WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 319 - 7 de Julho de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Terça-feira, 2 de julho de 2013 às 11:50:29
Gostaria de saber como ocorre a evolução passo a passo de animais tais como: Cobra, Rato e Aranhas, até o período de chegarem a encarnar como humanos.
E como ficamos se nós matamos tais animais?
No aguardo, desde já agradeço.
Léo 

Resposta do Editor: 

O tema focalizado na carta acima é objeto de várias obras espíritas, tais como A Gênese, de Allan Kardec; Evolução em Dois Mundos e No Mundo Maior, ambas de André Luiz, e A Evolução Anímica, de Gabriel Delanne.

No livro No Mundo Maior, cap. 4, pp. 56 a 59, André Luiz nos informa que a evolução espiritual ou anímica requer fixação, aproveitamento e continuidade. O princípio espiritual, desde o obscuro momento da criação, caminha sem detença para frente. Afastou-se do leito oceânico, atingiu a superfície das águas protetoras, moveu-se em direção à lama das margens, debateu-se no charco, chegou à terra firme, experimentou na floresta copioso material de formas representativas, ergueu-se do solo, contemplou os céus e, depois de longos milênios, durante os quais aprendeu a procriar, alimentar-se, escolher, lembrar e sentir, conquistou a inteligência. Segundo Calderaro, ele viajou do simples impulso para a irritabilidade, da irritabilidade para a sensação, da sensação para o instinto, do instinto para a razão. Inúmeros milênios transcorreram desde então. Estamos, em todas as épocas, abandonando esferas inferiores, a fim de escalar as superiores. “O cérebro é o órgão sagrado de manifestação da mente, em trânsito da animalidade primitiva para a espiritualidade humana", afirmou Calderaro.

 

De: Laurete Godoy (São Paulo, SP)
Terça-feira, 2 de julho de 2013 às 09:18:20
Escrevo-lhes para agradecer, sensibilizada, a gentileza da publicação da entrevista que concedi ao querido Orson Peter Carrara. E cumprimentar O Consolador pela excelência do trabalho desenvolvido em prol da abençoada Doutrina Espírita.
Cordialmente,
Laurete Godoy

 

De: Izidro Simões (Boa Vista, Roraima)
Sábado, 29 de junho de 2013 às 14:46:39
O editor disse que já encontrou autores espíritas que fazem restrição a que a água fluidificada vá para a geladeira ou que seja aquecida. Pergunto: que autores são esses e onde encontrar o texto com a restrição?
Izidro 

Resposta do Editor: 

O leitor está equivocado. O que foi dito na edição 140 de nossa revista, nesta mesma seção, é reproduzido em seguida:

“Nas obras dos autores espíritas mais conhecidos jamais vimos restrição à conservação da água fluidificada em geladeira. Há, no entanto, quem entenda não ser aconselhável, por motivo de suas propriedades e da manutenção energética, utilizar-se de água fervida, água gelada ou manter a água energizada em geladeira ou até mesmo expor a água a uma longa exposição à luz solar.” 

O link que remete ao texto citado é:
http://www.oconsolador.com.br/ano3/140/cartas.html

A restrição mencionada não consta, pelo que sabemos, em livro nenhum, mas costuma geralmente ser comentada por confrades espíritas sem que o fundamento disso seja fornecido.

 

De: Pablo Caldas (São Paulo, SP)
Terça-feira, 2 de julho de 2013 às 16:13:11
Caros Senhores, estamos assessorando a cantora espírita Ana Ariel no Concurso Cultural Momento Pais e Filhos (https://www.facebook.com/anaariel.cantora). É uma proposta bem interessante que busca aproximar os pais de seus filhos com o envio de fotos mostrando esses momentos de amor no colo dos pais. Será que podemos pensar em algum tipo de parceria para a divulgação? Espero poder entrar em contato com vocês em breve.
Um abraço,
Pablo 

Resposta do Editor: 

Divulgar a proposta em nossas seções informativas relativas ao movimento espírita brasileiro, é claro que o faremos com imenso prazer, sem custo nenhum. Basta enviar-nos os dados pertinentes. Contudo, com relação à publicação de anúncios ou coisa parecida, esta revista não tem por hábito fazê-lo.

 

De: Luís Antônio (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 1 de julho de 2013 às 22:39:52
Assunto: Especial 311 - Isabel, a princesa que amou o Brasil
Excelente, Altamirando!
Seu texto, grande aula de história do Brasil com as revelações dos imortais!
Somente agora consegui ler com mais cuidado, a edição d'O Tempo e consequentemente, sua formidável exposição.
Abraço,
Luís Antônio

 

De: Francisca Q. (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 1 de julho de 2013 às 22:32:19
Boa noite. É verdade que o futuro a DEUS pertence?! Me explique.
Francisca 

Resposta do Editor: 

A pergunta contida na carta acima é o tema da seção “O Espiritismo responde” desta mesma edição. Eis o link que remete à matéria:
http://www.oconsolador.com.br/ano7/319/oespiritismoresponde.html

 

De: Wilmar Coelho dos Santos (Pequeri, MG)
Segunda-feira, 1 de julho de 2013 às 12:34:37
Recebi o site desta instituição do caro Prof. Passini, de Juiz de Fora. Gostaria de conhecer melhor o trabalho de vocês. Sou o presidente da única e pequenina instituição de nossa cidade de 4 mil habitantes: Pequeri-MG, próxima a Juiz de Fora.
Um abraço fraternal.
Wilmar Coelho  

Resposta do Editor: 

Para conhecer nossa revista e o site que a publica, nada melhor do que visitá-lo e ler nossas edições semanais. Clicando neste link:
http://www.oconsolador.com.br/ano6/306/especial2.html  -  o leitor terá acesso a uma reportagem pertinente ao sexto aniversário da revista, na qual verá os números relativos à sua penetração em todo o mundo.

 

De: Joana d´Arc (Londrina, PR)
Domingo, 30 de junho de 2013 às 19:42:51
Kardec classificou os guias espirituais em três categorias. Quais são essas categorias?
Joana 

Resposta do Editor: 

O assunto é tratado nas questões 489 e seguintes d´O Livro dos Espíritos. As categorias a que a leitora se refere são: Anjos de guarda, Espíritos protetores e Espíritos familiares ou simpáticos.

 

De: Nara Fagundes (Porto Alegre, RS)
Domingo, 30 de junho de 2013 às 13:52:46
Quero saber sobre alteridade e a visão espírita.
Nara 

Resposta do Editor: 

O tema alteridade foi objeto do Especial intitulado “Paulo e Tiago: A Ética da Alteridade”, publicado na edição 316 desta revista. Eis o link que remete o interessado à matéria: http://www.oconsolador.com.br/ano7/316/especial.html

 

De: Anselmo Fernando dos Santos (São Paulo, SP)
Domingo, 30 de junho de 2013 às 01:15:56
Assunto: Especial 318 - Desvendando o significado da felicidade
De fato, a Humanidade sempre buscou a verdadeira felicidade e é isso o que a impulsiona na evolução espiritual, ainda que, em certos momentos, nós a busquemos de forma hedônica, como nos mostrou, muito bem, o autor. A experiência encarnatória nos ensinará onde está o nosso verdadeiro interesse, ainda que levemos milênios para assimilarmos as lições e ninguém poderá alegar ignorância, pois em todos os tempos Jesus-Cristo, Governador do nosso planeta, enviou Missionários para todas as regiões, a culminar com Allan Kardec e o Espiritismo, para ensinar-nos o caminho e a conquista da felicidade real, a eterna. Maravilhoso trabalho do Anselmo F. Vasconcelos. Nossas congratulações! Muita Paz!
Muito obrigado ao autor e à Revista!
Anselmo

 

De: Osni Guerrero (Itanhaém, SP)
Sábado, 29 de junho de 2013 às 10:27:20
Bom dia. Gostaria de saber como faço uma operação espírita. Tenho dores constantes nas costas. Desejo também saber o endereço desta revista.
Muito grato pela oportunidade.
Osni 

Resposta do Editor: 

Trabalhos na área de fluidoterapia são bastante comuns em várias instituições espíritas. É provável que mesmo na cidade onde reside o leitor existam centros espíritas que possam atendê-lo ou, então, indicar-lhe uma instituição que atue nessa área. A sede da revista “O Consolador” é Londrina, Paraná.

 

De: Júlio César Alves Pereira (Belo Horizonte, MG)
Sexta-feira, 28 de junho de 2013 às 19:17:21
Em que tipo de mundo podemos classificar Marte? Mundo de Regeneração ou outro? Por quê?
Júlio César 

Resposta do Editor: 

O tema pertinente ao planeta Marte tem suscitado no meio espírita manifestações controversas, como é explicado no texto que publicamos na seção “O Espiritismo responde” da edição 54. Eis o link que remete o leitor à matéria:
http://www.oconsolador.com.br/ano2/54/oespiritismoresponde.html

Fora isso, nada mais sabemos ou podemos adiantar a respeito do assunto.

 

De: Tiago Machado Paiva (Irecê, BA)
Sexta-feira, 28 de junho de 2013 às 00:22:47
Assunto: Especial 317 - Judas e a injustiça dos homens
Olá, tempos atrás li reportagens sobre a possível descoberta do Evangelho de Judas. Como a Doutrina poderia explicar a veracidade desta fonte? Lembro que no evangelho mostrava Judas como outro a quem a imagem que lhe foi estigmatizada, sendo um dos mais próximos ao Mestre.
Tiago 

Resposta do Editor: 

Não temos informação suficiente para responder ao leitor, a quem lembramos, porém, que havia, entre os apóstolos de Jesus, dois Judas. A epístola assinada por Judas foi escrita pelo outro, não por Judas Iscariote. Confira-a clicando neste link: http://www.bibliaonline.com.br/acf/jd/1

 

De: Sergio Henrique Ribas de Oliveira (Joinville, SC)
Quinta-feira, 27 de junho de 2013 às 22:37:33
Só pode haver um.
Irmãos, através desta frase: Só pode haver um, venho pedir um esclarecimento sobre a filosofia gnóstica que apregoa ser o homem um aglomerado de egos, e não uma individualidade distinta e livre. Para os místicos gnósticos o homem jamais chegaria aos céus dos deuses se não desintegrasse todos estes egos. O que o Espiritismo pode nos esclarecer sobre isto.
Desde já muito obrigado.
Sergio 

Resposta do Editor: 

Não temos suficiente conhecimento da filosofia gnóstica para podermos opinar. Segundo o Espiritismo, para chegar a Deus, é preciso que nos depuremos, que nos aprimoremos moral e intelectualmente, que cheguemos à condição de Espíritos Puros. Aliás, no Sermão da Montanha Jesus disse algo parecido: Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

 

De: José Roberto Alves da Silva (Nova Iguaçu, RJ)
Quinta-feira, 27 de junho de 2013 às 10:18:24
Caro irmão, faço toda semana o Culto do Evangelho no Lar.
Esta semana, aconteceu algo que nunca tinha acontecido. Antes do início do culto, estava sentindo uma dor na cabeça, quando iniciei a leitura do evangelho, e no momento da leitura, comecei a bocejar, que durou o tempo da realização do culto. No término, não sentia mais a dor na cabeça, e me sentia muito bem.
Peço que me esclareça o que aconteceu, pois tenho pouco tempo no Espiritismo.
Um abraço fraternal, que a LUZ DE DEUS TE ILUMINE, O AMOR DE DEUS TE PROTEJA.
José Roberto 

Resposta do Editor: 

Joanna de Ângelis afirma no seu livro “Messe de Amor” que o culto do Evangelho no lar, quando feito de boa vontade, beneficia a rua inteira ou, se a família reside em apartamento, o edifício todo. E isso acontece, evidentemente, a partir de nossa própria residência, como o leitor verificou e nos relata na carta acima. A família ali reunida e os visitantes invisíveis, todos sem exceção, recebem a bênção que advém da oração fervorosa e da mensagem evangélica que nessas ocasiões é lida e meditada.

 

De: Conceição Maria dos Santos (Goiânia, GO)
Quinta-feira, 27 de junho de 2013 às 09:15:07
No próximo dia 8 de julho serei submetida a uma cirurgia fluídica a distância. Desde já meu coração está cheio de fé alegria e gratidão, sei que vou ficar bem de saúde e de espírito. Desde já agradeço a Deus pai, Maria mãe de Jesus e aos médicos e assistentes do plano espiritual.
Conceição

 

De: Anderson Candido (Uberlândia, MG)
Quinta-feira, 27 de junho de 2013 às 08:53:43
A noite passada sonhei com uma pessoa que não conheço. Essa pessoa era um negro alto e forte, trajando um uniforme da Marinha do Brasil. Não me lembro de seu nome, mas disse a ele que eu também havia servido à Marinha e lhe perguntei onde ele servia; ele me disse que era do sul. Resolvi fazer uma pesquisa na internet com suas características e cheguei ao nome de João Candido (Almirante negro, líder da Revolta da Chibata). São “coisas” que só a doutrina espírita pode nos esclarecer.
Anderson

 

De: Cinthya Yeren (Miami, Flórida, Estados Unidos)
Quinta-feira, 27 de junho de 2013 às 02:10:20
Soy viuda mi esposo falleció de cáncer y conocí otro hombre y me enamore pero también tiene cáncer. Que significa según los espiritas?
Cinthya 

Resposta do Editor: 

As aflições que nos acometem podem ter origem nos atos da existência atual ou, então, em existências anteriores. No cap. V do livro O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec trata do assunto. Esse livro é encontrado também nos idiomas inglês e espanhol. Na Biblioteca virtual desta revista a leitora poderá vê-lo e, se for o caso, baixá-lo. Eis o link que remete à Biblioteca:
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/principal.html

O Espiritismo nos ensina que não existe o acaso na vida de ninguém, mas há fatos que só entenderemos perfeitamente quando estivermos na pátria espiritual. O caso mencionado pela leitora é um deles.

 

De: Caruso Octavio Colmieres Alves (Porto Alegre, RS)
Quinta-feira, 27 de junho de 2013 às 01:33:40
Existe alguma clínica que siga a filosofia espírita no estado do RS. Onde fica e qual o telefone?
Grato.
Caruso

Resposta do Editor: 

Sim, existe, mas não temos as informações solicitadas pelo leitor. Se algum leitor do Rio Grande do Sul puder ajudar-nos, isso será ótimo e desde já agradecemos.

 

De: Matilde Fedatto de Sousa (Londrina, PR)
Quarta-feira, 26 de junho de 2013 às 23:16:06
Caros Irmãos, gostaria de saber se o sentimento de gratidão que nos toca pode ser irradiado às pessoas a quem, direta ou indiretamente, devemos tanto. Muito obrigada e Paz e Bem a todos.
Matilde 

Resposta do Editor: 

Sim. Todo sentimento elevado que manifestamos, como o que advém da gratidão, irradia-se e chega até as pessoas relacionadas com o fato.

 

De: Gildo Alencar de Souza Filho (Mirandiba, PE)
Terça-feira, 25 de junho de 2013 às 19:52:52
Boa noite, tenho procurado na internet sites que me orientem a me libertar dos vícios e dos defeitos que todos nós, seres humanos, trazemos de existências anteriores. Tenho sofrido com o vício do álcool, que me traz angústia e depressão; tenho pedido em orações e em reflexões diárias, porque sozinho não estou conseguindo. Peço que orem por mim e me orientem com alguma coisa que possa me libertar. Sou um cidadão bem casado, com três filhos, e não pretendo jogar minha existência fora.
Grato.
Gildo 

Resposta do Editor: 

Solicitamos ao leitor que leia com atenção o Especial intitulado “Alcoolismo e obsessão”, publicado na edição 38 desta revista. O link que remete o leitor ao texto é  http://www.oconsolador.com.br/38/especial.html

Nele, o leitor terá uma visão integral a respeito do alcoolismo e de como deve ser tratado do ponto de vista médico e do ponto de vista espiritual. Depois da leitura, em caso de dúvida, procuraremos com satisfação resolvê-la.

 

De: Eliana Fantinati (Londrina, PR)
Terça-feira, 25 de junho de 2013 às 18:47:13
Boa noite. Por favor, peço-lhes informar aos leitores que estamos fazendo uma Caravana para Blumenau-SC, para participarmos dos trabalhos de Psicografia com o médium José Araújo, da Comunidade Espírita Irmã Lúcia (CEIL). O valor da viagem é R$ 250,00, que inclui a viagem em ônibus leito turismo da empresa Brasil Sul, uma noite em hotel selecionado e um café da manhã. Sairemos de Londrina no dia 27/7 às 7:00h e chegaremos a Londrina no dia 29/7 por volta das 7:00h.
Telefone de contato: 043-3328-9330 e 043-9622-6751 (Tim).
Obrigada.
Eliana

 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita