WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 4 - N° 191 - 9 de Janeiro de 2011

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

O Evangelho segundo João

Quarto livro do Novo Testamento

 João (Apóstolo de Jesus)

(Parte 8)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Que ensinamento quis Jesus nos dar lavando os pés de seus discípulos?

2. Jesus chegou a indicar, durante a última ceia com seus companheiros, aquele que o haveria de trair?

3. Momentos antes de ser entregue, Jesus deu aos apóstolos um novo mandamento. Que contém ele?

4. Que quis Jesus dizer com esta frase: Na casa de meu Pai há muitas moradas?

5. Tomé disse-lhe que eles não sabiam para onde Ele iria. Que resposta lhe deu Jesus?

Texto para leitura

30. O enviado não é maior do que aquele que o enviou - Depois de lavar os pés dos seus discípulos, inclusive Pedro, que a princípio se opusera a isso, o Mestre afirmou-lhes que, na verdade, o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Dito isto, ele asseverou: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar. Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou”. E arrematou: “Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou”. (João, 13:16 a 13:20.)

31. Jesus revela claramente a João quem o irá trair - Jesus mostrou a João (que se encontrava reclinado no seio do Mestre) quem o haveria de trair: “É aquele a quem eu der o bocado molhado”. E, molhando o bocado, deu-o a Judas Iscariotes. Após o bocado, entrou nele Satanás, e o Mestre então lhe disse: “O que fazes, faze-o depressa”. Nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito ele lhe dissera isto, porquanto, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe havia pedido para comprar o que fosse necessário à festa, ou então que desse alguma coisa aos pobres. (João, 13:23 a 13:29.)   

32. Jesus dá aos apóstolos um novo mandamento - Judas recebeu o bocado de Jesus e saiu logo. Era noite em Jerusalém. Logo que o discípulo saiu, o Mestre disse: “Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar”. “Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, e, como tinha dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Como Pedro lhe perguntasse para onde ele iria, Jesus explicou que a esse lugar nenhum deles poderia segui-lo; só mais tarde. Pedro retrucou, dizendo: “Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida”. Respondeu-lhe o Senhor: “Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto me não tiveres negado três vezes”. (João, 13:30 a 13:38.)

Respostas às questões propostas

1. Que ensinamento quis Jesus nos dar lavando os pés de seus discípulos?   

O gesto do Mestre foi mais um exemplo de humildade que ele não se cansou de nos oferecer ao longo de sua curta existência. (João, 13:4 a 13:16.) 

2. Jesus chegou a indicar, durante a última ceia com seus companheiros, aquele que o haveria de trair?  

Sim. Depois de afirmar que um deles o iria trair, Jesus acrescentou: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. (João, 13:21 a 13:26.)

3. Momentos antes de ser entregue, Jesus deu aos apóstolos um novo mandamento. Que contém ele?  

Jesus disse: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João, 13:34.)

4. Que quis Jesus dizer com esta frase: Na casa de meu Pai há muitas moradas?

Jesus referiu-se aí, com clareza absoluta, à existência de outros mundos habitados no Universo e que a vida não se resume ao planeta em que vivemos. Alguns estudiosos enxergam também aí a referência às moradas espirituais que abrigam os seres desencarnados neste e em outros mundos. (João, 14:1 a 14:3.)

5. Tomé disse-lhe que eles não sabiam para onde Ele iria. Que resposta lhe deu Jesus?

As palavras de Tomé foram estas: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. (João, 14:4 a 14:7.)



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita