WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Espiritismo para crianças - Célia Xavier Camargo - Espanhol  Inglês
Ano 7 - N° 315 - 9 de Junho de 2013

 
 



O paralítico

 

Há muito tempo atrás, na época em que Jesus de Nazaré andava pelo planeta Terra, havia um homem que desejava muito ser curado. (1)

Ele era paralítico e morava em um casebre na cidade de Cafarnaum e até a família o havia abandonado, cansada de ter que cuidar dele o tempo todo.

Esse paralítico ouviu falar de um profeta que curava as pessoas, sem distinção: fossem cegos, surdos, mudos, paralíticos e até leprosos. Muitos já haviam sido curados por Ele, e o paralítico sentia imenso desejo de também ser curado pelo tal profeta.

Certo dia o paralítico ficou sabendo que Jesus chegara de barco à cidade e pediu a um amigo que o levasse até onde o profeta estava.
 

O amigo assim o fez. Como seria impossível a ele, sozinho, transportar o paralítico, convenceu mais três amigos a ajudá-lo. Assim, no catre que lhe servia de cama, cada um segurando de um lado, conseguiram carregar o paralítico e saíram a procurar por Jesus. Perguntando aqui e ali, ficaram sabendo onde o profeta estava e, de ânimo novo, chegaram até a casa.

Contudo, ao se aproximarem, o paralítico encheu-se de tristeza. O lugar estava repleto de pessoas que rodeavam a casa na esperança de verem Jesus! Todos estavam ali pelo mesmo motivo.

Os amigos pediam que abrissem caminho ao paralítico que desejava ser curado por Jesus, mas a multidão reagia, e um homem gritou irritado:

— O que ele tem de diferente de nós? Também queremos ver o profeta e ser curados por Ele. Se esse paralítico tem tanta pressa, que chegasse antes!

E outro completou:

— Quando aqui chegamos, a casa já estava repleta e tivemos que nos contentar de ficar aqui na rua. E cada vez chega mais gente!...

Mas o paralítico não desistia. E era tão grande seu desejo de ser curado por Jesus que algumas pessoas se comoveram e resolveram ajudá-lo. Mas ninguém sabia o que fazer!

Até que alguém mais esperto sugeriu:

— Se ele não pode entrar pela porta, que entre pelo telhado!

Explodiram gargalhadas de todos os lados, mas outro homem velhinho considerou:
 

— Sim, é possível! É só abrir um espaço no telhado e baixá-lo até o piso da casa!

Cheio de renovadas esperanças, o paralítico aceitou a sugestão.

E assim fizeram. Os quatro homens, com ajuda de algumas pessoas de boa vontade, levantaram o leito e, destelhando uma parte do telhado,

segurando com panos, puderam baixar o paralítico até onde Jesus estava, com grande espanto de todos os que se acotovelavam dentro da casa, e que o ouviam.
 

Ao ver o homem que fora baixado com a cama pelo telhado, à vista da fé que ele e os que o ajudaram tinham demonstrado, Jesus disse:

— Homem, perdoados são os teus pecados.

Então, alguns escribas (homens que entre os judeus eram doutores da lei e também escrivãos e copistas de textos)

que estavam sentados ali perto pensavam consigo mesmos:

— Por que fala assim este homem? Isto é um insulto! Quem pode perdoar os pecados não é Deus somente?

Jesus, que ouvira o pensamento deles, perguntou:

— Que estão pensando? Que é mais fácil perdoar os pecados do paralítico ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 

Então, para mostrar que Ele tinha o poder de perdoar pecados sobre a Terra, disse ao paralítico:

— Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 

Então, o homem se levantou cheio de alegria, tomou o leito e retirou-se à vista de todos.

A multidão, perplexa, glorificava a Deus, dizendo:

— Nunca vimos coisa semelhante!

Naquele momento, todos que ali estavam encheram-se de esperança, de alegria e de fé, pois aquele homem chamado Jesus só poderia ser um enviado de Deus para ajudar, ensinar, orientar e curar os homens na Terra.   

E um grande sentimento de veneração os envolveu, ao reconhecerem, em Jesus, o Salvador que por tanto tempo o povo judeu aguardara.      

Essa história nos mostra que, quando temos realmente desejo de conseguir alguma coisa, nós conseguiremos. Mesmo o que nos pareça impossível, se buscarmos uma saída, conseguiremos, pois nada há que nos seja impossível com o amparo de Deus.

Quantas coisas nós já aprendemos e que nos pareciam impossíveis? Certamente você não se lembra, mas o fato de conseguir equilibrar-se nas duas pernas e andar sozinho foi difícil! Lembra-se dos tombos que levou até conseguir andar em uma bicicleta de duas rodas? De patins, de skate? Quantas pernas raladas, quantas dores! Mas, hoje, você anda com segurança e sonha um dia poder andar de moto, não é?

Então, quando estiver preocupado com uma prova na escola, desesperado por achar que nada sabe, e que “nunca” conseguirá melhorar naquela matéria, pense em Deus e peça ajuda, que ela não lhe faltará.

Todavia, não basta pedir, é preciso também agir, como o paralítico da história. Esforçar-se para resolver o problema que o separa daquilo que deseja, usando a sua determinação, sua vontade e sua coragem para vencer.

Imagine a situação daquele paralítico! Para ele não foi fácil deixar-se conduzir para o alto. Pense no medo e na insegurança que ele sentiu ao ser levantado até o telhado da casa! E se ele caísse da cama? Sua situação ficaria pior. Se não desse certo, se os companheiros não aguentassem o seu peso? E se não conseguissem descê-lo do teto até o chão da casa? Certamente, ele teria muitas dúvidas, e a maior delas: E se o profeta, depois de tudo, se recusasse a curá-lo?

Mas ele resistiu a tudo e seguiu em frente, com coragem e determinação, conseguindo o que tanto queria: a cura.

Assim, jamais duvide daquilo que deseja. Se for bom para você, use sua fé, sua confiança para conseguir o que quer, e o Senhor o abençoará, pois Jesus mesmo afirmou:

“Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportará, e nada te será impossível”.

Jesus nos fala da montanha — um grande obstáculo —, mas que pela nossa fé — mesmo pequena — conseguiremos deslocar, pois essa montanha são as dificuldades, as resistências, a má vontade, enfim, tudo o que nos separa daquilo que desejamos realizar.

Então, coragem, fé e determinação. Assim, com ajuda de Deus, você vencerá sempre!                                                                          

MEIMEI 


(1)
Texto baseado no Evangelho de Marcos, capítulo 2, versículos 1 a 12, e no Evangelho de Lucas, capítulo 5, versículos 17 a 26, psicografado pela médium Célia Xavier de Camargo, em Rolândia-PR.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita