Artigos

por Fernando Rosemberg Patrocinio

Os neurônios do coração?


Todos sabem que neurônios são células do nosso equipamento cerebral, sendo, pois, responsáveis pelos impulsos nervosos de todo o nosso corpo, sendo, ainda, tais neurônios - segundo alguns estudiosos -, o que produziria a Razão humana, bem como o nosso Sentir e tantas potências do nosso campo mental, apesar de tais faculdades constituírem coisas abstratas e, pois, distintas de impulsos puramente orgânicos do cérebro material.

Porém, de algumas décadas para cá, muitos cientistas têm visto o aparelho intestinal como uma espécie de segundo cérebro, cumprindo-nos, pois, dar maior atenção a este de modo igual, cuidando-nos, pois, do Todo-Orgânico, que, para nós, os espíritas, trata-se de um complexo Espírito-Corpo que se fundem para objetivos maiores, e, portanto, de âmbito celestial.

Porém, há mais!

Observando-se que um grupo bastante expressivo de células neuronais fora detectado, modo igual, em nosso Coração, ou seja, naquele órgão que, aliás, é o primeiro a se formar no sagrado útero maternal, sendo, pois, sua função, muito maior que o possamos imaginar, e, pois, desde seus primeiros impulsos originais.

Para tanto, que se consultem, na Internet, textos científicos como, por exemplo,

 

- “Primeiro Mapa 3d de Neurônios do Coração”, publicado em 27 de Maio de 2020; bem como também o texto:

 

- “Você Sabia que seu Coração é mais inteligente do que seu Cérebro?”. Divulgado em 09 de Janeiro de 2021.


O que confirma, pois, os ditados do Maior Mestre de todos os tempos da Humanidade: Jesus, que, em seus ensinos, sempre citava a importância do Coração em nossas vidas mundanas, e, pois, em nossos atos, donde, agora, de Kardec ao Chico, temos uma sua confirmação, como, por exemplo, com o sábio instrutor: Emmanuel, em “Ação e Caminho” (1987-Ideal), que inicia seu breve texto nas palavras de que: “O Sentimento cria a Ideia”.

(Opus Cit.)

Destacando, pois, com isso, a importância do nosso Coração, do nosso Sentir, que, vibrando em nosso íntimo parece ser o autor, um tanto incógnito, do nosso pensar, e, por conseguinte, de nossas palavras e atos daí decorrentes.

Como diz estudo recente de uma importante revista brasileira: Eixo Mente-Coração:

 

“Uma verdadeira revolução começa a acontecer sobre estudos médicos acerca do Coração, tal como seu: NÍVEL de CONSCIÊNCIA, através de seus neurônios e circuitos elétricos recém descobertos, e, ainda, sua conexão direta com o cérebro”. (Psicologia.Pt-Internet-02/10/2020).

 

Assim, pois, o Espiritismo está, de fato, na vanguarda do conhecimento, sendo confirmado, aqui e ali, pelos mais diversos e mais recentes estudos que não o desmente jamais, pelo contrário, o confirma de fato e realmente.



Pós-Script
:

Notem tais escritos de Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), Capítulo 10, Item 8:

"... Só então a oferenda será agradável, porque virá de um Coração puro de todo mau pensamento".

E, no mesmo Capítulo, Item 16, de um Espírito Protetor:

"... Pensai naquele que julga em última instância, que vê os pensamentos secretos de cada Coração".

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita