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Clássicos do Espiritismo
Ano 10 - N° 483 - 18 de Setembro de 2016
ANGÉLICA REIS
a_reis_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 

 

O Além e a Sobrevivência
do Ser

Léon Denis

(Parte 11)

Continuamos nesta edição a apresentar o estudo do livro O Além e a Sobrevivência do Ser, de autoria de Léon Denis, com base na 8ª edição publicada em português pela Federação Espírita Brasileira. 

Questões preliminares 

A. William Stead, que desencarnou em decorrência do naufrágio do Titanic, manifestou-se também por outros médiuns, além de Mme. Hervy?  

Sim. Além da manifestação à médium Mme. Hervy, em Paris, como mencionado na edição 480 desta revista - http://www.oconsolador.com.br/ano10/480/classicosdoespiritismo.html - William Stead comunicou-se com o vice-almirante inglês Usborne Moore, que fora seu amigo, tendo a Sra. Wriedt atuado como médium. Segundo Moore, William Stead deu três admiráveis provas de identidade – duas à senhorita Harper e uma a ele mesmo. Numa dessas ocasiões, Stead apareceu-lhe sob uma forma etérea, quando Moore se achava a sós com a médium. (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

B. Existem relatos de que William Stead teria aparecido a outras pessoas? 

Sim. Um outro amigo de William Stead, o Sr. Chedo Mijatovich, ministro plenipotenciário da Sérvia em Londres, viu o Espírito de Stead e lhe falou por alguns instantes. Nesse encontro o Espírito deu provas formais de sua identidade, lembrando coisas totalmente desconhecidas do médium. O Sr. Chedo Mijatovich deu disso testemunho formal em uma carta publicada a 8 de junho no Light. (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

C. Que ocorreu de extraordinário na manifestação do Espírito de Svens Stromberg?  

Svens Stromberg faleceu no dia 31 de março de 1890 e, no dia 3 de abril, sessenta horas depois de morrer no Norte do Canadá, escreveu seu nome numa folha de papel, na cidade sueca de Gotemburgo, servindo como médium nesse fenômeno a Sra. d’Espérance. Depois disso, em uma sessão, ele apareceu e pediu que seus parentes fossem informados de sua morte. No dia seguinte, no correr de uma sessão de fotografia, revelada uma chapa, viu-se, por detrás da Sra. d’Espérance, uma cabeça de homem com um semblante plácido. O Sr. Fidler perguntou a Walter (Espírito-guia) quem era aquela entidade fotografada. “É esse Stromberg de quem te falei", respondeu Walter. Os fatos foram depois confirmados e a fotografia de Svens Stromberg identificada por seus familiares. (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

Texto para leitura 

122. O vice-almirante inglês Usborne Moore era amigo de William Stead. Após a catástrofe do Titanic, o almirante entrou em comunicação com o amigo morto, auxiliado pela Sra. Wriedt, médium. É dele próprio a seguinte narrativa: 

“W. Stead deu três admiráveis provas de identidade – duas à senhorita Harper e uma a mim mesmo. Aludiu ao último encontro que tivemos em Bank Building. Nessa ocasião conversamos durante uma meia hora sobre diferentes assuntos: desde a guerra entre a Itália e a Turquia até a visita próxima, com que ele contava, da sua excelente amiga, a Sra. Wriedt. Esta visita foi o de que mais falamos, sobretudo por causa de certas condições que desejava fossem observadas. A uma dessas condições especialmente aludiu ele na sessão de domingo à tarde.

“Na segunda-feira de manhã, o nosso amigo me apareceu sob uma forma etérea, achando-me eu a sós com o médium. Era um bom espectro, muito brilhante até meio-corpo, mas dessa vez não me falou. Na mesma tarde mostrou-se de maneira idêntica a diversos íntimos e discorreu durante alguns minutos sobre assuntos que, sabia-se, lhe preocupavam o espírito, quando deixara a Inglaterra.” (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

123. Um outro amigo de Stead, o Sr. Chedo Mijatovich, ministro plenipotenciário da Sérvia em Londres, viu o Espírito de Stead e lhe falou por alguns instantes. Ainda aí o Espírito deu provas formais de sua identidade, lembrando coisas totalmente desconhecidas do médium. O Sr. Chedo Mijatovich deu disso testemunho formal em uma carta publicada a 8 de junho no Light. (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

124. O professor Hyslop também referiu como, em uma sessão, sendo a médium Mme. Chenoweth, W. James, o célebre filósofo americano, morto alguns meses antes, comparecera e dera numerosas provas de identidade, especialmente lembrando fatos que só o Sr. Hyslop podia conhecer. (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

125. O Light de Londres relata um caso notável de identidade por meio da escrita mediúnica. Ei-lo: 

“O Sr. Shepard tinha como principal empregado um certo Sr. Purday, em quem depositava inteira confiança. Tendo Purday adoecido, o Sr. Shepard foi visitá-lo. Recebeu-o Mme. Purday, que só a muito custo lhe permitiu entrar no quarto do marido, onde o não deixou nunca a sós com o doente, quer durante a primeira visita, quer por ocasião das que se lhe seguiram. Esta circunstância se tornou tanto mais notada pelo Sr. Shepard, quanto com ela concorria a maneira toda especial por que o doente o olhava, dando a perceber que tinha qualquer coisa de importante a comunicar ao patrão e que somente a presença da mulher o impedia de fazê-lo.

“Purday morreu sem testamento; a esposa herdou-lhe a fortuna, que, no dizer dos vizinhos, era considerável, o que muito surpreendeu o Senhor Shepard. Algumas semanas depois, recebeu ele a visita de um Sr. Stafford, médium psicógrafo, que lhe entregou uma página de escrita mediúnica, assinada com o nome de Purday. Confessava-lhe este que, por espaço de longos anos, abusara da confiança de que era objeto, praticando diariamente desvios de dinheiro, desvios cuja soma total montava a importante quantia. Acrescentava que, sentindo-se profundamente desgraçado, se resignara àquela confissão, que a mulher o impedira de fazer em vida.

“As minúcias com que o fato era exposto permitiram ao Sr. Shepard verificar o delito. Além disso, tendo submetido a comunicação e um espécimen de caligrafia de Purday vivo a um perito, este reconheceu a identidade dos dois escritos.” (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

126. Em 3 de abril de 1890, pelas dez horas da manhã, achava-se a Sra. d’Espérance no seu escritório de Gotemburgo (Suécia), ocupada em escrever muitas cartas sobre negócios. Datou uma folha de papel, traçou o cabeçalho e ficou algum tempo a pensar na ortografia de um nome. Quando pôs de novo os olhos na folha de papel notou que sua pena ou sua mão escrevera espontaneamente e em grandes caracteres as palavras “Svens Stromberg”. Dois meses depois, o Sr. Alexandre Aksakof, o professor Boutlerof, com outros amigos e o Sr. Fidler foram ter com a Sra. d’Espérance para estudarem os melhores meios de se fotografarem fantasmas materializados. (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

127. Em uma sessão, o Espírito-guia, Walter, escreveu: “Está aqui um Espírito que diz chamar-se “Stromberg”. Deseja que seus parentes sejam informados de sua morte. Parece-me haver dito que morreu no Wisconsin a 13 de março e ter nascido em Jemtland. Tinha mulher e seis filhos.” “Se ele morreu em Jemtland, diz o Sr. Fidler, que nos dê o endereço da mulher.” Foi-lhe respondido: “Não, ele morreu na América, seus pais é que vivem em Jemtland.” (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

128. No dia seguinte, no correr de uma sessão de fotografia, revelada uma chapa, viu-se, por detrás da Sra. d’Espérance, uma cabeça de homem com um semblante plácido. O Sr. Fidler perguntou a Walter quem era aquela entidade fotografada. “É esse Stromberg de quem te falei, respondeu Walter. Devo mesmo dizer que ele não morreu no Wisconsin, mas em New Stockholm, e que sua morte ocorreu a 31 de março e não a 13. Seus pais residiam em Strom Stocking, ou outro nome deste gênero, na província de Jemtland. Disse-me ele, creio, que emigrou em 1886, que se casou e teve três filhos e não seis. Morreu estimado e chorado por todos.” “Está bem, replicou o Sr. Fidler. Devo remeter a fotografia dele à mulher?” “Ainda não compreendeste bem, retrucou Walter. Seus pais, residentes em Jemtland, é que lhe ignoram a morte e não a esposa. Disse-me ele que toda a gente o conhece no país; penso que se enviares a fotografia para Jemtland conseguirás o que desejas.” (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

129. Durante um ano o Sr. Fidler cuidou de verificar esses dados. Chegou ao seguinte resultado: Svens Ersson, natural de Strom Stocken (paróquia de Strom), na província de Jemtland, na Suécia, se casara com Sarah Kaiser, emigrara para o Canadá e, uma vez estabelecido, tomara o nome de Stromberg. Essa circunstância é muito comum entre os camponeses da Suécia, cujas famílias não usam de apelidos que lhes pertençam. (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

130. Consultaram a mulher do falecido, o médico que o tratara e o pastor. Todos foram acordes em declarar que a 31 de março de 1890, dia da sua morte, Stromberg, ditando suas últimas determinações, exprimira o desejo formal de que seus pais e amigos da Suécia fossem informados do seu falecimento. Por motivos que seria ocioso enumerar, suas últimas vontades não tiveram execução. A fotografia de Svens Stromberg também foi identificada. Enviada a Strom, aí a pregaram na parede da sacristia da igreja, com um convite às pessoas que a reconhecessem para que pusessem seus nomes por baixo. Voltou trazendo numerosas assinaturas e muitos comentários. (O Além e a Sobrevivência do Ser.) 

131. Ficou assim demonstrado que, sessenta horas depois de morrer no Norte do Canadá, Svens Stromberg escreveu seu nome numa folha de papel, na cidade sueca de Gotemburgo, e que todas as indicações que deu por intermédio de Walter eram da mais perfeita exatidão. (O Além e a Sobrevivência do Ser.)  (Continua no próximo número.)



 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita