Artigos

por Hugo Novaes

 

O Mandamento que Jesus nos deixou


Para muitas pessoas de variadas religiões, O MANDAMENTO MAIOR, descrito abaixo, é o principal mandamento que Jesus nos deixou. Leiamos a seguir:

 

"Mas, os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi propor-lhe esta questão, para o tentar: Mestre, qual o grande mandamento da lei? - Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. - Esse o maior e o primeiro mandamento. - E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos." (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)

 

Por estarmos em um site Espírita, afirmamos que também eles, ou melhor, alguns deles, ou seja, os Espiritistas pensam assim.

Isto deve se dar porque vemos no 3º livro da Codificação Espírita, em dois capítulos diferentes, este lembrete de Jesus chamado O MANDAMENTO MAIOR, ver no caps. XI item 1 e XV item 4, (1) o qual, sem dúvida alguma, é uma de nossas regras de como devemos proceder com o Altíssimo e nosso semelhante.

Reparemos que o doutor da lei pergunta a Jesus "qual era o grande mandamento da lei." Então o Mestre lhe responde que "o Grande Mandamento da lei", visto que o Sublime Nazareno sabia as Escrituras Sagradas profundamente, era "Amar a Deus e ao Próximo como a si mesmo."

E aprova esta lei ao afirmar: "Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos."

Desta forma podemos concluir que só respondeu o que já tinha sido dito, em outras palavras, aquilo que já estava na lei.

Como assim? Dirão alguns.

Vejamos o que podemos encontrar na Bíblia a este respeito. "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças." (Deuteronômio 6,5). (3)

Neste mesmo livro bíblico, mas no cap. 10 verso 12 e cap. 30 verso 6, também encontraremos referências a AMAR A DEUS. (4)

Ainda no Antigo Testamento nós encontraremos "... amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Levítico 19,18). (5)

Neste instante poderão me perguntar.

Então sabichão, qual é o mandamento de Jesus?

E calmamente eu responderei que no livro do apóstolo João, no versículo 34, o Divino Jardineiro nos diz: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros."(6) E no verso seguinte o Mestre dos Mestres confirma os seus dizeres falando: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros."(7)

 

Referências bibliográficas:

(1) KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo: FEB, 5/1996, pp. 183 e 248.

Notas de (3) a (7), Bíblia Eletrônica RKSOFT - https://www.rksoft.com.br


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita