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Natural de São Bernardo do Campo (SP) e ainda
morando na região do grande ABC paulista, Glauco
Missiaggia Nepomuceno da Silva (foto) estudou
Ciências Econômicas e Pedagogia, atualmente
finalizando pós-graduação em Educação Montessori
para crianças de 3 a 6 anos pelo CEMSP. Também
estudou Pedagogia Espírita, Educação e
Espiritualidade pela ULP - Universidade Livre
Pampedia, projeto criado pela ABPE - Associação
Brasileira de Pedagogia Espírita. Também fez
estudos sobre Economia Colaborativa, Justiça
Restaurativa, Cultura de Paz e Comunicação Não
Violenta pela Palas Athena/Instituto Shanti
Brasil. Atualmente trabalha com educação
infantil e fundamental numa escola com
inspirações piklerianas e montessorianas em São
Paulo. Vincula-se à Casa Espírita Jesus no Lar,
que fica em Santo André-SP, onde atua como
voluntário. Entrevistamo-lo sobre uma iniciativa
de expansão para o estudo e divulgação espírita.
Trata-se do projeto Jornada da Vida.
Como e quando se tornou espírita?
Por volta da minha pré-adolescência quando meu
pai me desafiou a provar que o Espiritismo
estava errado (risos). Comecei a estudar
muito então para vencê-lo no debate. Mas quanto
mais estudava, para encontrar contradições e
argumentos, tudo fazia cada vez mais sentido
para mim. Mesmo ao estudar filosofias que
antagonizam com o Espiritismo eu não encontrei
algo que o superasse. Aliás, se alguém
discordar, será um prazer debater o tema
novamente.
O que é o projeto "Jornada da Vida"?
Jornada da Vida é um jogo de mesa criado para
que de forma lúdica, autoexplicativa e divertida
as pessoas possam conhecer e entender o
Espiritismo através de toda alegria e aventura
que um jogo de RPG (1) pode proporcionar.
Curiosamente achávamos que quem mais iria gostar
de um jogo assim seriam os jovens, mas temos nos
surpreendido com o interesse de grupos 60+ ou
mesmo híbridos que misturam jovens, adultos e
idosos. No jogo você assume o papel de um
espírito simples e ignorante que deverá
reencarnar inúmeras vezes para descobrir os
mistérios e os desafios da vida eterna. O jogo é
um RPG, o que significa que o jogador tem
liberdade para fazer escolhas e agir de acordo
com seu interesse. Você pode jogar
cooperativamente ou de forma competitiva; cada
ação irá resultar em uma reação levando o
jogador a ter que administrar e gerenciar o
resultado de suas escolhas. Nesse processo
lúdico e instigante, a leitura alternada das
perguntas d’ O Livro dos Espíritos que
sintetizam a “Lore” do jogo pode facilitar e
muito suas aventuras em Jornada da Vida. O que é
“Lore”? No mundo dos games, “lore” é o que
chamamos de narrativa de fundo. É ela que
contextualiza é define as regras do universo do
jogo. Por exemplo, quando jogamos um jogo do
Harry Potter ou de Senhor dos Anéis toda a
história que contextualiza esses universos
fantásticos é chamada de "lore". No caso da
Jornada da Vida a lore do jogo é a própria
filosofia, ciência e religião espírita somadas
ao patrimônio histórico, religioso e cultural da
humanidade.
Mas isso é um jogo? Mas não estimula o vício?
Entendo perfeitamente sua preocupação. Quando
muitos ouvem a palavra "jogo", imediatamente
pensam em cassinos, apostas e vícios que
destroem famílias. Essa associação é
compreensível e necessária para nos protegermos
dos males do entretenimento predatório. Mas
existe um outro universo que é o dos jogos
educacionais. Se você puxar na memória,
provavelmente vai lembrar-se de algum jogo que
seu professor fez com você e seus amigos na
escola. Seja na educação física ou dentro da
própria sala de aula. Jogos são ferramentas
poderosas de aprendizado. O problema é que
vivemos ainda em um planeta de provas e
expiações rumo ao de regeneração. Se até o
cristianismo, com valores éticos claros, foi
deturpado para justificar guerras, não é difícil
imaginar que uma ferramenta que pode contribuir
muito para a humanidade, como os jogos, seja
também deturpada. Precisamos resgatar o sentido
nobre das coisas. Jornada da Vida não tem nada
de cassino, apostas ou loteria. É uma
experiência educacional profunda na qual você
reflete sobre escolhas morais, vivencia
simbolicamente a Lei de Causa e Efeito e debate
em grupo os princípios espíritas. Se preferir,
pode chamá-lo de "ferramenta pedagógica
interativa" - embora, somado o lado bom dos
jogos, seja algo muito maior do que uma
ferramenta educacional comum. Jornada da Vida é
Espiritismo em ação. O Espírito de Verdade nos
disse: “Amai! Eis o primeiro
mandamento. Instruí-vos! Eis o segundo”. Jornada
da Vida cumpre esses dois princípios com
maestria. Convido você a conhecer o projeto sem
preconceitos.
Fale-nos sobre o site Jornada da Vida.
Este - clique
aqui -
é o site do projeto. Nele você encontra maiores
informações sobre o projeto e o jogo. O Jogo já
tem mais de 15 anos de desenvolvimento e agora
chegou a hora de lançá-lo para o público em
geral; entretanto, para isso acontecer
precisamos que pelo menos 10 mil pessoas
interessadas se inscrevam no formulário que está
disponível no site do jogo. Com essa quantidade
de inscritos será possível lançar com sucesso a
campanha de financiamento coletivo e a campanha
de pré-venda de Jornada da Vida.
Uma visita ao site contém um volume detalhado de
informações da iniciativa. Como surgiu tudo
isso?
Há mais de dois mil anos com certeza absoluta.
Não seria possível criar um jogo com todo esse
nível de complexidade, sem todo um trabalho
hercúleo que foi feito por muitas pessoas antes
de nós. Desde os grandes filósofos, como
Sócrates, Platão e outros, perpassando pelo
Mestre dos mestres: Jesus, chegando até as obras
mediúnicas e não mediúnicas espíritas atuais
subsequentes a Allan Kardec. Já nossa humilde
contribuição começou há mais de 15 anos, quando
eu, o Fernando Abinajm e o Júlio de Ló
percebemos que faltava algo no movimento
espírita: uma ferramenta didática que unisse
diversão e aprendizado profundo. Queríamos criar
uma experiência onde as pessoas pudessem VIVER
de forma prática os conceitos espíritas enquanto
eles fossem estudados teoricamente. Começamos a
desenvolver um jogo que simulasse a jornada
evolutiva do espírito - com reencarnações,
escolhas morais, desafios intelectuais,
emocionais e físicos com consequências
simbólicas que deveriam ser gerenciadas pelo
próprio jogador. Ao longo dos anos, testamos,
refinamos, ouvimos feedback literalmente
de centenas de jogadores e fomos aprimorando
cada detalhe. O resultado é um jogo que inclui
uma edição pocket d’O Livro dos
Espíritos, mais de 100 cartas de escolhas,
cartões biográficos de personalidades históricas
de nosso planeta, cartas de intelecto e um
sistema de jogo que realmente faz você refletir
sobre sua própria jornada espiritual, a dinâmica
e as possíveis implicações da pluralidade das
existências.
Sobre a equipe envolvida, como foi a interação
para concretizá-la?
A equipe base é formada por mim, Fernando
Abinajm e Júlio de Ló - três amigos que
compartilham a paixão pelo Espiritismo e pelo
mundo dos jogos e da educação. Cada um trouxe
suas habilidades únicas: conhecimento
doutrinário, design, mecânicas de jogo,
pedagogia. Foram anos de reuniões, debates
acalorados (sempre fraternos!), testes de
jogabilidade e ajustes. A química entre nós foi
fundamental - quando três pessoas com visões
complementares trabalham por um objetivo comum,
o resultado é algo muito maior do que a soma das
partes. Foi um processo de muito aprendizado,
paciência e, acima de tudo, amor e fé.
De toda equipe eu diria que a pessoa mais
importante é o Fernando Abinajm porque na vida
todo mundo tem boas ideias, mas são raras as
pessoas que partem para a concretização delas.
Quando uma ideia maluca de jogo espírita surgiu
entre nós, foi o Fernando que começou a anotar
tudo e a transformar as ideias em um primeiro
protótipo jogável, do qual foi possível
iniciarmos os primeiros testes para chegarmos
até onde estamos hoje. Quando esse processo
inicial se deu, o Fernando começou a sonhar que
a gente jogava o jogo enquanto dormia. Nessa
época ele mantinha um caderno do lado da cama e
várias vezes acordava no meio da noite, anotava
as ideias e voltava a dormir para continuar a
jogar o jogo com a gente no sonho.
Vale dizer também que além de nós muitas outras
pessoas contribuíram de forma voluntária para o
aperfeiçoamento do jogo. Essa lista de nomes
está sendo atualizada para popularizar o site do
jogo e ela já soma mais de 75 nomes. Faço um
agradecimento especial aqui a Nathalia Cale,
historiadora (in memorian), André Guedes
(professor e filósofo) e Luis Fernando
(engenheiro).
E agora, com o site no ar buscando apoio, como
está a repercussão junto aos contatos já
efetivados?
A repercussão tem sido surpreendente! Como
mencionei, achávamos que seria um hit entre
jovens, mas temos recebido manifestações
entusiasmadas de todas as faixas etárias. Grupos
de estudo, evangelizadores, famílias e até
pessoas de 60+ estão demonstrando interesse. O feedback mais
recorrente é: "Nunca pensei que fosse possível e
tão divertido estudar o Espiritismo assim!"
Muitos destacam o potencial do jogo para
reaproximar jovens do movimento espírita e criar
momentos de convivência intergeracional.
Precisamos alcançar 10 mil inscrições no site
para viabilizar a produção via crowdfunding,
e cada dia mais pessoas estão compartilhando e
apoiando a iniciativa.
Para interessados em apoiar ou adquirir qual o
melhor contato?
O melhor caminho é através do nosso site. Lá, as
pessoas podem se inscrever no formulário para
demonstrar interesse - isso é fundamental para
viabilizarmos o lançamento do jogo. Também podem
entrar em contato direto conosco através dos
canais disponíveis no site para tirar dúvidas,
sugerir melhorias ou simplesmente conhecer mais
sobre o projeto. Estamos totalmente abertos ao
diálogo e valorizamos cada manifestação de
apoio. Quanto mais pessoas se inscreverem e
compartilharem, mais rápido conseguiremos
colocar o Jornada da Vida nas mãos (e nas
mesas!) de quem tanto aguarda por ele. Inclusive
queremos que a primeira tiragem seja lançada em
Português, Inglês e Espanhol.
Qual a lembrança mais marcante nesse processo
criativo até a conclusão?
Tenho várias, mas uma se destaca: foi durante um
teste do jogo com um grupo misto - tinha gente
de 12 a 70 anos. Em determinado momento, uma
jogadora tirou uma carta sobre perdão e se
emocionou. Ela disse que aquilo a fez lembrar-se
de uma mágoa antiga que carregava e que, através
da dinâmica do jogo, percebeu que precisava
trabalhar aquilo em si mesma. Ali entendemos que
o Jornada da Vida ia muito além de um jogo - era
uma ferramenta de transformação real. Ver
pessoas rindo, debatendo, se emocionando e
crescendo juntas através do jogo foi a
confirmação de que estávamos no caminho certo.
Algo mais que gostaria de acrescentar?
Sim! Quero destacar que o Jornada da Vida não é
apenas para espíritas, o jogo também foi pensado
para dialogar com buscadores de todas as
origens, respeitando a diversidade de crenças.
Incluímos conteúdos do patrimônio cultural e
religioso da humanidade justamente para mostrar
que valores como amor, ética e evolução moral
são universais. Pessoas não espíritas já
testaram o jogo e deram um feedback muito
positivo para nós. Também é importante dizer que
o jogo passou (a pedido nosso) por análise da
Comissão de Doutrina do IEE - Instituto Espírita
de Educação e de membros do Departamento de
Doutrina da USE-SP, e o feedback deles
elevou o nível de qualidade do jogo, sem que o
jogo perdesse a leveza e a ludicidade. É um
projeto sério, mas divertido. Profundo, mas
acessível. Espírita! Portanto naturalmente
educativo e inclusivo.
Suas palavras finais.
Convido o leitor amigo a ir até o nosso site
para se inscrever no formulário do site e apoiar
o projeto. Jornada da Vida não é apenas sobre
lançar um jogo - é sobre criar uma nova forma de
vivenciar o Espiritismo, de aproximar gerações,
de transformar o estudo em experiências. Se você
acredita que a evolução espiritual pode (e
deve!) ser dinâmica, reflexiva e divertida,
junte-se a nós. Inscreva-se no site, compartilhe
com amigos, espalhe a ideia. Juntos, podemos
fazer com que milhares de pessoas tenham acesso
a essa ferramenta de autoconhecimento e
crescimento. A jornada é longa, mas fica muito
melhor quando caminhamos juntos. Gratidão a
todos que estão apoiando!
(1) Para entender o que é jogo de
RPG, clique
aqui

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