Cartas

Ano 16 - N° 806 - 15 de Janeiro de 2023

De: Leila Aparecida Vital Otutumi (Bauru, SP)

Terça-feira, 10 de janeiro de 2023 às 23:12:07

Esse é um tema de difícil entendimento para mim. Como pode sermos criados simples e ignorantes, sem saber, e ainda assim desde o princípio seguir o caminho do bem?
Tem algo que não dá para entender... Talvez exista algo a mais que não podemos compreender ainda.
Teriam algo a mais a informar?
Obrigada, muita paz a todos.
Leila


Resposta do Editor
:

A informação de que há Espíritos que desde o princípio seguem o caminho do bem pode ser encontrada na questão 124 d’ O Livro dos Espíritos. Sobre o tema sugerimos à leitora que leia o texto que publicamos na edição 474 desta revista. Para acessá-lo, clique aqui

É realmente difícil compreender esse fato, mas não podemos ignorar que os Espíritos, quando chegam a essa condição, já percorreram etapas evolutivas importantes e, uma vez reencarnados, contam com o amparo e a inspiração de Espíritos mais elevados que, de certa forma, colaboram para seu sucesso ao longo da caminhada.

É isso que lemos na questão abaixo reproduzida:

509.   Quando em estado de selvageria ou de inferioridade moral, têm os homens, igualmente, seus Espíritos protetores? E, assim sendo, esses Espíritos são de ordem tão elevada quanto a dos Espíritos protetores de homens muito adiantados?

“Todo homem tem um Espírito que por ele vela, mas as missões são relativas ao fim que visam. Não dais a uma criança, que está aprendendo a ler, um professor de filosofia. O progresso do Espírito familiar guarda relação com o do Espírito protegido. Tendo um Espírito que vela por vós, podeis tornar-vos, a vosso turno, o protetor de outro que vos seja inferior e os progressos que este realize, com o auxílio que lhe dispensardes, contribuirão para o vosso adiantamento. Deus não exige do Espírito mais do que comportem a sua natureza e o grau de elevação a que já chegou.” (O Livro dos Espíritos, questão 509.)

 

De: Paulo de Tarso de Aquino (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 5 de janeiro de 2023 às 7:50:10

O Espírito, criado por Deus simples e ignorante, já traz consigo o perispírito, ou o perispírito só surgirá na sua primeira experiência corpórea?

Paulo de Tarso


Resposta do Editor
:

Segundo os ensinos espíritas, a alma, desde os primórdios de sua jornada evolutiva, se reveste de um envoltório semimaterial que, na terminologia espírita, chamamos de  perispírito. Com efeito, é ao conjunto alma e perispírito que se dá o nome de Espírito.

Ensina Kardec que a união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem. A alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito. A alma é, pois, um ser simples; o Espírito, um ser duplo, e o homem um ser triplo.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui

 

De: Maria Ester Silva Rodrigues Caetano (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 5 de janeiro de 2023 às 18:39:42

Afirmam sempre que, ao desencarnarmos, nossos entes queridos vêm nos buscar no local da morte e/ou nos receber no mundo dos espíritos. Mas nossos entes queridos já podem ter reencarnado, antes do nosso desencarne, certo?

Maria Ester


Resposta do Editor
:

Sim, eles poderão estar de novo reencarnados e, então, a regra não se aplicará a eles, ou seja, nossos entes queridos que se encontram no plano espiritual é que nos receberão em nosso retorno pós-morte. Quanto aos entes amados que se encontram reencarnados, o encontro com eles poderá dar-se quando, durante o sono corpóreo, lhes seja outorgada permissão para que o fato se dê. Tais encontros podem tornar-se, em muitos casos, frequentes e corriqueiros.

 

De: Jornal de Estudos Espíritas (Campinas, SP)

Quinta-feira, 5 de janeiro de 2023 às 13:11

Assunto: Publicação de novo artigo no Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

Olá, todos,

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) abre seu volume 11 e inicia o ano de 2023 publicando, hoje, o seu primeiro artigo, "Kardec e a “desmaterialização” dos Espíritos. Um texto esquecido da escala espírita na primeira edição de O Livro dos Médiuns", de autoria de Luciana Farias e Silvio S. Chibeni.

O artigo resgata um pequeno texto (pequeno no tamanho mas grande no conteúdo) publicado apenas na 1a edição de O Livro dos Médiuns, que trata de um assunto interessante e muito relevante para o entendimento das características do progresso de cada ser: a questão da desmaterialização do Espírito. Os Autores analisam a partir de uma perspectiva espírita e dualista do homem, a tese metafísica do “dualismo” entre “matéria” e “espírito” que, em espiritismo, é constatada empiricamente pela sobrevivência do homem à morte do corpo. O que a desmaterialização do Espírito tem a ver com seu adiantamento moral e o que acontece com ele quando isso acontece? Leia o artigo e descubra.

O artigo é de acesso aberto, isto é, pode ser acessado, baixado e/ou lido gratuitamente através deste link: Link-1
Embora o artigo possa ser acessado e/ou baixado gratuitamente, lembro que a reprodução, em parte ou em todo, em qualquer meio ou forma, requer a autorização dos Autores.

Se gostar do artigo ajude a divulgar o link acima. Se conhecer pessoas que possam ter interesse em receber notícias sobre novas publicações do JEE, peça para escrever-nos uma mensagem solicitando cadastro. Se desejar não mais receber essas mensagens com notícias sobre a publicação de novos artigos no JEE, por favor, responda a essa mensagem solicitando não mais recebê-las.
Junto com o artigo acima, o JEE publicou seu editorial de abertura deste ano apresentando em breves palavras, um olhar de gratidão para o passado e um olhar de perspectivas para o futuro. O JEE, afinal, completou um ciclo de 10 anos de trabalhos. O link direto para o editorial é: 
Link-2

Desejo um ano de 2023 de muitas realizações no bem e de sucesso nos projetos de trabalho e vida de todos!

Abraço fraternal,

Alexandre Fontes da Fonseca

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Domingo, 8 de janeiro de 2023 às 14:34

Assunto: Relançamento da obra Cornélio Pires - Onde Estás, ó Morte!

Caros amigos,

Saudações Kardequianas.

Primeiramente. O Projeto Allan Kardec tem por principal objetivo permitir o acesso do público em geral e de pesquisadores a centenas de manuscritos e documentos originais de Allan Kardec, transcritos no francês e traduzidos em português. Assim, o projeto pretende se tornar referência para fontes históricas primárias ligadas ao pensador francês. 

DIVULGUEM PARA OS GRUPOS. 

Projeto Allan Kardec 

Acessem: Link-1

ATUALIZAÇÃO DO SITE 

Estamos trazendo novamente Cornélio Pires. Cornélio Pires EM VIDA (1884 - 1958)  

Juntamente com uma obra publicado em 1944. "Onde estás, ó morte?" 

Foi um dos maiores escritores regionalistas, salientando-se então como um dos maiores divulgadores do folclore brasileiro. Foi um humorista em sua mais elevada expressão, empolgando as plateias com seu gênero característico, cativando a simpatia de todos os brasileiros. 

Foi tio do jornalista espírita José Herculano Pires, tradutor e estudioso das obras de Allan Kardec. Interessando-se por essa Doutrina, passou a ler os livros de Allan Kardec, Léon Denis, Stainton Moses, Albert de Rochas, e alguns livros psicografados pelo então jovem médium Francisco Cândido Xavier.  

Alguns anos antes da sua desencarnação voltou para Tietê, comprou uma chácara nas adjacências da cidade e fundou a "Granja de Jesus", lar destinado à criança desamparada, tendo desencarnado sem poder ver a conclusão de sua obra. 

Quando de sua desencarnação, já espírita convicto, trabalhava na preparação da "Coletânea Espírita". Nessa época já havia publicado duas obras de fundo nitidamente espírita: "Onde estás, ó morte?" e "Coisas do Outro Mundo", o que fez nos anos de 1944 e 1947. 

Após o seu desencarne. Esteve junto ao médium Chico Xavier e traz do além-túmulo um grande clássico “O Espírito de Cornélio Pires” Livro de poesias, sonetos e trovas, reúne 102 no total, das quais, as de números ímpares foram psicografadas por Chico Xavier e as de números pares foram psicografadas por Waldo Vieira, nas reuniões públicas do Centro Comunhão Espírita Cristã em Uberaba – MG.   

Cornélio Pires - Onde Estás, ó Morte! Fotografias de Espíritos (1944) 

(Obra rara quando o autor ainda estava encarnado) 

Sinopse:  

Coletânea de pequenos textos acerca de fatos envolvendo manifestações mediúnicas, especialmente sobre fenômenos de materialização de Espíritos, além de outras notas e notícias de interesse do Espiritismo. 

E mais: este livro é ricamente ilustrado, compondo-se assim de um verdadeiro álbum de registros fotográficos de fenômenos de efeitos físicos. São dezenas de fotografias de Espíritos materializados. 

PARA VER NAS PÁGINAS DO SITE 

ACESSEM: Link-2 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

Predestinado - Arigó e o Espírito do Dr. Fritz (FILME ESPIRITA COMPLETO). 

Acessem:Link-3

CANAL LUZ ESPÍRITA - DOCUMENTÁRIOS 

Entrevista de Chico Xavier a Herculano Pires 

Em 1972, por ocasião do primeiro aniversário do então bem-sucedido programa No Limiar do Amanhã, dirigido pelo grande filósofo espírita José Herculano Pires e transmitido pela Rádio Mulher de São Paulo, Francisco Cândido Xavier foi consultado sobre a possibilidade de participar de uma edição especial, como entrevistado, ou melhor, como integrante do proposto bate-papo. Tendo recebido a aprovação de seu mentor espiritual, Emmanuel, o médium então recebeu, na sua cidade residente, Uberaba, o amigo paulista e toda a equipe que cuidaria daquela transmissão: Paulo José, Renato Melo, Jamil Najib e Antônio Brandão. 

Acessem: Link-4

"A CIÊNCIA E AS SESSÕES ESPÍRITAS" (Science and the Seance) 

Primeira parte do documentário produzido pelo respeitado canal de televisão britânico BBC, no qual temos o resgate histórico daqueles foram os mais extraordinários eventos do século XIX: as manifestações espirituais, das quais brotaram, além da Doutrina Espírita, as grandes e revolucionárias invenções tecnológicas no âmbito das telecomunicações, como o rádio e a televisão. 

A BBC ratifica o que diz o Espiritismo, sobre a importância dos fenômenos mediúnicos, que os historiadores tentaram eclipsar a pretexto de interesses diversos. Porém, pouco a pouco a História vai sendo desvelada e as massas vão reconhecendo a veracidade das coisas. 

Acessem: Link-5

Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec 

Uma produção histórica que põe em pauta uma das questões mais curiosas — e um tanto controversa — acerca dos desdobramentos da continuação da obra de Allan Kardec, logo após a sua desencarnação (31 de março, 1869), cujo resultado foi, já no começo do século XX, o enfraquecimento e, por fim, desaparecimento quase que absoluto do Espiritismo, tanto na França — seu berço — quanto no restante da Europa e, por conseguinte, em outras regiões do mundo — com exceção do Brasil, onde, aliás, a Doutrina Espírita floresceu vertiginosamente. 

Acessem: Link-6

A luta segue. 

Irmãos W.

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Quarta-feira, 11 de janeiro de 2023 às 08:21

Assunto: Como o centro espírita pode atuar

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Todos os sábados, às 7 horas, um projeto diferente vem reunindo com grande sucesso dirigentes e trabalhadores de casas espíritas da região do Grande ABC, no estado de São Paulo, e despertando cada vez mais o interesse para participação de tarefeiros de outras cidades do estado.

Com a participação de mais de 60 pessoas, as reuniões online são abertas a comentários e trocas de experiências de todos, sobre temas atuais, que ampliam a compreensão para que o centro espírita possa melhor atuar, com base nos esclarecimentos trazidos pelo espiritismo para os diversos problemas humanos.

“O projeto foi muito importante para mim. Me senti auxiliada, quando retomei as palestras, com mais segurança e mais compreensão doutrinária. O auxílio emocional que a gente recebe pelos laços de amizade é muito grande”, avalia Iracema Maria de Sousa, da cidade de Mauá, SP.

Leia clicando aqui: Link-1

Até a próxima,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 10 de janeiro de 2023 às 21:56

Assunto: Aprendendo com a vida

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens: eis o link

São mensagens como esta:

“Existem muitas oportunidades na vida que perdemos por estarmos olhando na direção oposta. Ou, por estarmos distraídos, e só nos darmos conta quando a brisa da sua passagem nos atinge, ou seja, tarde demais.

Existem criaturas infelizes, no mundo, porque não pronunciaram certas palavras, não tomaram determinadas atitudes, enfim, não fizeram algo que era muito importante.

Foi certamente pensando em tudo isso, que um inspirado poeta escreveu o poema Eu aprendi. Em tradução livre, diz mais ou menos assim:

Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha.

Eu aprendi que basta uma pessoa nos dizer: "Você fez meu dia", para ele se iluminar.

Eu aprendi que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo.

Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo. Eu aprendi que sempre podemos orar por alguém quando não temos a força para ajudá-lo de alguma outra forma.

Eu aprendi que não importa quanta seriedade a vida nos exija, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto.

Eu aprendi que, algumas vezes, tudo de que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender.

Eu aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.

Eu aprendi que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular.

Eu aprendi que ignorar os fatos não os altera.

Eu aprendi que cada pessoa que conhecemos deve ser saudada com um sorriso.

Eu aprendi que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las.

Eu aprendi que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar nossa aparência.

Eu aprendi que não podemos escolher como nos sentir, mas podemos escolher o que fazer a respeito.

Eu aprendi que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre enquanto estamos escalando a montanha.

E, finalmente, eu aprendi que quanto menos tempo temos, mais coisas conseguimos fazer.

*   *   *

Se temos avós no lar, aproveitemos para lhes ouvir as histórias das suas vidas. Aproveitemos a sua sabedoria antes que eles partam para as moradas espirituais e fiquemos amargando a saudade.

Eles viveram um tempo diferente do nosso e suas experiências nos podem ilustrar a mente e direcionar ações.

Se temos crianças no lar, aproveitemos para lhes observar o sono, povoado de sonhos doces e ainda frescos dos orvalhos das manhãs.

Aprendamos com elas a nos entregar ao sono em tranquilidade e paz, usufruindo de cada momento para uma verdadeira recomposição das forças da alma.

Se temos conosco mãe, pai, um amor, digamos hoje, enquanto o sol brilha e as nuvens espalham manchas brancas no céu azul, digamos o quanto eles são importantes para a nossa vida, o quanto os amamos, o quanto lhes queremos bem.

Façamos isso hoje, já, agora, antes que o dia passe, a noite venha e as palavras morram, estranguladas, em nossa garganta, pela oportunidade desperdiçada, outra vez.” (Redação do Momento Espírita.)

Saudações.

Editor do Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita