: Entre a Terra e o Céu e Missionários da Luz. Sobre o tema publicamos nesta revista três matérias que poderão esclarecer as dúvidas do leitor.

Eis os links que remetem aos textos publicados:

edição 38 - http://www.oconsolador.com.br/38/estudandoaserieandreluiz.html

edição 84 - http://www.oconsolador.com.br/ano2/84/esde.html

edição 233 - http://www.oconsolador.com.br/ano5/233/oespiritismoresponde.html

 

De: Cyro de Castro (Araruama, RJ)
Terça-feira, 24 de dezembro de 2013 às 00:55:15
Prezados Srs.
Saudações.
Gostaríamos de incluir nossa rádio voltada à arte espírita na lista de rádios do presente site. Nossa rádio para análise: www.espiritismosemfronteiras.com.br
Aguardamos retorno.
Cyro

 

De: José Espedito de Araújo (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 às 00:06:12
Nossa resposta à própria indagação, feita na coluna CARTAS (edição anterior):
"CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!"
O conhecimento da Doutrina Espírita, através do estudo, nos esclareceu - Esclarecimento! Sem imposição - a não mais participarmos e sermos conivente com qualquer ritual e culto exterior, principalmente àqueles da Igreja Católica: Batizado, Primeira Comunhão, Crisma, Casamento, Missa, Semana Santa e tantos outros que segundo a Igreja Católica nos fazem "filhos de Deus", "perdoados são os pecados" e "meio de adoração e simbolismo da missão de Jesus".
À afirmação acima e principalmente sua prática (incompreensível para os Espíritas que ainda não exemplificam), respaldo encontramos, na mensagem simples e objetiva do vídeo anexo (http://youtu.be/NBYgvSr5l8s). MUITO DIFERENTE de citação do articulista da Revista O Consolador José Reis Chaves, referindo-se aos Espíritas e que transcrevemos abaixo:
"(...) Consubstanciação (presença simbólica do Corpo de Jesus, no pão do ritual da Santa Ceia) dos protestantes, evangélicos, e aceita pelos espíritas. (...) O que foi dito sobre a Hóstia Consagrada e o Pão vale também para o vinho. (...) Para os protestantes, evangélicos e espíritas: Consubstanciação. (Sangue simbólico de Jesus)".
CONCLUINDO, MUITO MAIS ALÉM:
ANO - 1960
Livro Conduta espírita / ditado pelo espírito André Luiz.
"Abraçando o Espiritismo, pedes, a cada passo, orientação para as atitudes que a vida te solicita. (...) ler este livro equivale a ouvir um companheiro fiel ao bom senso. E se o bom senso ajuda a discernir, quem aprende a discernir sabe sempre como deve fazer." (EMMANUEL)
NO TEMPLO
"Desaprovar a conservação de retratos, quadros, legendas ou quaisquer objetos que possam ser tidos na conta de apetrechos para ritual, tão usados em diversos meios religiosos. Os aparatos exteriores têm cristalizado a fé em todas as civilizações terrenas."
NA PROPAGANDA
"Usar com prudência ou substituir toda expressão verbal que indique costumes, práticas, idéias políticas, sociais ou religiosas, contrárias ao pensamento espírita, quais sejam sorte, acaso, sobrenatural, milagre e outras, preferindo-se, em qualquer circunstância, o uso da terminologia doutrinária pura."
PERANTE AS FÓRMULAS SOCIAIS
"Abolir o uso dispensável do luto e dos pêsames, por motivo de funerais, tanto quanto a participação em apadrinhamentos e cerimônias ritualísticas de qualquer natureza."
"Banir dos Templos Espíritas as cerimônias que, em nome da Doutrina, visem à consagração de esponsais ou nascimentos."
"Dispensar sempre as fórmulas sociais criadas ou mantidas por convencionalismos ou tradições que estanquem o progresso. Toda complexidade atrasa o relógio da evolução."
PERANTE A CODIFICAÇÃO KARDEQUIANA
"Recordemos constantemente os ensinos insubstituíveis e sempre momentosos que iluminam as páginas da Codificação Kardequiana, de onde extraímos alguns breves tópicos:
"Assim como o Cristo disse: "Não vim destruir a lei, porém, cumpri-la", também o Espiritismo diz: "Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução." Nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda a gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica." (O Evangelho segundo o Espiritismo)
José Espedito

 
 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita