Cartas

Ano 17 - N° 839 - 3 de Setembro de 2023

De: Leo Martins (Gravataí, RS)

Sábado, 26 de agosto de 2023 às 13:54:33

Assunto: Regressão de memória

Tenho ouvido falar com referência a regressão e acho interessante a prática, pois passamos a entender melhor a razão pela qual o chamado encarnado hoje enfrenta certas situações. Pergunto se a regressão é realizada diretamente com o próprio encarnado? Tem algum procedimento, como passo a passo a ser feito, que possa ser seguido?

Por favor, dê-me uma luz de como pode ser realizado.

Aguardando por seus habituais retornos, desde já agradeço.

Leo Martins


Resposta do Editor
:

A recordação de existências passadas, mediante a regressão da memória, pode ser provocada, como é feito com finalidade terapêutica por médicos e psicólogos versados na matéria, não se recomendando essa prática por pessoas leigas no assunto.

Na prática mediúnica, conduzida pelos mentores espirituais, a regressão da memória costuma ser adotada em casos específicos, com o objetivo de ajudar o levantamento moral da entidade desencarnada que disso necessite. Léon Denis, na obra O problema do ser, do destino e da dor, relata diversas experiências de regressão de memória em que o sujet ou sensitivo alude a existências passadas vividas na Terra. Dentre os relatos constantes da obra, é digna de nota a experiência narrada durante o Congresso Espírita de Paris em 1900 por experimentadores espanhóis. Um deles, Fernandes Colavida, presidente do Grupo de Estudos Psíquicos de Barcelona, referiu ali ter magnetizado um determinado médium que, além de regredir à juventude e infância, contou como foi sua vida no Plano Espiritual e em quatro encarnações anteriores.

Vê-se, pois, que a regressão da memória a vidas passadas não surgiu com Morris Netherton, um dos pais da terapia das vidas passadas, que tem inúmeros seguidores no Brasil e no exterior.

Sobre o assunto publicamos em nossa revista várias matérias, como as adiante referidas: Clássicos-1Manoel Philomeno-2 e Especial-3. Para acessá-las, basta clicar nos links indicados.

 

De: Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa (São Paulo, SP)

Terça-feira, 29 de agosto de 2023 às 16:06:47

Prezados confrades.

Por gentileza, solicito o seguinte esclarecimento: Uma pessoa com morte cerebral, onde apenas funciona o coração, o espírito partiu, ou se encontra ainda no corpo?

Fraternalmente.

Ruy


Resposta do Editor
:

Como o estimado leitor certamente sabe, a morte encefálica, popularmente conhecida como morte cerebral, pode ser definida como a perda e, portanto, a ausência de todas e quaisquer funções neurológicas. Essa condição é irreversível e é a definição legal de óbito. 

Constatada de forma inequívoca a morte encefálica, é evidente que o Espírito pode liberar-se do corpo, desde que não exista algum fator que o impeça, porquanto sabemos que o processo da desencarnação, que não é igual em todos os casos, pode demandar algum tempo e tem íntima correlação com o grau evolutivo do Espírito.

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 29 de agosto de 2023 às 08:07

Assunto: Herminio Miranda e os bastidores da conversa com os espíritos

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

A matéria de capa da atual edição do jornal Correio Fraterno é sobre o trabalho espírita de Herminio C. Miranda.

“Sou um escriba e não um tribuno”. Assim se definia o escritor, autor de mais de 40 livros da literatura espírita, justificando as raríssimas vezes em que ao longo de sua vida realizou uma palestra. Mas, para alegria dos que desejam conhecer os bastidores de sua obra, de como iniciou a sua trajetória de dialogar com os espíritos em reuniões mediúnicas e de se emocionar com suas dores, uma boa notícia chegou recentemente, com a publicação inédita de um vídeo raro, em que Herminio participa de um seminário sobre mediunidade, obsessão e desobsessão, em 1987.

“Tenho aprendido mais com os espíritos do que ensinado. A gente precisa ter paciência para ouvir primeiro. São histórias fascinantes”, revela ele.

Herminio esclarece e emociona quando fala sobre o assunto. Vale muito ler esse Especial. Para acessar, clique aqui

Um abraço,

Izabel Vitusso

 

De: Pedro Campos (Ponta Grossa, PR)

Quinta-feira, 24 de agosto de 2023 às 17:51:08

Olá! Qual o endereço de e-mail da Editora O Consolador? Preciso enviar um vídeo de um poema publicado num livro que vocês editaram em 2015, porém não tem o endereço do autor. Eu musiquei o poema e publiquei no YouTube, quero enviar ou vocês enviam para o autor... Sou membro da Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN - Ponta Grossa. O livro em questão chama-se VIDA E VERSO SE MISTURAM, autoria de Cláudio Bueno da Silva.

Aguardo a gentileza de vocês.

Pedro


Resposta do Editor
:

O leitor pode enviar o vídeo diretamente à Editora utilizando este endereço de e-mail: aoofilho@gmail.com ou, se preferir, ao próprio autor do livro, Cláudio Bueno da Silva, pelo e-mail klardec1857@yahoo.com.br

 

De: Elsa Rossi (Curitiba, PR)

Quinta-feira, 31 de agosto de 2023 às 08:47

Assunto: Lançamento do livro “Ciência da Vida após a Morte”

Olá, amigos. Teremos a oportunidade de estar com dois dos autores do livro “Ciência da Vida após a Morte”, Alexander Moreira-Almeida e Humberto Schubert Coelho, que participarão do lançamento do livro no dia 5 de setembro, às 18h30, na Livraria da Vila Pátio Batel, em Curitiba, e no dia 6, às 10h30, farão uma conferência sobre o tema do livro, no Auditório Professor Alcides Munhoz da Cunha, da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, 50, Sala 200 (Ala do Direito), na capital do Paraná.

Elsa Rossi

 

De: Eduardo Franco (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 24 de agosto de 2023 às 23:40:30

Assunto: Especial 464 - Evolução do Princípio Inteligente

Excelente artigo.

Eduardo

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 29 de agosto de 2023 às 20:44

Assunto: Anúncios de primavera

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Quando florescem os ipês em minha cidade, sei que a geada não tornará a se manifestar nesta estação invernosa.

Os ipês floridos, derramando seu amarelo na grama verde, em fantasias nacionais, são anúncios da primavera, que se prepara para reinar, por noventa dias.

São como batedores que vêm à frente, verificando as veredas e embelezando as estradas, as ruas, as avenidas e as praças.

Recordamos que, há cerca de dois mil anos, um homem se ergueu na Palestina, andando pelos caminhos, alertando as populações.

Semelhante aos ipês, Ele anunciava a nova estação que estava prestes a encher de flores de esperança o mundo. O Seu era o anúncio da primavera da renovação.

Preparai os caminhos do Senhor...

Depois de mim, virá Aquele do qual não sou digno de desatar as sandálias.

Eu sou a voz que clama no deserto... no deserto dos corações humanos.

E o Batista trazia as sementes fartas de profecias anunciadas há séculos.

O Rei se encontrava entre os homens. E escolheu o palco da natureza para entoar sua canção de amor. Compôs poemas e somente os corações de boa vontade registraram Seus versos, na intimidade do próprio ser.

Mas os versos ficaram ecoando, levados pelos ventos, repetidos pelas montanhas, acolhidos entre as paredes generosas dos que aderiam ao convite. Convite do amor. Convite para amar.

Era o auge da primavera. O Governador planetário viera para estar com os Seus.

Estou entre vós como quem serve. Eu sou o Bom Pastor.

Nenhuma das ovelhas que o Pai me confiou se perderá. O pastor dá a sua pela vida das suas ovelhas.

Crede em Deus. Crede também em Mim.

Versos recitados na montanha, no vale, nas estradas. E dedilhados no alaúde do lago de Genesaré.

Primavera celestial. Jamais igualada.

 

* * *              

Nos dias que vivemos, novos anúncios se fazem. A era da regeneração se aproxima e a pouco e pouco se instala.

Os arautos se multiplicam. A genialidade retorna ao palco do mundo e as crianças declamam, versejam, compõem sinfonias e executam peças magistrais, em evocações da Sublimidade Celeste.

Gênios avançam estudos nas ciências, sonhando com viagens interplanetárias, em mensagem de vera fraternidade.

E outros se debruçam sobre lâminas, livros, em laboratórios, academias, institutos, em investigações que objetivam a cura de males que afligem seus irmãos, o diminuir das dores.

Outros mais empreendem campanhas em prol dos que nada ou quase nada têm. As suas preocupações não são os folguedos da infância, mas sim o bem-estar de outras tantas crianças, amigos próximos ou desconhecidos distantes.

Primícias de primavera. Primavera nos corações. Primavera de um mundo novo, regenerado. Um mundo em que o homem abandonará as armas que aniquilam e abraçará a lira, a ciência, a arte, o amor.

Um mundo que já se faz presente. Como os ipês que bordam arabescos pelo chão, que enchem os olhos e afirmam: A primavera se aproxima!

Pensemos nisso e deixemo-nos penetrar pelo hálito primaveril do mundo novo.” (Redação do Momento Espírita.)

Saudações.

Jornal Mundo Maior

 

De: Beatriz Carrilho (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 30 de agosto de 2023 às 13:58

Assunto: "Kardec" estreia no Canal Brasil nesta sexta-feira, dia 1º

O drama biográfico "Kardec", dirigido por Wagner de Assis, estreia no Canal Brasil nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, às 20h40. O filme acompanha Allan Kardec, nascido Hyppolite Léon Denizard Rivail, um educador francês que se tornou o principal nome do Espiritismo em todo o mundo, sendo o autor dos cinco livros que compõem a Codificação da Doutrina Espírita. 

Estrelada por Leonardo Medeiros, a produção se passa em Paris, durante o século XIX, e acompanha o início da jornada de Kardec como educador até a conclusão do processo de codificação do Espiritismo, realizado ao lado da esposa Amélie Gabrielle Boudet, interpretada por Sandra Corveloni. Baseado no livro "Kardec - A Biografia", escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior, o longa tem roteiro assinado por Wagner de Assis e L.G. Bayão. O elenco também conta com nomes como Guilherme Piva, Genézio de Barros, Julia Konrad e Dalton Vigh. 

Beatriz Carrilho

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita