WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 322 - 28 de Julho de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Francisco Antonio Roxo dos Santos (Cotia, SP)
Domingo, 21 de julho de 2013 às 19:31:47
Solicito o especial favor de me passar informação sobre reencarnação - em todos os seus seguimentos, como a indicação de livros que poderei ler sobre a matéria, sem ser os livros de Kardec. Obrigado pela atenção! Boa noite e muita paz!
Francisco 

Resposta do Editor: 

Há vários livros que tratam do tema reencarnação. Eis alguns deles:

  • Reencarnação no Brasil – de Hernani Guimarães Andrade

  • A Reencarnação e suas provas – de Mário Cavalcanti de Melo e Carlos Imbassahy

  • Reencarnação e imortalidade – de Hermínio C. Miranda

  • Nossos Filhos são Espíritos – de Hermínio C. Miranda

  • A Reencarnação – de Gabriel Delanne

  • Vinte casos sugestivos de reencarnação – de Ian Stevenson

  • Muitas vidas, muitos mestres – de Brian Weiss.

 

De: L. P. (Araçatuba, SP)
Terça-feira, 23 de julho de 2013 às 22:17:39
Olá, existem homens que não conseguem se relacionar amorosamente com mulheres e acabam tendo uma vida solitária; nesse caso, acabam procurando o sexo pago para alguns momentos de prazer e companhia. Isso é condenável?
L. P. 

Resposta do Editor: 

À pergunta do leitor, cujo nome evidentemente ocultamos, cabe uma frase inesquecível de Paulo de Tarso: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. Na doutrina espírita não existe nada que se assemelhe a uma lista do que é permitido e do que não o é. Responderemos ante a lei por tudo o que fizermos; portanto, a decisão nesse ou naquele sentido será sempre da pessoa, em face do livre-arbítrio que, em sua sabedoria, Deus nos outorgou.

 

De: William Zavecz Rodrigues (São Bernardo do Campo, SP)
Terça-feira, 23 de julho de 2013 às 20:21:54
O link do site do Divaldo Franco está com problema.
Grato.
William 

Resposta do Editor: 

Se o leitor acessar as edições mais recentes de nossa revista verá que o problema já foi solucionado há algum tempo. Eis o link que permite acessar o site de Divaldo Franco: http://www.divaldofranco.com.br/

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 22 de julho de 2013 às 18:40:39
Sou médium de incorporação desde 2010 e uma eterna aprendiz. Estou afastada do Centro há dois meses por causa do meu trabalho, e voltarei assim que possível. Continuo fazendo rigorosamente o Culto no lar voltado para orações de cura. Tendo conhecimento das consequências do afastamento de um médium do Centro Espírita, gostaria de saber se, mesmo sendo provisório, faz com que eu não esteja na mesma faixa vibratória dos meus Guias e por esse motivo eles se afastam e consequentemente minha faixa vibratória ficando baixa dá passagem para a aproximação de espíritos obsessores. Muito obrigada. Saúde e paz.
Ester

Resposta do Editor: 

Pensamos que o afastamento temporário do médium, sobretudo quando existe razão de força maior para isso, não acarreta problema nenhum, desde que a pessoa continue sintonizada com a prática do bem e da oração.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Segunda-feira, 22 de julho de 2013 às 14:21:15
Sr. Editor da revista o Consolador, fiquei um pouco envergonhada pelo agradecimento direcionado a minha pessoa, sinceramente porque eu é que devo agradecer a essa excelente organização, que tanto se coaduna com a afinidade do perfil de meus poemas, pois procuro ser cautelosa ao máximo que posso com os meus escritos. Desde já tenho plena confiança de enviar os meus poemas, com a simples intenção de ajudar os seres humanos a se sentirem úteis e parte integrante da Inteligência Maior, Deus, pois este é o juízo que penso ao ler o Consolador!
Desde já, e mais uma vez muito agradecida de coração.
Marilene

 

De: Danilo de Queiroz Cardoso (Araraquara, SP)
Segunda-feira, 22 de julho de 2013 às 06:42:29
Assunto: Especial 321 - Origem das raças negra e amarela (Parte 2 e final)
Considero esse artigo oportuno numa época de tanta divergência e mesmo guerras motivadas por diversidades de raças e ideologias, como a existente entre ocidentais e orientais. Creio, não sei se estou certo, que japoneses, chineses, coreanos, vietnamitas e mesmo mongóis descendem de um mesmo tronco. Gostaria de encontrar mais material de estudo quanto à diversidade de raças.
Muito obrigado pela oportunidade de aqui manifestar meu pensamento.
Danilo

 

De: Naide Janara Santos (Berna, Suíça)
Segunda-feira, 22 de julho de 2013 às 06:37:27
Gostaria que me enviasse o endereço de centros espíritas. Sou brasileira.
Naide 

Resposta do Editor: 

Assim que for possível, enviaremos à leitora endereços de instituições espíritas situadas na Suíça.

 

De: Francisco Tangarife (Cali, Colômbia)
Sábado, 20 de julho de 2013 às 02:15:35
Buenas Noches. Quisiera que me orientaran con estas preguntas:
Hay vida fisica en la otras esferas de la tierra que rodean a la nuestra?
Se producen alli tambien reencarnaciones y renacimientos? Existen realmente los cementerios periespirituales?
Gracias por la ayuda que me puedan brindar.
Mucha Paz
Francisco Tangarife 

Resposta do Editor: 

Dada a complexidade e importância do tema suscitado na carta acima, a resposta ao leitor será dada oportunamente na seção “O Espiritismo responde”, quando o interessado será devidamente cientificado.

 

De: Giselle Abreu Pantoja (Belém, PA)
Sexta-feira, 19 de julho de 2013 às 19:11:03
Eu O amo...
Pois quando eu O olho, seus olhos me dizem que não há nada a temer, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida.
As expressões de seu rosto traduz o seu ensinamento: Vinde a mim todos que estão cansados e eu vos aliviarei, nos convidando a ser como crianças na fé, pois elas herdaram o reino dos céus.
Os seus braços abertos me convidam ao consolo, à paz, reafirmando com O Seu Amor o que Ele ensinou: Amar a DEUS sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo.
Saudações.
Giselle

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 19 de julho de 2013 às 14:12:31
Por favor, sem ser O Evangelho segundo o Espiritismo, qual o livro indicado para se ler no Culto do Evangelho no Lar, para ler/ensinar o Espiritismo para pessoas leigas? Muito obrigada.
Saúde e Paz.
Ester 

Resposta do Editor: 

São muitos os livros que podem ser utilizados no Culto do Evangelho no Lar. Eis alguns deles: Os livros da série Caminho, Verdade e Vida, de Emmanuel; Primícias do Reino, de Amélia Rodrigues; Jesus no Lar, de Neio Lúcio; Pai Nosso, de Meimei; Histórias que Jesus contou, de Clóvis Tavares; O Evangelho dos Humildes, de Eliseu Rigonatti; Parábolas e Ensinos de Jesus, de Cairbar Schutel; Vida e Atos dos Apóstolos, de Cairbar Schutel; Sabedoria do Evangelho, de Carlos Torres Pastorino.

 

De: Sonia P. (New Jersey, Estados Unidos)
Quinta-feira, 18 de julho de 2013 às 22:27:09
Adorei este estudo, mas gostaria de saber quando uma turma é expulsa da reunião, por não ter aceitado as novas regras... Isso já tem dois anos que não trabalho. Os outros saíram do centro e eu fiquei como frequentadora.
Obrigada.
Sonia

Resposta do Editor: 

Atritos, desarmonia, expulsão, problemas de relacionamento, eis o tema do texto publicado nesta mesma edição na seção “O Espiritismo responde”, que sugerimos seja lido pela leitora. Eis o link -  http://www.oconsolador.com.br/ano7/322/oespiritismoresponde.html

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 21 de julho de 2013 às 13:53:53
Caros amigos, o Espiritismo (aqui não me refiro aos seguidores, mas somente ao sistema) dizem que não tem ritual, não tem santo, não tem papa, mas (os seguidores) tem presidente, dirigentes, diretores, muitos papas etc. Não seria o mesmo? Nós não temos condições de nos comandar sem a ideia de existir um comandante e espécie de "boss", para nos guiar e por panca de possuir o dom da voz da verdade? Há centros espíritas que têm tantas regras que, se um dos elementos não estiver credenciado ou não pertencer a tal chamada diretoria, não tem o direito de falar, de pregar, ensinar, expressar, nada. Isto eu falo porque já presenciei muitos assim, e penso que a ideia de comando está em todas as religiões e seitas. Sempre tem as credenciais, ou os que se credenciam... Será porque mal saímos dos dogmas, quando então estávamos nas antigas seitas? E é por essa razão que não poderemos atuar sem chefes? Seria uma espécie de segurança, de apoio? Eu acho que o Espiritismo é um sistema em que jamais teríamos de aceitar os títulos, mas alguns palestrantes, quando se apresentam, parecem que estão procurando ou se encontram numa exposição de empregos, pois expõem todas as credenciais, intencionando assim ao público de que eles conhecem a verdade, e pode crer neles em tudo o que dizem. Para um bom observador, tudo o que a gente fala alguém já dissera antes, apenas estamos inventando novos termos, pois que o conteúdo continua o mesmo... Jesus jamais se apresentou como doutor, nem apontou nenhum título, nem muito menos se credenciou.

Com muito respeito,
Marilene

 

De: Raimundo Rubenilson Marcelino da Conceição (Viseu, PA)
Sábado, 20 de julho de 2013 às 16:04:24
Preciso de oração estou doente, muito doente.
Raimundo 

Resposta do Editor: 

Para pedido de preces, assistência e socorro espiritual, sugerimos ao leitor que procure uma instituição espírita próxima de sua casa.
O link abaixo vai ajudá-lo a encontrá-la:
http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Luiz Eduardo Mourão (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 20 de julho de 2013 às 14:08:36
Assunto: Especial 321 - Origem das raças negra e amarela (Parte 2 e final)
Felicito o companheiro Gebaldo José pela qualidade do artigo, empregando com maestria as fontes didaticamente citadas. Gostaria, apenas, de acrescentar um trecho de "A Caminho da Luz" (Emmanuel/FCX), obra também utilizada pelo companheiro (inclusive o trecho a que me refiro é do mesmo cap. II e da mesma página 31), no qual, na nossa opinião, o chamado Elo Perdido (a ausência de fósseis comprobatórios da evolução observada) é, também, explicado por Emmanuel: "Os séculos correram o seu velário de experiências penosas sobre a fronte dessas criaturas de braços alongados e de pelos densos, até que um dia as hostes do invisível operaram uma definitiva transição no corpo perispiritual preexistente, dos homens primitivos, nas regiões siderais e em certos intervalos de suas reencarnações. Surgem os primeiros selvagens de compleição melhorada, tendendo à elegância dos tempos de porvir".
O trecho acima é do tópico "A Grande Transição". Peço, desde já, desculpas se entendi de forma errada o contexto do trecho a que nos referimos.
Luiz Eduardo Mourão

 

De: Aline Xavier Lopes (Juara, MT)
Quarta-feira, 17 de julho de 2013 às 10:28:11
Preciso de uma história relacionada com a caridade de Jesus.
Obrigada!
Aline 

Resposta do Editor: 

O livro “Jesus no Lar”, de Neio Lúcio, psicografia de Chico Xavier, e “A Eterna Mensagem do Monte”, de Tolstoi, psicografado por Célia Xavier Camargo, trazem inúmeras histórias em que Jesus é o personagem central, todas ótimas para transmitir a adultos e crianças.

 

De: Paulo de Tarso (Jundiaí, SP)
Quarta-feira, 17 de julho de 2013 às 11:48:12
Coloco à disposição deste site, as narrações espíritas/espiritualistas que faço.
Caso haja interesse, gentileza conferir neste endereço:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/ptpiccinini
Outro assunto:
Em atenção ao Sr. Gerson, a história de Plácido Domingo e Carreras, infelizmente, é falsa. Também já ilustrei minhas palestras com ela. É desmentida no site da Fundação José Carreras, veja: http://www.fcarreras.org/es/nota-desmintiendo-las-informaciones-relativas-a-la-supuesta-financiaci%C3%B3n-por-parte-de-la-fundaci%C3%B3n-hermosa-y-d-pl%C3%A1cido-domingo-a-d-jos%C3%A9-carreras_31 278
Abraços.
Paulo de Tarso

 

De: Geórgia Carraca (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 20 de julho de 2013 às 22:40:21
Por caridade, venho pedir em nome do meu irmão que já não tem mais aonde e a quem recorrer. Seu filho tem tido surtos que a medicina trata como surto psicótico, mas acreditamos no Espiritismo e sabemos bem das influências que podem estar ocorrendo. O menino tem 18 anos, tem cometido autoflagelo, ameaças constantes de suicídio. Hoje meu irmão, chorando, me perguntou se não tem ninguém nesse mundo que possa ajudá-lo... já sem forças e sem esperanças. Foi quando me lembrei da bondosa D. Genny. Por amor nos ajude.
Geórgia 

Resposta do Editor: 

Em casos como o mencionado pela leitora é importante associar o tratamento médico ao tratamento espiritual. Em Juiz de Fora a leitora encontrará inúmeras casas espíritas que podem perfeitamente dar atendimento ao caso. O IDE, a FEAK e tantas outras instituições espíritas estão plenamente capacitadas para isso. É preciso, porém, que os interessados as busquem. Neste momento estamos encaminhando o endereço da leitora a um de nossos colaboradores radicados na cidade, para que preste à leitora as informações necessárias a esse caso.

 

De: Aurelio de Oliveira Freitas (Mongaguá, SP)
Domingo, 21 de julho de 2013 às 10:06:03
Tenho dúvidas de como a espiritualidade entende a eutanásia em animais. Agradeceria comentários ou indicação de literatura específica.
Aurelio 

Resposta do Editor: 

O assunto citado na carta acima já foi objeto de um texto publicado na seção “O Espiritismo responde” da edição 208 desta revista. Eis o link que permite acessar a matéria - http://www.oconsolador.com.br/ano5/208/oespiritismoresponde.html

 

De: Ricardo Baesso de Oliveira (Juiz de Fora, MG)
Domingo, 21 de julho de 2013 às 12:21:47
Caros editores.
Pesquisa efetuada pelo Datafolha e publicada neste domingo comenta a drástica redução no número de católicos nos últimos 20 anos. Mas chamam a nossa atenção os dados relacionados com aqueles que se autoproclamam como espíritas. Vejamos: éramos 3% em 1994, continuamos nos 3% vinte anos depois, enquanto os evangélicos pularam de 10 para 19% e os protestantes foram de 4 para 9%.
Como entender isso? Por que caminhamos a passos tão lentos? O que fazer?Abraços.
Ricardo 

Resposta do Editor: 

Não existe, pelo que sabemos, nenhuma pesquisa que nos permita responder às dúvidas apresentadas na carta acima. Eis aí um tema ótimo para que nossos colaboradores e articulistas não só discutam as causas, mas também as sugestões, a fim de que, se isso for possível, seja modificada a situação apontada pelo Instituto Datafolha.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita