O
século do Ego:
uma análise
espiritual
A humanidade atravessa um período singular da sua
história. Nunca tivemos tantos recursos, tanto acesso à
informação, tanta capacidade de comunicação e produção,
e, ao mesmo tempo, nunca estivemos tão distantes de nós
mesmos. O avanço tecnológico corre em ritmo acelerado,
acompanhado de profundas transformações sociais e
culturais. Contudo, nesse cenário de conquistas
materiais, vemos crescer também a exaltação do “eu”, a
busca desenfreada por autoafirmação e a valorização
excessiva da aparência. É o século do Ego.
Sob uma ótica espiritual – especialmente à luz do
Espiritismo – o predomínio do ego não é um fenômeno
novo, mas o resultado de uma longa trajetória evolutiva,
ainda marcada pelo primitivismo moral. O espírito
humano, em sua caminhada milenar, desenvolveu instintos
de defesa, sobrevivência, competição e posse. Esses
mecanismos foram úteis em etapas anteriores da evolução,
quando a luta pela vida era a preocupação central.
Porém, com o surgimento da razão, da sensibilidade e da
consciência moral, esses impulsos deveriam gradualmente
dar lugar a uma ética superior, fundada no amor, na
solidariedade e na convivência harmoniosa.
Entretanto, como sabemos, essa transição não ocorre
rapidamente. O planeta Terra, ainda classificado pelos
Espíritos como um mundo de provas e expiações, é
um ambiente onde predomina a luta entre o velho e o novo
homem interior. De um lado, a herança do egoísmo, do
orgulho, da violência e da competitividade; de outro, o
chamado divino para a fraternidade, a renúncia e o
crescimento espiritual. Essa tensão entre forças opostas
caracteriza o estágio atual da humanidade.
O Ego na visão espírita
Para o Espiritismo, o ego não é visto como algo maligno
em si mesmo. Ele representa, antes, um instrumento de
individuação, necessário para o espírito se reconhecer
como ser único, responsável por sua própria evolução. O
problema não está no ego em si, mas no predomínio
desordenado de suas manifestações inferiores –
orgulho, vaidade, desejo de domínio, necessidade de
aprovação, apego aos bens e às ilusões da matéria.
O ego, nesse sentido, é o conjunto das ilusões da
personalidade transitória, construída ao longo das
encarnações. Ele se alimenta da separatividade: “eu”
contra o “outro”, “eu” acima do “outro”, “eu” sem o
“outro”. É, como dizem os Espíritos, a raiz do egoísmo,
“o maior de todos os vícios”, pois dele derivam todas as
outras imperfeições humanas. Jesus advertiu inúmeras
vezes sobre esse mecanismo, quando nos chamou a
renunciar a nós mesmos, a tomar a própria cruz e
segui-Lo. Essa renúncia não é destruição da identidade,
mas a libertação do tirano interior que aprisiona o ser
às ilusões temporárias.
É por isso que, mesmo em ambientes religiosos,
encontramos com frequência comportamentos egóicos
disfarçados de virtude. Muitas vezes, o indivíduo
realiza ações de caridade com o desejo de ser visto,
elogiado ou reconhecido. Pratica a humildade
externamente, mas alimenta internamente a necessidade de
aprovação. Adota discursos de fé, mas mantém atitudes de
hostilidade, crítica ou superioridade moral. Essa
aparência de virtude é um dos disfarces mais sutis do
ego. Ele aprende a vestir-se de bondade, enquanto
preserva, intacto, seu desejo de ser o centro.
O compromisso moral do Cristo: o antídoto ao Ego
Quando Jesus trouxe a Boa Nova, apresentou ao mundo um
caminho completamente oposto ao da exaltação egoica. Seu
Evangelho é uma pedagogia da transformação interior.
Nele encontramos não apenas ensinamentos morais, mas uma
metodologia de cura da alma – e essa cura passa pelo
enfraquecimento do ego e pela revelação do Espírito.
O Cristo, ao propor o amor incondicional, o perdão, a
renúncia, o serviço ao próximo e a humildade genuína,
aponta para um novo patamar de consciência. Essas
atitudes não são meras virtudes sociais, mas processos
de libertação psicológica. Cada ato de amor
desinteressado dissolve uma parcela da rigidez do ego.
Cada gesto de perdão desarma os mecanismos de defesa e
revide. Cada exercício de compreensão dilui as
fronteiras da separatividade. Assim, as vibrações
inferiores cedem espaço à luz da alma.
Por isso, o Evangelho é tão combatido em todas as
épocas. Ele contraria não apenas as estruturas sociais,
mas sobretudo as estruturas internas do ego. Na época de
Jesus, os poderes políticos e religiosos viam-no como
ameaça. Hoje, o combate continua, disfarçado de debates
ideológicos, ataques nas redes sociais, desdém
intelectual ou manipulações emocionais. O Cristo, no
entanto, permanece como referência universal, porque
toca no mais profundo da realidade espiritual humana:
somos chamados a ser mais do que aparentamos.
O transitar da Humanidade para um novo mundo
A literatura espírita ensina que a Terra está caminhando
para uma fase de regeneração. Esse processo não é
automático, nem ocorre por decreto divino. Ele depende
da renovação moral de seus habitantes. Um mundo
regenerado só pode ser habitado por espíritos que já
superaram, em grande parte, o império do ego. Não haverá
espaço para ódio, orgulho, vaidade e ambição desmedida.
A paz verdadeira, aquela que brota da consciência
pacificada, só pode existir quando o ego deixa de ser o
governante interior.
Por isso os Espíritos falam sobre a separação natural
entre aqueles que já alcançaram condições vibratórias
compatíveis com o novo ciclo e aqueles que ainda
permanecem presos às paixões inferiores. A lei de
afinidade espiritual, que é universal, fará com que cada
um encontre seu lugar adequado. Não se trata de punição,
mas de sintonia vibratória. Os que perseverarem no
egoísmo e na violência moral não poderão permanecer onde
predominam valores como fraternidade, cooperação e amor.
A transição planetária é, portanto, um convite à reforma
íntima. Não se trata apenas de esperar um mundo melhor,
mas de trabalhar – agora – para que esse mundo se
construa dentro de nós. O planeta se transforma quando
as consciências se transformam. E cada vitória íntima
sobre o orgulho, cada renúncia ao ressentimento, cada
ato de amor sincero é uma pedra colocada na construção
desse novo tempo.
Conclusão: o Ego no seu devido lugar
O século do Ego evidencia um momento crítico da evolução
humana. Vivemos a exacerbação da individualidade, mas
também os sinais de uma nova consciência emergente. A
espiritualidade superior nos orienta a compreender o ego
não como inimigo, mas como parte da jornada. Ele precisa
ser educado, sublimado, colocado ao serviço da alma
imortal.
Quando finalmente reconhecermos que somos espíritos
eternos, viajores da luz, destinados à perfeição,
compreenderemos que nada do que o ego exige tem valor
real. O verdadeiro tesouro está no amor, na paz
interior, na comunhão universal com os outros seres.
Somente quando a humanidade substituir o egoísmo pela
fraternidade, o orgulho pela simplicidade, a violência
pela compreensão, o mundo de regeneração surgirá
plenamente. E cada um de nós, na intimidade do próprio
coração, é chamado a ser semente desse novo amanhecer.