WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 342 - 15 de Dezembro de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Ronaldo Silva Lopes (Laguna, SC)
Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 às 21:20:05
Querido irmão! Poderia informar se a música "O Homem", cantada por Roberto Carlos, é de autoria de Chico Xavier ou sua psicografia. Foi um comentário feito em nosso grupo de estudos, fora do propósito do grupo, mas gerou curiosidade.
Obrigado. Muita paz.
Ronaldo
 

Resposta do Editor: 

Segundo informação divulgada no site do Fórum Espírita, a letra da música citada teria sido psicografada pelo médium Chico Xavier e entregue a Roberto Carlos nos anos 70, quando o cantor o visitou em Uberaba (MG). O autor espiritual, de acordo com a mesma informação, teria sido Emmanuel.

Eis o link que remete à página do Fórum em que essa informação é veiculada: http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/o-homem-roberto-carlos-chico-xavier-emmanuel/#.UqpU4NJDuik

 

De: Maria Emilia Moura Faria (Coruche, Portugal)
Terça-feira, 10 de dezembro de 2013 às 17:15:48
Olá! Estou interessada em receber periódica e gratuitamente a revista «O Consolador».
Grata pela atenção.
Maria

 

De: Maria de Fátima Silva (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 às 14:36:35
Saudações a todos da revista O Consolador. Se for possível, gostaria de solicitar uma matéria sobre o assunto "reuniões mediúnicas" e/ou indicações de livros confiáveis a respeito do assunto. Grata pela atenção e parabéns pelo trabalho de divulgação da Doutrina.
Fátima
 

Resposta do Editor: 

O tema mediunidade tem sido tratado em nossa revista em inúmeras oportunidades. Quanto às obras que podemos indicar, relativamente ao assunto, a principal é, sem dúvida, O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec. Eis outros livros que também podem auxiliar o leitor, no tocante ao tema: No Invisível, de Léon Denis; Desobsessão, de André Luiz; Diálogo com as Sombras, de Hermínio C. Miranda, e Diretrizes de Segurança, de Divaldo Franco e J. Raul Teixeira.

 

De: Francisco Roxo (Cotia, SP)
Sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 às 13:06:19
Boa tarde! Solicito o especial favor de me informar onde obter dados sobre: adoração: significado e objetivo e a prece: importância, eficácia e ação.
Obrigado!
Francisco
 

Resposta do Editor: 

Os assuntos citados na mensagem acima são tratados minuciosamente nas questões 649 a 673 d´O Livro dos Espíritos e nos capítulos XXVII e XXVIII d´O Evangelho segundo o Espiritismo.

 

De: Gilvan Paiva (Manaus, AM)
Segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 às 20:10:25
Oi, boa noite. Quando vocês tiverem oportunidade de adquirir a coleção: A HISTORIA TRISTE, por favor, entrem em contato comigo.
Obrigado.
Gilvan

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 às 18:26:06
Assunto: O Espiritismo responde – edição 341
Dear, adorei a explanação sobre a partícula de Deus. Realmente qualquer ideia que dermos sob Deus estaremos nos sujeitando a interrogação eterna. Ninguém e nenhum cientista de nome ou renome poderão definir nada que se encontre nas suas pesquisas científicas como sendo reais em seus achados, porque a evolução está presente em todos os sentidos; portanto, o que se descobre continua ainda em processo e sujeito a descobertas. Nada estará completo aos nossos sentidos, e ainda mais dizer que tal fluido é Deus!... Não sei se fui explícita. A visão de um terráqueo é bastante limitada, não por ignorância, mas pelo estágio evolutivo em que nos encontramos. Este assunto é fascinante e requer de nós uma autoanálise em todos os sentidos, para não deixarmos nos envolver por empolgações cientificas, nomes famosos, prêmios Nobel  etc.
Respeitosamente,
Marilene

 

De: Graciema Prestes Perli Simões Gomes (Itaberá, SP)
Domingo, 8 de dezembro de 2013 às 13:39:01
Os animais sofrem torturas, dores, doenças... Por quê? O que fizeram? Não consigo entender nem encontro explicação à luz do Espiritismo...
Graciema
 

Resposta do Editor: 

O assunto contido na mensagem acima foi examinado na seção “O Espiritismo responde” da edição 186 desta revista. Eis o link que remete à matéria publicada: http://www.oconsolador.com.br/ano4/186/oespiritismoresponde.html

 

De: Rita Rossi (Vitória, ES)
Domingo, 8 de dezembro de 2013 às 11:02:08
A que horas começa a programação das crianças hoje? Me lembro que foi anunciando um evento envolvendo a família, mas não me lembro do horário. Grata e paz.
Rita
 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada pela leitora, razão pela qual não podemos, infelizmente, responder à sua pergunta.

 

De: América Santos (Brasília, DF)
Sábado, 7 de dezembro de 2013 às 20:33:47
Quero acreditar no Espiritismo, porque para mim seria a esperança de que meu filho está vivo.

América

 

De: Clovis da Costa Bezerra (João Pessoa, PB)
Sábado, 7 de dezembro de 2013 às 18:00:19
É de estranhar a posição das instituições espíritas com relação ao Waldo Vieira. Como já li em algumas edições de O Consolador sobre diversos assuntos, entendo nesse caso, também, como omissa. Na edição 341 dois leitores mineiros pedem a opinião do editor desta revista com relação às críticas propaladas pelo Waldo. As duas respostas do editor são iguais e remetem à edição 211 - carta de Luciano dos Anjos. Até aí tudo bem. Mas isto nos encaminha para outras questões: 1) no dia da 'ruptura' com Chico Xavier estavam sós - os dois, não tinha mais ninguém presenciando e Chico ficou calado - nada revelando; se tinha, ficaram calados nunca se pronunciaram? 2) Waldo psicografou livros em conjunto com Chico - estes livros continuam sendo reeditados. Se o Espiritismo é uma farsa por que Waldo permite que seu nome continue aparecendo nas reedições? 3) Waldo psicografou livros individuais que também continuam sendo reeditados pelas editoras espíritas. Como se explica isso? 4) o trabalho desenvolvido pelo Waldo é analisado e estudado por 'estudiosos espíritas' mesmo ele 'condenando' o Espiritismo. Como se explica? 5) É sabido que Chico doou a renda dos livros à instituições. O Waldo fez o mesmo ou continua usufruindo dessas vendas feitas pelas editoras espíritas? 6) Se continua a usufruir como entender esse mecanismo? 7) Pelo texto do Luciano entende-se que o Waldo não 'gira bem'. Ele era são antes? A partir de quando começou a aparecer 'essas anomalias'? 8) Se ele tem direito a fazer críticas por que continuamos lendo e adotando os livros 'espíritas' dele como se nada estivesse acontecendo? 9) Ou seja, vale a obra, mas não vale o autor? São tantos os questionamentos, embora só apareceram estes.
Abraços,
Clovis da Costa Bezerra
 

Resposta do Editor: 

Não possuímos informações seguras que nos permitam responder às perguntas propostas pelo leitor, as quais são, em realidade, dirigidas à comunidade espírita. É preciso, porém, reconhecer que até hoje nenhum reparo sério foi feito às obras psicografadas pelo médium Waldo Vieira enquanto participante ativo das lides espíritas. Quanto às posições por ele assumidas e às suas opiniões acerca do Espiritismo, de Kardec e dos espiritistas, eis um direito que lhe cabe, concordemos ou não com elas.

 

De: Ana Knispel (Florianópolis, SC)
Sábado, 7 de dezembro de 2013 às 16:33:20
Assunto: Especial 341 - Quais são e onde estão as Leis de Deus?
Será que o Espiritismo da atualidade dividido entre Organização e Instituição realmente tem apresentado uma conduta ética compatível com as Leis Divinas? As leis divinas não coadunam com segregação social, despotismo religioso, interesses materialistas e muito menos vaidade pessoal. Muitos "doutores" oportunistas discursam sobre os textos sagrados e sobre as Leis Divinas e comercializam estes conhecimentos. Não obstante, na prática, seu comportamento para com seu semelhante é réprobo, pior do que aquele que desconhece estas mesmas Leis. Há muitos malandros mercadores do Evangelho dissimulados esbanjando "santidade" para enganar trouxas... É mais fácil encontrar respeito às leis divinas em pessoas simples, com pouco conhecimento do que nestes "especialistas pesquisadores" que atropelam tudo o que há de sagrado para satisfazer suas vaidades egocêntricas.
Ana

 

De: Izidro Simões (Boa Vista, RR)
Domingo, 8 de dezembro de 2013 às 10:28:21
Bom dia. Vocês estão fugindo do assunto. Antes desse e-mail que publicaram, fiz um extenso e detalhado do que o espírito Charlet disse e o que depois Kardec apresentou. Receberam mas não publicaram isso. Além do mais, quem tem mais autoridade no assunto: Kardec, através de quem a plêiade comandada pelo espírito Verdade, esclareceram sobre a vida espiritual, ou outros? Léon Denis, inclusive deturpou a Doutrina, adotando a bobagem rustanguista de que fomos mineral, depois vegetal e depois hominal. Como é que pode? Não sou eu que não concorda com o que responderam; Kardec dá outra explicação para o que vocês apresentam. Fico com Kardec. Como para bom entendedor meia palavra basta, já entendi a mensagem de vocês, e retiro-me das conversações. Não pretendo ficar batendo na mesma tecla. Cada um sabe de si e Deus sabe de todos. Saúde e paz.
Izidro
 

Resposta do Editor: 

Reiteramos tudo o que já dissemos em resposta às mensagens do Sr. Izidro Simões. Quanto às suas ideias relativas à obra de Léon Denis, trata-se de mera opinião pessoal com a qual não concordamos. Ao expô-las, ele mostra, em verdade, que desconhece quem é realmente Léon Denis e qual a sua importância no desdobramento do pensamento espírita iniciado com Allan Kardec.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita