WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 339 - 24 de Novembro de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Sergio Henrique Ribas de Oliveira (Joinville, SC)
Terça-feira, 19 de novembro de 2013 às 12:22:34
Assunto: Cura da lesão perispirítica
Bom dia irmãos, deparando-nos com certos casos que impressionam a ciência e o homem, encontramos os transtornos graves do pensamento como a esquizofrenia. O Espiritismo nos mostra que a esquizofrenia é uma lesão perispirítica, não se encontra no cérebro mas no perispírito. A luta entre Lombroso e Esquirol na classificação de matéria e espírito ainda não é pacífica, ou seja, a loucura moral, a loucura de ordem meramente organogênica. Por isso eu faço esta pergunta: uma pessoa vitimada por esquizofrenia pode ter a sua cura? ou a única saída será a morte, que libertará o espírito de tal câncer.
Desde já muito obrigado.
Sergio
 

Resposta do Editor: 

No meio médico a esquizofrenia é, sim, considerada como algo incurável, assim como o alcoolismo também o é pela Organização Mundial de Saúde. Mas será que existem realmente doenças ou síndromes incuráveis? A dúvida do leitor é também a nossa.

Sobre o tema, sugerimos ao interessado que leia, assim que puder, o artigo intitulado Esquizofrenia, escrito pelo médico Leonardo Machado e publicado na edição n. 25 de nossa revista. Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/25/leonardo_machado.html

 

De: Francisco Ribeiro de Lima (Natal, RN)
Quinta-feira, 14 de novembro de 2013 às 16:00
Gostaria de obter informações sobre o uso do hífen.
Francisco
 

Resposta do Editor: 

A informação solicitada pelo leitor pode ser vista nesta mesma edição, na seção “Questões Vernáculas”. Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/ano7/339/questoesvernaculas.html - pelo qual o leitor pode acessar diretamente a matéria.

 

De: Wendy Rodrigues Malheiros (Copenhague, Dinamarca)
Segunda-feira, 18 de novembro de 2013 às 13:01:47
Olá! Encontrei o site de vocês através da internet.
Me mudei para Copenhagen há 11 meses.
Gostaria muito de participar da reunião de vocês, mas não consigo localizar o local. Me parece que o endereço escrito no site não é encontrado no mapa.
Você pode me ajudar?
Muito obrigada desde já.
Abraços
Wendy
 

Resposta do Editor: 

Eis o site de uma das sociedades espíritas que atuam na Dinamarca, a SESD – Spiritist Educational Society Denmark: www.sesd.dk – em que a leitora poderá colher as informações de que precisa. Para contactar os companheiros da SESD, eis alguns endereços: spiritism@sesd.dk;  skype: S.E.S.D. ou spiritism@sesd.dk;  telefones de Flavia: +45 3079 9348 (celular) e de Malu: +45 6019 0075 (celular); página no facebook: www.facebook.com/SESD.spiritism.dk.

 

De: Lucia Batista (Vitória, ES)
Quarta-feira, 20 de novembro de 2013 às 09:31:28
Assunto: Edição 338 - O Espiritismo responde
Caríssimo amigo, muito obrigada pelas considerações e explicações. Foram esclarecedoras e abriram portas à minha imaginação, curiosidade e vontade de aprender mais. Gostaria, se for possível, de saber qual foi o material usado pelos biólogos para a explicação sobre a formação da membrana externa celular. Muito obrigada e fique com Deus.
Lucia

 

De: Izidro Simões (Boa Vista, RR)
Domingo, 17 de novembro de 2013 às 14:27:09
Boa tarde. Continuo aguardando a resposta ao meu e-mail sobre a existência REAL de animais no mundo espiritual, reencarnação de animais, mediunidade nos animais e ideoplastia no mundo espiritual, inclusive sobre aquilo que foi citado por um correspondente, que escudou-se no livro "A Vida nos Mundos Invisíveis", do monsenhor inglês, Robert Huges, onde A MENTE CRIA árvores com frutos que são COMESTÍVEIS e que todas as árvores podem ser substituídas ou modificadas, a qualquer tempo, pelo pensamento, CONSTROEM-SE EDIFÍCIOS GRANDES, barcos que NAVEGAM num imenso lago, e movidos pela força do pensamento. TUDO MODIFICÁVEL QUANDO SE DESEJAR. Palavras do Monsenhor. Há também o livro do arcebispo de Olinda e Recife, HELDER CÂMARA - espírito - editora Ermance Dufaux, médium Carlos Pereira e, surpreendentemente, PREFACIADO pelo padre filósofo e teólogo Inácio Strieder, com apresentação do padre teólogo Marcelo barros, que foi secretário de Helder Câmara durante nove anos e ainda mais, a garantia de autenticidade de SER MESMO Helder Câmara, dada pela Jordana Gonçalves Leão, historiado e pesquisadora católica, que autorizada pela família do "morto", consultou 10.000 cartas particulares e 2.122 Cartas Circulares, que o arcebispo tinha o hábito de escrever todas as madrugadas. O livro chama-se "NOVAS UTOPIAS", e nela o sacerdote cita muita coisa mas, nenhum animal, em parte algum a e verifique quem for ler, ele anda por toda parte, lá e cá.
Izidro

Resposta do Editor: 

O assunto contido na carta acima foi examinado na seção “O Espiritismo responde” publicada nesta mesma edição. Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/ano7/339/oespiritismoresponde.html - pelo qual o leitor poderá acessar diretamente o texto.

 

De: Eduardo Ramos (Avaré, SP)
Sábado, 16 de novembro de 2013 às 20:35:00
Quem é o autor da frase: "Deus não coloca fardos nos ombros que excedam nossas forças".
Grande abraço!
Eduardo
 

Resposta do Editor: 

O pensamento de que Deus não coloca sobre nossos ombros um fardo superior à nossas forças é muito difundido, e não apenas no meio espírita. No livro Antenas de Luz, psicografado por Chico Xavier, há no cap. 7 uma referência direta ao assunto, em que o autor do texto diz: “Continuando pedindo a Deus que nos dê, cada vez mais, coragem, prosseguimos nossa jornada carregando nossas cruzes de saudades, sabedores que somos de que o Alto não nos dá cruz mais pesada do que nossas forças”. Não sabemos dizer, porém, quem emitiu originalmente tal pensamento e em que obra o poderemos encontrar.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 17 de novembro de 2013 às 20:02:53
Assunto: Edição 338 - O Espiritismo Responde
Dear, a nossa existência inicial antecede ao "homo". Impossível ter uma ideia e muito menos calcular quando se iniciou tal acontecimento. Quaisquer afirmativas a este respeito não passam de um sonho.
Outro assunto: Deus está distante de nós?
Por mais que opinemos a respeito de DEUS, não faz sentido sedimentar sentidos, para perceber, isto é, descrever DEUS, pois cairemos sempre na repetição uns dos outros; só mudam as expressões, o sentido continua o mesmo.
Marilene

 

De: Davi P. (São Ludgero, SC)
Segunda-feira, 18 de novembro de 2013 às 15:00:52
Boa tarde, muito boa a página, e muito útil. Gostaria que os srs. analisassem o link http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?id=345, e me comentassem sobre o mesmo.
Grato.
Davi
 

Resposta do Editor: 

Acessamos o site Jesus Site - http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?id=345 -, indicado pelo leitor, o qual apresenta logo de início um texto postado em novembro de 2002, intitulado O ESPIRITISMO, À LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS. Trata-se de um artigo eivado de informações equivocadas e escrito com evidente má-fé. Seu autor não conhece nada a respeito da doutrina espírita, como qualquer neófito em Espiritismo pode perceber ao ler o artigo.

 

De: Isaias Angelim da Silva (Caraguatatuba, SP)
Segunda-feira, 18 de novembro de 2013 às 10:30:06
Assunto: Especial 338 - Deus está distante de nós?
Parabéns pela excelente matéria, na qual expressa toda a grandeza de Deus e sua presença continua entre nós.
Obrigado
Isaias

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Sábado, 16 de novembro de 2013 às 17:25:05
Assunto: Especial 338 - Deus está distante de nós?
Boa tarde, prezado senhor Astolfo Olegário, extensiva à senhora escritora Christina Nunes. Li os escritos em voz alta para não perder um detalhe e o fiz com todo rigor as pontuações. Abraços fraternos.
Reinaldo

 

De: Daniela Cristiane Barreto Mota (São Paulo, SP)
Sábado, 16 de novembro de 2013 às 00:24:30
Como faço pra pegar uma psicografia? como tenho que fazer?
Daniela
 

Resposta do Editor: 

Não existe nenhuma regra quanto ao desejo expresso pela leitora e não podemos, portanto, dar-lhe uma resposta direta ao que nos pergunta. Segundo a teoria das comunicações, para que um Espírito se comunique é necessário o concurso de três fatores: que ele queira, que ele possa e que ele encontre um medianeiro adequado. Muitas vezes o Espírito quer comunicar-se e tem para isso permissão, mas falta-lhe um médium com que se afinize. Foi isso que levou Chico Xavier a cunhar uma frase bem conhecida, referindo-se à iniciativa da comunicação mediúnica: “O telefone toca de lá para cá”.

 

De: Leão Pierre (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 14 de novembro de 2013 às 13:20:07
Assunto: Especial - Edição 290 - Raul Teixeira, um homem no mundo
Sobre pureza doutrinária, me lembrei do caro Raul Teixeira ao ocorrer o seguinte fato comigo: Estando sem atividade profissional no momento, fui agora há pouco à padaria próxima de minha casa e me deparei com uma atendente me dizendo: "Te conheço de algum lugar", ao que respondi: "Você vai a alguma casa espírita?" e ela me respondeu:"Sim". A esta resposta uma outra atendente disse: "Eu também vou à casa espírita X" e começou a descrever que a senhora que a rezou (sic) lhe disse que ela encontraria uma pessoa a quem ela sossegaria o facho (sic) e mais, que na hora de adentrar a sala para rezar é preciso tirar as sandálias. Aí fui dizendo para ela que isto não é Espiritismo, é Umbanda e que médiuns há em todo lugar e nem todos trabalham conscientes de suas imensas responsabilidades.
Vemos com este fato que o Espiritismo, como diz Herculano Pires, continua sendo o Grande Desconhecido, inclusive de alguns espíritas que vivem a misturar holismos diversos, tornando-se inimigos do Espiritismo em seus próprios muros. Um exemplo de alerta sobre isto é o que escreve o Espírito Manoel Philomeno de Miranda no livro "Transição Planetária", psicografia de Divaldo Pereira Franco:
"Por outro lado, surgem tentativas extravagantes para atualizar o pensamento espírita com a balbúrdia em lugar da alegria, com os espetáculos ridículos das condutas sociais reprocháveis, com falsos holismos em que se misturam diferentes conceitos, a fim de agradar às diversas denominações religiosas, com a introdução de festas e atividades lucrativas, nas quais não faltam as bebidas alcoólicas, com os bailes estimulantes à sensualidade, com os festejos carnavalescos, a fim de atraírem-se mais adeptos e especialmente jovens, em vez de os educar e orientar, aceitando-lhes as imposições da transitória mocidade. Denominam-se os devotados trabalhadores fieis à Codificação, em tons chistosos e de ridículo, como ortodoxos, e, dizem-se modernistas, como se os Espíritos igualmente se dividissem em severos e gozadores, austeros e brincalhões na utilização da mensagem libertadora do Evangelho de Jesus à luz da revelação espírita..." (cap. 17, 2. ed. p.181-182).
Temos visitado algumas casas pelo país e vemos que muitas delas fogem da proposta do esclarecimento do Espírito humano, prendendo-se a práticas que nada têm a ver com o Espiritismo, como a cromoterapia, terapia floral, cristaloterapia, médiuns com jalecos das mais diversas cores, uso de incensos, mistura com práticas africanistas, etc.
Pergunto: Onde fica o Evangelho Redivivo, a orientação da Codificação de que o Espiritismo não tem rituais de quaisquer espécies? De que a Doutrina Espírita se baseia na Ciência? E, mesmo que alguma terapia holística tenha evidência científica, o que autoriza a ela fazer parte do corpo doutrinário espírita? Espíritas! Estudemos a obra de Kardec com olhos de ver e ouvidos de ouvir para não nos deixarmos tombar nas malhas de um religiosismo piegas.
Leão Pierre

 

De: Sânia Salles (Oslo, Noruega)
Quinta-feira, 14 de novembro de 2013 às 06:31:02
Caros irmãos. Gostaria de saber o mail para mandar informações das atividades do grupo. E fazer algumas atualizações nas informações.
Aproveito também para parabenizá-los por este canal de informações, estudos e luz! Usamos este site com frequência, e muito nos ajuda.
Fraternalmente,
Sânia
 

Resposta do Editor: 

Todas as informações relativas ao movimento espírita internacional podem ser encaminhadas diretamente à editora da seção “O Espiritismo em outros países”, Eunice de Oliveira Cazetta. Eis seu endereço eletrônico: eunicecazetta@gmail.com

 

De: Wilson Moreno (São Gonçalo, RJ)
Quinta-feira, 14 de novembro de 2013 às 14:45:09
Assunto: Fé racional
1) Deus é a Inteligência Suprema causa primaria de todas as coisas.
Essa Inteligência Suprema não tem forma material e nem corporal, como disse o Mestre Jesus, Deus é ESPÍRITO, portanto, a Natureza de Deus é espiritual, podemos dizer que Deus é Luz. A Luz Universal ou o Grande Foco de Luz.
Esse Grande Foco estabeleceu Leis naturais, eternas e imutáveis, e essas leis regulam tudo no Universo material e espiritual, tudo é Perfeição, Sabedoria, Harmonia e Evolução na Obra de Deus ou Grande Foco de Luz.
Para chegarmos ate Deus só existe um Caminho que é o Aprimoramento Moral e Intelectual, temos que trilhar o Caminho do Bem, das Virtudes, do Amor, da Justiça e da Ciência. A nossa fé tem que ser raciocinada para evitarmos as fantasias e o misticismo, temos que chegar ate Deus é pela Virtude e pela Ciência (elevação moral e intelectual), o Deus bíblico é uma criação humana, o Deus que sente ira, cólera, raiva, manda exterminar povos estrangeiros, pede sacrifícios de animais, vemos que é um Deus que reflete as imperfeições morais do ser humano. Deus criou o homem e o homem criou vários Deuses dentro do seu entendimento moral.
Uma outra questão importante são os milagres, Deus não faz milagres e nem realiza fatos sobrenaturais, todos os fenômenos espirituais e físicos que observamos no Universo são fenômenos Naturais regulados por Leis naturais e imutáveis, é a falta de conhecimento dessas Leis que criou a idéia mística do milagre e do sobrenatural.
O Deus bíblico é uma mentira. A salvação divina e a condenação eterna é outro erro, Deus não salva ninguém, cada Espírito vai se auto salvar ou se auto punir conforme as suas Obras Morais (pensamentos, sentimentos e atitudes).
Jesus também não salva ninguém, o que existe é a EVOLUÇÃO do Espírito humano através de múltiplas reencarnações, podemos dizer que o Espírito promove a sua Evolução ou sua desgraça moral, conforme o uso do livre arbítrio.
Nós somos punidos pelas nossas próprias imperfeições morais e nós somos recompensados pelas nossas próprias Virtudes e elevação moral.
O perdão divino para nossos erros e faltas, também não existe, é o próprio Espírito faltoso que tem que resgatar seus erros e faltas em futuras reencarnações, Deus não perdoa, por que, Ele não se ofende com os nossos erros, vícios, crimes e faltas, é o próprio espírito faltoso que vai se auto prejudicar gerando para si mesmo sofrimentos morais e matérias, nó somos punidos naquilo que pecamos ( somos punidos pelos nossos pecados ).
2) As graças divinas.
As graças divinas são os favores de Deus, pela Lei de Causas e efeitos, cada Espírito vai colher o que plantou, a cada um segundo as suas Obras. Deus não concede favores e nem privilégios para nenhum espírito, as leis do Criador são IGUAIS para todos os espíritos, não existe espíritos privilegiados, cada Espírito evolui pelo seu próprio esforço pessoal através de varias reencarnações.
Deus criou todos os Espíritos iguais, simples e ignorantes, sem Conhecimentos e sem Virtudes e todos evoluem pelas reencarnações sucessivas ate se tornarem Espíritos Superiores e Puros.
Portanto, os Espíritos Superiores de hoje já foram no passado espíritos simples e ignorantes e eles evoluíram como os outros espíritos sem privilégios e sem favores, evoluíram pelo seu próprio esforço pessoal e sua luta.
O Mestre Jesus o Mestre Buda já foram espíritos simples e ignorantes de evolução primaria, ou seja, eles já foram espíritos inferiores e atrasados e eles já cometeram seus erros e faltas no processo natural da Evolução espiritual.
Nenhum espírito é criado puro e superior, todos são criados IGUAIS simples e ignorantes, sem Ciência e sem Virtudes, todos percorrem a mesma estrada evolutiva, Deus é Justo e Imparcial e suas Leis são iguais para todos os espíritos.
Jesus não foi criado perfeito e puro ele foi criado como os outros espíritos simples e ignorantes, Jesus já foi um espírito imperfeito e atrasado, e ele foi evoluindo através de muitas reencarnações, ate se tornar um Espírito altamente Puro e Superior. Partimos da impureza para a pureza.
Uma outra questão, o Mestre Jesus não é o único espírito puro do Universo. Existem outros Espíritos Puros na Obra Universal. Temos que ter uma fé Racional para analisarmos essas questões, muitos espíritas tentam divinizar Jes us como o único espírito puro do Universo.
Wilson

 

De: Izidro Simões (Boa Vista, RR)
Quarta-feira, 13 de novembro de 2013 às 23:43:46
NO INVISÍVEL - Léon Denis - "A luz". Confrades, participei de “n” reuniões mediúnicas durante o dia, em salas de janelas amplas e sem cortinas, entrando a luz solar, no Centro Espírita Allan Kardec, em Campinas-SP, quando ainda se localizava na Rua Irmã Serafina, no centro da cidade, na década de 60; o mesmo em Mato Grosso e em Roraima. Existe em algum lugar - li há uns 50 anos - a narrativa de uma reunião mediúnica realizada em local público em Roma, na qual foi levitada uma mesa. Na Bíblia há muitos relatos de manifestações espirituais ocorridas com sol a pino. A transfiguração no Monte Tabor foi de dia, com o Sol dardejando sobre todos os presentes. Os apóstolos falaram "em línguas" das janelas da casa em que reuniam-se, durante o dia; Os assaz lembrados pastores Eldad e Medad incorporaram em plena luz do dia (nos tempos de Moisés), passando pelas cirurgias realizadas através do médium Arigó, em Congonhas do Campo-MG. É claro que não são reuniões mediúnicas, mas é indiscutível que são manifestações mediúnicas. Rigorosamente: tem alguma diferença no fato mediúnico produzido dentro de uma sala, e aquele que ocorre em qualquer outro lugar? Armários que se abrem e fecham de repente, roupas que saem "voando" dos guarda-roupas, barulhos etc. são o que, acontecendo durante o dia e com luz natural? Se vale a palavra de Léon Denis, também valerá a do professor Raul Teixeira - livro "DIRETRIZES DE SEGURANÇA" (Divaldo e Raul) - Editora FRATER, 1991, página 68, pergunta 72:  "Por que se costuma diminuir a claridade dos ambientes onde se processam serviços de aplicação de passes?" Resposta: "A princípio, não há NENHUMA NECESSIDADE ESSENCIAL da diminuição da luminosidade, para a aplicação dos recursos dos passes. PODEREMOS OPERÁ-LOS TANTO À NOITE QUANTO COM DIA CLARO". A providência de diminuir luminosidade é por causa da possibilidade de os espíritos estarem manipulando ectoplasma para alguma finalidade naquela reunião e, aí sim, convém, sendo necessário mesmo, fazer isso. Entretanto, NÃO É CONDIÇÃO IMPRESCINDÍVEL e nem em O Livro dos Médiuns e nem na RE de Kardec, encontramos a informação de que seja condição sine qua non, para a reunião mediúnica realizar-se. O que realmente marcou essa prática é que até mais ou menos o final da década de 40, no século passado, eram "populares" as reuniões para materialização, as quais, por causa do ectoplasma, eram realizadas INCLUSIVE em TOTAL ESCURIDÃO. Hoje, entretanto, raramente faz-se reunião com essa finalidade, mas o costume prevaleceu: "o uso do cachimbo é que faz a boca torta".
Izidro

Resposta do Editor: 

O tema tratado na carta acima é mais complexo do que parece à primeira vista e vamos, em face disso, examiná-lo oportunamente na seção “O Espiritismo responde”, quando então o leitor será devidamente informado.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita