WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 484 - 25 de Setembro de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Leandro Silvestre de Macedo (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 18 de setembro de 2016 às 09:38:22
Olá, tudo bem?
Por favor, onde consigo a lista de médiuns que participaram da codificação?
E é verdade que Camille Flammarion admitiu nunca ter tido contato com espíritos?
Leandro
 

Resposta do Editor: 

A pergunta relativa aos médiuns que participaram da codificação é o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Eis o link que remete ao texto publicado: http://www.oconsolador.com.br/ano10/484/oespiritismoresponde.html

Quanto à pergunta sobre Flammarion, seria interessante investigar a origem de semelhante dúvida, uma vez que Camille Flammarion trabalhou como médium ao lado de Allan Kardec e, no sepultamento do codificador do Espiritismo, declarou as seguintes palavras: “A Natureza abarca o Universo. O sobrenatural não existe mais. As manifestações obtidas por intermédio dos médiuns, como as do magnetismo e do sonambulismo, são de ordem natural e devem ser severamente submetidas ao controle da experiência. Não há mais milagres. Assistimos à aurora de uma ciência desconhecida.” (Obras Póstumas, Discurso de Camille Flammarion no sepultamento de Kardec.)
 

 

De: S. E. (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 16 de setembro de 2016 às 00:35:16
Bom dia!
Quero tirar uma dúvida.
Perdi a minha mãe há 1 ano e meio aproximadamente.
Não consigo ficar um dia sequer sem orar pra ela. Peço muito aos irmãos de luz que a salvem ou a resgatem, caso ela caso estiver no umbral. Estou muito confuso, procuro não obsidiá-la. Mas eu acho que de tanto ficar pensando nela estou atrapalhando o seu progresso. Tem horas que eu sinto que ela está agonizante sem ninguém para ajudá-la. Minha esposa disse que a viu no sonho em uma enfermaria rodeada de pessoas mexendo em seu estômago. Ela desencarnou em virtude de câncer, por causa dos nódulos que apareceram no seus seios. Ela desencarnou na faixa dos 78 anos. Eu não era o filho querido, mas senti muito porque ela era uma pessoa muito boa.
O nome dela é ...
Estou muito confuso e gostaria de saber um pouco dela, mas não depende da gente.
Valeu! obrigado pela atenção, precisava desabafar um pouco.
S. E.

Resposta do Editor:

Ocultamos, por motivos óbvios, o nome do leitor. Orar pelo ente querido que desencarnou faz sempre bem à pessoa amada que partiu. O que prejudica o Espírito é quando nosso sentimento é de inconformação ou revolta, o que não é, obviamente, o caso acima relatado.

Sugerimos ao leitor que, quando lhe for possível, leia o texto que escrevemos em resposta a uma leitora que se encontrava em situação parecida. Essa leitura temos certeza de que lhe fará bem. Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2016/09/reflexoes-luz-do-espiritismo_18.html
 

 

De: USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 19 de setembro de 2016 às 11:41
Assunto: Enquete no Senado Federal sobre o aborto
Caros amigos:
O Senado Federal promove enquete popular sobre a proposta que autoriza o aborto na rede de hospitais atendida pelo SUS nos casos de gravidez até a 12ª semana da gestação.
Diante de tal ameaça, que visa em última instância a descriminalização do aborto, a USE convoca os espíritas e todos os que defendem a Vida a votar NÃO  a essa proposta, acessando o link https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=119431
Fraternalmente,
USE São Paulo
 

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 19 de setembro de 2016 às 22:53
Olá!
Caros amigos: Estamos divulgando um documentário captado na Web: “Allan Kardec, o Educador” - Documentário com Dora Incontri.
Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=qOeaYz9Vz_c&list=PLbBAXq8ij9Ez2hBvhmpHysjTo0mbBFsMT&index=2

“Allan Kardec, o Educador” é um dos mais belos documentários sobre a vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido como Allan Kardec.
Sigamos.
Fiquem com Deus.
Wanderlei
www.autoresespiritasclassicos.com

 

 

De: Antonio Wilson de Figueiredo (Fortaleza, CE)
Segunda-feira, 19 de setembro de 2016 às 17:22:23
Senhores, gostaria de saber qual data está correta: quando da biografia de Delphine de Girardin, a data de desencarne está como 29 de junho de 1855 e sua visita a Victor Hugo, na ilha de Jersey, consta a data como 06 de setembro de 1855. Estas informações estão no link: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/delphine.html
Grato por sua atenção.
Wilson
 

Resposta do Editor:

A data de desencarnação de Delphine de Girardin é mesmo 29 de junho de 1855. O erro está na informação relativa à sua viagem à ilha de Jersey, onde se encontraria com Victor Hugo. A viagem ocorreu em 6 de setembro de 1853. Mais informações sobre o assunto podem ser colhidas em: http://www.casadoshumildes.com/Biografias/Delphine.htm

A data da viagem é corroborada por Auguste Vacquerie (1819-1895), que também visitava a família de Victor Hugo. Ao registrar a estada de Madame Girardin na residência do famoso romancista, Vacquerie disse que Mme. Girardin sabia-se muito enferma e, de fato, viria a morrer um ano e pouco depois.
 

 

De: João Bosco (Cuiabá, MT)
Sexta-feira, 16 de setembro de 2016 às 19:04:16
Na relação de filmes com teor de espiritualidade, na minha opinião, falta um, o filme "Um visto para o céu", com Meryl Streep, que apesar de ser uma comédia romântica, tem inspiração espírita.
João Bosco
 
 

 

De: Maria Rosa Cardoso (São Paulo, SP)
Sábado, 17 de setembro de 2016 às 11:28:51
Senhores,
Desculpem-me, porém não tenho pergunta, mas sim a solicitação de receber regularmente o Consolador em meu e-mail.
Agradeço e desejo muita paz.
Maria Rosa
 

Resposta do Editor: 

Já explicamos oportunamente, em várias ocasiões, que esta revista não tem formato impresso e, portanto, não há como enviá-la. Para lê-la, basta acessar nosso site – www.oconsolador.com –, sem necessidade de inscrição, cadastro ou senha.

Publicamos todos os sábados à tarde no blog Espiritismo Século XXI os destaques de nossas edições semanais, fato que auxilia sobremaneira a leitura da revista. Para acessá-lo, eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/
 

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)
Quinta-feira, 15 de setembro de 2016 às 09:30
Assunto: Enfermos da alma
Por que existiriam caminhos que nos levam aos cabedais da loucura e do desequilíbrio? Eles já estariam lá à nossa espera ou nós mesmos os produzimos? Em nada nos faz crer que Deus criou esses atalhos para atrasar na evolução dos Seus filhos. Nós mesmos somos os mentores para tais quedas e se desviamos por vontade própria é fato que acharemos novamente o caminho do conhecimento, do aprendizado e da transformação moral, pois Jesus disse que nenhuma das Suas ovelhas ficará perdida.
Diante de tal pensamento, vamos ver nesse capítulo do livro “Obreiros da Vida Eterna” ditado pelo espírito André Luiz ao médium Chico Xavier o encontro da mãe do padre Domênico resgatado do abismo pela abnegada mentora Zenóbia, diretora da Casa Transitória Fabiano.
Encorajando o filho a rever seus conceitos de espiritualidade, disse ela convicta: “Não te esqueças, porém, de que Jesus é o Divino Médico. Aceita a tua necessidade de medicação e dirige-te a Ele na súplica sincera de quem deseja a cura real para a vida eterna”. Belíssima citação. O quanto dependemos da intervenção do Mestre Jesus através dos seus Mensageiros do bem! Nada somos sem que nos ofereçam o certificado da paz quando intentamos em recuperar o tempo perdido nas sarjetas do mundo. Temos em nós, a Marca de Caim, ou seja, o remorso torturador que nos direcionará, no momento oportuno, para rever novos conceitos de fraternidade na sua prática incessante. Que seja esse nosso hausto revigorador.
E para não mostrar suas qualidades superiores tanto ao filho quanto ao grupo que ali a auxiliava, falou-lhe com inflexão de voz: “Nós outros, os que intentamos auxiliar-te, não chegamos ainda à posição dos que tudo podem ou que muito sabem”. Bastante elucidativa tal citação. Serve como lição a muitos que, pensam que desvencilhando das vestes da carne, o espírito se encontre livre para fazer o que bem entende. Não é dessa forma que funciona a engrenagem evolutiva dos seres em transição. Muitos até mesmo chegam a zombar de médiuns responsáveis quanto de espíritos compenetrados no bem quando dizem que ainda não sabem tudo e de que se sentem paralíticos de algo fazer de melhor para beneficiar irmãos em apuros.
Concluindo o seu belíssimo pensamento, disse a mãe advogada: “Desenvolvemos nossas faculdades superiores, sem abalos e sem milagres, adquirindo valores novos, ao preço de nosso próprio esforço na paciente edificação de nosso espírito para Deus”.
De fato, a evolução de cada um classificará esse ou aquele espírito segundo o seu conhecimento inserido em novos valores tanto morais quanto espirituais. É notório que nos familiarizemos de que nos planos invisíveis a nós enquanto aprisionados num corpo físico, têm inúmeras universidades do saber para aqueles interessados em conhecer mais de si mesmo, englobando-se mais conscientes, no Cosmo Infinito e sempre expansivo.
É... Este humilde estudo pode ser complemento para que consigamos galgar esferas mais transcendentes.
Concorda comigo, Leitor Amigo?
Aécio
 

 

 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, sábado, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita