WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 4 - N° 198 - 27 de Fevereiro de 2011

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

Atos dos Apóstolos

Quinto livro do Novo Testamento

 Lucas (Discípulo de Paulo)

(Parte 4)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Que consequência teve o discurso feito, em sua defesa, por Estêvão?

2. Além de haver consentido na morte de Estêvão, que conduta teve Saulo com relação ao trabalho realizado pelos discípulos de Jesus?

3. Em que lugar Filipe pregou o Evangelho do Cristo e produziu curas que atraíram a multidão?

4. No chamado batismo pelo Espírito Santo, que era procedimento regular oferecido aos novos adeptos, Pedro e João valiam-se de que recurso?

5. Filipe não ficou muito tempo em Samaria. Por quê? E para onde foi ele? 

Texto para leitura 

14. Tabita volta a viver, com a ajuda de Pedro - Em Jope havia uma discípula do Senhor chamada Tabita, nome que significa “Gazela”. Além de generosa nas esmolas que dava, Tabita praticava boas ações e era, por isso, estimada em sua cidade. Aconteceu então que ela ficou doente e veio a falecer de modo repentino. Como Lida ficava perto de Jope, os discípulos ouviram dizer que Pedro se encontrava lá e resolveram chamá-lo, dizendo-lhe: “Não demores em vir até nós”. Pedro, logo que recebeu o chamado, partiu. Chegado à casa de Tabita, ele foi conduzido até o andar superior, onde se encontrava o cadáver. Muitas viúvas, chorando, aproximaram-se dele, mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Tabita fazia quando estava com elas. Pedro pediu-lhes que se retirassem do recinto e, uma vez só, ajoelhou-se e rezou. Depois voltou-se para o cadáver, dizendo: “Tabita, levanta-te”. Ela abriu os olhos e, fixando-os em Pedro, sentou-se no leito. Pedro estendeu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois, chamou aqueles que estavam próximos e a apresentou viva! A notícia correu por toda Jope e muitos acreditaram no Senhor, permanecendo Pedro durante muito tempo em Jope, na casa de um curtidor de couros chamado Simão. (Atos, 9:36 a 9:43.) 

15. A visão de Cornélio leva Pedro a Cesareia - Havia em Cesareia um homem, de nome Cornélio, que comandava o regimento romano chamado itálico. Religioso e muito bondoso, Cornélio viu, certo dia, pelas três horas da tarde, um anjo de Deus entrar em sua casa e chamá-lo: “Cornélio!” Ele olhou para o anjo e teve medo, mas perguntou-lhe: “Que é, Senhor?” O anjo lhe respondeu: “Tuas orações e tuas esmolas chegaram até Deus e Ele se lembrou de ti. E manda agora alguns homens a Jope para trazer um certo Simão, chamado também Pedro. Está hospedado na casa de um curtidor de couros, um tal Simão, que mora à beira-mar”. Cornélio fez o que o anjo lhe disse. Em Jope, antes que os mensageiros de Cornélio chegassem, Pedro meditava sobre o significado de certa visão que tivera, quando um Espírito lhe informou: “Dois homens estão à tua procura. Levanta-te, desce e acompanha-os sem duvidar, pois fui eu que os enviei”. Pedro atendeu à recomendação recebida e seguiu até Cesareia, onde Cornélio o esperava. Quando viu Pedro, que se preparava para entrar em sua casa, Cornélio foi ao seu encontro e caiu a seus pés em atitude de adoração. Pedro fez, porém, com que ele se levantasse, dizendo: “Levanta-te, pois também eu sou um simples homem”. (Atos, 10:1 a 10:26.) 

16. Deus não faz distinção de pessoas - Depois que Cornélio lhe relatou a visão que tivera e o motivo do convite a ele enviado, Pedro observou: “De fato, agora compreendo que Deus não faz distinção de pessoas; mas todos os que o adoram e praticam o bem são aceitos por ele, seja qual for sua nação. Ele enviou a sua mensagem aos filhos de Israel, anunciando a boa nova da paz, por meio de Jesus Cristo: é ele o Senhor de todos”. Dito isto, Pedro rememorou alguns episódios da vida e da obra de Jesus, inclusive os fatos ligados à sua ressurreição. E acrescentou: “Foi ele que nos mandou pregar ao povo e dar testemunho de que ele foi constituído por Deus como juiz dos vivos e dos mortos”. “Todos os profetas dão este testemunho a seu respeito: quem acreditar nele receberá pelo seu nome o perdão de seus pecados.” (Atos, 10:34 a 10:43.) 

17. O dom do Espírito Santo não é privilégio de nenhum povo - Pedro ainda falava, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que escutavam seu discurso. Os fiéis de origem judaica, que tinham ido de Jope com Pedro, ficaram admirados por verem que o dom do Espírito Santo tinha sido derramado também sobre os não-judeus. Com efeito, eles os ouviam falar em diversas línguas e glorificar a Deus. Pedro então falou-lhes: “Quem poderá recusar a água do batismo a esses, que receberam o Espírito Santo da mesma forma que nós?” E decidiu fossem todos batizados em nome de Jesus Cristo. (Atos, 10:44 a 10:48.)

Respostas às questões propostas 

1. Que consequência teve o discurso feito, em sua defesa, por Estêvão?  

Primeiro, seus adversários se enfureceram; mas, diante da turba, Estêvão, fixando os olhos no céu, viu Jesus, e lhes disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Estêvão foi, então, expulso e apedrejado. (Atos, 7:54 a 7:60.)

2. Além de haver consentido na morte de Estêvão, que conduta teve Saulo com relação ao trabalho realizado pelos discípulos de Jesus? 

Em seguida à morte de Estêvão fez-se uma grande perseguição contra a igreja de Jerusalém e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e de Samaria, exceto os apóstolos. Liderando as perseguições, Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. (Atos, 8:1 a 8:4.)

3. Em que lugar Filipe pregou o Evangelho do Cristo e produziu curas que atraíram a multidão? 

Foi na cidade de Samaria que isso se deu. Filipe pregava o evangelho e as multidões unanimemente prestavam atenção ao que ele dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. Espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz, e muitos paralíticos e coxos eram curados. Os apóstolos que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. (Atos, 8:5 a 8:14.)

4. No chamado batismo pelo Espírito Santo, que era procedimento regular oferecido aos novos adeptos, Pedro e João valiam-se de que recurso? 

Eles valiam-se da imposição das mãos, com o que os novos adeptos passavam a receber o Espírito Santo. (Atos, 8:14 a 8:18.) 

5. Filipe não ficou muito tempo em Samaria. Por quê? E para onde foi ele?  

Os fatos foram assim registrados em Atos: O anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. Ele foi. Eis que um homem etíope, eunuco, alto funcionário de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adoração. Quando regressava, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

Disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. Filipe se aproximou e, ao ouvir o que Isaías dizia, perguntou ao eunuco: Entendes tu o que lês? O homem lhe respondeu: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. O texto de Isaías era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento. O eunuco indagou: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo sua boca, lhe anunciou a Jesus e, logo depois, batizou-o.

Feito isso, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e o eunuco, jubiloso, continuou o seu caminho. Filipe se achou mais tarde em Azoto e, depois de anunciar o evangelho em todas as cidades por onde passava, chegou a Cesareia. (Atos, 8:25 a 8:40.) 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita