WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 150 - 21 de Março de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Adriano Grassi (Jaú, SP)
Segunda-feira, 8 de março de 2010 às 22:16:45
Existe diferença entre evolução e perfeição? Jesus ainda está evoluindo? E Deus também? Se esse for o caso, então tem que haver um diferença muito distinta entre as duas coisas. Eu acredito que perfeição e evolução são duas coisas diferentes. Por exemplo, para mim perfeição é relativa, de acordo com o estado evolutivo do espírito.
Muito obrigado pela atenção.
Adriano
 

Resposta do Editor: 

Claro que há diferença conceitual entre evolução e perfeição. O próprio dicionário assim o diz. Evolução é o processo lento e contínuo de transformação, especialmente aquele em que certas características ou elementos, a princípio simples, parciais ou indistintos, tornam-se mais complexos, mais completos ou mais pronunciados; desenvolvimento. Perfeição é o estado do que é perfeito; é o conjunto de todas as qualidades; a ausência de quaisquer defeitos; o máximo de excelência a que uma coisa pode chegar; primor, correção.

Deus é, por definição, uma entidade perfeita; é a inteligência suprema e a causa primária de tudo o que existe. Quanto a Jesus, embora saibamos que seja um Espírito puro, não temos informação segura de que tenha chegado à perfeição absoluta. Pessoalmente, entendemos que não, porque essa parece-nos exclusiva de Deus, o Criador.

 

De: Dionete Maria Mendes Nogueira (Montes Claros, MG)
Terça-feira, 9 de março de 2010 às 10:43:03

Estou procurando por estudos que versem sobre o sono hipnótico em médiuns ostensivos que ocorrem durante as sessões mediúnicas, quando Espíritos presentes no local interferem para coibirem o trabalho do médium. Poderiam me ajudar?
Obrigada.
Dionete.

Resposta do Editor: 

Na questão 53 do livro “Diretrizes de Segurança”, Raul Teixeira trata do assunto.

Eis parte do que Raul ali nos oferece: “O sono pode, ainda, ser provocado por entidades espirituais que nos espreitam e que não têm nenhum interesse em nosso aprendizado para o nosso equilíbrio e crescimento. Muitas vezes, os companheiros questionam: ‘– Mas nós estamos no Centro Espírita, estamos num campo protegido. Como o sono nos perturba?’ Temos que entender que tais entidades hipnotizadoras podem não penetrar o circuito de forças vibratórias da Instituição, ficam do lado de fora. Mas, a pessoa que entrou no Centro, na reunião, não sintonizou-se com o ambiente, continua vinculada aos que se conservam fora, e através dessa porta, desse plug aberto, ou dessa tomada, as entidades que ficaram lá de fora lançam seus tentáculos mentais, formando uma ponte. Então, estabelecida a ligação, atuam na intimidade dos centros neuroniais desses incautos, que dormem, que se dizem desdobrar: ‘– Eu não estava dormindo... apenas desdobrei, eu ouvi tudo...’ Eles viram e ouviram tudo o que não fazia parte da reunião. Foram fazer a viagem com as entidades que os narcotizaram. Deparamos aí com distúrbios graves, porque quando termina a reunião o indivíduo está fagueiro, ótimo e sem sono, e vai assistir à televisão até altas horas, depois de se haver submetido aos fluidos enfermiços. Por isso recomendamos àqueles que estão cansados fisicamente, que façam um ligeiro repouso antes da reunião, ainda que seja por poucos minutos, para que o organismo possa beneficiar-se do encontro, para que fiquem mais atentos durante o trabalho doutrinário. Levantar-se, borrifar o rosto com água fria, colocar-se em uma posição discreta, sempre que possível ao fundo do salão, em pé, sem encostar-se, a fim de lutar contra o sono. Apelar para a prece, porque sempre que estamos desejosos de participar do trabalho do bem, contamos com a eficiente colaboração dos Espíritos Bondosos. Faze a tua parte que o céu te ajudará. Temos, então, o sono como esse terrível adversário de nossa participação, de nosso aprendizado, de nosso crescimento espiritual. Não permitamos que ele se apodere de nós. Lutemos o quanto conseguirmos, e deveremos conseguir sempre, para combatê-lo, para termos bons frutos no bom aprendizado”.

 

De: Flavia Beatrix (Juiz de Fora, MG)
Terça-feira, 9 de março de 2010 às 12:27:39

Meus caros amigos! Ontem sonhei com um ente desencarnado muito amado; sinto que foi mais que um sonho. Acordei literalmente sem energia. Nesse caso o que devo fazer?

Atenciosamente

Flavia Beatrix

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora que primeiro observe se o fato descrito voltou a ocorrer. É bom, no entanto, que saiba que os contatos espirituais na esfera do sonho com nossos entes queridos, encarnados ou desencarnados, são acontecimentos comuns e frequentes, e nada têm que ver com faculdade mediúnica. Esta diz respeito aos fatos que se dão no estado de vigília, ou seja, quando estamos perfeitamente acordados. No mais, é preciso que agradeçamos a Deus a possibilidade desses encontros, sobretudo quando nos pomos à frente de nossos entes amados.

 

De: Marçal A. Paixão (Parnaíba, Piauí)
Quinta-feira, 11 de março de 2010 às 12:21:46

Sou iniciante no estudo da Doutrina Espírita e de acordo com o que tenho lido entendi que Jesus não reencarnou na Terra; apenas encarnou (uma vez). Mas há uma "linha" que defende que ele não encarnou, que tinha um corpo fluídico(?) e explicam baseados no "O Livro dos Espíritos", questão 112-Características Gerais: "Nenhuma influência da matéria..." Não consegui entender. Gostaria de uma explicação mais clara, se possível.

Marçal 

Resposta do Editor: 

Entendemos, à luz dos ensinamentos espíritas, que Jesus encarnou em nosso planeta uma única vez, exatamente para cumprimento da missão que todos nós conhecemos. Não existem registros confiáveis de que ele tenha tido na Terra outras existências.

A tese do corpo fluídico é um dos quatro pontos que tornam a obra de J. B. Roustaing incompatível com a Doutrina codificada por Kardec e ratificada por Léon Denis, Delanne, Emmanuel, André Luiz e outros. Allan Kardec examinou o assunto e a ele se referiu expressamente nos itens 64 a 67 do cap. XV de seu livro “A Gênese”.

Para saber algo mais sobre a obra de Roustaing, sugerimos ao leitor clicar neste link http://www.oconsolador.com.br/51/oespiritismoresponde.html.

 

De: Márcia Maria Ventura (Santo André, SP)
Quinta-feira, 11 de março de 2010 às 14:42:51

Boa tarde, caro irmão. Por favor me dê a visão espírita sobre a morte de Ananias e Safira, conforme narrado em Atos dos Apóstolos.
Desde já agradeço,
Márcia Maria Ventura 

Resposta do Editor: 

O texto que narra a morte do casal Safira e Ananias está registrado no cap. 5 de Atos dos Apóstolos, versículos 1 a 10. Os discípulos formaram na época uma comunidade para a qual o dinheiro arrecadado com a venda de seus bens ia para o fundo comum. Ananias e Safira, ao venderem uma propriedade, retiveram parte do preço. Pedro os censurou. Ananias e depois Safira, vendo que haviam sido descobertos, não suportaram a censura e morreram. É provável que o sentimento de vergonha tenha causado neles um distúrbio orgânico, como um colapso cardíaco ou um infarto, e tenha sido essa a causa de sua morte fulminante. Sabemos hoje como uma forte emoção pode produzir tais abalos. Longe, pois, de achar que Deus ou o apóstolo Pedro tenham causado a sua morte.

 

De: Clélia K. (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 12 de março de 2010 às 23:33:00

Olá, hoje (12.03.10), às 4h48m da manhã, estava deitada tentando dormir e olhando à volta, vi uma névoa preta concentrada próxima ao teto, envolvendo e se movendo por todo o cômodo, e gostaria de saber, a nível de Espiritismo, o que pode significar isso. Estava plenamente consciente e lúcida. Esse "fenômeno" durou uns 3 minutos. Se puderem me explicar ou dar alguma ideia do que seja, desde já, agradeço.
Clélia

Resposta do Editor: 

Os fenômenos inabituais que ocorrem conosco devem ser observados mais detidamente, não só quanto ao seus efeitos, mas também quanto à frequência com que se dão. Só assim é que podemos concluir se existe, no caso, algum indício da faculdade de vidência ou algo parecido.

 

De: Janete Faria (Cabo Frio, RJ)
Sábado, 13 de março de 2010 às 01:36:39

Sobre as religiões não-cristãs, gostaria de um comentário breve.

Janete 

Resposta do Editor: 

O tema suscitado pela leitora é muito vasto e sua complexidade extrapola as possibilidades deste pequeno espaço da revista. Podemos, contudo, dizer que impressiona a todos o avanço do islamismo, uma religião não-cristã que já ultrapassou, em número de adeptos, o próprio catolicismo.

Sobre as ideias de Maomé e a origem do Alcorão, sugerimos à leitora que leia dois textos publicados nesta revista, disponíveis nestes links:
http://www.oconsolador.com.br/17/oespiritismoresponde.html e http://www.oconsolador.com.br/ano2/97/esde.html.

 

De: Juliana Rocco (Santo André, SP)
Domingo, 14 de março de 2010 às 22:33:05

Gostaria de saber a programação de vocês, dias de atendimento.
Grata

Juliana 

Resposta do Editor: 

Esta revista não está vinculada a nenhum Centro Espírita em especial e, portanto, não presta atendimento pessoal a quem quer que seja, salvo por meio de suas edições semanais e dos estudos e informações veiculados em nosso site.

 

De: Marcus Barros (Feira de Santana, BA)
Sexta-feira, 12 de março de 2010 às 04:22:55
Prezados,
Tudo bem? Meu nome é Marcus Barros, sou terapeuta credenciado pela ABRATH e venho por este sugerir, com carinho, o material em anexo, onde examino o tema  Existe a possibilidade de se comprovar cientificamente a mediunidade?
Neste material em anexo, apresento em resumo estudos e pesquisas feitas por mim sobre a questão da mediunidade x ciência, que com certeza, abrirá um imenso leque de um novos conceitos e concepções.
Dúvidas ou qualquer coisa, entrem em contato comigo!
Obrigado pela atenção e muita Paz!
Atenciosamente,
Marcus Barros 

Nota do Editor: 

O leitor enviou à revista o texto a que se refere na mensagem, que pretendemos oportunamente publicar. Mais informações sobre seu trabalho podem ser obtidas no site:
www.marcusbarros.com.br.

 

De: Ana Santos (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 11 de março de 2010 às 12:55:51
Chico Xavier, filme que conta a história do médium mais conhecido e respeitado do Brasil, terá sessões especiais em Uberaba e Pedro Leopoldo, nos dias 12 e 13 de março, respectivamente. Daniel Filho quis homenagear as duas cidades que deram total apoio às filmagens. Uberaba, que Chico escolheu para viver, e Pedro Leopoldo, sua cidade natal, vão assistir em primeira mão à cinebiografia do líder espiritual. Em Uberaba, antes da sessão, Daniel Filho e Nelson Xavier (que interpreta Chico na fase madura) vão receber das mãos do governador do Estado, Aécio Neves, a Comenda de Paz Chico Xavier.
Chico Xavier
 entra em circuito nacional no dia 2 de abril, centenário de nascimento de Chico. Serão 300 cópias, sem contar as marcações digitais. O filme, que teve orçamento de R$ 12 milhões, tem Nelson Xavier, Ângelo Antônio e Matheus Costa interpretando Chico nas três fases focadas – maduro, adulto e criança. E mais uma série de nomes consagrados, como Tony Ramos, Christiane Torloni, Letícia Sabatella e Giulia Gam. Com muita emoção e uma dose certa de humor, Chico Xavier é fiel à trajetória e aos conflitos de um homem que aceitava a “oposição gentil” (uma das falas de Ângelo Antônio) com a sabedoria que lhe era notória e teve uma vida de plena doação. Fraude ou verdade? Os espectadores vão tirar suas próprias conclusões. E, Daniel Filho, espera que as pessoas se emocionem com a história nos cinemas.
A ideia de levar para o cinema a história de um dos mais conhecidos líderes espirituais do Brasil, que chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz, surgiu há seis anos, em 2004. O produtor associado e distribuidor Bruno Wainer comprou os direitos do livro do jornalista Marcel Souto Maior, As Vidas de Chico Xavier (2003), que foi sucesso de crítica e vendas. Escrita por um não espírita, a publicação teve mais de 400 mil exemplares vendidos, liderando por um ano o ranking no país.
Participaram da produção 135 atores e foram usadas cerca de 90 locações. O filme Chico Xavier chega aos cinemas do país em 2 de abril de 2010, data que marca o centenário de nascimento de Francisco de Paula Cândido.
Ana Santos

 

De: Edmar Almeida Bernardes (Florianópolis, SC)
Quarta-feira, 10 de março de 2010 às 19:52:32

Caros amigos de O Consolador,

A revista O Consolador está maravilhosa. Parabéns.

Enviamos notícias veiculadas no site da Federação Espírita Catarinense (FEC).

Abraços,

Edmar

 

De: Edevaldo Leandro Rodrigues (Londrina, PR)
Quarta-feira, 10 de março de 2010 às 10:13:14

É a primeira vez que estou participando deste site, que está uma maravilha. Informo que no dia 14/3/10 é aniversario do Núcleo Espírita Hugo Gonçalves (Belém – A Casa do Pão), quando ali estará presente o Sr. Hugo Gonçalves.

Contamos com vocês.
Edevaldo

 

De: Hunoel Santos Gonçalves (Ibiporã, PR)
Terça-feira, 9 de março de 2010 às 08:46:41
Caros amigos: Ontem assistimos à palestra do nosso querido Divaldo P. Franco, em Londrina. A palestra foi maravilhosa, digna do maior orador espírita do mundo. Os Espíritos protetores do evento devem ter tido muito trabalho, pois do lado de fora do Country Clube os "flanelinhas" extorquiram os proprietários de automóveis. Se não bastasse isso, vários carros foram arrombados e danificados, fato que ocorreu com pelo menos 3 veículos do meu conhecimento (veículo da noiva do meu filho e mais 2 veículos de amigos).
Sei que não é responsabilidade dos promotores do evento (Federação Espírita e 5ª URE), mas penso que precisam fazer alguma coisa, não deixar somente para os Espíritos protetores essa tarefa. Se os promotores utilizaram o estacionamento interno do clube, não perceberam os problemas mencionados. Por isso, sugiro que o próximo evento seja realizado em local com estacionamento, mesmo que para os proprietários de veículos o custo seja maior que os "flanelinhas" cobram. Locais que podem ser utilizados no futuro: o Village Eventos (Cambé) ou o Centro de Eventos de Londrina. 
Hunoel

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita