WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 323 - 4 de Agosto de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Jian Rodriguez (Jaraguá do Sul, SC)
Segunda-feira, 29 de julho de 2013 às 22:29:09
Olá. Tenho um caso de alcoolismo na família que já se estende por anos. Diversos tratamentos muita dor e angústia, mas sem resultados. Uma pessoa próxima me disse para procurar o Espiritismo. Gostaria de saber de que forma posso melhor ajudar meu familiar.
Obrigado, desde já.
Jian 

Resposta do Editor: 

O tratamento do alcoolismo jamais poderá basear-se apenas no uso de remédios. É preciso aliar o tratamento espiritual ao tratamento médico convencional. Sugerimos ao leitor que busque ajuda num Centro Espírita próximo de sua residência e recomendamos também que, assim que for possível, leia o texto intitulado “Alcoolismo e obsessão”, que examina as causas, consequências e tratamento do alcoolismo. Eis o link que remete o interessado ao texto citado:  http://www.oconsolador.com.br/38/especial.html

 

De: Filomena Branco (Aveiro, Portugal)
Terça-feira, 30 de julho de 2013 às 07:28:28
Assunto: Especial 321 - Origem das raças negra e amarela (Parte 2 e final)
Caros amigos. Nada acontece por acaso, como se sabe, não é mesmo. Este artigo vem mesmo a calhar para nosso estudo. Ainda que tenhamos o A caminho da Luz, o Universo e vida, aqui, neste artigo, está especificamente a evolução do homem. A vós obrigado pela publicação. A Divaldo, nosso bem haja!
Como posso ter acesso ao artigo completo?  É o que consta sob o nome - Crença em Deus, recebida na Áustria em 1º de junho de 2007 e publicada em Reformador. Vivendo fora do Brasil, a quem me endereço?
Grata, abraços fraternos.
Filomena 

Resposta do Editor:

Sugerimos à leitora entrar em contato com a FEB, que edita a revista Reformador. O site da FEB é http://www.febnet.org.br/ 

 

De: Ana Paula Gimenes (Huntersville, Carolina do Norte, Estados Unidos)
Segunda-feira, 29 de julho de 2013 às 13:56:39
Olá! Eu, atualmente, moro na Carolina do Norte, nos EUA. Eu frequentava centro espírita no Brasil e sinto muito a falta aqui. Podem me ajudar dizendo se há algum centro aqui na Carolina do Norte, e se sim, qual o endereço e horário?
Muito obrigada.
Ana Paula 

Resposta do Editor: 

Há, sim, pelo menos uma instituição espírita na Carolina do Norte, cujo endereço a leitora poderá obter acessando o site http://www.spiritist.us/, do Conselho Espírita dos Estados Unidos, em que estão relacionados os endereços dos centros e grupos espíritas em funcionamento naquele país.

 

De: Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo (Venade, Caminha, Portugal)
Sábado, 27 de julho de 2013 às 05:44:14
Assunto: Especial 322 - Alzheimer e o Espiritismo: algumas considerações
Bom dia, Eugênia.
Fico muito feliz por a Eugênia residir em Campinas, cidade onde estive há cerca de um mês com minha filha, neta e genro. Frequentei um dos Centros Espíritas de Campinas e gostei imenso. Tenho um amigo brasileiro espírita, de Uberaba, que escreve neste número do "Consolador" que é o Fernando Rosemberg. O artigo que ele publica neste número tem o título: "Adjetivações ao Espiritismo".
O artigo da Eugênia sobre a doença de Alzheimer está muito explícito. Eu próprio já me estou prevenindo e ocupo muito do meu tempo com atividades intelectuais, publicando artigos semanais/mensais em vários blogs portugueses e brasileiros, conforme poderá consultar na net a partir da inserção do meu nome: Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo.
Tenciono voltar a Campinas daqui a dois anos se, entretanto, não conseguir trabalho nessa maravilhosa cidade. Sou professor.
Grande abraço.
Diamantino

 

De: Maria Inês Steglich (Porto Alegre, RS)
Quarta-feira, 24 de julho de 2013 às 01:22:18
Primeiramente, felicidades pelo site de vocês! Uma amiga procura por Noêmia Steglich Shernadiee. Encontrei o nome dela aí, mas não o localizei. Me ajudem.
Obrigada. Abraços.
Maria Inês 

Resposta do Editor: 

Noêmia Steglich tem ministrado vários cursos promovidos em São Paulo pela Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP). Não temos seu endereço, que poderá, no entanto, ser obtido diretamente na FEESP, cujo site na internet é - http://feesp.com.br/

 

De: Domiciano de Fátima Ribeiro Pinto (Dona Euzébia, MG)
Quarta-feira, 24 de julho de 2013 às 13:23:14
Assunto: Especial 312 - As cidades espirituais existem?
Ótimas explicações. Gostei muito do que foi relatado. O Cristo disse: - Eu vou para o Pai, mas não vos deixarei órfãos e enviarei a vós o Consolador prometido.
Domiciano

 

De: Liana Lacerda (Brasília, DF)
Quarta-feira, 24 de julho de 2013 às 22:27:27
Olá! Preciso de uma resposta. Eu sou espírita e sempre busco leituras para aprender a educar meu filho da melhor forma. Sempre que eu leio sobre crianças índigo, me identifico, e sempre que leio sobre crianças cristal, identifico com o comportamento do meu filho. Preciso de uma orientação para lidar com ele, porque, por mais que eu leia, ainda não encontrei algo para me reeducar para ele, principalmente em meio às  turbulências que tenho vivido. Obrigada. A paz a todos!
Liana 

Resposta do Editor: 

Infelizmente, não conhecemos as obras que tratam do assunto contido na carta acima, razão pela qual não podemos atender ao solicitado pela leitora.

 

De: Eduardo Batista de Oliveira (Juiz de Fora, MG)
Quinta-feira, 25 de julho de 2013 às 12:43:46
Prezados: Por favor, gostaria de saber se conhecem algum centro espírita na Argentina, nas cidades de Buenos Aires e Bariloche, para onde irei por alguns dias de minhas férias.
Desde já, agradeço a atenção.
Eduardo 

Resposta do Editor: 

Já enviamos ao leitor, por e-mail, as informações por ele solicitadas.

 

De: Rosélio Fontes Almeida (Recreio, MG)
Quinta-feira, 25 de julho de 2013 às 16:59
Boa tarde, caro amigo Astolfo Olegário. Acho que você já não se lembra mais de mim. Quero te dizer que adoro O Consolador e acompanho sempre seus estudos.
Gostaria de fazer uma sugestão, para que o site tenha um espaço de material para os evangelizadores, como planos de aula, etc.
Saudades de sua presença entre nós.
Um grande abraço.
Rosélio 

Resposta do Editor: 

Foi anotada a sugestão do nosso dileto amigo da cidade mineira de Recreio, a quem agradecemos por suas palavras, sempre tão gentis.

 

De: Joana Aparecida Jorge Cremers (Goiânia, GO)
Sexta-feira, 26 de julho de 2013 às 13:37:09
Há muito venho lendo esta revista tão espetacular, O Consolador, e no momento estou estudando, e querendo ser uma boa médium, se assim for a permissão do altíssimo e da espiritualidade superior. Necessito saber mais sobre o transporte de maus espíritos,  ou seja irmãos infelizes, numa sessão mediúnica; como é o procedimento a ser feito. Peço essa resposta para o meu próprio aprendizado, pois necessito muito de esclarecimentos ante as minhas dúvidas. Por gentileza mande para mim através do meu e-mail, se for possível. Agradeço desde já, e que Deus, nosso amantíssimo Pai, Jesus Cristo, vos abençoe sempre.
Joana 

Resposta do Editor: 

A direção desta revista manterá contato diretamente com a leitora, prestando-lhe os esclarecimentos necessários.

 

De: Gutemberg Moreira da Silva (Fortaleza, CE)
Sexta-feira, 26 de julho de 2013 às 15:12:45
Entrei há pouco tempo para o Espiritismo e estou muito curioso por essa filosofia de vida, quando a pessoa vê mais o lado da razão e da lógica. Portanto gostaria de receber se possível uns artigos.
Grato.
Gutemberg

 

De: Cleomar Antonia Freire Costa (Natal, RN)
Sábado, 27 de julho de 2013 às 13:53:57
Perguntei há algumas semanas e não consegui abrir a resposta. Gostaria de, se possível, ser respondida novamente com a mesma pergunta: Adoro os animais, gostaria saber aonde eles vão após sua morte e se existe um plano espiritual para eles. Queria muito receber uma matéria falando neste sentido. Agradeço de coração esta oportunidade.
Cleomar 

Resposta do Editor:

Já respondemos na edição 316 às perguntas contidas na carta acima, quando sugerimos, à pessoa que a escreveu, a leitura do livro “A Alma dos Animais”, de Irvênia Prada. Sobre o assunto sugerimos também que leia a reportagem publicada na edição 227 desta revista, em que Irvênia Prada trata do mesmo tema. O link que remete à reportagem é http://www.oconsolador.com.br/ano5/227/especial2.html

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Sábado, 27 de julho de 2013 às 15:23:18
Assunto: Especial 322 - Alzheimer e o Espiritismo: algumas considerações
Boa tarde, prezado Sr. Astolfo Olegário de Oliveira Filho, extensivo à senhora Eugenia Pickina, a quem eu parabenizo pelo belíssimo texto, que fala de um conteúdo e nos remete a problemas relacionados com a longevidade.
Abraços fraternos.
Reinaldo Cantanhêde Lima

 

De: André Demidoff (Itamonte, MG)
Sábado, 27 de julho de 2013 às 16:02:13
Sr. Editor. Agradeço a atenção a mim dispensada, congratulando-me com essa revista eletrônica que tão bem representa os postulados das lições do Cristo e os objetivos do Espiritismo, levando a luz do conhecimento, da verdade e da esperança aonde ainda imperam as trevas da ignorância e a escuridão das paixões menores dos homens.
André

 

De: Fadua S. (Uberaba, MG)
Domingo, 28 de julho de 2013 às 13:13:51
Assunto: Especial 322 - Alzheimer e o Espiritismo: algumas considerações
Muito bom.
Fadua

 

De: Enir Sattler (Petrópolis, RJ)
Segunda-feira, 29 de julho de 2013 às 12:57:51
Sou trabalhadora do movimento espírita da cidade de Petrópolis-RJ, e gostaria de saber a opinião sobre a obra: Moradas Espirituais, de Vânia Arantes Damo.
Agradeço.
Sem mais, atenciosamente,
Enir Sattler 

Resposta do Editor:

A obra “Moradas Espirituais”, que contém informações referentes a inúmeras colônias espirituais situadas no Brasil, é de natureza mediúnica, autoria do Espírito de Joaninha Darque, psicografada pela médium Vânia Arantes Damo e publicada pela editoraIntercult/Supercult. Não lemos referida obra, nem conhecemos a médium que a psicografou. Não temos, em face disso, condições de opinar sobre a veracidade das informações que o livro veicula.

 

De: Maira Monzon Guimarães (Uruguaiana, RS)
Terça-feira, 30 de julho de 2013 às 17:35:34
Assunto: Especial 310 - Fatores complicadores da tarefa de identificação de Espíritos na psicografia
Gostei muito do artigo, que esclarece muitos pontos para identificação de uma mensagem.
Maira

 

De: Alexandre Terenciano (São Paulo, SP)
Terça-feira, 30 de julho de 2013 às 14:10:44
Assunto: Especial - Edição 289 - Análise Científica da Apometria
Simplesmente fantástico e conforme Kardec, ou seja, bom senso e lógica, sem radicalismo e com respeito, base e esclarecimento.
Alexandre

 

De: Julio César Souza de Araújo Silva (Recife, PE)
Terça-feira, 30 de julho de 2013 às 13:27:03
Eu vejo um coisa meio retorcida e ouço vozes. Por favor, me ajudem.
Julio César 

Resposta do Editor: 

A ajuda que o leitor solicita pode ser-lhe oferecida, gratuitamente, num Centro Espírita, onde os passes, as palestras e a orientação adequada o ajudarão a entender os fenômenos a que se refere na carta acima.

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 30 de julho de 2013 às 11:00:07
Eu quase não sonho, mas mais ou menos de uns três anos para cá, quando isso acontece sempre sonho com privadas muito sujas e nesta madrugada (30/07/13 - terça-feira) o sonho foi pior ainda: Eu estava limpando uma privada transbordando de fezes. Peço ajuda para esclarecer segundo a visão espírita para esse constante acontecimento que tanto me preocupa.
Muito obrigada.
Saúde e Paz.
Ester 

Resposta do Editor: 

A coisa mais difícil é interpretar sonhos, porque, quando revelam algo que ocorreu realmente nos momentos de emancipação da alma, podem tratar de fatos que se passaram em existências pretéritas, ou de assuntos relacionados com a existência atual e até mesmo de algo que futuramente poderá acontecer. É preciso, então, anotar os sonhos e verificar, com o passar do tempo, se eles se repetem ou se existe algum nexo entre eles. Em último caso, a consulta a um mentor espiritual digno de confiança poderá ajudar a leitora a dirimir suas dúvidas.

 

De: Janise Peixoto de Oliveira (Porto Alegre, RS)
Terça-feira, 30 de julho de 2013 às 09:44:15
Frequento o Centro Espírita "Nossa Casa" aqui em Porto Alegre, no bairro Glória, onde conheci e gostei da Revista Espírita.
Janise

 

De: Bruno Mota (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 29 de julho de 2013 às 18:14:01
Olá! Eu sou um leitor novo da revista e do site O Consolador. Gostaria de parabenizar os organizadores do site. Nesse fiquei impressionado com os belos poemas que Marilene S. Saenz têm escrito aqui no site; considero os poemas com grande profundidade filosófica e espiritual. Gostaria muito pedir para vocês organizadores publicarem mais poemas da Marilene S. Saenz.
Fiquem na paz, companheiros.
Bruno

 

De: Sofia B. (Valença, BA)
Segunda-feira, 29 de julho de 2013 às 16:56:39
Boa tarde! Eu tenho uma opinião a respeito de um assunto, mas discutindo com um colega a dúvida me surgiu a partir de um questionamento dele: Bom, eu entendo que as invenções (TV, telefone, tratamentos médicos, carro etc.) são inspirações do mundo espiritual, por assim dizer, que nos são enviadas para nos auxiliar na evolução terrestre... Por exemplo, se tem um determinado tratamento médico para determinado mal, acredito que antes de estar na Terra a espiritualidade já tinha nos seus planos. Aí meu colega disse assim: e a arma de fogo? foi a espiritualidade? a arma de fogo faz o mal, a espiritualidade inspirou isso também? Eu fiquei sem saber o que dizer.... Me ajudem.
Grata.
Sofia 

Resposta do Editor: 

Não é verdade que todas as descobertas e invenções que ocorrem no plano terrestre tenham origem em informações de natureza espiritual. Quanto à arma de fogo, é preciso dizer que o mesmo se pode dizer da energia atômica e da pólvora, que tanto podem ser usadas para o mal como para o bem. Em determinada fase da história da Humanidade, os homens viviam em cavernas porque não tinham como enfrentar os perigos que os rondavam. Surgiram então os instrumentos de defesa, que podem, obviamente, ser usados também para a agressão. As armas de fogo podem perfeitamente enquadrar-se nessa situação. É difícil, contudo, sem uma pesquisa mais profunda, afirmá-lo ou negá-lo.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita