Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Pais e a importância da paciência


A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.
 Sêneca


Quando me tornei mãe, descobri que tudo funcionava melhor nos dias em que a paciência era um recurso evidente na convivência com as minhas filhas.

Nos dias difíceis, quando me punha impaciente, irritada,  estava mais sujeita a meter os pés pelas mãos, equivocando-me nas medidas justas da correção, pondo em risco o teor dos exemplos. Facilmente, então, cedia ao excesso da exigência, agindo como uma mãe mais inclinada aos vexames da intolerância.

Para os pais, muitas habilidades são úteis no trato com os filhos. Embora ter paciência com os filhos possa ser um desafio, e quase sempre o é, especialmente em momentos difíceis, ela é fundamental para a manutenção da calma, motivando os pais a lidarem de maneira muito mais eficaz com as situações cotidianas, que testam, no geral, nossa sobriedade, nossa inteligência emocional…

Filho testando seus limites? Quando sentir que está prestes a perder a paciência, pare por um momento e respire fundo. Respire, respire. Isso ajudará a acalmar seus nervos e a manter a tranquilidade.

Você volta do trabalho e seu filho pequeno desafia com teimosia sua serenidade? Tente se colocar no lugar dele  e entender o que ele está passando. Isso ajudará a lidar com a situação estressante de forma mais compreensiva.

Na realidade, a paciência é uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo. Colocar em prática a paciência em casa, no trabalho, em todos os lugares, ajuda o seu fortalecimento e com isso conseguiremos responder a nossos filhos de forma mais controlada, mais calma, e menos sujeitos estaremos ao cometimento de pequenas explosões ou injustiças criadas pela irritação, que está muito associada às atitudes das pessoas impacientes.

 

Notinha

Se sentir que está com dificuldades para exercitar a paciência, não hesite em buscar ajuda de um profissional. Um psicólogo ou um terapeuta pode oferecer orientação e suporte para você lidar com as situações de forma atenta e serena.


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita