WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 488 - 23 de Outubro de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Wilson Moreno (São Gonçalo, RJ)
Sexta-feira, 14 de outubro de 2016 às 13:04:36
Assunto: Os animais no mundo espiritual
André Luiz narra no livro Nosso Lar que existem animais no plano espiritual exercendo atividades e Kardec explica em seus livros que isso não existe, vejamos mais uma mistificação de André Luiz.
O Livro dos Médiuns cap. Capítulo XXV:
83. Evocação de animais.
36. Pode-se evocar o Espírito de um animal?
- O princípio inteligente que animava o animal fica em estado latente após a morte. Os Espíritos encarregados desse trabalho imediatamente o utilizam para animar outros seres, através dos quais continuará o processo da sua elaboração. ASSIM, NO MUNDO DOS ESPÍRITOS NÃO HÁ ESPÍRITOS ERRANTES DE ANIMAIS, MAS SOMENTE ESPÍRITOS HUMANOS. ISTO RESPONDE A VOSSA PERGUNTA.
37. Como se explica então que certas pessoas tenham evocado animais e recebido respostas?
- Evoque um rochedo e ele responderá. Há sempre uma multidão de Espíritos prontos a falar sobre tudo.
André Luiz mistificou falando que existe animais vagando no mundo espiritual, Kardec explica isso não existe. ASSIM, NO MUNDO DOS ESPÍRITOS NÃO HÁ ESPÍRITOS ERRANTES DE ANIMAIS, MAS SOMENTE ESPÍRITOS HUMANOS. ISTO RESPONDE A VOSSA PERGUNTA.
Nota de Herculano Pires
Espíritos errantes são os que aguardam nova encarnação terrena (humana) mesmo que já estejam bastante elevados. São errantes porque estão na erraticidade, não se tendo ainda fixado em plano superior.
OS ESPÍRITOS DE ANIMAIS, MESMO DOS ANIMAIS SUPERIORES, NÃO TÊM ESSA CONDIÇÃO.
Ler na Revista Espírita, nº 7 de julho de 1860, as comunicações do Espírito de Charlet e a crítica de Kardec a respeito. Na edição Edicel, página 218 do volume terceiro, título \"Dos Animais\". (N. do T.)
Como disse Herculano Pires OS ESPÍRITOS DE ANIMAIS, MESMO DOS ANIMAIS SUPERIORES, NÃO TÊM ESSA CONDIÇÃO. Não tem espíritos de animais na erraticidade, André Luiz mistificou nessa questão.
O Livro dos Espíritos:
600. A alma do animal, sobrevivendo ao corpo fica num estado errante como a do homem após a morte?
- Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo. Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. É a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito.
O ESPÍRITO DO ANIMAL É CLASSIFICADO, APÓS A MORTE, PELOS ESPÍRITOS INCUMBIDOS DISSO E UTILIZADO QUASE IMEDIATAMENTE: NÃO DISPÕE DE TEMPO PARA SE PÔR EM RELAÇÃO COM OUTRAS CRIATURAS.
Vemos claramente que não existem animais desencarnados vagando no mundo espiritual, como disse Kardec O ESPÍRITO DO ANIMAL É CLASSIFICADO, APÓS A MORTE, PELOS ESPÍRITOS INCUMBIDOS DISSO E UTILIZADO QUASE IMEDIATAMENTE: NÃO DISPÕE DE TEMPO PARA SE PÔR EM RELAÇÃO COM OUTRAS CRIATURAS.
Wilson Moreno  

Resposta do Editor

O assunto tratado na mensagem acima já foi examinado várias vezes em nossa revista. Contrariamente ao que pensa o leitor, existem, sim, algumas espécies animais no plano espiritual. Embora muitos reencarnem quase de imediato, alguns permanecem – com seu corpo espiritual – no plano extrafísico, onde desenvolvem tarefas adequadas à experiência que adquiriram. Irvênia Prada trata do assunto no artigo "Os animais têm alma e são também seres em evolução", que os interessados podem ler clicando neste link: http://www.oconsolador.com.br/9/especial.html

Um dos casos por ela relatados foi extraído do livro Testemunhos de Chico Xavier, de Suely Caldas Schubert, em que se lê o seguinte depoimento de Chico: "Em 1939, o meu irmão José deixou-me um desses amigos fiéis (um cão). Chamava-se Lorde e fez-se meu companheiro... Em 1945, depois de longa enfermidade, veio a falecer. Mas, no último instante, vi o Espírito de meu irmão aproximar-se e arrebatá-lo ao corpo inerte e, durante alguns meses, quando o José, em Espírito, vinha ter comigo, era sempre acompanhado por ele... A vida é uma luz que se alarga para todos..."

Na edição 266 desta revista, tratamos do assunto e mencionamos o caso da cadelinha Mika, então desencarnada, que se manifestou na casa de seus antigos donos, como é relatado por Allan Kardec na edição de maio de 1865 da Revista Espírita.

Sugerimos também, sobre o mesmo tema, que o leitor veja a resposta dada por Divaldo Franco em uma entrevista publicada na edição 51 desta revista. “Pessoalmente, já tive diversas experiências com animais, especialmente cães desencarnados, que permanecem na erraticidade desde há algum tempo”, declarou o conhecido e estimado médium. O link que remete ao seu texto é http://www.oconsolador.com.br/51/entrevista.html

Ainda sobre o assunto, publicamos o artigo intitulado “Os animais no mundo espiritual”, autoria de Eurípedes Kühl, o qual se encontra disponível na internet. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano6/297/euripedes_kuhl.html
 

 

De: Regina B. (Santa Maria, RS)
Domingo, 16 de outubro de 2016 às 13:21:45
Não consegui entender a seguinte frase: “porque é mais fácil avançar eternamente pelo espaço em pensamento do que parar num ponto qualquer, depois do qual não mais encontrássemos extensão a percorrer", constante do cap. VI do livro A Gênese, de Kardec. Não entendo o final...
Regina 

Resposta do Editor

O texto completo extraído do cap. VI de A Gênese é este: “Ora, digo que o espaço é infinito, pela razão de ser impossível imaginar-se-lhe um limite qualquer e porque, apesar da dificuldade com que topamos para conceber o infinito, mais fácil nos é avançar eternamente pelo espaço, em pensamento, do que parar num ponto qualquer, depois do qual não mais encontrássemos extensão a percorrer”.

Trata-se de uma parte de texto transmitido mediunicamente pelo Espírito de Galileu. Em verdade, o trecho que a leitora não compreendeu é uma metáfora que realça a infinitude do espaço. Simplificando o que foi dito: é mais fácil prosseguir avançando, mentalmente, pelo espaço, do que encontrar um ponto qualquer a partir do qual nada mais haverá a ser percorrido.
 

 

De: Arlindo Gonçalves (Goiânia, GO)
Segunda-feira, 17 de outubro de 2016 às 10:56:22
Caros amigos, tenho amigos na cidade de Atlanta US Alfarreta e gostaria de saber a casa espírita mais próxima deles. Informem-me por favor, abraços.
Arlindo 

Resposta do Editor

No website da federativa espírita dos Estados Unidos há os endereços de todos os grupos e centros espíritas daquele país. Com relação a Atlanta, eis a página do referido site que traz as informações solicitadas: http://spiritist.us/secretary-kerry/georgia/
 

 

De: Elaine Nunes (Uberlândia, MG)
Terça-feira, 18 de outubro de 2016 às 12:40:45
Assunto: Especial 443 - As diversas Colônias e Postos de Auxílio no mundo espiritual
Já li bastante sobre essa colônia, mas tenho uma curiosidade, onde fica essa colônia?
Elaine 

Resposta do Editor

A leitora não mencionou o nome da colônia espiritual cuja localização deseja saber, motivo pelo qual não temos como responder à sua pergunta.
 

 

De: Marcella G. (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 16 de outubro de 2016 às 23:45:58
Assunto: Especial 483 - Deixe-me viver: novo filme espírita traz a temática
Excelente adaptação. Parabéns ao diretor e elenco. A música escolhida no final, quando aparecem os créditos, também é linda. Porém não achei na internet. Poderiam por gentileza me informar o nome? Gostaria muito de procurar.
Marcella 

Resposta do Editor

Também não sabemos o nome da linda canção, que a leitora poderá obter por meio da página que a produção do filme mantém na Web: https://www.facebook.com/deixemeviverdeluizsergiofilme/
 

 

De: Carlos Talma (São Paulo, SP)
Domingo, 16 de outubro de 2016 às 22:44:21
Assunto: Especial 487 - A divina arte de viver
Cara Claudia:
Aprecio seus artigos de muita sabedoria e que nos auxilia no equilíbrio, necessário ao nosso espírito em evolução constante; agregando ensinamentos de muita luz.
No artigo em evidência, a divina arte de viver, aprendemos como nos orientar e seguir em frente, acreditando no Pai que nos glorifica com Suas palavras e suas lições, trazidas até nós pelo nosso irmão maior... Jesus.
"Muita luz abraça-nos fraternalmente".
Carlos Talma
 

 

De: Claci Alves (Bento Gonçalves, RS)
Quinta-feira, 13 de outubro de 2016 às 08:18:24
Bom dia, gostaria de informações para fazer assinatura da revista.
Att.
Claci 

Resposta do Editor

Nossa revista não tem formato impresso e não adota o sistema de assinatura, porque é livre e gratuito o acesso ao nosso site, tanto no tocante à parte fixa quanto às edições semanais. Para lê-las, basta acessar o nosso endereço na Web – www.oconsolador.com – sem necessidade de inscrição nem de senha.
 

 

De: Josilene de Jesus (Salvador, BA)
Sábado, 15 de outubro de 2016 às 22:42:46
Boa noite. Vocês têm, em pdf, o livro espírita de Chico Xavier “Momentos de Ouro”?
Grata desde já pela atenção.
Josilene 

Resposta do Editor

A obra citada pela leitora fazia parte da Biblioteca virtual de nossa revista, mas foi dela excluída em atendimento à Notificação Extrajudicial feita pelo GEEM - Grupo Espírita Emmanuel, detentor dos respectivos direitos autorais.
 

 

De: Nilberto P. (Conquista, MG)
Segunda-feira, 17 de outubro de 2016 às 19:09:00
Quero agradecer o material de vocês. Sempre uso e indico a amigos.
Obrigado.
Nilberto
 

 

De: Jota Pedroso (Canoas, RS)
Terça-feira, 18 de outubro de 2016 às 02:58:36
Assunto: Edição 409 – Cartas
Saudações cordiais e fraternas. É necessário sempre que possível testar. Seu link colocado na página está com algum erro, pois não remete ao local exato, no entanto, o local existe na web, aqui---> http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/01/homem-diz-ter-escutado-o-espirito-de-landell-de-moura-pelo-radio-no-rs.html
Jota Pedroso 

Nota do Editor

Na seção de Cartas da edição 409, o link mencionado pelo leitor foi reproduzido com falha, que é agora corrigida. Agradecemos ao leitor por sua gentileza e colaboração. Jota Pedroso é colaborador da Associação Jurídico-Espírita do Rio Grande do Sul (AJE-RS).
 

 

De: Anita Becquerel (Le Plessis Robinson, França)
Terça-feira, 18 de outubro de 2016 às 03:06:15
Assunto: Fale conosco - EVOC
Gostaria de saber se a EVOC publicou as 3 partes sobre "METANEUROLOGIA" de Nubor Facure.
Obrigada pela informação.
Abraços fraternos,
Anita 

Resposta do Editor

O livro citado pela leitora deverá ser publicado no final deste ano.
 

 

De: Mário Palma C. da Silva (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 12 de outubro de 2016 às 18:34:17
Assunto: O Espiritismo responde
Prezado Sr., boa noite.
Em determinada palestra o palestrante referiu-se a algumas formas de obsessão, citando a auto-obsessão e a obsessão recíproca. Não encontramos no Livro dos Médiuns referência ao assunto, mas apenas a classificação que Kardec faz entre obsessão simples, fascinação e subjugação.
Afinal, além do que Kardec escreveu, existem outros tipos ou formas de obsessão? A revista poderia esclarecer-nos a respeito do assunto?
Desde já, em nome do nosso grupo, agradeço.
Mário


Resposta do Editor
:

A pergunta formulada pelo leitor está sendo respondida nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde.

Eis o link que remete ao texto publicado:
http://www.oconsolador.com.br/ano10/488/oespiritismoresponde.html

 

 

De: Orlando Alcassio (Aquidauana, MS)
Segunda-feira, 17 de outubro de 2016 às 02:45:08
Está havendo no meio espírita afirmações de que Emmanuel e Bezerra de Menezes estão reencarnados. Existe algum fundo de verdade nisto? Aguardo a resposta.
Orlando 

Resposta do Editor

Se acreditarmos no que disse Chico Xavier, Emmanuel reencarnou realmente no início do século 21. Bezerra de Menezes, não. Aliás, ele transmitiu recentemente em Lisboa uma mensagem por meio de Divaldo Franco, como é dito na reportagem especial sobre o Congresso Espírita Mundial publicada nesta mesma edição.
 

 

 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, sábado, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita