Entrevista

por Orson Peter Carrara

Jornada da Vida: ferramenta pedagógica interativa que requer apoio


 
Natural de São Bernardo do Campo (SP) e ainda morando na região do grande ABC paulista, Glauco Missiaggia Nepomuceno da Silva (foto) estudou Ciências Econômicas e Pedagogia, atualmente finalizando pós-graduação em Educação Montessori para crianças de 3 a 6 anos pelo CEMSP. Também estudou Pedagogia Espírita, Educação e Espiritualidade pela ULP - Universidade Livre Pampedia, projeto criado pela ABPE - Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Também fez estudos sobre Economia Colaborativa, Justiça Restaurativa, Cultura de Paz e Comunicação Não Violenta pela Palas Athena/Instituto Shanti Brasil. Atualmente trabalha com educação infantil e fundamental numa escola com inspirações piklerianas e montessorianas em São Paulo. Vincula-se à Casa Espírita Jesus no Lar, que fica em Santo André-SP, onde atua como voluntário. Entrevistamo-lo sobre uma iniciativa de expansão para o estudo e divulgação espírita. Trata-se do projeto Jornada da Vida.


Como e quando se tornou espírita?

Por volta da minha pré-adolescência quando meu pai me desafiou a provar que o Espiritismo estava errado (risos). Comecei a estudar muito então para vencê-lo no debate. Mas quanto mais estudava, para encontrar contradições e argumentos, tudo fazia cada vez mais sentido para mim. Mesmo ao estudar filosofias que antagonizam com o Espiritismo eu não encontrei algo que o superasse. Aliás, se alguém discordar, será um prazer debater o tema novamente.

O que é o projeto "Jornada da Vida"?

Jornada da Vida é um jogo de mesa criado para que de forma lúdica, autoexplicativa e divertida as pessoas possam conhecer e entender o Espiritismo através de toda alegria e aventura que um jogo de RPG (1) pode proporcionar. Curiosamente achávamos que quem mais iria gostar de um jogo assim seriam os jovens, mas temos nos surpreendido com o interesse de grupos 60+ ou mesmo híbridos que misturam jovens, adultos e idosos. No jogo você assume o papel de um espírito simples e ignorante que deverá reencarnar inúmeras vezes para descobrir os mistérios e os desafios da vida eterna. O jogo é um RPG, o que significa que o jogador tem liberdade para fazer escolhas e agir de acordo com seu interesse. Você pode jogar cooperativamente ou de forma competitiva; cada ação irá resultar em uma reação levando o jogador a ter que administrar e gerenciar o resultado de suas escolhas. Nesse processo lúdico e instigante, a leitura alternada das perguntas d’ O Livro dos Espíritos que sintetizam a “Lore” do jogo pode facilitar e muito suas aventuras em Jornada da Vida. O que é “Lore”? No mundo dos games, “lore” é o que chamamos de narrativa de fundo. É ela que contextualiza é define as regras do universo do jogo. Por exemplo, quando jogamos um jogo do Harry Potter ou de Senhor dos Anéis toda a história que contextualiza esses universos fantásticos é chamada de "lore". No caso da Jornada da Vida a lore do jogo é a própria filosofia, ciência e religião espírita somadas ao patrimônio histórico, religioso e cultural da humanidade.

Mas isso é um jogo? Mas não estimula o vício?

Entendo perfeitamente sua preocupação. Quando muitos ouvem a palavra "jogo", imediatamente pensam em cassinos, apostas e vícios que destroem famílias. Essa associação é compreensível e necessária para nos protegermos dos males do entretenimento predatório. Mas existe um outro universo que é o dos jogos educacionais. Se você puxar na memória, provavelmente vai lembrar-se de algum jogo que seu professor fez com você e seus amigos na escola. Seja na educação física ou dentro da própria sala de aula. Jogos são ferramentas poderosas de aprendizado. O problema é que vivemos ainda em um planeta de provas e expiações rumo ao de regeneração. Se até o cristianismo, com valores éticos claros, foi deturpado para justificar guerras, não é difícil imaginar que uma ferramenta que pode contribuir muito para a humanidade, como os jogos, seja também deturpada.  Precisamos resgatar o sentido nobre das coisas. Jornada da Vida não tem nada de cassino, apostas ou loteria. É uma experiência educacional profunda na qual você reflete sobre escolhas morais, vivencia simbolicamente a Lei de Causa e Efeito e debate em grupo os princípios espíritas. Se preferir, pode chamá-lo de "ferramenta pedagógica interativa" - embora, somado o lado bom dos jogos, seja algo muito maior do que uma ferramenta educacional comum. Jornada da Vida é Espiritismo em ação. O Espírito de Verdade nos disse: “Amai! Eis o primeiro mandamento. Instruí-vos! Eis o segundo”. Jornada da Vida cumpre esses dois princípios com maestria. Convido você a conhecer o projeto sem preconceitos.

Fale-nos sobre o site Jornada da Vida.

Este - clique aqui - é o site do projeto. Nele você encontra maiores informações sobre o projeto e o jogo. O Jogo já tem mais de 15 anos de desenvolvimento e agora chegou a hora de lançá-lo para o público em geral; entretanto, para isso acontecer precisamos que pelo menos 10 mil pessoas interessadas se inscrevam no formulário que está disponível no site do jogo. Com essa quantidade de inscritos será possível lançar com sucesso a campanha de financiamento coletivo e a campanha de pré-venda de Jornada da Vida.

Uma visita ao site contém um volume detalhado de informações da iniciativa. Como surgiu tudo isso?

Há mais de dois mil anos com certeza absoluta. Não seria possível criar um jogo com todo esse nível de complexidade, sem todo um trabalho hercúleo que foi feito por muitas pessoas antes de nós. Desde os grandes filósofos, como Sócrates, Platão e outros, perpassando pelo Mestre dos mestres: Jesus, chegando até as obras mediúnicas e não mediúnicas espíritas atuais subsequentes a Allan Kardec. Já nossa humilde contribuição começou há mais de 15 anos, quando eu, o Fernando Abinajm e o Júlio de Ló percebemos que faltava algo no movimento espírita: uma ferramenta didática que unisse diversão e aprendizado profundo. Queríamos criar uma experiência onde as pessoas pudessem VIVER de forma prática os conceitos espíritas enquanto eles fossem estudados teoricamente. Começamos a desenvolver um jogo que simulasse a jornada evolutiva do espírito - com reencarnações, escolhas morais, desafios intelectuais, emocionais e físicos com consequências simbólicas que deveriam ser gerenciadas pelo próprio jogador. Ao longo dos anos, testamos, refinamos, ouvimos feedback literalmente de centenas de jogadores e fomos aprimorando cada detalhe. O resultado é um jogo que inclui uma edição pocket d’O Livro dos Espíritos, mais de 100 cartas de escolhas, cartões biográficos de personalidades históricas de nosso planeta, cartas de intelecto e um sistema de jogo que realmente faz você refletir sobre sua própria jornada espiritual, a dinâmica e as possíveis implicações da pluralidade das existências.

Sobre a equipe envolvida, como foi a interação para concretizá-la?

A equipe base é formada por mim, Fernando Abinajm e Júlio de Ló - três amigos que compartilham a paixão pelo Espiritismo e pelo mundo dos jogos e da educação. Cada um trouxe suas habilidades únicas: conhecimento doutrinário, design, mecânicas de jogo, pedagogia. Foram anos de reuniões, debates acalorados (sempre fraternos!), testes de jogabilidade e ajustes. A química entre nós foi fundamental - quando três pessoas com visões complementares trabalham por um objetivo comum, o resultado é algo muito maior do que a soma das partes. Foi um processo de muito aprendizado, paciência e, acima de tudo, amor e fé.
De toda equipe eu diria que a pessoa mais importante é o Fernando Abinajm porque na vida todo mundo tem boas ideias, mas são raras as pessoas que partem para a concretização delas. Quando uma ideia maluca de jogo espírita surgiu entre nós, foi o Fernando que começou a anotar tudo e a transformar as ideias em um primeiro protótipo jogável, do qual foi possível iniciarmos os primeiros testes para chegarmos até onde estamos hoje. Quando esse processo inicial se deu, o Fernando começou a sonhar que a gente jogava o jogo enquanto dormia. Nessa época ele mantinha um caderno do lado da cama e várias vezes acordava no meio da noite, anotava as ideias e voltava a dormir para continuar a jogar o jogo com a gente no sonho.
Vale dizer também que além de nós muitas outras pessoas contribuíram de forma voluntária para o aperfeiçoamento do jogo. Essa lista de nomes está sendo atualizada para popularizar o site do jogo e ela já soma mais de 75 nomes. Faço um agradecimento especial aqui a  Nathalia Cale, historiadora (in memorian), André Guedes (professor e filósofo)  e Luis Fernando (engenheiro).

E agora, com o site no ar buscando apoio, como está a repercussão junto aos contatos já efetivados?

A repercussão tem sido surpreendente! Como mencionei, achávamos que seria um hit entre jovens, mas temos recebido manifestações entusiasmadas de todas as faixas etárias. Grupos de estudo, evangelizadores, famílias e até pessoas de 60+ estão demonstrando interesse. O feedback mais recorrente é: "Nunca pensei que fosse possível e tão divertido estudar o Espiritismo assim!" Muitos destacam o potencial do jogo para reaproximar jovens do movimento espírita e criar momentos de convivência intergeracional. Precisamos alcançar 10 mil inscrições no site para viabilizar a produção via crowdfunding, e cada dia mais pessoas estão compartilhando e apoiando a iniciativa.

Para interessados em apoiar ou adquirir qual o melhor contato?

O melhor caminho é através do nosso site. Lá, as pessoas podem se inscrever no formulário para demonstrar interesse - isso é fundamental para viabilizarmos o lançamento do jogo. Também podem entrar em contato direto conosco através dos canais disponíveis no site para tirar dúvidas, sugerir melhorias ou simplesmente conhecer mais sobre o projeto. Estamos totalmente abertos ao diálogo e valorizamos cada manifestação de apoio. Quanto mais pessoas se inscreverem e compartilharem, mais rápido conseguiremos colocar o Jornada da Vida nas mãos (e nas mesas!) de quem tanto aguarda por ele. Inclusive queremos que a primeira tiragem seja lançada em Português, Inglês e Espanhol.

Qual a lembrança mais marcante nesse processo criativo até a conclusão?

Tenho várias, mas uma se destaca: foi durante um teste do jogo com um grupo misto - tinha gente de 12 a 70 anos. Em determinado momento, uma jogadora tirou uma carta sobre perdão e se emocionou. Ela disse que aquilo a fez lembrar-se de uma mágoa antiga que carregava e que, através da dinâmica do jogo, percebeu que precisava trabalhar aquilo em si mesma. Ali entendemos que o Jornada da Vida ia muito além de um jogo - era uma ferramenta de transformação real. Ver pessoas rindo, debatendo, se emocionando e crescendo juntas através do jogo foi a confirmação de que estávamos no caminho certo.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Sim! Quero destacar que o Jornada da Vida não é apenas para espíritas, o jogo também foi pensado para dialogar com buscadores de todas as origens, respeitando a diversidade de crenças. Incluímos conteúdos do patrimônio cultural e religioso da humanidade justamente para mostrar que valores como amor, ética e evolução moral são universais. Pessoas não espíritas já testaram o jogo e deram um feedback muito positivo para nós. Também é importante dizer que o jogo passou (a pedido nosso) por análise da Comissão de Doutrina do IEE - Instituto Espírita de Educação e de membros do Departamento de Doutrina da USE-SP, e o feedback deles elevou o nível de qualidade do jogo, sem que o jogo perdesse a leveza e a ludicidade. É um projeto sério, mas divertido. Profundo, mas acessível. Espírita! Portanto naturalmente educativo e inclusivo.

Suas palavras finais.

Convido o leitor amigo a ir até o nosso site para se inscrever no formulário do site e apoiar o projeto. Jornada da Vida não é apenas sobre lançar um jogo - é sobre criar uma nova forma de vivenciar o Espiritismo, de aproximar gerações, de transformar o estudo em experiências. Se você acredita que a evolução espiritual pode (e deve!) ser dinâmica, reflexiva e divertida, junte-se a nós. Inscreva-se no site, compartilhe com amigos, espalhe a ideia. Juntos, podemos fazer com que milhares de pessoas tenham acesso a essa ferramenta de autoconhecimento e crescimento. A jornada é longa, mas fica muito melhor quando caminhamos juntos. Gratidão a todos que estão apoiando!

 

(1) Para entender o que é jogo de RPG, clique aqui

 
 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita