WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 4 - N° 200 - 13 de Março de 2011

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

Atos dos Apóstolos

Quinto livro do Novo Testamento

 Lucas (Discípulo de Paulo)

(Parte 6)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Que visão teve Pedro em Jope?

2. Tendo surgido em Antioquia muitos simpatizantes do Evangelho, quem foi enviado pela igreja de Jerusalém à referida cidade?

3. Em que lugar os discípulos de Jesus foram, pela primeira vez, chamados cristãos?

4. Qual foi, dentre os apóstolos de Jesus, o primeiro a morrer vitimado pelas perseguições feitas pelos judeus contra os cristãos?

5. Preso por ordem de Herodes, como Pedro escapou da prisão?  

Texto para leitura 

22. Barnabé e Saulo iniciam suas pregações junto aos gentios - Havia naquela época na Igreja de Antioquia diversos profetas e mestres, a saber: Barnabé; Simão, apelidado o Negro; Lúcio, o Cirineu; Manaém, irmão de leite do tetrarca Herodes; e Saulo. Certa vez, enquanto celebravam o culto do Senhor e jejuavam, o Espírito Santo lhes disse: “Reservai-me Barnabé e Saulo para fazerem o trabalho que lhes destinei”. Então, depois de jejuns e orações, impuseram as mãos sobre eles e os enviaram. Os dois discípulos desceram a Selêucia e de lá foram para Chipre. Chegando a Salamina, anunciaram ali a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Com eles seguia João Marcos, o futuro evangelista. Depois de atravessarem toda a ilha até Pafos, encontraram ali um mago, um falso profeta judeu de nome Barjesus, que mantinha boas relações com o procônsul Sérgio Paulo, a quem visitaram. (Atos, 13:1 a 13:12.) 

23. Paulo obtém sucesso em Antioquia da Pisídia, mas é expulso - Em Antioquia da Pisídia, vendo a grande multidão que se reunira para ouvir o discurso de Paulo, os judeus ficaram cheios de inveja e responderam às palavras do apóstolo com pesados insultos. Enchendo-se então de coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era nosso dever pregar primeiro a vós a palavra de Deus. Mas já que a recusais, e não vos julgais vós mesmos dignos da vida eterna, então nos voltaremos para os pagãos. Foi assim que o Senhor nos ordenou: Eu te constituí luz das nações, para levares a salvação até as extremidades da terra”. Ouvindo isso, os pagãos ficaram muito alegres e se puseram a glorificar a palavra do Senhor, expandindo-se a palavra de Deus por toda a região. Os judeus, no entanto, incitaram as senhoras piedosas da alta sociedade e os mais importantes líderes do lugar, conseguindo desse modo mover uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsá-los de sua região. Os dois partiram então para Icônio, cheios de alegria e do Espírito Santo. (Atos, 13:45 a 13:52.) 

24. Ao nomear os presbíteros, Paulo e Barnabé impunham-lhes as mãos - Foi a muito custo que Paulo e Barnabé conseguiram evitar que, em Listra, o povo oferecesse um sacrifício para eles. Apareceram então por ali alguns judeus de Antioquia e Icônio, que conseguiram atrair o povo para o seu lado. Paulo foi, então, apedrejado e arrastado para fora da cidade, porque julgavam que ele estivesse morto. Quando os discípulos se juntaram ao seu redor, ele se levantou e voltou para a cidade, partindo no dia seguinte com Barnabé para Derbe. Depois de terem pregado o Evangelho nesta cidade, conseguindo arrebanhar muitos discípulos, voltaram a Listra, Icônio e Antioquia, confortando os ânimos dos discípulos e exortando-os a se manterem firmes na fé. “Precisamos passar por muitos sofrimentos para podermos entrar no Reino de Deus”, ensinavam eles. Em cada Igreja constituíam presbíteros, impondo-lhes as mãos, faziam preces e jejuns, recomendando-os ao Senhor. No retorno a Antioquia, atravessaram a Pisídia e chegaram a Panfília. Anunciaram, então, o Evangelho em Perge e foram a Atália, de onde regressaram para Antioquia, onde, ao chegarem, reuniram a Igreja e contaram tudo o que Deus tinha feito com eles e como tinham aberto a porta da fé aos pagãos. (Atos, 14:18 a 14:28.) 

25. A polêmica sobre a circuncisão é decidida satisfazendo a todos - Resolvida a contento a polêmica ligada à circuncisão, os representantes nomeados pela assembleia desceram para Antioquia, onde entregaram a carta contendo o decreto conciliar. Feita a leitura do documento, todos se alegraram com aquela mensagem animadora. Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confortaram os irmãos com longas pregações. Depois de algum tempo, os irmãos se despediram e eles voltaram para junto daqueles que os tinham enviado. Paulo e Barnabé, porém, com muitos outros, permaneceram em Antioquia, ensinando e anunciando a boa nova da palavra do Senhor. (Atos, 15:30 a 15:35.)

Respostas às questões propostas 

1. Que visão teve Pedro em Jope?   

Segundo Pedro, ele orava em Jope quando, num arrebatamento dos sentidos, viu um vaso que descia do céu e vinha até junto dele. Pondo nele os olhos, viu animais da terra, quadrúpedes, feras, répteis e aves do céu. Uma voz então lhe disse: Levanta-te, Pedro; mata e come. Mas ele replicou: De maneira nenhuma, Senhor; pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda. A voz, ouvindo isso, respondeu-lhe: Não chames tu comum ao que Deus purificou. (Atos, 11:1 a 11:18.)  

2. Tendo surgido em Antioquia muitos simpatizantes do Evangelho, quem foi enviado pela igreja de Jerusalém à referida cidade?  

Barnabé foi o enviado. (Atos, 11:19 a 11:24.)

3. Em que lugar os discípulos de Jesus foram, pela primeira vez, chamados cristãos?  

Barnabé decidiu ir a Tarso para buscar Saulo. Achando-o, conduziu-o para Antioquia. Durante todo um ano eles se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. E foi ali, em Antioquia, que os discípulos foram, pela primeira vez, chamados cristãos. (Atos, 11:25 e 11:26.)

4. Qual foi, dentre os apóstolos de Jesus, o primeiro a morrer vitimado pelas perseguições feitas pelos judeus contra os cristãos?  

O primeiro apóstolo martirizado foi Tiago, irmão de João, morto à espada por ordem do rei Herodes. (Atos, 12:1 e 12:2.)

5. Preso por ordem de Herodes, como Pedro escapou da prisão?  

Pedro dormia entre dois soldados, ligado com duas cadeias, quando lhes sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão. Tocando em Pedro, ele o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. Quando passaram pelo primeiro e pelo segundo guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. Pedro, que até então achava que tudo fosse um sonho, tornou a si, e disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava. (Atos, 12:3 a 12:11.) 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita