Cartas

Ano 19 - N° 948 - 9 de Novembro de 2025

De: José Estênio Gomes Negreiros (Fortaleza, CE)

Quarta-feira, 5 de novembro de 2025, às 09:45

Assunto: Vaticano não reconhece Maria como corredentora

Bom dia, amigos.

Para seu conhecimento, vejam esta matéria:

“Vaticano concluiu que Maria não é corredentora com Jesus. Debate teológico durou muitos anos. O Dicastério para a Doutrina da Fé do Vaticano concluiu que a virgem Maria não pode ser considerada corredentora e não pode partilhar com Jesus o poder de salvar a humanidade do pecado. Isso significa que um novo dogma não será proclamado, pondo fim a uma longa disputa entre os teólogos.

O prefeito do que antes era o Santo Ofício, o cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, apresentou nesta terça-feira (4) um denso documento intitulado Mater Populi Fidelis em uma coletiva de imprensa fora do Vaticano. O texto repassa os vários títulos com os quais se pode falar de Maria, a mãe de Deus, e deixa claro que não pode ser definida como ‘redentora’ ou mediadora ou que concede graças [...]”

O texto completo pode ser lido em: Maria não é corredentora

Abraços.

José Estênio Gomes Negreiros

 

De: Correio Espírita (Niterói, RJ)

Quarta-feira, 5 de novembro de 2025, às 14:47

Assunto: Correio Espírita - edição de novembro de 2025

Olá.

Eis os destaques do Correio Espírita de novembro:

- A psicometria será utilizada pela medicina no futuro?;

- 11º Congresso Espírita Mundial e 1º Congresso Espírita Mundial de Juventude;

- Lei natural;

- Tempo para tudo;

- Onde se localiza a memória: no espírito ou no perispírito?

Tudo isso e muito mais no Correio Espírita.

Assinaturas on-line, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

Para fazer a Assinatura, clique aqui: Assinatura do Correio

Saudações,

Correio Espírita 

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 3 de novembro de 2025, às 22:03

Assunto: Indriso. Evasão. Religião. Causas.

Evasão. Religião. Causas.

Jovens descobrem a realidade. A perda dos pais ideais.

As imagens idealizadas e mágicas se chocam com as atuais.

Não vivem o que pregavam lá atrás. Traições paternas são fatais!

Eles percebem que líderes religiosos podem ser “dominadores”

Nos templos se equilibram no exercício de servir a “dois senhores”

Além dos religiosos, eles também podem se frustrar com professores. (1)

Aulas teóricas são muito importantes, mas é o exemplo quem vai arrastá-los. (2)

 Filhos descobrirão que adultos são imperfeitos. Amadurecidos vão perdoá-los. (3)

Referências:

1. Deixe claro para seu filho: Link 1

2. O exemplo arrasta: Link 2

3. O direito de não perdoar: Link 3

Saudações,

Luiz Carlos

 

De: Claudio Fajardo de Castro (Belo Horizonte, MG)

Sábado, 1º de novembro de 2025, às 08:00

Assunto: Um convite à reflexão: Jesus, a Verdade e a Reencarnação

Olá, meus amigos!

Gostaria de compartilhar com vocês um novo artigo publicado em meu blog Espiritismo e Evangelho, que aborda um tema profundo e instigante: o compromisso inabalável de Jesus com a verdade e a presença silenciosa da reencarnação nos Evangelhos.

Inspirado pelo capítulo XX, item 230 de O Livro dos Médiuns, onde o Espírito Erasto nos alerta sobre os perigos da falsidade, o texto convida à reflexão sobre como Jesus lidava com a mentira e como sua postura firme revela a importância do discernimento espiritual. Também analisa passagens bíblicas que, longe de negar, sugerem a validade da reencarnação como uma lei divina.

Se você valoriza o estudo sério das Escrituras e do Espiritismo, acredito que esse conteúdo pode enriquecer sua jornada de conhecimento e fé.

Leia o artigo clicando aqui: Espiritismo e Evangelho

Se gostar, compartilhe com seus amigos e redes. Vamos juntos espalhar luz e verdade!

Com carinho,

Cláudio Fajardo

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Segunda-feira, 3 de novembro de 2025, às 08:03

Assunto: Evento “O Novo Centro Espírita”

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Começa hoje, e vai até sexta-feira, O Novo Centro Espírita, um evento ONLINE e GRATUITO, que vai compartilhar com você nossas descobertas sobre como os centros espíritas estão lidando com os desafios enfrentados ao atender as pessoas que chegam em busca de um alento sobre suas dores emocionais.

Durante os 5 dias, 33 atividades serão apresentadas em vídeos breves e objetivos, por quem idealizou ou realmente participa das atividades que estão ajudando a transformar vidas.

Algumas dessas práticas incluem: capacitação para o atendimento fraterno, atendimentos a situações de depressão, dependência química e ideação suicida, bem como a enlutados e tentantes de suicídio, acolhimento espiritual a gestantes, evangelização de bebês, atendimento espiritual a crianças e adolescentes com TEA (transtorno do espectro autista), capelania espírita, encontros de harmonização pessoal e familiar, mesas de debates, ações diferenciadas em mocidades espíritas e o uso de libras no centro espírita.

Acesse agora e participe: O novo centro espírita

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Domingo, 2 de novembro de 2025, às 07:22

Assunto: Mensagem para os que partiram

Curta o jornal Mundo Maior no facebook.

O jornal também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens como esta que adiante transcrevemos:

PARA OS QUE PARTIRAM

O dia da comemoração dos mortos, a dois de novembro, de uma maneira geral, mexe com a emoção de todos nós. A saudade canta mais forte e manifestações múltiplas se sucedem.

Alguns comparecem aos mausoléus ou às simples tumbas para depositar flores, permanecer alguns instantes, dizendo de seus sentimentos, numa conversa que somente os invisíveis conseguem captar.

Afinal, embora saibamos que os que partem permanecem de pé, prosseguem vivos, sentimos a ausência física, não importando os anos transcorridos.

É natural sentir certo vazio quando a pessoa que amamos não está mais ao nosso lado. Desejamos, mais de uma vez, tornar a lhe sentir o abraço, o carinho, o colo.

Quiçá, tornar a ouvir aquele timbre de voz característico, inigualável. Quem se foi continua a viver em cada memória, em cada história compartilhada, em cada sorriso que nos proporcionou.

O amor que nos deu e que nós sentimos é uma força que não se apaga. Esse sentimento se transforma, mas nunca desaparece.

Ele se aloja em nossos corações e nos acompanha, como uma luz, por onde quer que a gente vá. Nesta data talvez devamos nos permitir pensar um tanto mais nos ensinamentos que essa criatura nos deixou.

Nas tantas vezes em que nos deu sua mão, nos ofertou o seu abraço. Nas tantas memórias de quando nos incentivou, em que se fez presente nos momentos mais importantes da nossa vida: as comemorações, a formatura, o casamento, o aniversário.

Lembrar do som das suas risadas, das suas lições de vida, de horas compartilhadas, de férias e de trabalho. Tudo isso faz parte do legado dela, e é através desse legado que a sua essência se mantém viva e forte.

Ela continua a existir no mundo espiritual. Também em nós, a cada vez que agimos com a bondade que ela nos ensinou, em cada gesto de carinho que ela nos inspirou.

A morte leva o corpo. A alma é a energia, a essência, o rastro que fica no mundo e, principalmente, em nós.

Não morre quem permanece vivo na lembrança e no coração de quem ficou. Permitamo-nos sentir-lhe a presença. Essa é a verdadeira maneira de honrar o amor que nunca, de fato, nos deixou.

Neste dia, que nossas lágrimas sejam de doce saudade, sem desespero e desesperança.

Que nossos amados, onde quer que estejam, recebam nosso carinho em preces, em pensamentos alegres, talvez em um pequeno ramo de flores.

Recordemo-los com a gratidão que merecem. Enviemos a eles o que temos de melhor de nós. Que não se vistam de crepe nossas almas, nem de cinzas nossos pensamentos.

Nossos amores vivem a vida imperecível do Espírito e, por tudo que representaram em nossas vidas, merecem louvores e gratidão. Digamos a eles que sentimos a sua falta, mas que nos alegramos por sabê-los bem, vivendo a imortalidade.

Finalmente, que, um dia, quando a Divindade determinar, tornaremos a estar juntos, em algum lugar do infinito. (Redação do Momento Espírita.)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita