WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 186 - 28 de Novembro de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Raimundo Barroso Neto (Fortaleza, CE)
Domingo, 21 de novembro de 2010 às 22:34:45

Gostaria de provas científicas da existência do Espírito após a morte.

Raimundo
 

Resposta do Editor: 

Vários livros tratam do assunto focalizado pelo leitor. Eis dois deles que, por sinal, foram objeto de estudo sistematizado nesta revista: Por que creio na imortalidade da alma, de Sir Oliver Lodge, e O Fenômeno Espírita, de Gabriel Delanne. O primeiro foi examinado nas edições 31 a 41 desta revista. Clicando em http://www.oconsolador.com.br/31/classicosdoespiritismo.html, é possível acessar a lição inicial desse estudo, que continua nas edições seguintes deste periódico.

O segundo, que é um dos clássicos do Espiritismo foi aqui estudado nas edições 52 a 63. Clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano2/52/classicosdoespiritismo.html, o leitor verá a lição que deu início ao seu estudo. Após a leitura dos livros citados, se houver alguma dúvida, estaremos à disposição do leitor para a necessária explicação.

 

De: Rosangela C. (Guarulhos, SP)
Segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 20:56:14

Tenho uma amiga que lê cartas e expliquei o que sentia e ela disse que era pra procurar vocês porque tinha um obsessor em minha vida. Não sei o que faço. Preciso de ajuda. Vocês podem me ajudar?
Um abraço.

Rosangela
 

Resposta do Editor: 

Recomendamos à leitora que procure orientação e ajuda num Centro Espírita próximo de sua casa. Há em Guarulhos e nas cidades próximas inúmeras instituições espíritas. Para localizar seus nomes, endereços e horários das reuniões, sugerimos a consulta aos seguintes sites: http://www.enderecocasaespirita.org.br/ e  http://usespbr.ning.com/. Este último é o site da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, entidade que coordena o movimento espírita paulista.

Com relação ao tema obsessão, suas modalidades e sua terapêutica, sugerimos à leitora que leia dois textos publicados nas edições 123 e 127 desta revista, que podem ser acessados clicando-se nos seguintes links: http://www.oconsolador.com.br/ano3/123/esde.html e http://www.oconsolador.com.br/ano3/127/esde.html

 

De: Ricardo Feitosa (São Paulo, SP)
Terça-feira, 23 de novembro de 2010 às 16:22:46

Senhores,
Coloquei o link do site oconsolador.com.br no site do centro espírita que frequento. Além disso, coloquei o link dos livros para downloads. O diretor do Centro, preocupado por estarmos transgredindo alguma norma, regra ou lei, pediu para que eu tirasse os links dos downloads. Peço a gentileza de me fornecerem um conselho em relação a isso.
Desde já agradeço sua atenção.
Muito obrigado.
Ricardo Feitosa
 

Resposta do Editor: 

Entendemos como acertada a atitude do diretor do Centro, e mesmo elogiável, visto que o download de um livro espírita deve ser uma medida excepcional, quando necessária ao estudioso do Espiritismo, sobretudo nos casos de difícil acesso a determinadas obras, o que ocorre com frequência nas localidades distantes dos grandes centros e em cidades situadas fora do Brasil. É por isso e somente com tal propósito que mantemos nesta revista a Biblioteca virtual.

 

De: Fabiani Garcia (Santo André, SP)
Sábado, 20 de novembro de 2010 às 17:24:43

Boa Tarde!
Gostaria de uma indicação de um Centro Espírita no ABC paulista idôneo e sério.
Atenciosamente,
Fabiani

Resposta do Editor: 

Há em Santo André e em cidades próximas excelentes instituições espíritas. Para localizar seus nomes, endereços e horários das reuniões, sugerimos ao leitor que consulte os seguintes sites: http://www.enderecocasaespirita.org.br/ e  http://usespbr.ning.com/. Este último é o site da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, entidade que coordena o movimento espírita paulista.

 

De: Fábio Henrique Sales (Rio das Ostras, RJ)
Quarta-feira, 17 de novembro de 2010 às 21:42:54

Não conhecia este site.
Gostei demais e peço que inclua meu nome em preces.

Obrigado.
Fábio

 

De: Ricardo Menescal (Fortaleza, CE)
Segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 17:27:58

Prezado Diretor de Redação de “O Consolador”.
Assisti a um filme e li o romance que o originou: "As Duas Vidas de Audrey Rose" (1977) de Frank de Felitta. Segundo o autor, baseado em fatos reais. Conta a história de uma menina que desencarna num acidente de carro e reencarna quase simultaneamente (?), no corpo de uma outra criança que nasce naquele mesmo instante. Ainda conforme o romance, o fato foi amplamente divulgado/discutido na imprensa dos Estados Unidos, devido a um processo movido pelos pais de Ivy contra o pai e Audrey Rose (há fac símiles relativos ao fato - julgamento do pai de A. Rose).
A menina Audrey Rose, de 5 anos, e sua mãe desencarnam num acidente de carro quando viajavam sozinhas. Seu pai Elliot Hoover (Anthony Hopkins), um ano após esse acontecimento, recebe informação de uma médium que sua filha estava viva num outro corpo. Alguns anos depois, outro médium confirma a revelação anterior, fornecendo-lhe mais detalhe, inclusive descrevendo o ambiente em que a garota vive na atualidade.
Em face destas revelações, acompanhadas de outros informes fidedignos destes médiuns, Hoover estuda essa questão transcendental, inclusive na Índia, e torna-se convicto da reencarnação. Então, cuidadosamente procura sua idolatrada filha e a encontra num novo corpo, agora com 11 anos, e tendo o nome de Ivy (Susan Swift), vivendo com seus pais Bill (John Beck) e Janice (Marsha Mason) num apartamento em Nova York. E o drama começa...
A garota Ivy renasceu apenas dois minutos após a desencarnação de Audrey! Neste detalhe, à luz do Espiritismo, há um grande erro pois a ligação da alma ao corpo verifica-se no momento da fecundação e, portanto, nunca ao final da gestação como aconteceu neste filme. (Ver O Livro dos Espíritos, Kardec, q. 344 e seg.)
Outro engano é a interpretação de Hoover, dizendo que sua filha reencarnou muito cedo e, portanto, não estava preparada para assumir o seu carma. Sabemos que a Justiça e a Misericórdia Divinas são soberanas e um caso assim, principalmente tratando-se de uma criança, não aconteceria.
Ivy apresenta pesadelos e crises inconscientes de agitação nervosa relacionada com seu angustiante e doloroso final na existência física anterior, quando gritava, dentro do carro acidentado prestes a incendiar-se, pelo seu pai ausente. Em algumas crises mais fortes, só se acalma com a presença de seu pai da vida pregressa.
Submetendo-se a uma regressão hipnótica sob os cuidados de renomado especialista, com finalidade de comprovação do processo reencarnatório, a garota também revela o forte trauma de sua existência com o nome de Audrey, mas de forma mais violenta, mostrando os riscos desta técnica.
Assim, com poucos senões, As Duas Vidas de Audrey Rose é precioso para os nossos estudos.
Pergunto: É possível acontecer a reencarnação logo após a desencarnação? O assunto específico do referido romance/filme – acontecimentos que se deram nos EUA – poderia ser abordado numa edição de “O Consolador”?
Ricardo 
 

Resposta do Editor: 

Não vimos o filme citado pelo leitor, mas, se os fatos ocorreram como por ele mencionados, é evidente que se trata de um equívoco, que foi, aliás, cometido na novela Alma Gêmea que a TV Globo exibiu recentemente. Um Espírito pode, sem dúvida nenhuma, retornar de imediato a uma nova existência corpórea, mas é preciso que, no mínimo, haja um intervalo de nove meses entre a data de sua desencarnação e a data do novo renascimento, porque esse é o tempo normal de duração de uma gestação. Se a esse tempo acrescentarmos o período post-mortem e o despendido na preparação da nova encarnação, o intervalo será superior aos nove meses.

 

De: Jaime Prado (Bauru, SP)
Terça-feira, 23 de novembro de 2010 às 10:09:41

Sou funcionário desde 1976 do antigo Asilo-Colônia Aimorés, onde Jésus Gonçalves foi internado em 16/8/1933. Tenho contato com seus familiares, inclusive uma das suas filhas que reside aqui em Bauru. Jésus revolucionou o asilo durante sua permanência. Um líder absoluto em tudo, fundou o jornal o Momento em 26/2 1934, a Jazz Band, o Grupo de Teatro, Rádio, Equipe de Futebol Aimorés Futebol Clube. E foi considerado o Missionário dos Leprosos na colônia.

Conheça meu blog: jpradfoo.blogspot.com
Jaime Prado

 

De: Antonio Gonçalves (Indaiatuba, SP)
Quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 10:01:09

Assunto: Especial 185 - Obsessão espiritual, causa das grandes angústias humanas
Muito bom; porém, deveria se aprofundar mais no assunto com exemplos práticos de obsessões.

Antonio

 

De: Antônia S. (Goiânia, GO)
Quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 13:29:15
Assunto: Especial 185 - Obsessão espiritual, causa das grandes angústias humanas

Profundamente enriquecedor ler um estudo que amplie nossa visão sobre um dos flagelos terríveis da humanidade que é a obsessão. Mesmo conhecedores do assunto volta e meia se veem perdidos nessa cilada da natureza humana devida à inferioridade moral que proporciona essa abertura qual tomada à espera de seu plug. Como ainda o homem velho predomina em nós nos vemos assim doentes e com esses sentimentos negativos. Parabéns ao grande articulista Jorge Hessen que contribui ao movimento espírita a sua dedicação sincera e séria. Parabéns a essa revista maravilhosa que acompanha os tempos modernos levando o conhecimento doutrinário pelo mundo virtual.

Antônia

 

De: Francisco Mamed (Vitória, ES)
Sexta-feira, 19 de novembro de 2010 às 03:52:26
Amigos,
Bom dia!
No site www.radioespirita.net.br há diversas programações versando sobre o Espiritismo. Diversos companheiros do movimento espírita local dão sua contribuição para que você, que usa, gosta e precisa usar a net, possa ouvir um programa educativo e construtivo. Acesse e veja a programação.
No site há um chat em que você, entrando, pode interagir, perguntando e podendo ter suas perguntas respondidas no ar ou pelo e-mail.
Alguns dos Programas da Rádio:
Canal 1 - Programa Vamos dar as Mãos - Todas as Segundas ao Meio Dia com Julio David
Canal 2 - Programa Aprendendo o Espiritismo - Toda Quarta-Feira às 17 horas
Canal 3 - Programa Estudando a Mediunidade - Toda Segunda-Feira às 22:30 Horas
Canal 4 - Programa Canal Espírita Federativo - Todo Sábado às 18 horas com Cristina Batistuta
Canal 5 - Programa Noticias do Espiritismo - Toda Sexta-Feira às 19 horas com Roberto Damasceno
Canal 7 - Programa Melhor é Viver em Família - Toda Sexta-Feira às 9 Horas com Dalva Silva Souza
Canal 8 - Programa Terapêutica do Perdão - Todo Domingo às 9 horas com Aloísio Silva
Canal 9 - Programa Acordes - Todo Domingo às 21 horas com a Regente Elza Archanjo.
Aguardamos a Sua Visita - Ajude a Divulgar Este Instrumento de Divulgação enviando e/ ou  encaminhando para todos os seus contatos.
Contamos com a sua colaboração.
Votos de muita Paz!!!
Francisco Mamed
espiritismocapixaba@yahoo.com.br

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita