WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 4 - N° 155 - 25 de Abril de 2010

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

O Evangelho segundo Mateus

Primeiro livro do Novo Testamento

(8ª Parte)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Foi num monte próximo do mar da Galileia que Jesus realizou a segunda multiplicação de pães e de peixes. Quantos peixes e pães traziam seus discípulos? E quantos foram então saciados?

2. Jesus disse a seus discípulos: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus. Eles, a princípio, não compreenderam o sentido da advertência. Qual o significado dela?

3. O Mestre, após chegar à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Como os discípulos responderam a tal questão?

4. Quando Jesus se transfigurou no monte Tabor, apareceram-lhe dois vultos do Antigo Testamento. Quem eram eles e quem estava, naquele momento, com Jesus?

5. Quando seus discípulos o interrogaram, dizendo: “Por que dizem os escribas que é mister que Elias venha primeiro?”, qual foi a resposta de Jesus?  

Texto para leitura

44. Jesus alude à sua morte e à ressurreição - Depois de dizer a Pedro: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”, Jesus determinou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo, e desde então começou a mostrar-lhes que convinha ir a Jerusalém, a fim de padecer em mãos dos anciãos, escribas e  sacerdotes, ser morto e, por fim, ressuscitar ao terceiro dia. Pedro começou então a repreendê-lo, afirmando que de modo nenhum isso lhe aconteceria. Jesus, porém, voltando-se, disse-lhe: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens”. E recomendou aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”. (Mateus, 16:18 a 16:28.) 

45. Jesus recebe a visita de Moisés e Elias - Estando Jesus num monte alto, junto a Moisés e Elias,  uma nuvem luminosa os cobriu e da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o”. (N.R.: Esse monte, cujo nome não é citado por Mateus, é o Monte Tabor.) Pedro, João e Tiago, que a tudo viam, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos e tiveram muito medo. Jesus tocou-lhes e disse: “Levantai-vos; e não tenhais medo”. Então, eles ergueram seus olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus, que lhes ordenou, logo que desceram do monte: “A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos”. (Mateus, 17:4 a 17:9.) 

46. A fé verdadeira pode remover montanhas - Não conseguindo curar o menino lunático, os discípulos do Senhor lhe perguntaram, em particular, qual teria sido a causa de seu fracasso. Por que não conseguiram eles livrar a criança do demônio que a dominava? Jesus foi enfático: “Por causa da vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá – e há de passar; e nada vos será impossível”. O Senhor acrescentou, porém, que aquela casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. (Mateus, 17:18 a 17:21.) 

47. O estáter que veio do mar - Jesus e seus discípulos estavam ainda na Galileia quando ele lhes disse: “O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens; e matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará”. Os discípulos se entristeceram muito. Logo depois, ao chegarem a Cafarnaum, os que cobravam as dracmas perguntaram a Pedro: “O vosso mestre não paga as dracmas?” Ele respondeu que sim. Depois, já em casa, antes que Pedro tocasse no assunto, Jesus se lhe antecipou, dizendo-lhe: “vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti”. (Mateus, 17:22 a 17:27.) 

48. O maior no reino dos céus - Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, quando alguém lhe perguntou: “Quem é o maior no reino dos céus?” Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles e disse: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar”. (N.R.: Mó é uma pedra utilizada em moinhos.) (Mateus, 18:1 a 18:6.) 

Respostas às questões propostas

1. Foi num monte próximo do mar da Galileia que Jesus realizou a segunda multiplicação de pães e de peixes. Quantos peixes e pães traziam seus discípulos? E quantos foram então saciados?  

Eles traziam sete pães e alguns peixinhos. Jesus tomou-os e, dando graças, partiu-os e entregou aos discípulos, e os discípulos entregaram-nos ao povo. Todos comeram e se fartaram; e do que sobejou levantaram sete cestos cheios de pedaços. Ora, os que comeram foram quatro mil homens, além de mulheres e crianças. (Mateus, 15:29 a 15:38.)

2. Jesus disse a seus discípulos: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus. Eles, a princípio, não compreenderam o sentido da advertência. Qual o significado dela?  

Os discípulos não entenderam aquelas palavras e imaginaram que ele assim falara porque não haviam trazido pão. Jesus então observou: “Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pão? Mas eu vos disse: Guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”. Então eles compreenderam que o Mestre não se referia ao fermento usado no fabrico de pães, mas sim à doutrina dos fariseus e dos saduceus. (Mateus, 16:5 a 16:12.)

3. O Mestre, após chegar à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Como os discípulos responderam a tal questão?  

Eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias, ou algum dos profetas. Jesus, então, perguntou: Mas vós, quem dizeis que sou eu?  Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mateus, 16:13 a 16:20.)

4. Quando Jesus se transfigurou no monte Tabor, apareceram-lhe dois vultos do Antigo Testamento. Quem eram eles e quem estava, naquele momento, com Jesus?  

Quem apareceu a Jesus foram Elias e Moisés. O Mestre estava naquele momento acompanhado de Pedro e dos irmãos Tiago e João, filhos de Zebedeu. Jesus transfigurou-se diante deles. Seu rosto resplandeceu como o sol, e suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Foi então que apareceram Moisés e Elias. Em dado momento, uma nuvem luminosa os envolveu, e da nuvem saiu uma voz, dizendo: Este é o meu Filho dileto, em quem me comprazo; ouvi-o. (Mateus, 17:1 a 17:8.)

5. Quando seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem os escribas que é mister que Elias venha primeiro?, qual foi a resposta de Jesus? 

Jesus lhes disse: Na verdade Elias há de vir, e restaurará todas as coisas; declaro-vos, porém, que Elias já veio, e não o conheceram, antes fizeram-lhe tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer em suas mãos. Então os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista. (Mateus, 17:9 a 17:13.)


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita