WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 3 - N° 152 - 4 de Abril de 2010

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

O Evangelho segundo Mateus

Primeiro livro do Novo Testamento

(5ª Parte)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Como se deu a cura da mulher que, havia doze anos, padecia de uma hemorragia?

2. Como se chamavam os doze apóstolos e que poder lhes foi dado por Jesus?

3. Enviando seus doze apóstolos a pregar, que recomendações Jesus lhes fez?

4. João Batista, ouvindo no cárcere falar dos feitos do Cristo, enviou dois de seus discípulos a dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? Qual foi a resposta de Jesus?

5. De acordo com Jesus, quem, dos nascidos de mulher, era o maior neste mundo?  

Texto para leitura 

27. Jesus ressuscita uma menina - Quando Jesus lhes dizia estas coisas, eis que chegou um chefe e o adorou, dizendo que sua filha acabara de falecer, e lhe rogava viesse à sua casa, impusesse-lhe a mão, que ela viveria. Jesus seguiu-o. Chegando à casa daquele homem, e vendo os instrumentistas e o povo em alvoroço, Jesus determinou: “Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme”. O povo, rindo dele, pôs-se para fora, e Jesus, entrando na casa, pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se”. A notícia logo se espalhou por todo o país. Na saída dali, o Mestre foi seguido por dois cegos, que clamavam dizendo: “Tem compaixão de nós, filho de Davi”. Jesus perguntou-lhes se acreditavam que ele pudesse curá-los. Diante de sua resposta afirmativa, o Senhor tocou os olhos deles, dizendo: “Seja-vos feito segundo a vossa fé” – e os olhos se lhes abriram. Jesus pediu-lhes, então, que não o revelassem a ninguém, mas, logo que saíram dali, os ex-cegos divulgaram a sua fama por toda aquela terra. (Mateus, 9:18 a 9:31.) 

28. A seara é grande, mas são poucos os ceifeiros - Curados os cegos, trouxeram até Jesus um homem mudo e endemoninhado. Logo que foi expulso o demônio, o homem voltou a falar, e a multidão se maravilhou, dizendo que nunca se vira tal coisa em Israel. Os fariseus, porém, replicaram dizendo que Jesus expulsava os demônios porque agia com a ajuda do príncipe deles. Jesus nada respondeu, mas continuou o seu trabalho, percorrendo todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, pregando o evangelho do reino e curando as enfermidades e moléstias do povo. Um dia, vendo a multidão que o seguia, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas sem pastor. Então, disse aos seus discípulos: “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara”. (Mateus, 9:32 a 9:38.) 

29. Aquele que perseverar até ao fim será salvo - Após transmitir recomendações diversas aos seus doze discípulos, Jesus os advertiu sobre as dificuldades e as vicissitudes que lhes adviriam do cumprimento de sua missão, mencionando até os açoites que lhes seriam aplicados nas sinagogas. “Mas, quando vos entregarem – aconselhou o Mestre –, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.” Na sequência, Jesus asseverou: “Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. (Mateus, 10:17 a 10:28.) 

30. Quem não toma a sua cruz e o segue não é digno de Jesus - Prosseguindo sua exortação aos seus discípulos, Jesus ensinou: “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois: mais valeis vós do que muitos passarinhos. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada; porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo em qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão”. (Mateus, 10:29 a 10:42.) 

31. O jugo do Senhor é suave e seu fardo, leve - Após comparar a geração que o escutava aos meninos que brincam nas praças, Jesus começou a lançar em rosto às cidades – em que se operou a maior parte dos seus prodígios – o não se haverem arrependido, dizendo: “Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidon fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidon, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti”. Em seguida, o Mestre exclamou: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus, 11:16 a 11:30.) 

32. É lícito fazer o bem nos sábados - Jesus chegou a uma sinagoga, onde se encontrava um homem que tinha uma das mãos mirrada. Então, para o acusarem, o interrogaram: “É lícito curar nos sábados?” O Mestre respondeu-lhes indagando: “Qual de entre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer o bem nos sábados”. Dito isto, ele pediu que o homem estendesse a mão: ele a estendeu, e ela ficou sã como a outra. Os fariseus ficaram muito irritados e, tendo saído, formaram um conselho contra ele, para o matarem. Jesus, sabendo disso, retirou-se dali, sendo seguido por uma grande multidão de pessoas, e ele a todos curou. (Mateus, 12:9 a 12:16.) 

Respostas às questões propostas

1. Como se deu a cura da mulher que, havia doze anos, padecia de uma hemorragia? 

A mulher, chegando por detrás de Jesus, tocou a orla de sua roupa, ao mesmo tempo em que dizia consigo mesma: “Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã”. Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: “Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou”. E imediatamente a mulher ficou sã.  (Mateus, 9:20 a 9:22.)

2. Como se chamavam os doze apóstolos e que poder lhes foi dado por Jesus?

Os nomes dos doze apóstolos eram: Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que mais tarde traiu Jesus. Chamando-os, Jesus deu-lhes poder sobre os Espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (Mateus, 10:1 a 10:4.) 

3. Enviando seus doze apóstolos a pregar, que recomendações Jesus lhes fez?

Foram várias as recomendações. Eis as principais, conforme as anotações de Mateus: “Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel. E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. Se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas”. (Mateus, 10:5 a 10:17.) 

4. João Batista, ouvindo no cárcere falar dos feitos do Cristo, enviou dois de seus discípulos a dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? Qual foi a resposta de Jesus?  

Jesus lhes disse: “Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim”. (Mateus, 11:4 a 11:6.) 

5. De acordo com Jesus, quem, dos nascidos de mulher, era o maior neste mundo? 

O maior, segundo Jesus, foi João, o Batista. Contudo, acrescentou o Mestre, o menor no reino dos céus é maior do que ele. (Mateus, 11:7 a 11:11.)


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita