WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Especial Inglês Espanhol    

Ano 3 - N° 114 – 5 de Julho de 2009

LEONARDO MARMO MOREIRA
leonardomarmo@gmail.com 
São José dos Campos,
São Paulo (Brasil)

 

Os 20 maiores erros do Cristianismo em relação ao Evangelho de Jesus
 

Entendendo Cristianismo como sendo a evolução histórica dos movimentos humanos vinculados aos discípulos de Jesus, conhecidos como cristãos, é notório constatar que, após o retorno de Jesus ao mundo espiritual, sua mensagem tem sido sistemática e continuamente desfigurada. 

De fato, a simples leitura de Atos dos Apóstolos, relato atribuído ao Evangelista Lucas, denota que o próprio grupo apostólico, apesar de sua extraordinária condição espiritual, apresentava diferenças de opinião e até mesmo certo nível de rivalidades mútuas (como, por exemplo, as discordâncias entre Paulo e Tiago Menor e entre Paulo e Pedro) que dificultavam uma homogeneidade   de   interpretações   a   respeito   do   que  seria a “Verdade”

propriamente dita. Tal constatação, por si só, já demonstra a insensatez daqueles que hipervalorizam o texto bíblico como sendo única e isoladamente “a palavra de Deus”, ignorando que mesmo em um grupo de excelência espiritual inquestionável, escolhido por Jesus e que conviveu com o Mestre, ou seja, que era constituído por testemunhas oculares dos fatos evangélicos, havia dificuldades no entendimento da essência do pensamento de Jesus. (*) Vale lembrar que várias passagens de Atos dos Apóstolos são corroboradas  pelo  romance  “Paulo e Estêvão”  (foto),

monumental obra de autoria do Benfeitor espiritual Emmanuel pela mediunidade segura de Francisco Cândido Xavier. 

Essas dificuldades iniciais ganharam proporções cada vez maiores na medida em que o tempo foi passando. Realmente, após a desencarnação dos Apóstolos, a liderança do movimento cristão foi sendo entregue a indivíduos sem os mesmos predicados que os Discípulos da primeira hora. Assim, lenta e gradualmente, as interpretações meramente humanas foram sendo tomadas como lei dentro do movimento em questão, independentemente do fato de estarem ou não em concordância com a essência do Evangelho de Jesus.  

Assim sendo, poderíamos elencar alguns 20 tópicos em que fica evidente tal distanciamento:

  1. Hipervalorização do Velho Testamento em detrimento do Novo Testamento.

  2. Consideração de toda a Bíblia como sendo literalmente a “Palavra de Deus”.

  3. Atribuição a homens e instituições humanas falíveis o caráter de “infalibilidade” divina, tal como aconteceu em 1870, quando o Papa Pio IX decretou a “infalibilidade papal”.

  4. Consideração de todas as opiniões pessoais de Paulo como sendo da mesma importância dos ensinos de Jesus.

  5. Análise de versículos de forma isolada, sem considerar o contexto e sem procurar quaisquer correlações com outras passagens referentes ao mesmo assunto abordado.
     

O Mestre viveu totalmente integrado na sociedade
de seu tempo
 

6.                 Idolatria de Jesus como um ser à parte na Criação, ou mesmo um Ser literalmente divino, privilegiado ou parte constituinte de Deus. Tal atitude denota um mecanismo inconsciente de escapismo em relação às nossas obrigações cristãs, pois, se Jesus é Deus, Ele não pode ser realmente seguido de forma concreta em Suas atitudes, o que seria perfeitamente plausível se fosse considerado como nosso Mestre e Irmão Maior.

7.                 Hipervalorização de atitudes de culto meramente exterior em detrimento de uma postura de amor e serenidade repercutindo em ações efetivas no campo do bem.

8.                 Convicção de que vidas isoladas de caráter “monástico”, muitas vezes agravadas por votos de silêncio e até mesmo autoflagelação, são formas de agradar e servir a Deus. Realmente, o comportamento social de Jesus é a mais clara antítese dessa proposta, já que o Mestre viveu totalmente integrado na sociedade de seu tempo.

9.                 Preocupação demasiada em memorizações de números de capítulos e versículos bíblicos como recurso de manifestação vaidosa de erudição ao invés de uma valorização de um estudo mais profundo sobre o significado de cada passagem evangélica e sua respectiva correlação com a realidade social atual bem como a necessidade de vivência diária.

10.            Consideração de títulos de quaisquer tipos, inclusive religiosos, e considerações sociais acima do julgamento da própria consciência à luz do Evangelho de Jesus, que constituem a Lei de Deus em nós.

11.            Interpretação da crucificação de Jesus como uma espécie de “salvo-conduto” para todas as nossas atitudes ímpias, utilizando-se do argumento de que Jesus morreu para nos salvar do pecado e, desta forma, já estaremos salvos por esse fato histórico, desde que “aceitemos” Jesus verbalmente, vinculando-nos à igreja cristã e cumprindo alguns hábitos exteriores.

12.            Abstenção de estudo e raciocínio próprios, hipervalorizando conhecimentos ditos “tradicionais” ou opiniões de religiosos “profissionais”, famosos ou não, como se nós não fôssemos capazes de buscar a “Verdade” por nossos próprios meios ou como se tal busca não fosse uma tarefa comum a todos os filhos de Deus.

13.            Desprezo às reflexões de caráter religioso em detrimento de questões associadas somente ao trabalho material, sob a justificativa de que tais análises constituem matéria de estudo somente para os religiosos profissionais. De fato, a verdadeira religiosidade é inerente a todos os filhos de Deus assim como a busca da espiritualidade deve ser nossa prioridade na existência terrena. 

Muitos Concílios apresentaram conclusões contraditórias
em relação a outros Concílios
 

14.             Fuga de análises de questões religiosas por considerar que as chamadas “Questões de Fé” não têm nenhuma relação com a razão e com a ciência, habituando-se a colocar assuntos de tamanha importância no mesmo nível de discussões políticas e futebolísticas.

15.             Admitir que somente os cristãos serão salvos, uma vez que todos somos irmãos, filhos do mesmo Deus, inclusive os ateus, agnósticos e criminosos.

16.             Aceitar de forma inquestionável dogmas estabelecidos por pessoas que são sujeitas às mesmas dificuldades que nós mesmos. Vale mencionar que muitas das leis supostamente universais de Deus foram decididas no voto, em Concílios, muitas vezes, como placares apertados. Ademais, muitos Concílios apresentaram conclusões contraditórias em relação a outros Concílios, o que nos remete às questões anteriores de infalibilidade.

17.             Admitir que conceitos de caráter religioso não possam evoluir. Realmente, todas as áreas do conhecimento humano evoluem e por que apenas a religião não pode evoluir?!

18.             Ignorar o hábito da leitura e do estudo de ciências, religiões e filosofias, uma vez que, se a Bíblia é a “Palavra de Deus”, só a sua leitura basta ao cristão.

19.             Diferenciar locais e datas como sagrados ou não sagrados baseado em quaisquer tipos de eventos históricos. O Universo é obra de Deus e todo ele é sagrado assim como todos os dias.

20.            Agir como os pais ou avós ou amigos agem ou agiram, isentando-se de reflexão pessoal, simplesmente por questões afetivas ou preguiça, esquecendo que devemos fazer aos outros aquilo que gostaríamos que os outros nos fizessem, assim como não fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que os outros nos fizessem. Em outras palavras, devemos amar os irmãos e a nós mesmos como Jesus nos amou e ama, trabalhando para sermos bons, verdadeiros e úteis a Deus, à sociedade e a nós mesmos, de forma que sejamos hoje melhores do que ontem e amanhã melhores do que hoje. 

Para concluir, é fundamental frisar que o Movimento Espírita está sujeito aos mesmos problemas que no passado afetaram o Cristianismo. Léon Denis afirmara que “O Espiritismo será aquilo que os espíritas fizerem dele”, já que a Doutrina é uma realidade de Luz e o Movimento constituído por nós uma realidade de busca pela Luz. Logo, se essa busca não for profundamente sincera, dificilmente demonstraremos a excelência dos postulados doutrinários através das nossas atitudes pessoais ou coletivas.

 

(*) Leia, a propósito do assunto, o artigo “Teria a Bíblia inspiração divina?”, de Thiago Bernardes, publicado na edição 112 desta revista, o qual pode ser visto neste endereço eletrônico:   http://www.oconsolador.com.br/ano3/112/especial2.html.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita